quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Primeira avaliação

Dia de trazerem as "notas". Quer dizer, dia de trazerem a avaliação do primeiro trimestre e claro, foram as maiores. Quando digo as maiores, não quero dizer as melhores. Não trouxeram 10 a nenhuma disciplina, nem conseguido em tudo, mas traziam um sorriso enorme de missão cumprida e a verdade é que a cumpriram bem, dentro do que era pretendido. 
Perguntei a cada uma porque não foi melhor numa ou noutra coisa.  Todas deram respostas aceitáveis e outras não tanto (já vão ver o que quero dizer). 
O nosso papel é tentar que percebam que podem sempre conseguir mais e melhor e é isso que acho importante passar a cada uma. Não precisam ser as melhores da sala, mas precisam perceber que sem trabalhar nunca conseguirão sê-lo (se quiserem elas um dia ser).
E, foi dia de ouvir uma daquelas respostas " à Concha" que nos deixa roxas de tanto querer rir e não poder.
- Concha, tens um suficiente a ginástica! Tu adoras ginástica!! E a religião também, ai a avó vai ficar tão triste!
- Ai não pode ser, deve ter havido engano. Acho melhor ir perguntar à Rosa (a professora) porque é que se enganou! - responde ela muito (mas mesmo muito) indignada.

ahahahaahhaa...
...se vissem a cara dela a dizer isto, ainda mais vontade teriam de rir!!!

Vestido: Missanga


e agora...férias de Natal!!!



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos


17 comentários:

  1. Olá Caco !!;) escreve-se ' houve' e não
    Ouve . Beijinhos e boas festas

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    1. Obrigada ;) e corrigido, aliás alterado ;)

      Bjs e um Bom Natal

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  2. Ana como correu o primeiro trismestre da caetana?
    A minha Ines também entrou só este ano e trouxe a avaliação na semana passada... ainda não está completamente adaptada, confesso que achei que ia correr melhor.
    Participa pouco... tenta sempre não fazer as actividades ou passar pelas gotas da chuva... até mesmo com os meninos... prefere brincar sozinha ou então só com uma criança...
    nunca confusão ainda a assusta...
    Fiquei um bocado triste 😞

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    1. Ohhh não fique, a sério. As crianças não são todas iguais e vai ver que depois de integrada (mais ainda) tudo ira mudar :) Uma das coisas que gostei de ler (mesmo com algumas também ainda não totalmente conseguidas) foi que está feliz na escola e só isso é tão bom saber :)
      Bjs e um Bom Natal

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  3. Hoje também foi avaliação do Diogo. Primeiro ano no jardim... ainda há muita coisa a aprender mas vai bem.
    Feliz Natal!

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  4. A Concha é um amor! Aliás, todas. E que bom perceber que não estamos a criar crianças exageradamente competitivas. O importante é o esforço, dedicação e trabalho e não tentar ultrapassar x ou y, só para ser a melhor.

    P.S. Ana, o post está com alguns erros. Merece uma revisão!

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  5. Ana e a Carlota é melhor para letras(inglês e português) ou números?

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  6. Ana e a Carlota é melhor para letras(inglês e português) ou números?

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  7. Oh um amor de meninas ;)
    Essa é a mensagem fundamental que deve ser passada!
    Gosto muito da forma com que escreve e se dedica ao que a rodeia :)

    Feliz Natal <3
    Um Beijinho
    mariamatrioska.blogspot.pt

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  8. AHAHAHAH deve ter havido um engano. Esta miúda vai longe. Feliz Natal

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  9. Serei eu a única a discordar? Claro que acho que há coisas mais importantes que as notas (ainda por cima na idade da Conchinha), mas nao percebo qual o motivo de orgulho no facto de os nossos filhos não terem nota máxima a nada e de até terem suficientes. Na minha opinião, para além de lhes ensinar que só com esforço se consegue o que se quer (acho que faz muito bem em fazer isso!), deveríamos incentivá-los a terem objectivos desde cedo. E não é achando piada a desculpas para notas baixas que isso se consegue (também não digo para pôr de castigo).
    Não leve a mal, até porque sei que provavelmente também erro no sentido contrário, sou demasiado exigente, mas também foram comigo e não me fez mal nenhum, antes pelo contrário ;)
    Aproveito para desejar um feliz natal para a Ana, para as meninas e para toda a sua família!

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    1. Porque provavelmente crianças assim serão adultos frustrados quando não conseguem algo.
      Os meus pais nunca me exigiram notas, valores, assim como hoje não exigem e estou na universidade...
      Não sou excelente mas sou mediana, sinto-me feliz assim é engane-se quanto aos pais descontraídos não passam aos filhos objetivos... Eu olho para eles e para amigos deles, tios e a vontade de ser melhor e ter objetivos sempre me acompanhou desde sempre...

      Repense o que realmente é melhor: crianças felizes e saudáveis ou crianças tristes e exaustas...

      Beijinhos,
      Inês
      forgirls-ines.blogspot.pt

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    2. Eu concordo com o seu comentário, mas sinceramente e pelo que tenho percebido em relação a este assunto, a Ana também procura incentivar o cumprimentos dos objetivos e, desde cedo, perceberem o que querem fazer/ser.
      No entanto, esta foi só uma partilha de mais uma das saídas da Conchinha que é, nada mais nada menos, uma criança. Acredito que esta "desculpa" da Concha nada tem a ver com o que referiu. É uma criança espontânea e procura sempre ter respostas para tudo.
      Mas esta é só a minha opinião. Boas festas! :)

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    3. Há vida para além das notas! Prefiro pessoas honestas e com valores morais e cívicos... A nossa elite tem muitos MBA's e PHD's e é o que se vê. ;) Há coisas que não se avaliam numericamente e ainda bem.

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  10. Sou a anónima que fez o primeiro comentário.
    Inês, concordo consigo que a felicidade das crianças é mais importante que as notas, aliás comecei logo por referir que existem coisas mais importantes que as notas, e acredite que nunca exigiria das minhas filhas nada que as fizesse infelizes (pelo menos nunca propositadamente). Agora, o erro no seu raciocínio está em pensar que ser um aluno excelente e ser feliz são coisas incompatíveis. Não são! É perfeitamente possível conciliar tudo. Sempre fui muito boa aluna, o meu pai exigia imenso de mim, eu própria também o fazia e, ainda assim, fui extremamente feliz e adorei todos os momentos que passei no colégio e na universidade, com vantagem de ter um número consideravelmente maior de oportunidades mal acabei o curso do que outros colegas com médias mais baixas. E nem toda a gente tem de ter o objectivo de ser o melhor aluno, claro que não! Mas também não nos devemos mostrar contentes com resultados que ficam muito aquém daquilo que os nossos filhos são capazes, precisamente para que eles aprendam a lutar por mais e não se conformem com o menor esforço. E, quem pretende ser bom na escola, habitua-se desde muito cedo a criar hábitos de trabalho que serão muito úteis mais tarde. Crianças assim terão menos probabilidades de serem adultos frustrados por não conseguirem algo porque estão habituadas a todo o trabalho que vem antes do sucesso. Não vão baixar os braços à primeira contrariedade.
    Quanto à anónima, acredito que tenha razão e que a Ana se esforce por incentivar o cumprimento de objectivos (espero que sim!) e acho natural que a Conchinha arranje desculpas, mas também acho importante que lhe vão ensinando a assumir as responsabilidades do que faz, em vez de pôr as culpas nos professores (sim, a culpa é sempre dos professores!) porque se, por um lado, esta tirada dela não tem nada de grave (e não tem mesmo!), por outro, no futuro não poderá lidar com os seus fracassos desta forma. (A nota que teve a ginástica aos 5 anos é totalmente irrelevante, eu sei ;))
    Não pretendo criar uma discussão, cada uma educa os seus filhos como acha ser melhor para eles.
    Bom Natal para todas!

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