quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Caetana, a decidida!

A Caetana já está mais que adaptada à escola nova, à sala, à professora e aos novos amigos. Está desejosa de ter o mesmo horário das irmãs, quer muito encontrar a Concha na hora do páteo e a única coisa que ainda não está interiorizada, mas será fácil mal comece, é a hora da sesta que vai ter de fazer. 
É boa boca, é sociável qb (nesta idade não são todas as crianças que interagem logo umas com as outras com grandes conversas e amizades, o que é normal) e está cada vez mais independente. Já não gosta que lhe dê a comida à boca (coisa que às vezes ainda tento quando as quero despachar), quer vestir-se sozinha e até os sapatos que é raro acertar, quer ser ela a calçar sem ajuda (muitas vezes chega a sair com eles trocados sem perceber que não estão bem). 
De manhã tem dias que leva as manas primeiro e sobe com elas feliz e contente a rampa até à porta das salas, mas é comigo que depois tem voltado mais tarde, por estar no período de adaptação. 
É decidida e está cheia de vontade de aprender,  já segue sozinha o caminho, mas sabe e vai sempre confirmando que eu vou atrás. É delicioso de perceber o nosso papel protector nestes momentos simples, tão nossos, onde vemos a importância que temos para eles.  
É aqui que penso e digo muitos vezes baixinho:
- Serás sempre a minha bebe!!! Estarei sempre por perto para te proteger e um dia quando já não estiver, saberás que tens duas irmãs queridas que gostam muito de ti e te ajudarão no que precisares!! Nunca te esqueças que te ADORO...


Caetana, a decidida...

Calças: Piupiuchick
Camisa: Maria Gorda
Sapatos: Moleke
Mochila: Zara


Sem dúvida que o melhor presente que recebeu de mim e do pai, foram as duas irmãs espectaculares que a adoram, melhor, que se ADORAM e não passam umas sem as outras.

T-shirt: Kiwi
Camisa: Zara



Boa noite!



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos



19 comentários:

  1. Oh! Na mesma escola onde estudei toda a vida, eu, irmãs e primos diversos, onde estão sobrinhos e onde estudarão os meus. Identifiquei as fotos num ápice! ;)

    ResponderEliminar
  2. Giras, giras, adoro o estilo cool da Concha!

    Beijinhos e bom ano para as três!
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler este post e o final uma verdade tão bonita. Um dia tenho a certeza que as suas filhas vão gostar tanto de ler estas palavras da mãe. Continue Ana, cada vez gosto mais de a ler.
    Bjs Sofia

    ResponderEliminar
  4. Tão, tão, tão querida!

    ResponderEliminar
  5. A Caetana está uma delicia, com um cabelo lindo e um olhar encantador!
    Conchinha com cara de sono ou choro?
    E a querida Carlota sempre protetora e com o seu ar exótico!
    3 miúdas giras! :)

    ResponderEliminar
  6. Por cá é o mesmo com as sestas! A Benedita entrou com 3 anos e até agora tinha estado comigo/avós e as sestas "foram embora" muito cedo. Não vai ser fácil voltar a conseguir adormece-la à tarde, mas com as rotinas, as brincadeiras e o cansaço, acaba por dormir nem que seja um bocadinho!
    Por cá a adaptação tem sido muito boa e também sempre com o apoio e proteção das manas mais velhas que se enchem de orgulho por ver a pequenina no Colégio! É uma delicia assistir a estes momentos...
    As suas são maravilhosas e muito queridas umas com as outras! Bjs e boas aulas para todas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque é que tem de voltar a dormir a sesta? A minha mais velha quando foi para o colégio com 3 anos também já não dormia e não era a única na turma. Enquanto os outros amigos dormiam a sesta, ela e a amiguinha ficavam a brincar :)

      Eliminar
    2. Mas ela se a deitarem acaba por adormecer e só lhe irá fazer bem. Acordam muito cedo porque têm de entrar às 8h, tenho a certeza que ao ver os outros meninos nem se vai importar ;)
      Bjs

      Eliminar
    3. Estou como a comentadora acima. Mas se a sua filha não estava acostumada à sesta, porque tem de fazer? Porque lhe faz bem? Mas quem diz isso??? As crianças quando necessitam o corpo pede. Se ela dormir as horas certas durante a noite não vale a pena. Para o ano ou daqui a 2 está a fazer o contrário... a querer que ela não durma de dia porque não a consegue por a dormir à noite. Vivo na Noruega, tenho 2 filhas, uma de 3 e outra de 5 (feitos este ano em Maio e Junho) e a mais velhinha quando chegámos tinha 3 anos e foi tirando a sesta passado uns dias de ter entrado no colégio. Dissemos que ela dormia e eles colocavam-na a dormir, mas ela não dormia. Eles aqui não insistem. Se a criança não dorme é porque não necessita. A mais nova, agora com 3 aninhos dormia a sesta e ainda a colocam a dormir 1h (no máximo porque senão não consigo que se deite às 20h (aqui deitam-se cedo também.), mas há dias que a colocam na cama e ela não adormece, então tiram-na e vai fazer o que quiser. Sim, aqui não colocam as crianças a dormir para dar descanso ao "pessoal". Colocam a criança a dormir se sentir necessidade. Claro que quando são mais pequeninos eles dormem e, ainda, têm essa necessidade. Agora, se a sua não dorme a sesta não estou a ver qual o problema... Vai ter alguns problemas depois para a conseguir por a dormir de noite. Mas isto é só uma opinião. Sem dúvida que tem a ver com as rotinas de cada um/a... Mas se ela não dormia... Bom regresso às rotinas. Sofia Marques

      Eliminar
    4. Sou a mãe da Benedita, ehehe.
      Eu posso não me ter explicado bem! No Colégio delas, dormem até aos 3/4 anos. Se eu pedir para ela não dormir, não a deitam e colocam-na a fazer atividades, às vezes até com os meninos dos 5 anos.
      Se ela adormecer, tudo bem! Vou tentar que durma este ano e para o ano, na sala dos 4 anos já começar a deixar. Mas obviamente que se ela não adormecer, serei a primeira a pedir para não a deitarem, como fazem com outras crianças.
      Mas quando dorme à tarde, chega a casa muito mais tranquila (nem sempre vai ser assim, eu sei)!
      Vamos tomar uma decisão conforme estes primeiros dias.
      Mas as irmãs sempre dormiram até aos 4 e nunca tive problemas à noite...depende de cada criança!
      Obrigada pelas vossas opiniões. Bjs.

      Eliminar
  7. O que eu acho piada à Caetana! É tão bonita! Eu pensava que a Concha era extrovertida, mas pelo que tenho percebido, a Caetana é ainda mais! Que querida! O H. vai ter de andar de caçadeira atrás...COM AS 3! Lol.

    ResponderEliminar