domingo, 18 de setembro de 2016

Um dia nas vindimas

Sábado foi um dia em cheio! Foi dia de mostrar e fazer um programa que há muito queria fazer com elas. Fomos às vindimas no Alentejo e não podia ter sido mais espectacular. A manhã começou cedo a caminho de Estremoz. Foi lá que conhecemos e visitámos uma herdade linda, a Herdade das Servas, onde o verde das vinhas sobressaía num dia lindo e quente de final de Verão.
O Almoço servido na Adega das Servas (um restaurante ÓPTIMO e muito conhecido da região) estava delicioso, para não falar dos vinhos da Herdade que acompanharam todo o almoço, onde destaco os dois novos que só irão para o mercado em Outubro, que me fazem dar os parabéns aos enólogos que o fizeram. Um branco e um tinto que estou desejosa de voltar a beber, agora num dia mais frio de Outono, com uma boa companhia, como a que tivemos este fim de semana no Alentejo.
Para a tarde estava guardada a parte que todos mais ansiavam, principalmente as crianças que desde manhã perguntavam quando iam pisar as uvas no lagar. A hora chegou, mas antes ainda deu tempo para visitar as caves onde estão as pipas a estagiar e a envelhecer e a garrafeira da herdade cheia de história que pelo que vi, ainda irá ter muita mais para contar.

Adultos com fatos de borracha vestidos (as regras da higiene são muito importantes e nada pode falhar), crianças de calções e galochas (se bem que mais tarde a Carlota preferiu pisar descalça como manda a tradição).
Foi um pagode e o momento alto do dia, que elas (e nós) tão cedo não iremos esquecer!
Que experiência FANTÁSTICA!

Palavras para quê...



























Tchim-tchim a este dia MARAVILHOSO, na melhor companhia e num sítio lindo do nosso Portugal. Já era grande fã do Alentejo, mas este fim de semana ainda me fez ficar mais um bocadinho!!!



Amanhã mostro um sítio TOP para ficar a dormir, um lugar tão, mas tão tranquilo perto da Herdade das Servas, na bonita cidade de Estremoz.

Boa semana!!




Cacomae  no Instagram @anadominguezlemos

23 comentários:

  1. Ola! Qualquer pessoa pode participar nas vindimas? Faz parte do programa de visitas à Quinta? Se puder indicar o valor agradecia. Gostava de fazer este programa com os meus. Obrigada. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sim, entre em contacte pela página do fb porque o site está em remodelação. Os preços variam entre os 25€/50€ dependendo do programa.

      Bjs

      Eliminar
    2. Este tipo de programas são destinados a visitas. A produção 'normal' de vinho não é feita com as uvas pisadas assim, as uvas vão para o lagar, onde são esmagadas com uns pés mecânicos próprios. Mesmo que esta quinta ou outras usem este processo manual, será uma parte ínfima da colheita.

      Eliminar
  2. Fantástico!
    A reportagem fotográfica está fantástica.

    ResponderEliminar
  3. Ana,chegou a ir ao mercado sa cidade? Também vale a pena! Tem óptima fruta e legumes, venda de plantas e feira de velharias!

    ResponderEliminar
  4. Mas que encanto.... eveu à espera do último jantar de verão na varanda e eus que nos surpreende com as vindimas e este Alentejo único. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Ana.
    Os meus Parabéns pelo seu Blog. Adoro ler cada post.
    Acho de uma injustiça não estar nomeada para Blog do ano.
    Para mim é o melhor.
    Vale o que vale.
    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão contente que este comentário me deixou ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Tb gostava mto de a ver qye tinha sido seleccionada

      Eliminar
    3. Concordo! Merecia a 100%! Mas deixe lá...estamos cá nós, está a Ana e estão as Cs. Não é preciso mais nada!

      Eliminar
    4. Plenamente de acordo! Quando li, noutro blog, que o mesmo estava nomeado (confesso que nem sabia que esse "concurso" existia) fui logo à página ver se este blog também estava, mas não... Assim, pelo menos não perco tempo a votar ;)

      Eliminar
    5. Concordo. Julgo que é um blog mais real que a maioria.

      Eliminar
    6. Deixe lá, há mais Primaveras! E o mais importante é continuar este registo genuíno, de que tanto gostamos!

      Eliminar
  6. Belo programa. Dá vontade de ir também...

    ResponderEliminar
  7. Ana, devia dizer que foi a convite... a Maria Guedes já disse lá no blog dela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Sabe que quando se percebe que o mais importante é a curiosidade de saber se é oferecido ou é pago e mesmo quando é pago acham que é oferecido, não tenho porque dizer. Em vez de lerem com o objectivo de ficar a conhecer mais um programa e lugar espectacular do nosso país, andam à procura da palavra oferta e convite! Bjs

      Eliminar
    2. Ficava-lhe bem, só isso.

      Eliminar
    3. Sim, já todos sabemos que todas estas bloggers têm muitos convites e ofertas e que o seu trabalho depende muito da publicidade, mas já chega de bater na mesma tecla. Com ou sem ofertas, o que importa é que a Ana e a família conseguem fazer programas giríssimos nos quais, quem quiser, se pode inspirar.

      Eliminar
  8. Mas para quê perguntar? Não vale a pena, é tudo CONVITE. Quem me dera a mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse ;) Escreve com tanta certeza que mais explicações para quê???!!!!

      Eliminar
  9. Ana a cada dia que passa gosto mais do seu blog. Um programa que um dia, vou querer fazer de certeza. Beijinho grande

    ResponderEliminar