terça-feira, 28 de agosto de 2012

...o que fazer aos brinquedos

Pelo menos uma vez por ano faço uma reciclagem aos brinquedos que temos em casa. Costumava fazer sózinha, mas ontem, fiz questão de pedir à C. grande que me "ajudasse" a escolher o que vamos dar a quem não tenha. Pego num grande saco (desta vez foram dois sacões da Zara Home cheios até cima) onde enfiámos os brinquedos escolhidos para dar. Estes vão direitinhos para a Igreja da Estrela, para que  dê um bom destino e faça alguém um bocadinho mais feliz.

eram tantos que já não tinha sitio para os arrumar...no final o descanso da guerreira foi merecido 
pijama Zara Home


Tenho reparado, talvez pela altura do ano significar férias e mais tempo disponível, que muitas mães têm feito o mesmo. Mas tenho reparado pela pior maneira. Ultimamente vejo imensos sacos de brinquedos no lixo, no meio da rua postos de qualquer maneira, alguns mesmo espalhados o que me deixa a pensar. Levar a uma instituição, a uma paróquia ou entregar a alguém que precise (não acredito que não conheçam pessoas mais necessitadas a quem possam oferecer) apenas dá o trabalho da deslocação. Será assim tão complicado?
Inclusive, muitos dos colégios onde até andam os nossos filhos, ficam agradecidos pela oferta. Eu sei que é Agosto e alguns estão fechados, mas guardar os sacos por mais uma semana não deve ser assim tão impossível, ou é?
Percebo que a intenção não seja a pior, que pensem que pode passar algum menino e os leve, mas pode não passar, pode não levar tudo e muitos vão parar ao camião que os desfaz e os deita na lixeira.
Pensar e falar em coisas menos bonitas às vezes faz bem e é preciso!



ps -  os quilt Kits da Constança Cabral, do Saídos da Concha continuam a ser um sucesso. Os últimos foram postos há 2 dias e já estão todos vendidos. Fantástico. Para quem sempre quis fazer o seu quilt para a cama do bébe, ou apenas para decoração, estejam atentas que quinta feira vai haver mais.Eu gostei imenso destes, mas podem ver todos aqui

os quilt da Constança já são um sucesso mundial e chegam aos 4 cantos do mundo. Parabéns.


pss - os miúdos regressam às aulas e as mães ao trabalho, por isso vamos lá às compras também, que nós merecemos. Estas bolsas lindas da More is Better, vão fazer lembrar os dias de praia e o calor do Verão. Amei.

samoa & laguna bag, da More is Better, quem quer?


O regresso ao trabalho aqui para estes lados ainda falta, por isso vou ali e já venho, vou dar um mergulho, comer um gelado e apanhar muito sol.

Bom dia.

Vejam Cacomae no facebook AQUI


11 comentários:

  1. Acho muito importante que os pequenos participem na escolha dos brinquedos a dar, ajuda-os a estipular preferências, prioridades e principalmente a partilhar. Parabéns pela iniciativa. De facto não custa assim tanto andar mais uns metros e entregar os brinquedos num sítio mais apropriado do que o caixote do lixo! Enfim...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Também no outro dia fiz com o meu filho de 5 anos a mesma coisa. Uma vez que ele tem tanta coisa e corria o risco de acabar por não dar valor a nada, expliquei-lhe como era importante reunir uma grande parte dos seus brinquedos para fazer outros meninos felizes.
    quando decidimos dar os brinquedos foi com o objectivo de mostrarmos ao nosso filho que, infelizmente, nem todos os meninos têm a sorte dele e têm tantos brinquedos para brincar. Assim, passámos uma tarde a fazer essa selecção, que superou, em muito, as minhas expectativas, até peluches que tanto gostava quis dar. Enchemos um saco enorme e planeamos o dia da entrega. e assim foi, no mês passado decidimos que era o dia... e o meu filho sempre a dizer "fui muito bonito não fui?" e nós: "foste porque os meninos vão ficar tão contentes:)". Entregámos cerca de 100 brinquedos, um saco gigante, na Ajuda de Berço. Acabou por ser essa instituição, mas já temos mais planeadas, agora com roupa de bebé que os meus filhos nem sequer alguma vez vestiram. O que é certo é que este dia foi tão importante que o meu filho ainda no outro dia disse: "ó mãe, os meninos devem estar agora a brincar com os meus brinquedos não devem?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que amor e que bom perceber que a mensagem foi assimilada. Que amor de filho:))

      Beijinho grandes mas um especial para ele

      Eliminar
  3. Há 22 meses que chegaram os primeiros brinquedos a esta casa. Desde então têm aumentado significativamente. Há dias que me passa pela cabeça a mesma arrumação que tens feito uma vez por ano. Mas ainda me custa imenso porque parece que a cada dia que passa a M se lembra daquele que de repente me pareceu desinteressante para a idade ou com alguma falta de significado. Vou deixar passar mais uns tempos e arrumar "em consciência". Enquanto isso vou pensando o melhor destino, se entregar numa paróquia (confesso que não me tinha passado pela cabeça), instituição ou alguma família.
    Beijinhos, bom mergulho, bom gelado e bom sol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) sim há tempo para isso, mas limpeza de bonecada é preciso e se lhes perguntamos gostam de todos:))

      Beijinho

      Eliminar
  4. Eu, os que já não estão a uso, guardo-os. Acho que um dia os meus netos vão gostar de brincar com os brinquedos que foram dos pais! Os meus filhos adoram brincar com coisas que foram minhas e do meu irmão, legos principalmente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que sorte adorava , mas o espaço é pouco:((
      E hoje em dia tambem há mais variedade e porcarias do que no nosso tempo. a C. em casa da minha mae tambem brinca com as minhas bonecas e lê os meus livros...eu adoro! Mas tem razão vou seleccionar alguns para guardar

      um beijinho grande

      Eliminar
  5. Olá Ana,
    Encontrei estes livros do bébé (http://cadernodobebe.tumblr.com/) que são um amor.
    É sempre dificil encontrar este livros, principalmente apetitosos como estes são.
    É um presente giro... e dá para mais tarde recordar.
    Bjs
    Joana Delicado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, adorei...obrigada...gostei tanto que vou ter de mostrar no blog:))
      UM beijinho

      Eliminar
  6. Olá Ana.
    Que engraçado, aqui guardo os brinquedos num cesto igual a esses três! O cesto já está a fica pequeno, agora começam a chegar os brinquedos didácticos... :)

    ResponderEliminar