sábado, 6 de agosto de 2016

Férias de Verão: Galiza III (Ilhas Cies)

Terminaram as férias na Galiza e não podiam ter acabado com programa melhor. Fomos passar a tarde às Ilhas Cies e claro, viemos encantados.
Nesta altura do ano, apesar de ser a que mais apetece ir pelo sol e calor, a quantidade de pessoas é tanta que ao ínicio quando o barco lá chega pensamos:
"Ui onde me fui meter!!"
 Mas não, as pessoas dispersam (se bem que muitas ficam na praia logo ali junto ao barco, coisa que não consigo entender) e a ilha é grande o suficiente para se encontrarem spots menos povoados de pessoas quando o objectivo é tomar banho, mesmo que numa água fria (atenção que eu vinha com a ideia de água tão gelada, mas tão gelada que nem achei assim tão fria) transparente e linda, rodeada de vegetação, gaivotas e peixes por toda a parte.
Tudo isso foi conseguido depois de uma caminhada a pé. A praia mais bonita e resguardada é a da N. Senhora, a que aconselho para "praiar" (do que vi, porque ao ir com 3 miúdas pequenas, não deu para ver nem metade do que a ilha tem para visitar).
A areia é branca e cheia de conchas o que fez ter as 3 entretidas durante bastante tempo. Os peixinhos que vêm nadar junto de nós fizeram as delícias dos banhos (mesmo com água fria os mergulhos foram muitos).
Depois a aventura começa entre explorar as rochas e descobrir quais os nomes das plantas e peixinhos que por lá andavam, passear na sombra do verde e caminhos que existem ao longo desta ilha, cheia de barcos à vela que para ali vão passar o dia e percebe-se bem porquê. 
Na minha opinião, para aproveitar " à séria" esta e as outras ilhas mais pequenas que se avistam dali, o ideal era juntar um grupo de amigos e alugar um dos veleiros com skiper.  Dessa forma podem conhecer e explorar outras praias mais privativas e lindas, aquelas onde se conseguem as fotografias de sonho e de revista, por não terem tantas pessoas. Até porque, se o passeio no barco grande que nos leva para a ilha já é lindo, dessa forma nem se fala, mas eu sou suspeita porque adoro navegar.
A outra vantagem de ir num barco desses é o horário. Não ficar limitado ao horário de regresso obrigatório, pois nesta altura de férias é mesmo apertado conseguir marcar o ideal. Ontem tivemos de regressar às 17:00h, quando a vontade era ter ficado ali a ver o pôr do sol, que deve ser ainda mais bonito visto naquele paraíso.


Lindas as Cies, não é à toa que são consideradas Património Mundial


Vamos voltar e vamos querer passar ali a noite (até eu vou ganhar coragem e vou acampar), porque este programa, no Verão, com crianças, deve ser um dos melhores presentes e experiência que lhes podemos oferecer. 
Temos é que marcar com alguma antecedência e o tempo para ali ficar tem de estar MUITO BOM, (coisa que nem sempre acontece na Galiza ;)...por isso, vamos ver para o ano se conseguimos fazer essa surpresa.

De regresso a Lisboa, mas não antes sem passar na Piedra, para uma despedida em grande (a Piedra é uma zona de restaurantes, muito conhecida pelos mariscos e pratos típicos da Galiza e fica junto ao Porto onde se apanha o barco).
Terminar este dia e estas férias com as maravilhosas ostras (eu encomendei uma dose antes de sair de barco, logo de manhã) e um copo de vinho branco bem gelado, para um Tchim-tchim a estes dias
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-OS, em família, na "nossa" Galiza. 
Para o ano há mais...


A começar pela viagem de barco, de cerca de 40minutos, tudo neste dia foi cheio de coisas bonitas, incluindo este barco Português que navegava ao nosso lado



Com rochas nuns sítios...

...com praias de areia branca e água transparente noutros...
Túnica: Lanidor


... e com caminhos cheios de verde... assim são as Cies


Uma ilha maravilhosa e rica de natureza...cheia de conchas

Tanga: DOT

Tesouros das Cies

...cheia de peixinhos

...com dunas tentadoras

...com esta vista LINDA

...onde se conseguem (a muito custo lol) fotografias espectaculares, para mais tarde recordar...


...cheia de aves




...e cheia de sorrisos felizes

...com esta água






...com algas
Fato de Banho dourado: Women Secret

Fato de banho: Amikko


Vestido: Zara 

com pena de ir embora tão cedo...mas com a certeza de querer voltar.

As ostras da Piedra



Dicas:
Quem pensa ir às Cies deve marcar pela net com alguns dias de antecedência (pelo menos 2/3), mas sempre depois de ver a meteorologia para lá. É um sítio que vale a pena ir com um dia quente e cheio de sol (até para não achar a água tão gelada e saberem bem os banhos naquele mar LINDO).
Levar mochila com algum picnic (eu com as minhas filhas esfomeadas tenho mesmo de levar e até prefiro) mas há vários restaurantes e chiringuitos espalhados pela ilha (sempre cheios) que, se conseguirem, convém marcar para almoçar.
Levar uma camisola, se o regresso for tarde.
Levar e estudar o mapa antes de ir, de forma a conseguirem aproveitar as praias giras que existem pela ilha (eu vi do barco uma que também me pareceu linda e com poucas pessoas, logo do lado direito).
Não desanimar ao ver a multidão mal atracam ;)

Vão ADORAR



Agora rumo ao sul...mas ainda a preparar um post sobre um sítio lindo que AMO, para ficar na Galiza.



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos



5 comentários:

  1. Ana, as fotografias em que estão os 5 estão lindíssimas! Nota-se à distância que são uma família harmoniosa com 3 meninas felizes. Desejo uma continuação excelente das férias e mando-lhe um beijinho especial pela dedicação a este blog que sigo tão atentamente! ❤

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão fantásticas! A tia S. é muita gira!
    Engraçado como as fotos dos 5 são sempre com a Caetana ao seu colo, a Conchinha com o pai e a Carlota ao lado! Sempre! Ou 90% das fotos são assim!
    A Concha é LINDA! E a Carlota também é tão bonita...parabéns! Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, já tenho viagem marcada para esta feira. Aproveito para lhe perguntar se sentiu muita ondulação no barco, pois também vou com 3 crianças e tenho receio que enjoem. Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) não nem por isso, fomos para o piso de cima, e iam tão entretidas a ver tudo que nem havia tempo para enjoos :)
      Bjs e divirtam-se ;)

      Eliminar
  4. Olá Ana, como vivo em Viana vou imensas vezes até à Galiza, de verão e de inverno, por Baiona sou completamente apaixonada.
    Às Cies já fui inúmeras vezes e não me canso de ir tal é a beleza das paisagens e as praias tão bonitas, tb já fiquei a acampar há uns anitos, agora pelo q sei a reserva convém ser feita com cerca de 1 mês de antecedência se o mês escolhido for Agosto.
    Aforei as fotos que aqui partilhou, sem duvida imagens de uma família feliz... tão bom !!
    Beijinhos

    ResponderEliminar