segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Ferias de Verão: Costa Nova

As férias começaram num dos sítios mais relaxantes e calmos que já estive. Mesmo com crianças a sensação de paz, silencio e descanso predominaram o que soube tão bem para dar início aos dias loucos que se seguem. Pousada Ria, um nome a juntar à lista de sítios must go...
A ideia eram 2 dias na Costa Nova, um lugar que já conhecemos e gostamos de voltar. Pena não haver mais sítios giros para dormir (ou eu não conhecer e ter de investigar melhor), mas que acabou por nos levar à Pousada Ria, na Torreira, uma pousada tão vintage e tão bonita que aconselho a quem queira paz e sossego
Nem a falta de sol e o frio que me deixou sem voz, estragou o dia maravilhoso que tivemos e cá entre nós, até foi bom para variar das temperaturas altas da última semana.
Pequeno almoço tomado e lá fomos nós para uma mini aula de história de Portugal. Ficaram a conhecer os moliceiros, ficaram encantadas com as casinhas das riscas e claro provaram ovos moles e só não ficaram com uma enorme dor de barriga, porque eu e o H demos um avanço maior para acabar com todos os que tínhamos comprado.
O programa pensado era passear de manhã, praia e surf à tarde e um belo jantar no Dori, para regressar ao nosso "lago" encantado, como elas chamaram. 
A falta de sol estendeu o nosso passeio ao mercado, cheio de peixe fresco que elas adoram ver (e quase mexer) e em vez de jantar almoçámos num dos melhores restaurantes da região (pelo menos para mim). Quem vem para esta zona tem de ir, se ainda não foi já, jantar ou almoçar ao Dori, sempre com uns pratos de peixe e marisco deliciosos. É tudo tão bom, que as duas ainda hoje continuam a pedir a sopa de legumes de lá.
Com ou sem sol, programa de Verão é com praia e areia nos pés. O Quebramar beach club é o spot mais cool de praias que conheço. AMO tudo. A decoração pensada ao pormenor, o atendimento super simpático, o som que que está sempre passar e claro as batatas fritas e o gin só tinham ficado ainda mais perfeitos com um bonito pôr do sol que gostávamos de ter visto.
Com as duas estoiradas o jantar foi mesmo na pousada, um spaguetti bolonhesa para elas,  uma sopa para nós com um copo de vinho tinto para um tchim (que aqui no Norte com tanta coisa boa, se não temos cuidado mesmo em férias, depois para recuperar custa muito mais).
Acordámos na mesma sem sol e a vontade de ir buscar a nossa Conchinha querida era tanta, que decidimos começar a subir. Paragem em Espinho (ao acaso), já com sol para um mergulho na praia da Boca Mar, mais uma praia tão bonita onde a recuperação das dunas a torna mais especial. 
Foi aqui que corri os primeiros 10,5km das férias e que bom que foi a sensação de correr junto ao mar, com aquela brisa mais fresca que para as corridas tanta falta me faz em Lisboa :)
Um mergulho na água gelada que soube melhor que alguns nas águas quentes e tropicais de outros continentes.
Só para dizer que nem sempre é mau a água fria do Norte ;)

Hora de ir ter com a Conchinha e rumar à nossa Galiza, finalmente a família completa.



Pijama: letras Bordadas


Tão vintage..















Camisolas: Piupiuchick
Fita: Atelier da Tufi




















A calma que se sente...até nas fotografias






Vestidos: Moodblue
Sapatos: Moleke






Dicas:
Quem vai para Norte nunca esquece de levar casaco, mas umas calças para dias impreviseis de "inverno" também não é má ideia.
Vejam este hotel na Costa Nova. Também tirei o telefone de um T2 em cima da praia, giro e com uma vista espectacular (919453120), mas digo que ficar um pouco mais longe como nós ficámos naquele lugar lindo e mágico também sabe muito bem.
Na Torreira existe um passadiço óptimo para quem gosta de correr ou andar de bicicleta com uma boa distancia para quem pensa em fazer km.





Cacomae no Instagram @anadominguezlemos


7 comentários:

  1. Olá,
    Adorei a forma fantástica como foi descrita a minha região. Aproveito para agradecer a inclusão do Hotel Azevedo.
    Umas boas férias.
    Raquel Nunes

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei a forma fantástica como foi descrita a minha região. Aproveito para agradecer a inclusão do Hotel Azevedo.
    Umas boas férias.
    Raquel Nunes

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana e boas férias!!
    Conhecem a "jóia" da Costa Verde? A lindíssima Viana do Castelo? É das cidades mais bonitas e que mais gosto do nosso país, de visita prolongada obrigatória..
    De Viana para norte, toda essa zona litoral até Caminha) é um paraíso..
    As praias são belíssimas (parecidas com algumas primas galegas), de grandes extensões, com dunas altas, tendo como cenário atrás sempre serra verdejante salpicada com moinhos de vento..
    Há várias praias conhecidas para a prática de surf, kitesurf etc, a partir de Carreço para o norte: praia do Paçô (linda com um antigo forte marítimo mesmo em cima das dunas); a famosa praia da Arda mais conhecida como praia da Mariana (por lá perto existir um restaurante antigo com esse nome), que continua e liga à linda praia de Afife (aqui há uma lagoa ótima para as crianças); praia da Gelfa que liga à praia de Vila Praia de Âncora; a famosa praia de Moledo, linda de morrer; e por fim a praia da foz do Minho, dum lado mar e do outro rio (sendo este melhor para as crianças).
    Para quem gosta de caminhar, correr, andar de bicicleta, existe um longo percurso junto ao mar que vai desde V.P.Âncora até Moledo; nestas rochas junto ao mar pode-se ir apanhar pedrinhas, peixinhos, búzios etc). Em V.P.Âncora, terra de gente do mar, come-se é claro bom peixe e marisco (zona de pescadores e lota do peixe), há um bom parque infantil e uma pequena lagoa que vai desaguar no mar..
    Para além da praia maravilhosa, Moledo tem gente gira e uns bares ótimos mesmo em cima da praia; aqui há muitos praticantes de kitesurf, padel, surf,..o pôr do sol aqui é maravilhoso!!
    Esta zona da Costa Verde tem paisagens lindas, de uma energia única e serena, e claro excelente comida e gente muito acolhedora! Estas são apenas algumas sugestões junto às praias.. tudo o resto vale muito a pena também :)
    Se nos virarmos para a serra, encontramos cascatas e praias fluviais quase secretas..
    Aconselho a visita à vila de Caminha..vale a pena ir ao pequeno miradouro que tem uma vista magnífica para a foz do rio Minho, para a praia de Moledo, para o forte da Ínsua e para o monte de Santa Tecla (Espanha). Em Caminha fazem descidas do rio Coura até ao rio Minho (também fazem padel que é mais calminho), e podem apanhar o ferry e atravessar a margem para a vizinha Espanha. Aconselho vivamente este passeio de a partir daqui subir a costa galega à beira mar, passando pela linda Baiona..
    Não deixem de ir a Vila Nova de Cerveira, linda vila minhota onde se descobre em qualquer canto e ruela arte contemporânea. Aqui já não há mar, mas há uma forte ligação ao rio Minho. Existe um parque enorme à beira rio, verdejante, cheio de atividades, passeio pedonal, parque de merendas, mini golfe, parque infantil, campos para jogar diversas modalidades, escalada, aluguer de carrinhos e bicicletas, o Aquamuseu e um parque com chuveiros e cogumelos de água que fazem as delícias das crianças..
    É claro que aqui também se come muito bem! É famosíssima a feira de roupa que há todos os sábados..aconselho vivamente para todos (mulheres, homens e crianças), pois encontram restos de coleções óptimos de marcas bem conhecidas e roupa para a casa também.
    Spot obrigatório (o pôr do sol aqui é *****) é subirem ao Cervo, miradouro na serra que se vê ao longe, pois nele está uma estátua moderna de um Cervo (primo do veado). É das paisagens mais lindas que conheço, pois vê-se o percurso do rio Minho, a ilha dos Amores e ao longe a foz onde ele se encontra com o mar (em Caminha).
    Mesmo que já conheçam esta linda zona costeira, ficam à mesma estas minhas sugestões :)
    Continuação de umas excelentes férias!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Catarina, pela magnífica descrição que fez desta zona do Minho. Sou de Viana e se não fosse depois do que escreveu ficaria com vontade de conhecer ;)

      Eliminar
    2. Catarina, muito obrigada pela dica. Tenho a certeza que ainda vou seguir e visitar tudo o que aqui descreve. Muito útil sem dúvida ;)
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá! Na próxima visita a Ílhavo e claro às nossas praias da Barra e Costa Nova aconselho a dormida no Hotel da Vista Alegre. Visitem o seu extraordinário e renovado museu, a Capela e claro o Museu Marítimo de Ílhavo, com toda a história da pesca do Bacalhau, parte de um navio escala 1:1 e os simpáticos bacalhaus vivos no aquário. Ainda em Ílhavo visitem o Jardim Oudinot e o Navio Museu Santo André. Saboreiem a pada e o pão doce de Vale de Ílhavo. até à próxima!e boas férias!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, porque não aprovou o meu comentário? :( Será que o apagou sem querer?
    Bjs

    ResponderEliminar