sexta-feira, 31 de julho de 2015

O quarto do beliche

A Carlota este ano vai para o primeiro ano, vai ter mais trabalhos de casa e vai ter de estar mais concentrada e longe das irmãs nas horas que os vai ter de fazer. A mesa da sala é grande e está sempre sem nada, podia ser um sítio, mas aqui também ia estar perto da televisão e ia ter as irmãs sempre à coca prontas para a distrair. Podíamos arranjar os quartos de forma a cada um ter o seu, mas também essa hipótese foi logo posta de parte, quer por mim, que adoro imaginar e vê-las conversar quando se vão deitar, quer por elas que disseram logo que queriam continuar a dormir as 3 no mesmo quarto. O quarto de brinquedos, vai continuar a ser o quarto de brinquedos e no nosso quarto até podia ter um cantinho para ela na secretária, mas também não achámos que fosse a melhor solução naqueles dias de stress que queremos é estar sossegados a trabalhar sem ninguém a fazer perguntas de como se faz isto, aquilo e mais um milhão de porquês.
A Caetana está a crescer rápido, mais dia menos dia deixava de estar confortável na cama de grades e as duas mais velhas quando ouviram falar no beliche cá em casa, só pensam no dia que ele vai entrar.
Melhor altura para fazer uma surpresa às minhas miúdas queridas que estão de férias longe, com um dia de Verão a acordar cinzento e cheio de nevoeiro, não havia. Ontem foi o dia escolhido para algumas mudanças em casa.

Uma transformação no quarto das Cs e na sala (com as "sobras") que ficou o máximo. Um quarto de meninas pequeninas, mas com um ou outro pormenor de mais crescidas. Espero que elas gostem quando voltarem. 
Na sala, com uma família grande, faltava mais um sofá (o dos meus sonhos é qualquer coisa espectacular em design e em dinheiro por isso ainda vai ter de esperar uns bons tempos) e o sommier que era da Carlota  ficou giríssimo cheio de almofadas e vai ser óptimo para noitadas de series e filmes na televisão.

Et voilá...

O beliche do Ikea pintado de branco

O coração antigo do Peixinho do Mar (das primeiras compras que fiz quando soube que ia ter uma rapariga há 6 anos)

As bandeirolas da Chicamelancia continuam a dar um ar de quarto de meninas pequeninas



Os cestos da Zara Home com os sapatos mais usados de cada uma

A secretária está quase pronta para os trabalhos, os livros novos já esperam para ser forrados e as caixas do Atelier da Tufi, vão ser óptimas para ter um aspecto arrumado

A cadeira que comprámos nos saldos da loja Hangar para um quarto de meninas


O sommier que era da Carlota e agora virou sofá da sala

Cheio de almofadas para ficar bem confortável


Almofadas antigas e umas novas compradas nos saldos da Área




Acho que ficou tudo bem giro, prático e a nossa cara, que isso é o mais importante.
Tempo de execução (entre compras, montagens e pintura): 1 dia (com paragem para mudança de pneu pelo meio).

Obrigada H. sem ti não tinha conseguido como é óbvio, fizemos um óptimo trabalho de equipa (mesmo com as comparações, eu pinto melhor que tu, tu não estás a pintar bem, já pintei aí, essa parte nem tinta levou).

Agora, é só chegarem e verem o quarto "novo".



Mais no Instagram @anadominguezlemos

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Na mala para as férias

Numa família de 5 cada vez que é para ir a algum lado as malas é mesmo aquilo que acho mais aborrecido fazer. Gosto de escolher os conjuntos, os sapatos e tudo o resto mas fazer e desfazer malas D-E-T-E-S-T-O.
Há coisas que vamos aprendendo ao longo dos anos (e não falo só dos anos de mãe) malas cheias de roupa nem pensar. Metade das coisas não são usadas, o tempo que demoramos a tirar e a arrumar tudo não compensa e o peso de as ter de carregar não faz bem a ninguém.
Hoje em dia faço os conjuntos para cada dia, ponho os básicos que dão com tudo e nada de exageros, quanto mais simples melhor. Os cremes e remédios em caso de SOS não podem ser esquecidos e os extra que mais gostam, como os ursinhos que dormem também não.

As Cs mais velhas foram uns dias mais cedo para a férias com os avós, férias no campo, na praia e na piscina. Férias onde não podem ser esquecidas algumas roupas quentes porque a Norte nem sempre estão estes dias quentes cheios de sol (desde que chegaram ainda não tiveram sol e calor mas mesmo assim têm andado felizes da vida cheias de programas divertidos). Ou seja, não podem faltar coisas práticas, coisas que possam usar e abusar, coisas que as deixem brincar à vontade.

Na mala de Verão para as férias com os avós e com a tia S:

No necessaire das Letras bordadas, vão os cremes e remédios

2 pares de vestidos e as menorquinas da Pisamonas que dão com tudo

Jeans e calções de ganga, sweats da Moodblue e um par de meias, para aqueles dias que não parecem de Verão

As t-shirts preferidas das 2 da Piupiuchick não podiam ficar em casa, e mais uns calções de ganga das peças que mais vão usar

As túnicas de flores da TicTac que ficam um amor e dão um ar mais arranjadinho para um programa especial

Pijamas e os desenhos que pintaram com imenso amor e carinho para os avós

Repelente (não esquecer para qualquer sítio que vão) as gotas das otites (quando mete piscina o melhor é jogar pelo seguro) e o peluche da Concha que ela adora para dormir


Mala: Pau de Giz
Mochila: Mmi
Necessaire: Letras Bordadas


Na mochila 4 pares de fatos de banho, as toalhas e as braçadeiras. Levaram ainda para calçar uns ténis e os chinelos da praia mais a roupa que cada uma levava vestida que era a única que não estavam de igual para aqueles dias que não lhes apetece estar a fazer matchy-matchy.

A contar os dias para fazer mais 3 malas e ir ter com as minhas reguilas queridas de quem estou a morrer de saudades.



Das férias com os avós uma fotografia enviada pela tia S. que está um AMOR.






No Instagram @anadominguezlemos

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pinturas com elas

Entreter miúdos nas férias de Verão consegue ser bem mais fácil do que nas férias de Inverno, eu pelo menos acho, porque sou fã do fora de casa e do ar livre. No topo da lista por aqui, a praia (como já todos perceberam) ganha destacadíssima. Elas adoram, eu adoro e o pai nem se fala. Mas a verdade é que os dias são compridos e apesar de adorar praia ainda não dormimos por lá, logo, há que arranjar ideias para os finais de tarde que elas ainda tenham energia para dar e vender.
As pinturas com aguarelas foi das que mais gritos de excitação consegui delas e os sorrisos de felicidade com este programa valeram o trabalho de conseguir que as 3 não acabassem pintadas da cabeça aos pés, e claro, que sofás, mesa e roupas também não.

Programa fácil e barato:
  • Toalha plastificada das que depois de usada basta passar com um pano molhado e fica como nova para muitas mais utilizações (loja do senhor com olhos em bico);
  • Conjunto de 6 pincéis finos (igualmente da loja do senhor de olhos em bico e cabelo escuro);
  • Conjunto de tintas (com cores neon giríssimas), no Ikea;
  • Palete para pôr as tintas, da Tiger;
  • Aventais (já tinha em casa das brincadeiras delas);
  • Papel ;
  • 2 copos com água para lavar os pincéis.















As obras de arte dos meus Picassos...estes foram os desenhos que elas levaram na mala para ontem oferecerem no dia dos avós.



nota: Por precaução achei melhor pintarem sem camisolas, só com os aventais, mas existem uns protectores de braços plastificados (lembro-me tão bem de usar igual no colégio nos dias das pinturas) que por acaso nao sei onde se vendem e cá em casa davam um jeitão para as duas mais novas!


Aposto que este é  um programa a repetir muitas vezes nestas férias, mesmo que os mergulhos na praia e na piscina sejam os reis do Verão.




Muito mais das nossas férias no meu Instagram @anadominguezlemos

domingo, 26 de julho de 2015

Ao sol ainda mais gira...e malandra

As manas mais velhas já foram de férias com os avós e com a tia S. para aquele sítio mágico longe das confusões, onde a natureza e os programas ao ar livre são reis e rainhas. Uns dias que vão passar a correr porque já falta pouco para nós irmos também. Adoramos fugir daqui e passar uns dias relaxados mas cheios de programas animados entre praia, campo, rio e piscina, rodeados de paisagens lindas, com muito verde e muito azul.
Para já uns dias ainda por cá, só com a bebé da casa que tem sido uma campeã a largar as fraldas (os descuidos ainda são muitos, mas a vezes que pede e faz no bacio porque lhe dizemos para estar lá sentada um bocadinho também já são imensas, o que significa estarmos no bom caminho).

Hoje acordámos cedo (ela é o galo da casa por isso os próximos dias não vão ser de grandes noitadas ou então caímos para o lado de manhã) e lá fomos os 3 para muitos mergulhos, passeios e brincadeiras à beira mar.
A Mini by luna tem uns fatos novos espectaculares, ideais para os grandes fãs de praia como nós. A Caetana e a sua grande amiga P. já têm um e ficam um AMOR, para além de muito mais protegidas, pois estes são uns fatos especiais com protecção 50 aos raios UV. Existem para rapaz também, mas estes dois modelos de meninas são tão giros que o da P. até da vontade de ter para nós também. Amei este mix a fazer lembrar mini surfistas australianas.

Duas miúdas giras, com muita pinta para brincarem ainda mais ao sol, nestas férias de Verão.








Mini C e P. com fatos Mini by luna





ps- Percebeu rápido que é a menina do pai por uns dias e aproveitou-o ao máximo. Tão bom ver estes dois que não eram assim tão próximos (a Caetana estava muito mais agarrada a mim) aos beijinhos e abraços o tempo todo.



imagens que valem por mil palavras e fico tão feliz de ver





pss - hoje enquanto a calçava para ir embora da praia, pergunta-me do nada e com a cara mais malandra do mundo:
- A mãe já fez xixi no bacio? Não pode fazer nas cuecas, ok?!!!! Nem no carro do pai que ele zanga muito!
Ahahaha, acho que alguém anda a treinar piadas com a Conchinha.








Caetana
 Vestido da Zara que já passou pelas 3 manas

Eu
Fato de banho (amor à primeira vista de uma marca com coisas lindas a Bikinysociety) da Nude
Túnica de renda: Lost in





sexta-feira, 24 de julho de 2015

A filha mais velha

A filha mais velha cá de casa é a irmã mais querida, responsável e divertida que as manas pequeninas podiam ter. Está sempre pronta para ajudá-las quando não conseguem fazer alguma coisa, chama a atenção se estão a fazer alguma coisa errada e é a primeira a pôr as músicas do panda preferidas das duas para ensiná-las a dançar. As três juntas cada vez se divertem mais, o entendimento entre todas é enorme e o Amor que sentem umas pelas outras não engana ninguém. Está estampado na cara de todas em muitas e variadas ocasiões e circunstâncias, mas principalmente naqueles momentos que alguma chega a casa e os beijos e abraços entre todas demoram uns cinco minutos para terminarem e o brilho nos olhos de todas é gigante.
Adoram-se é verdade, mas também adoram os momentos que passam sozinhas connosco, aquelas alturas que são um bocadinho filhas únicas e que têm a atenção toda para elas. Tento e faço muitos programas assim e até agora tem corrido bem, tenho achado que são produtivos e tenho achado que fazem bem a todos, até mesmo a nós como pais. Nem sempre dá para ouvir as histórias meio inventadas, meio verdadeiras da C. grande que já adora ver filmes e telenovelas:
- Oh mãe eu já tenho 6 anos e sou muito crescida, por isso posso ver a telenovela? Ainda por cima aparece o tio M. amigo da mãe, por isso não faz mal nenhum pois não?- um dos argumentos dos últimos dias para ficar estendida no sofá como gente crescida até bem mais tarde do que eu gostaria, mas como uma das regras das férias é não haver horas para deitar, lá tenho eu muitas vezes de estar aqui a fazer sala, para não passar a vergonha de ir para a cama mais cedo do que ela (e para não a deixar já com o poder do comando da televisão).
Se há programa que a Carlota adora é ir para a praia, fazer os desportos radicais do pai. Se ele vai para o Kite surf, ela ajuda a encher a asa e sobe para as cavalitas para saltar com ele. Se o programa é surf, ela veste o fato e vai para as espumas tentar pôr-se em pé e apanhar as ondas como o pai ensinou e como ele faz. Passa o resto do tempo a fazer cambalhotas, rodas e pinos na areia sem se cansar e de vez em quando lembra-se de mim e pede para jogar ao macaquinho do chinês, ou à sardinha, porque já sabe que o melhor que pode fazer comigo é alguma coisa que me mantenha sentada na toalha.
Hoje falou tanto e contou tantas histórias que acabou por dormir um bocadinho na toalha, coisa rara desta miúda que diz que as sestas são para os bebes.
Uma tarde onde não teve de ouvir:
- Carlota ajuda a Caetana a tirar os sapatos, Carlota ajuda a levar a mochila dos brinquedos que a Conchinha não consegue, Carlota ajuda isto e Carlota ajuda aquilo. Nesta tarde ela não teve de ajudar em nada e deve ter gostado muito desta sensação, porque não nos podemos esquecer que ela também é pequenina e precisa de ser ajudada.
Uma tarde cheia e só dela, dois dias antes de partir com a Conchinha para as férias com os avós e com a tia S. Estão tão desejosas que todos os dias perguntam pelo menos 3 vezes quantos dias e quantas horas faltam para irem.

Confesso que até eu conto os dias para descansar que isto de passar os dias inteiros a tentar fazer programas diferentes ou mesmo iguais com todas deixa qualquer Rambo deitado por terra e eu nem músculos tenho.


Uma filha doce, sensível, querida, inteligente e muito amorosa que também precisa gritar...a minha filha mais velha, a primeira que me mostrou o bom que é ser mãe.




















Túnica branca: Borboleta
Calções: Mini Change




Bom fim de semana.