segunda-feira, 20 de julho de 2015

A mãe vai morrer?

Hoje a Conchinha do nada veio-me perguntar se amanhã eu podia morrer. Eu apanhada desprevenida disse, que um dia sim, mas que não era preciso pensar nisso agora. Insistiu e perguntou se um dia era amanhã e se eu ia morrer. Para elas o tempo é ainda uma coisa difícil de entender, por isso explicar que um dia ainda faltava muito, na cabeça da Conchinha isso podem ser 2 dias, 1 mês ou até uma tarde, por isso a cara que fez não foi uma cara feliz. Perguntei porque estava preocupada com isso e a resposta, foi que gostava muito de mim e que queria sempre, sempre a mãe, não queria ser como a Heidi, nem como a Rosa (a Clara que ela não se lembrava do nome, aliás nem ela nem a Carlota conseguem decorar este nome). Já no meu tempo me lembro de adorar ver a Heidi, mas também já eu achava a história triste. Tem vezes que vejo com elas e só não choro porque penso logo que são desenhos animados, uns bonecos queridos que elas adoram e já eu adorei na idade delas.
Não quero nada parecer a insatisfeita que reclama por tudo e por nada, porque mil vezes estes bonecos àqueles com caras estrambólicas, com histórias sem nexo e que não fazem mais nada do que lutar e andar aos tiros, mas não será dramática demais a história da Heidi e da Clara para as crianças?
Hoje a Conchinha estava tão carente que adormeceu agarrada à minha mão, coisa boa, que gosto tanto.
Hoje sei que uma das coisas que vou pedir na minha oração é que seja verdade que ainda falte muito para eu morrer que um dia seja daqui a muito, muito tempo...


Vou estar sempre com colo, com um ombro e com muitos beijinhos prontos para ti...e o sempre espero que seja muito, muito, mesmo muito tempo.







Ps - Coisas giras e úteis que podem passar a seguir.


  • Este Instagram, dos mais giros que conheço (adoro as roupas que veste as filhas, ADORO);
  • Mais este Instagram, com as propostas de sítios para conhecer (um bom site para quem procura sítios lindos para passar dias de férias, fins de semana românticos a dois ou com a família completa);
  • Preparar uma cesta assim e fazer um picnic ao final do dia num dos muitos jardins  deste país (esta semana tenho tudo pensado e vou fazer um com elas);





pss - Vamos no dia 4 sem fraldas e a vontade de fazer xixi no bacio já está quase "formatada", já é ela que vai sozinha cada vez que tem vontade, o que é uma festa e um progresso excelente. O pior é mesmo o cócó (e se é mau). Custa-me tanto mudá-la cada vez que faz nas cuecas que já várias vezes para além de desejar ter uma mola no nariz, me apeteceu deitar tudo directo no lixo. Ser mãe nestas ocasiões é muito mau...



Todas as manas lhe dão imensos beijinhos e ficam contentes quando faz xixi e cócó no bacio




E por aí está a correr bem o desfralde?




10 comentários:

  1. Não está a correr nada bem... acho que ainda não está pronta. .. adoro o seu blogue! Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. ANA!!!!!! Obrigada pela referência ao meu Instagram!!!! Obrigada mesmooo!! Fico muito muito feliz que goste!! Sou fã do seu!!!! Um grande beijinho, Mariana*

    ResponderEliminar
  3. Pergunta tão difícil de ouvir e saber responder...a S faz 6...já me perguntou também....eu respondi que quando fosse muito velhinha, daqui a muito tempo....e que mesmo assim, ía estar sempre a protegê-a. Fiquei de coração partido.....
    Quanto ao assunto "desfraldar", os cocós foram muito dificeis...confesso que comprei umas cuequinhas muito muito baratas, e deitava tudo fora.....de um dia para o outro tudo ficou organizado. :)

    ResponderEliminar
  4. Por aqui optamos não usar bacio nem redutor. Tem corrido muito bem, com alguns descuidos claro. Pensei que fosse levar mais tempo mas a partir do momento em que tiramos a fralda do dia, a fralda da noite passou a estar seca. Ainda andamos umas duas semanas a experimentar a pôr a fralda à noite mas de manhã estava sempre seca. Acabamos por optar tirar de vez e nunca mais a pusemos. Correu muito bem e até eu fiquei surpreendida por ter sido tão rápido. A nossa filhota tem 26 meses. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quando o meu filho me fala nisso de morrer, até engulo em seco. Por um lado, não quero mentir e não lhe quero dizer que não vou morrer. Por outro lado, custa-me imenso dizer-lhe que um dia (espero também que só daqui a muitos, muios anos) irei morrer. Digo-lhe sempre que será quando eu for velhinha e que ainda falta muuuuuito tempo, para não se preocupar. Também sinto que não tem muita noção do tempo (tem 4 anos).
    Depois de sermos mães, a nossa missão na vida muda completamente. O facto de um dia poder faltar ao meu filho, deixa-me em pânico! Não vamos pensar nisso!

    beijinho grande e continuação de boa sorte para o desfralde!

    ResponderEliminar
  6. Um beijinho Ana! "Um por dia", como diz a minha Malena e que sejam muitos e muitos dias! Parabéns por este projecto que tão bem nos faz à alma! Beijos e saudades!

    ResponderEliminar
  7. Ana acho a sua Concha tão mas tão linda! Eu ainda não tenho filhos mas um dia quero uma dessas para mim :)

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta que a minha filha já me fez há uns meses, com 4anos (agora já fez os 5) e que me deixou em lágrimas....mais pelo seu apelo. Partilhei entre amigos no facebook o seguinte: "É doce...doce! A minha filha é insegura por natureza e eu luto para que ela não o seja! Todos os dias digo que ela é forte, que consegue ou que vai conseguir, que vai aprender, para não se preocupar! É pequenina ainda e vai mudar! Tem 4anos.No outro dia na escola, aprenderam a evolução da vida. Primeiro somos bebés, depois crianças, a seguir adultos e depois idosos. Como o assunto não é novidade já há vários meses, eu tenho vindo a ser "forçada" a garantir-lhe que passarei a vida TODA com ela, não me vou embora nunca, que "aquilo" não vai acontecer. Apenas para a acalmar. Não tem idade para pensar nisso. Ela quando me mostrou o trabalho da escola disse-me: "Mãe, a Cátia disse que depois de sermos idosos, vamos para as nuvens felizes..mas é mentira não é mãe??" Ansiava que eu confirmasse que era mentira, já de lágrima nos olhos. A Cátia mentiria e eu é que teria dito a verdade durante todo este tempo...Não pude evitar, disse que era assim, a Cátia tinha razão mas que faltava tantoooo tempo (ela não tem noção do que isso é) e ouvi de seguida a MAIOR prova de amor que em palavras ela expressou. A chorar disse nos meus olhos: "Mamã...quando eu morrer, morres comigo?" <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem ficou com lágrimas nos olhos, agora fui eu !!...

      Eliminar
  9. Só de ler fiquei de lagrima no olho, e de pensar quando o meu bebé fizer essa pergunta. Beijinhos

    ResponderEliminar