domingo, 5 de julho de 2015

Os dias sem a Conchinha

Não existe Amor maior do que o Amor de mãe, mas existem outros tão grandes e bons que temos e devemos saber alimentar. O Amor dos avós, dos padrinhos, dos tios, de amigos, dos professores e outros, que fazem dos nossos filhos crianças felizes e muito amadas.
Já aqui falei algumas vezes da Z. uma pessoa muito especial que ajudou e ficou com a Conchinha quando ela ainda não tinha vaga para o colégio (nenhuma das outras 2 precisou e esta é a principal razão de só a Conchinha ir) . A relação delas é tão forte que muitas vezes é a C. pequenina que me pede para ir visitá-la, que me diz ter saudades, daí ir tantas vezes passar um ou mais dias com ela. Se há pessoas em quem confio as minhas filhas, a Z é uma delas. Já tomou conta de mim e agora chegou a vez de levar a Conchinha a passear, de ir com ela andar de comboio, de elétrico e tantas outras coisas que também fez comigo há anos atrás. Se sei que a minha filha está bem entregue, se sei que na casa da Z.  lhe dão toda a atenção e carinho que ela gosta, porque não deixá-la ir?
Não sou uma mãe galinha nem sou daquelas mães que acha que os filhos são propriedade nossa. Também não sou das que não se consegue desligar e precisa de as ter 24h/24h comigo, por isso não me custar deixá-las ir passar dias fora. Aliás até acho que faz bem a todos. Ter saudades e sentir a falta é saudável, ajuda pais e filhos a crescer, ajuda pais e filhos a perceberem que a liberdade também é uma coisa necessária que se for dada desde cedo pode trazer muitas vantagens. Mais cedo ou mais tarde eles crescem e um dia vão querer voar, vão querer fazer os programas normais da idade e podem ter a certeza que pais que nunca se separaram dos filhos vão ter muitos mais problemas e vão sofrer muito mais do que se desde sempre os tiverem deixado ir com avós, tios, amigos, para dias de férias, dias de programas fora de casa.
Claro que a casa não está completa, claro que morro de saudades delas, mas nada que não se aguente. Não pensem, quem nunca deixou, que passamos as horas a pensar neles, as horas de lágrimas nos olhos. Nada disso, há que saber aproveitar e fazer as coisas que com eles não se podem fazer, há que aproveitar para dar atenção extra aos outros filhos, há que saber viver com esses dias assim. Se os deixaram ir é porque sabem que eles foram bem, é porque sabem que os confiam a pessoas que os mimam tanto (ou mais) que nós. 
Nesta altura do ano as Cs. contam os dias para irem de férias com os avós, pedem para ficar a dormir em casa dos tios e às vezes até dizem que é muito mais giro quando ficam na casa da amiga P. Tem dias que ligamos e nem querem falar connosco ao telefone, tanta é a brincadeira e a excitação de não nos terem por perto. Não fico triste, porque se há sinal de que estão bem e felizes esse é um deles e nada mais tranquilizante do que percebermos que estão longe mas estão bem.

Mães ansiosas e mães galinhas experimentem aos poucos, as primeiras vezes umas horas, depois uma noite, e assim por diante até conseguirem e se sentirem tranquilas para os deixar ir, porque garanto por experiência e mãe de 3 que é bom para todos.


Esta cara e este sorriso não enganam e são a prova do que escrevi em cima. Uma miúda feliz porque foi passar uns dias com a sua querida Z.

Vestido: Knot
Ténis: Pisamonas
Mala (antiga): Pau de Giz





12 comentários:

  1. Acho que tem toda a razão Ana, se vão felizes é bom para todos. E a Conchinha é a coisa mais amorosa, deve ser fácil ter uma Z com saudades dela. Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo!! É bom para todos ;)
    Filipa

    ResponderEliminar
  3. Que bom seria que todas as crianças tivessem uma Z na vida delas!Que bom a Conchinha e Ana cultivarem essa Amizade!Uma mais valia para todos!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito... Estou prestes a deixar a minha filha de quase 2 anos pela primeira vez com os avós, para fazer umas mini-ferias românticas. Racionalmente sei que ela fica muito bem, já que adora os avós e estar com eles, e sei que nós também ficamos bem porque adoramos viajar e estar um com outro. Racionalmente também sei que vai ser bom para todos. Mas emocionalmente, como mãe galinha, está a ser mais difícil de gerir. O seu texto foi mais uma ajuda. E todas as ajudas são preciosas!!! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Ana para mim não tem sido fácil, não por mim (que também morro de saudades da princesa F.) mas por ela.
    Ela fica muito bem durante o dia, seja com os avós, a tia, as amigas, mas à noite só quer a mãe. Já experimentei uma noite, deixá-la ficar em casa da minha mãe, porque ela quis, e era meia noite e meia, veio a minha mãe trazê-la a casa que não parava de chorar!

    litacorreia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POis nesses casos acredito que deva ser mais dificil principalmente porque ficamos com pena de quem os está a ouvir...mas o ideal era mesmo não ceder nenhuma vez e tentar acalmar com miminhos, beijinhos e tentar que perceba que nesse dia a mãe não vai. Eu sei que parece fácil falar, mas se tivermos confiança com quem os deixamos para tentar pedir paciência nesse dia e ajudar a que não cedam vai ver que é meio caminho andado para da segunda vez isso ja não acontecer ;)
      Grande beijinho e nao desista. Experimente não ser sempre a mãe a deitar mesmo em casa ;)

      Eliminar
  6. Nunca forço nada, até porque a minha filha é muito agarrada a nós. MAs se partir da iniciativa dela, digo logo que sim. Faz-lhe bem!

    ResponderEliminar
  7. Pergunta de uma mãe das que são galinhas e ansiosas :) : com que idade(s) a(s) mandou pela primeira vez? Mesmo que tenha sido só uma noite, na tal perspetiva de ser uma coisa gradual, que idades tinha(m) ela(s)?
    Bjnhs e obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá...eu deixei com elas muito pequeninas 6 meses com a avó e às vezes é mais fácil caso va passar uma noite fora, ser a avó a ir lá para casa para não estranharem tanto :)
      Bjs e boa sorte, vai ver que acaba por conseguir

      Eliminar
    2. Obrigada, Ana. Na verdade, já fizémos isso de pedir aos avós que vão eles lá para casa, sim. Mas tem sido só um bocadinho ao serão e até os tenho deixado logo deitados. Depois, tenho outra dificuldade que é ainda dar de mamar. Até aos desmame não pode ser nada, mas a partir daí estou com vontade de ir fazendo gradualmente porque, concordo, faz bem a todos: a eles, a nós e aos avós.
      bjnhs

      Eliminar
  8. Acho maravilhosa a vossa família! E acho maravilhosa a forma de relativizar tudo que a Ana tão bem consegue.
    Concordo tanto com o que escreveu em cima. Adoro que a minha filha me ame e que peça para ser eu a ler-lhe a história antes de dormir. Adoro quando cai e não quer o colo de mais ninguém a não ser o meu. Mas também adoro que seja uma menina que adora libertar-se da mãe e do pai e que vá com tias, avós ou amigos; passar a noite, ir à praia ou apenas lanchar.
    E faz-nos tãaaao bem, a todos!
    Beijinho e boas férias*

    ResponderEliminar
  9. Acho tão importante!! Mas difícil, e acho que realmente o importante é ir com calma!
    Caí no erro de deixar a primeira vez logo uns 11 dias... :( custou imenso às duas (a mim e a ela!)
    Agora, já aprendemos e com a segunda vamos começar aos poucos :) um dia aqui outro ali... ;)
    Adorava que no próximo ano a Teresinha já quisesse ir passar uma semana com os avós de férias... fazia-lhe tão bem!! :)
    beijinhos!!

    ResponderEliminar