segunda-feira, 18 de julho de 2016

Libertem as crianças

Há uns dias fui a um dos meus jardins preferidos de Lisboa, o jardim da Estrela, para ouvir uma conversa sobre o tempo que as crianças passam entre quatro paredes. Sou tão, mas tão da mesma opinião dos 4 fantásticos oradores desse dia!
O Observador e Skip organizaram um final de tarde onde ouvimos, o professor Carlos Neto, o Dr. Gomes Pedro, a psicóloga Ines Afonso Marques e a educadora Filipa Vieira. Aqui ouvimos falar da importância das crianças brincarem ao ar livre, brincarem no jardim em horas que era tão bom os pais já não estarem a trabalhar. 
Sei bem o que isso significa desde que tenho a sorte de proporcionar horas de felicidade nos baloiços, nos escorregas ou na simples corrida para ir ver os patinhos novos que nasceram no lago, sempre que o tempo deixa. 
"Libertem as crianças", era este o lema tão bem empregue e usado nesta conversa.
Se os "Poderosos" tivessem noção da importância a tantos níveis (motora, psicológica e intelectual) das brincadeiras ao ar livre, talvez algumas leis e regras mudassem...era bom não era?
Skip criou o Movimento Dia de Aulas ao Ar Livre, para o dia 6 de Outubro. Só isto será um grande e importante passo que podemos dar :)


"casa" cheia porque o tema não podia ser mais interessante


Queremos crianças Felizes, queremos crianças a brincar, não filhos que só sabem mexer em computadores, que só sabem ficar sentados no sofá a ver televisão.
Queremos filhos chegarem a casa sujos de tantas brincadeiras no jardim. Queremos miúdos cansados de tantas corridas e tantas gargalhadas dadas com os amigos, enquanto rebolam na relva ou tentam subir às árvores.

Queremos isto, verdade?



Obrigada Skip e O Observador
por esta conversa tão boa e útil para nós pais. Obrigada por nos chamarem a atenção para coisas simples e tão importantes na infância.

5 comentários:

  1. A minha filha farta-se de rebolar na relva e, às vezes chega a casa castanha de andar a brincar na terra. O facto é que existem nódoas que não consigo tirar (também não uso skip) mas importa-me mais ver as minhas filhas felizes do que impecáveis. :P
    Passei a infância a subir a árvores e a brincar com "bolos de terra" no quintal e essa é uma das minhas recordações mais felizes. Quero o mesmo para as minhas filhas.

    ResponderEliminar
  2. É por isso que sou uma mãe que enquanto mete a roupa suja do meu filho na máquina, meto-a com um sorriso. Roupa imunda e assustadoramente suja.....mas com uma criança feliz!!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois mas, no meu caso, trabalho e só mesmo no fim de semana. Até podia deixar de trabalhar que o dinheiro não é problema, mas tantos anos a estudar tanta coisa para entrar no curso e não me apetece nada deixar a minha carreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, aproveite bem os fins-de-semana! ;)

      Eliminar
    2. Se tiver empregada ou ama ( ou empregado ou "sitter ") que acompanhe os filhos à semana, não lhes faltarão aventuras.

      Eliminar