quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Les Enfants terribles

Não sei se serei a única a achar, se são apenas minhocas da minha cabeça, mas os miúdos de hoje em dia não estão a "crescer" mais rápido do que vocês achavam que ia acontecer?
A Concha com 4 anos é uma esquisita com as roupas e quer sempre ser ela a escolher. Não arreda e não me larga até eu ceder (tive de chegar a um acordo e deixar que alguns dias possa ela escolher, porque as guerras que tinha comigo todas as manhãs eram demais).
A Carlota amua e responde como uma adolescente, olha-me nos olhos, não desvia e até as posições sentadas no sofá são de miúda crescida, daquelas que se estão a "cagar" para tudo o que lhe digo ou ou peço para fazer (peço desculpa, mas é este o termo que melhor define o que ela quer mostrar).
Até a Caetana com 2 anos já faz grunhidos e revira os olhos se lhe digo que não pode deixar nada no prato, como quem diz que chata, não me aborreças que aqui quem manda sou eu e se eu quiser deixar deixo senão choro aos berros.
Tem dias que sinto que quem lidera e comanda a casa são elas, tem dias que penso que elas devem pensar que são as mães. Mudam os lanches que ponho nas mochilas, levantam os pratos umas das outras para eu não ver o que deixaram (até já as ouvi dizer: cuidado ela vem lá) e  ficam com as camisolas que mais gostam por baixo do pijama às minhas escondidas e gozam na minha cara no outro dia de manhã.

Les enfants terribles
Pijamas: Letras Bordadas


Se fazem asneira culpam-se umas às outras com argumentos elaborados e pensados ao pormenor e até já descobriram o melhor sitio para fugirem, aquele que não as consigo apanhar, quando ameaço um açoite no rabo ou a pimenta na língua. É normal???!!!

Quem as vê às 3 fora de casa, ri e diz-me que queridas. Elas são queridas, muito mesmo, mas em casa são uns autênticos terrores, umas pestinhas sem igual que só depois do banho tomado, pijama vestido e sentadas a ver os bonecos os primeiros 5 minutos, são os anjinhos que a maioria pensa que são.


Sou só eu que tenho estas cenas por ter miúdas, ou por aí estão iguais?



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

25 comentários:

  1. Ainda só tenho dois, 6 e 3 anos, muitas dessas "cenas" repetem-se por minha casa, tentamos levá-los com muita calma, negociação e paciência, mas por vezes esgota e temos de virar feras para eles perceberem que não dá para esticar mais a corda. Mas o que me tira mesmo do sério é eles agredirem-se, seja fisica ou verbalmente, até porque cá em casa não há nada disso da nossa parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu tenho 2 rapazes com a diferença de idade dos seus. Agora estão com 6 e 9, e é do além!!! Andam sempre á pancada e no insulto, é demais. Mas se for preciso unem-se para me enfrentar. Sempre a medir forças, uma canseira que acaba comigo exausta e eles de castigo. O pior de todos, sem tablets. Força!

      Eliminar
  2. Diria que foi inspirada pela crônica dA Inês teotonio Pereira!!! A verdade é q em todas a casas e o mm filme..,!! Bjs p miúdas giras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, por acaso não foi mas já andei à procura para também ler e não vejo, onde posso ir ver?
      Bjs

      Eliminar
  3. Tenho gémeas com quase 3 anos... Sei bem o que é...

    ResponderEliminar
  4. Pois acredito que não seja fácil!a minha filha tem usado sempre farda (que eu acho que devia ser obrigatório em todos os colégios), o que facilita muito a vida dela mas principalmente a das mães, porque além de não terem por onde escolher, nem imaginam o que se poupa de roupa e dinheiro!!só de pensar que para o ano o colégio novo não tem farda, já começo a imaginar o que vao ser as minhas manhãs!!

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual! Tem dias que acho que vou rebentar de tanto ralhar! Com uma tenho essas guerras da roupa, com outra esse desafio de olhares e postura de indiferenca total e com o mais novo uma birra sempre que digo um nao ou lhe tiro algo da mao. Mas o que me poe mesmo louca sao as guerras entre eles, uma dificuldade enorme em partilhar o que quer que seja entre irmaos... Mas sei que faz parte :) Ana, Acho optimo que a Ana fale do assunto, ja que muitas vezes os blogues so mostram o lado feliz e bonito das coisas. Ja disse algumas vezes que gosto de seguir o seu blog por vos achar uma familia muito real! Bj;)

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu tenho uma de 22 meses e outra a caminho. :) Ainda não me queixo dessas coisas mas desconfio que não vai faltar muito para estar envolvidas nessas situações. Estou ansiosa (not).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho uma de 22 meses (quase, porque na verdade só os faz dia 12 do próximo mês) e uma a caminho (prevista para Junho), ahahah. Que coincidência! Bjs.

      Eliminar
  7. Igual por aqui! "Não gosto de regras" é uma resposta algo frequente ;)

    ResponderEliminar
  8. Adoro que mostre a realidade da maternidade Ana :) Um dia quero ter a alegria doce de passar por ela :)
    Adoro este blog!
    Um beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Por aqui, com 14 meses ja sabe muito bem dizer "Não" cheia de autoritarismo... Com calma vai ao sitio :)
    Carlotaamesa@blogsopt.pt

    ResponderEliminar
  10. Por acaso a minha filha, com 4 anos, até é bastante "calminha", embora tenha piorado desde que a irmã nasceu. Quanto às roupas, também é um bocadinho esquisita e o facto de ter uniforme no colégio não ajuda muito porque até com isso ela implica ;)
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui igual! Implica com o pullover, entre meias e collants quer sempre aquilo que não foi a minha sugestão, na escolha dos sapatos, na cor do laço do cabelo, no casaco, enfim... Paciência para estas divas!!

      Mariazinha

      Eliminar
  11. Castigo, já experimentou? Por aqui começamos com 5min, se sai antes do tempo volta para lá e ontempo recomeça, se acha que deve voltar a fazer birra ou maus comportamentos o castigo passa até à hora de jantar, usualmente depois dessa ameaça acalma. Já aconteceu chorar como se lhe tivessem a bater (não sou adepta da palmada, até hoje nào tive que o fazer, vontade já tive mtas vezes) partiu-me o coração, mas nunca cedo. Sim, dámcabo da paciencia, principalmente porque vê a irmã a ter comportamentos que nela são mais tolerados, ela tem 22meses ele 5anos, muitas das birras passa por ele não conseguir (é mais não querer) entender porque são permitidas estas "abébias" à irmã. Retire-lhes omque mais gostam e seja firme, mesmo qdo começam a portar-se bem

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana! Cá em casa também temos 3 meninas já igualmente "espertinhas" e suficientemente crescidas para saberem quando nos irritam. As idades não diferenciam muito das C's (2 - apesar de no seu caso, a Concha e a Caetana terem 1 ano e meio de diferença, cá são 2 anos -,4 e 6) e os comportamentos também não são diferentes. Cá em casa, as duas mais velhas também falam muito sobre a roupa, mas o resultado de serem elas a escolher dá em duas miúdas a entrarem pelo Colégio com uma camisola laranja, calças pretas, sabrinas verdes, casaco branco e laço azul (posso estar a exagerar um bocadinho), por isso opto por outra estratégia. Elas são (muito) vaidosas e elas gostam das roupas delas, até porque são elas a escolher, na hora da compra e claro que quero que elas se sintam bem com o que vestem. Coloco dois conjuntos para cada uma em cima da cama e elas escolhem (e já vão com sorte, eheh). Respondem muito sim, reviram os olhos e até já trocam olhares, quando ouvem a voz da mãe ou do pai. Dão mesmo a enteder que não querem saber do que lhes dizemos ou mandamos...às refeições, nem se fala!
    A mais pequenina tem um passatempo de eleição: copiar as irmãs. Se uma delas grita, ela grita também. Se uma começa a correr, corre também. Se uma chora, chora também. Acho normal devido à idade e até é engraçado de ver, mas que por vezes me deixa irritada, deixa.
    Os contantes risinhos, as disputas pela atenção...tudo isto acontece numa hora: risos, olhares, discussões, gritos, castigos...tudo! É claro que para as acalmar, ameaço com um castigo e elas acabam mesmo por acalmar (apesar que no dia seguinte tudo se repetir). É normal da idade e elas não são mal-educadas, muito pelo contrário. No Colégio, são muito elogiadas e pelos familiares/amigos também. São umas queridas, do melhor que há mesmo, mas têm me deixado exausta...
    É só uma fase! (Nem quero pensar na adolescência, ahaha)! Bjs.

    ResponderEliminar
  13. a carlota ficou com uma cara que parece que a estão a matar, eheh.
    muito fofa essa princesa!

    ResponderEliminar
  14. Acabei de me queixar do mesmo cá em casa..... Porque é que os meus filhos se portam tão mal em casa??? É desesperante.... A mais velha, com 5 anos é um exemplo na escola, mas em casa.... O mais novo, com 19 meses é o terror em todo o lado :-( ando exausta......

    ResponderEliminar
  15. O Guilherme com três anos, hoje tem 17, mudava de roupa de manhã, enquanto eu me preparava. Chegou a ir tipo palhacinho para a escola, por já não haver tempo para trocas... Por vezes queria sandálias no inverno. Ou embirrava com as botas, que só calçava à porta da sala (porque birras em frente aos amigos não fazia...) houve um verão que não queria havaianas ," não gostava de mostrar os pés"! Agora, a esta distância acho imensa graça. Na altura punha-me louca ������

    ResponderEliminar
  16. Eu sou de opinião que devemos escolher as nossas guerras, sob pena de ficarmos chateadas por tudo e por nada. A minha filha vai fazer 5 anos e desde há um ano mais ou menos que escolhe a roupa. Desde que não seja algo escandaloso, como vestido no dia de ginástica, por mim tudo bem. É assim tão importante para si escolher a roupa das miúdas? Sei que gosta delas vestidas a combinar, para mostrar as fotos dos conjuntos, mas pessoalmente não vejo qual o problema de serem elas a escolher a roupa. Poupa trabalho, estimula autonomia, confiança.
    Outro exemplo, se há comidas que não quer que elas coloquem nos lanches, ponha essas num armário onde elas não chegam (vou assumir que se arrastarem uma cadeira para lá chegar a Ana ouve). Mesmo que elas queiram mexer, ficam com opções limitadas. É só uma sugestão mas a ideia é não fazer de tudo uma guerra, e ao mesmo tempo condicionar o ambiente para as opções que a Ana ache mais correctas.
    Em relação ao não, aí está tramada lol passam todos por isso! Eu tenho dois e as vezes também temos dias difíceis, é respirar fundo e tentar lembrarmo-nos sempre que nós somos o exemplo que damos aos nossos filhos, se nós gritamos, se nós perdemos a razão, e isso que eles vão aprender a fazer. E às vezes essa consciência ajuda a pôr um travão numa resposta nossa mais torta ou num tom de voz mais zangado. Não ajuda sempre, falo por mim, mas se o fizer de vez em quando já é bom!

    ResponderEliminar
  17. Quando li o post ate pensei que tinha alguma camara ca em casa... 😊 igual igual igual (idades 3,5,7)

    Ana

    ResponderEliminar
  18. Acho que o que se passa aí já não é traquinice, como seria normal. Isso é falta de respeito mesmo. Unirem-se para enganar a mãe demonstra uma rebeldia que tem que ser combatida. Já imaginou como pode ser daqui a 10 anos? Propunha-lhe analisar também a relação que elas têm com o pai, não será que ele as protege e de alguma forma se une às filhas? É que muitas vezes o que acontece é que o pai, ainda que de uma forma inconsciente, cimenta esse tipo de comportamento.

    ResponderEliminar
  19. Olá
    Aqui em casa temos 3 alegres e bem dispostos rapazes e passa-se o mesmo com a roupa:
    -Nem penses que levo essa camisola para a escola!!- Upa lá de voltar ao quarto e trocar de camisola...nem que lá fora esteja um gelo de tiritar, insistem em levar "aquela" meia estação...
    Fazer compras é um pesadelo, passou dos 8 aos 80 com o mais velho. Não gostava de ir às compras, agora faz-me entrar em tudo o que é loja e nada agrada e, sim voltamos sempre à primeira loja...seguindo-se depois de uma sessão de: - Vais buscar a outra, esta fica muito larga/justa/não gosto da cor/gostei mais da outra!! Argh! e nisto já se passaram 2 horas!!!
    Com o cabelo:
    - Não, não é assim, é para o lado!- bora lá de fazer uma "poupa"...e sim, sou da geração traumatizada com este dito cujo penteado!
    Com as birras do mais novo:
    - M, não podes ir brincar, primeiro acabas de lanchar!- Ai não?? toca de se enfiar debaixo da mesa, determinado a lá permanecer pelo resto da eternidade, qual Son Goku obestinado!
    O estudo de qualidade do T:
    - Vá, T tens de estudar!- e, sim, ele vai disciplinadamente e sem qualquer manifestação de desagrado - O que acho fantástico - mas 5 minutos depois surge ele, qual Einstein - Já estudei!!
    Com os almoços e jantares: há sempre um crítico gastronómico!! Não se inibindo de fazer as mais duras criticas mesmo que estejamos de rastos porque fizemos 200 km, tivemos n reuniões e chegarmos no final do dia mais para lá do que para cá e, sim tentamos fazer "qualquer coisa"
    Posso dizer que não temos dias monótonos cá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha,ha,ha... tal e qual! Tenho um com 14 que apelida o irmão de 6 de "estúpido" e este qd viro costas mostra-lhe a língua ou imita td o q o mais velho faz para gozar! Pestes adoradas e amadas! É precisa mta paciência. Bjs Sílvia

      Eliminar