terça-feira, 24 de maio de 2016

Copiar...nem pensar!

A história não devia ser para rir, mas confesso que ri e muito da forma como ela contou e da cara que fez espantada com a minha reação (que diz com o ar mais intrigado, ter sido igual à do pai quando lhe contou). 
Foi bom, foi muito bom para perceber como está crescida e já percebe que o mal não é engraçado. Percebeu como copiar não é bonito, não está certo e não se deve fazer. Deu para explicar que mais vale ter tudo errado e pedir ajuda por não entender, do que copiar e continuar sem saber fazer. Percebeu e bem e penso que tão cedo copiar não será com ela :)

É nestas idades que devemos passar e explicar valores. É esta a idade que ficam os registos, que a cabeça guarda e mais tarde irá desenvolver. Foi bom, dentro do mal, a história que me fez rir e a ela deu que pensar.

- Mãe na minha sala tenho um menino tão "copião, tão copião"...que até copiou o meu nome em vez de escrever o dele!



Calças: Piupiuchick
Camisola: Primark
Sapatos: Moleke*

É nesta idade que dão os primeiros passos em direcção aos valores certos e errados, ao que devem e podem fazer. É agora que começam a seguir um caminho, um caminho que espero ser o certo e o melhor para elas, com obstáculos (há sempre) que eu possa e esteja ao lado para ajudar e ensinar a ultrapassar.


* Moleke, mais uma marca que tenho um prazer especial em anunciar que vai estar na Vendinha das mães 

8 comentários:

  1. Ahahahahahah não posso 😂❤️Muito bom Ana !!! Beijinhos !!!

    ResponderEliminar
  2. entendo a passagem de valores e a diferença do bem e do mal , no entanto questiono se a Ana nunca copiou na vida ? será que estar a ser tão rígida com regras que se vão aprendendo não irão ter o reverso da medalha quando elas entenderem que afinal a mãe talvez tenha copiado? e que lhes tenha incutido o "medo" de copiar nem pensar?! ... será que deve ser assim tão rígida?... não é bonito, não não é ? mas a errar também se aprende ...não é uma questão fácil mas eu acho que hás vezes erramos em ser tão rígidas nestes valores e princípios morais, afinal não é a passar pelo erro que se aprende? não é a sofrer desilusões ( sim porque a vida não é cor de rosa) que aprendemos e nos tornamos mais fortes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ines, sim também concordo com essa maneira de pensar, mas quem sabe um dia mais tarde...na primeira classe já a copiar nao me parece nada bem até porque é nesta altura que devemos inecentivar a tirar as duvidas e não ter medo de dizer que nao entendeu para que lhes voltem a explicar.
      Copiei sim, mas nao antes do liceu :)
      Bjs

      Eliminar
    2. Acho que a Ana faz muito bem em ser tão rígida. Copiei apenas 1 vez na vida, no 4º ano da faculdade não o devia ter feito. Sempre fui das melhores alunas, senão a melhor. Por isso, sou e continuarei a ser "tão rígida" com as minhas filhas. Não me parece que seja o papel de uma mãe, permitir que os filhos cresçam a pensar que não faz mal arranjar formas de ter sucesso que não passem pelo nosso esforço.

      Eliminar
    3. Ser rígida é dizer às crianças que não se deve copiar? Uau! Então sou mesmo rígida com as minhas filhas!
      Errar é que se aprende? Nem sempre é assim! Essas frases feitas são muito bonitas, mas na prática nem tanto...bjs.

      Eliminar
    4. Ana, não era para responder , mas respondo e cabe a si publicar ou não , até porque como se tem vindo a ver aqui ( e não só) uma pessoa não pode ter opinião contrária à sua ou ter opinião que vá fora do " fundamentalismo" das suas seguidoras que tomas as palavras num sentido negativo e elas sim colocam veneno no seu blog . enfim , isto para dizer que tendo em conta que a Ana já publicou outros post com algumas regras ( concordando ou não) e já lhe tinha dado a minha opinião sobre as mesmas ...( na minha claro) só coloquei alguns pontos em discussão , alguns pontos para pensar. Nunca disse que copiar é bonito apenas referi que " quem nunca copiou?" e isso não faz de mim uma má mãe , nem que " Não me parece que seja o papel de uma mãe, permitir que os filhos cresçam a pensar que não faz mal" .... a balança tem dois pratos e não é fácil gerir. Pergunto então a estas seguidoras mais ferrenhas copiar é feio e então mentir , sim porque convencer um filho que copiar é muito feio mas fazê-lo ver e criar medo se copiar ... mentir como mãe ( não me venham dizer que nunca copiaram... são perfeitas estas mães) é melhor. Sou mãe e não é fácil estas opiniões , não sou perfeita e assumo os erros disso , quero que as minhas filhas cresçam com princípios morais fortes e para a vida mas não sou hipócrita perante a vida .... "quem não tem telhados de vidro que lance a primeira pedra".

      Não estou a atacar ninguém nem gosto do tom ( que leio) nas suas seguidoras, se há uma coisa que os meus pais me deram sempre foi liberdade de expressão. Aqui está a minha.

      gosto do seu blog, mas será de certo o meu ultimo comentário. o que poderia ser um tema de debate e partilha de mães tornou-se em destilar veneno.
      desejo-lhe sorte e muito sucesso para os seus projetos.

      Inês ( sim eu dou a cara ).

      Eliminar
    5. Não sei o que a leva a pensar que toda a gente copia. Acredite que por muito estranho que possa parecer à maior parte das pessoas, há muito boa gente que, como eu, se pode orgulhar de não o ter feito (ou como já disse em cima ter feito uma única vez na vida para copiar 1 fórmula) e, veja só, ter boas notas mesmo assim. Por isso, não estou a mentir ao "convencer" as minhas filhas de que copiar é uma coisa muito feia. Pena é que haja tanta gente a achar que copiar faz parte.
      E, já agora, o meu comentário não está relacionado com ser uma seguidora fundamentalista. Já em tantas outras ocasiões comentei com opiniões contrárias às da Ana. Simplesmente dei a minha opinião quanto a este assunto (tal como a Inês está a fazer), que a meu ver é realmente importante.

      Eliminar
  3. Oh pessoas que falta de sentido de humor !!! Relax!!! O miúdo até copiou o nome da Carlota !!! Teve muita graça !! 😂😂❤️

    ResponderEliminar