terça-feira, 30 de junho de 2015

Desistir é ou não sinal de fraqueza?

Quando pensei e tomei a decisão de correr a maratona em Outubro, sabia que não ia ser tarefa nada fácil, principalmente porque a grande parte do treino seria feita em pleno Verão com férias e calor à mistura. No inicio achei que todos exageraram, achei que com algum esforço, alguma motivação e muita dedicação eu ia conseguir. Não tenho como certo que não consiga, mas vejo cada vez mais longe a possibilidade de correr 42km com estas pernas, sem cair a meio para o lado.

Nesta altura já devia estar a correr mais km sem deitar a língua de fora logo no inicio (mas deito ainda nem chego aos 3km). Já devia estar com as pernas mais leves e mais ágeis (mas elas teimam em não obedecer e parecem muitas vezes dois troncos pesados). Já devia estar a correr mais rápido mas o relógio é raro descer e antes pelo contrário tem marcado tempos mais lentos e demorados. Já devia conseguir correr melhor mesmo com as temperaturas mais altas mas mesmo esperando pela hora fresca (o que é uma grande seca e condiciona tanta coisa nesta época de férias) a minha garganta fica seca nos primeiros 5 passos e a cara até ferve tal é o calor que tenho e sinto, para não falar que escorro água de tanto suor (não é mal cheiroso, vá lá menos mal).
Sei que desistir é para os fracos e neste caso até me sinto um bocadinho assim o que me deixa irritada e triste comigo própria, mas correr o risco de ter uma lesão só porque sou teimosa também não me parece muito sensato. Correr só para provar que aos 41 se conseguem fazer coisas que muitas de 20 não, também me parece muito parvo.Vou continuar a correr e a treinar, mas acho que para uma maratona que seja mais em tempo frio (quem sabe até não me inscrevo numa lá fora e mato dois coelhos numa cajadada só). Acho que nada melhor do que admitir os limites e esta é também uma das coisas que quero ensinar às Cs., nem sempre desistir é sinal de fraqueza, assumir que não somos capazes também é uma coisa forte que muitos não conseguem fazer.
Do próximo ano não passa, e por agora as corridas serão mais para continuar este percurso que tenho adorado (não que ainda adore correr), fazem-me sentir bem comigo própria, bem com o meu corpo e bem com a minha cabeça que fica tão mais leve no final de cada treino.
Para Todas as corajosas que vão fazer a Maratona de Outubro (eu ainda não estou mentalizada e tenho a certeza da minha desistência, pode ser que o meu corpo ainda esteja a adaptar-se a este tempo de Verão e eu consiga) muita força de vontade, muita coragem e pernas, eu estarei lá para dar força e aplaudir de pé.

Assim sendo e nada a ver...um dia na praia com as mais velhas, um final de tarde a correr. Dias de férias bons, cheios de muita água salgada, muita areia e muito sol. Dias cheios de histórias para contar (ontem foi o amigo novo que fizeram enquanto brincavam aos nadadores salvadores), cheios de mimo da mãe, cheios de comida (nem imaginam o que estas 3 devoram na praia, às vezes até penso que vão rebentar), cheios de tudo o que crianças têm direito em tempo de férias, em tempo de brincadeiras.














 Um pormenor que amei...as duas pediram tótós no cabelo e iam radiantes assim
Dois peixes que adoram água (é o máximo ver a Conchinha cada vez mais destemida no banho sempre atrás da Carlota muito confiante na irmã)


Túnicas: Acessorize 
Mochila: Mmi loves you
Fatos de banho: Suuim
Elásticos do cabelo: Chicamelancia




Hoje estou a pensar numa surpresa para o final do dia. Um piquenique no jardim, junto ao Rio Tejo a ver o pôr do sol. Coisas boas desta cidade Linda onde moramos.




15 comentários:

  1. Ana, pensa muito bem! Desistir da meta que tinha traçado para Outubro, não demostra ser fraca, mas sim uma grande mulher: admitir. Penso que este pensamento do Bob Marley é perfeito:

    "Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
    Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer."

    As fotos e C`s estão e são lindas. A foto das 3 está uma ternura: a felicidade. Continue, beijinhos.

    I.M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I.M.
      Eu fiz exactamente o mesmo que fez: desisti do que mais amava por não ter mais condições de sofrer! Sei bem como é! E não considero que seja fraca, mas sim forte, porque conheço os meus limites e não fiquei até me auto-destruir!!!!
      Seja feliz!

      Eliminar
  2. Olá, Costumo seguir o seu blogue. A Ana quer correr porquê? Porque agora toda a gente corre ? Porque emagrece ? Porque é moda? Há tanto desporto que se pode fazer , hoje em dia toda a gente quer ser maratonista mas simplesmente não somos todos iguais e secalhar a Ana ainda não encontrou um desporto que goste e não precisa de ser nada tão extenuante . O exercício físico fatigante para o comum dos mortais a médio longo prazo pode trazer más consequências . O ser humano não foi feito para correr distância tão longas de uma vez. Fazer desporto sim mas com
    Conta peso e medida. Desculpe a opinião e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr está na moda sim, mas se pensarmos foi uma moda que apareceu em altura de crise. Correr não custa o exagero de preços que pedem nos ginásios e depois que começa a fazer exercicio ao ar livre mesmo no Inverno passa a preferir a estar fechado entre quatro paredes. Depois de ter feito ginásio muitos anos, desde que fui mae este desporto foi o único que vi resultados em relação a perder peso. Como não gosto de correr inscrever-me em provas acaba por ser uma grande motivação e ajuda. Falo no meu caso mas tenho a certeza que muitos outros aconteceu igual ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. Ana, correr é grátis e é fantástico !!!!!! Mas corrida não tem de ser igual a extenuar o corpo, a sofrer , a querer fazer maratonas :)) caminhar em passo rápido e em determinada zona de frequência cardíaca é igualmente benéfico. Mas continua a dizer que não gosta de correr apenas que foi o exercício com que viu mais resultados na perca de peso . Eu compreendo mas acredite que na perca de peso mais de 80% é o que se leva ao estômago ;) beijinhos

      Eliminar
  3. Ana, bom dia!
    Será que pode fazer um post dedicado a praias? Vejo sempre praias tão lindas e com água tão azul e parece que não vivo no mesmo país que a Ana!
    Se lhe custa desistir da Maratona, é pq não está a tomar a decisão de ânimo leve, faça a meia, com tempo há-de chegar à Maratona.
    Beijinhos e bons passeios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço praia em váras praias da Costa da CAparica, basta variar e ir vendo quais as que gosta mais. As de S. joão tem parque pago, mas de vez em quando compensa, para o outro lado adoro as do fundo. Também sou fã do Guincho em dias bons sem vento e em troia tem da água mais transparente que já vi :)
      Grande beijinho ;)

      Eliminar
  4. Olá Ana, eu ODEIO correr, e acho que a sua motivação fantástica.
    Mas não tem de provar nada a ninguém. Tem de correr porque lhe faz bem, ou a ajuda a manter-se em forma e mais tonificada, ou a complementar as dietas, sei lá! porque lhe apetece, nunca por causa do que os outros vão achar!
    Acho muito consciente e sensato reconhecer que talvez não seja boa ideia e adiar!

    ResponderEliminar
  5. Eu não acho que seja fraqueza nenhuma, já acho muito bom ter reaprendido a comer e a manter uma rotina de correr, que não é fácil. Se não é agora, pode ser para o ano, não significa desistir, significa adiar por um tempo e até lá, vai correndo. Não temos de ser todos iguais! E acredite passar o Verão a "entreter" as suas filhas é o mais importante!
    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, há uns tempos fez um post sobre um site onde se pode vender e comprar livros. Seria possível dizer-me qual é? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é este que está a falar ;)
      https://www.facebook.com/groups/1831563757068964/?fref=ts

      Eliminar
  7. Ana

    o meu marido sempre correu e dava-lhe prazer correr (agora não o faz regularmente por causa das hérnias) mas sempre diz que acha um atentado para o corpo fazer os 42 Kgs.
    Tenho uns amigos que vão fazer uma maratona no sul de França em modo de estafeta. Assim, um faz os 21 e outro faz os restantes. Se calhar isso era uma boa solução para si!
    RB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLha que grande ideia :) Boa se não conseguir vou procurar parceira :)

      Bjs e adorei a ideia

      Eliminar
  8. Tenho quatro colegas que fizeram a de Milão assim.Em modo estafeta 😊

    ResponderEliminar
  9. A Ana é tudo menos fraca! Só o facto de ir sozinha com três reguilas para a praia. ..é a minha heroína! Eu só com uma já acho uma trabalheira! Bjs para si e para as reguilas giras!

    ResponderEliminar