sexta-feira, 12 de junho de 2015

Não foi por mal, mas...

Mas é por isso que estamos cá, atentos para ensinar e tentar mostrar aos nossos filhos o que é certo e errado, o que está bem e o que está mal. Cada vez mais temos de ser pais conscientes desta sociedade tão consumista tão cheia de armadilhas, temos de ter as antenas ligadas e temos de ter TEMPO para eles porque os perigos e as tentações estão cada vez mais à mão de semear e são tantos, mas tantos que confesso não me lembrar deste número tão elevado no meu tempo de criança e até mesmo adolescente.
Depois dos cromos, a C. grande anda fascinada com uns bonecos pequenos que nem sei bem o que fazem (mas já aqueles cromos horrorosos dos Invizimals demorei a perceber). Ontem alguém deixou uns tantos no pátio do colégio e ela resolveu que se estavam ali sem ninguém podia ficar com eles. Hoje de manhã quando me mostrou, achei que eram muito mais do que tinha visto há uns dias cá em casa e por isso perguntei como tinha tantos. Dois tinham sido dados pelos amigos da sala, os outros estavam no jardim e resolveu trazer. Até podem achar que não tem assim tanta importância, afinal são uns mini bonecos sem nada de especial, mas o facto de não ter ido entregar a quem estava a tomar conta no jardim, uma coisa que não era dela, deixou-me triste e ao mesmo tempo zangada. Perguntei se gostava de perder uma coisa que gostasse muito. Perguntei se não ficava triste ao saber que tinha perdido essa coisa e outro menino a tivesse levado para casa.
Ela chorou e disse que não. Apesar de no inicio ainda ter tentado arranjar desculpas para ficar com eles (aqui está a importância e o nosso papel de pais é fundamental) lá percebeu o mal que fez. Temos de conseguir explicar e passar os valores do certo e do errado. Não se tratou de ter roubado, mas ficar com uma coisa que não é nossa é feio e não posso permitir que o faça.
Hoje, quando chegou ao colégio teve de ir entregá-los. Morreu de vergonha e ainda chorou, fiquei à porta a ver e sei o que lhe custou. Custou a ela e custou-me a mim vê-la depois num canto sentada triste do que tinha feito, mas não tenho a menor dúvida que da próxima vez vai pensar duas vezes e vai entregar a um crescido o que não é dela.


Hoje foi uma coisa sem grande importância, mas no futuro pode ser algo mais grave e com outras consequencias, espero continuar alerta e atenta e espero poder ter grandes conversas com elas sobre o que devem e podem fazer. Espero que confiem em mim para desabafos, espero que percebam que têm na mãe uma pessoa que estará sempre pronta a ajudar e a quem podem vir pedir conselhos. Espero ser "sábia" o suficiente para o fazer.


os causadores da C. grande ter ficado tão contente por ter muitos


Desejosa que chegue a hora de a ir buscar e vou enchê-la de beijinhos e muitos mimos, porque o que fez hoje ja foi um inicio da sua boa formação.



6 comentários:

  1. Adoro ler tudo o que escreve!
    Parabéns pela atitude! Mais tarde ela vai reconhecer e agradecer os princípios que a mãe e o pai lhe estão a passar... Mesmo que agora, tão pequenina, que triste!

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olhem os Abatones, é a loucura! É um bom princípio Ana e concordo, mas a C também tem a sua razão pois diz o ditado que "achado não é roubado".

    ResponderEliminar
  3. Ela portou-se à altura! Uma grande lição! Faço ideia de como te sentis-te ao ve-la naquele triste cantinho... Até o meu coração ficou apertado ao ver! Mas tem de ser... Temos de ser mães fortes para educar crianças! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. revi-me completamente....há uns tempos atrás o meu filho encontrou uma caderneta cheia de invizimals...uau...foi a loucura... de repente aparece-me em casa com o triplo dos cromos que tinha e tb lá veio com a conversa de que tinha encontrado, e que não sabia de quem era, mas que podia ser de um amigo pq "achava" que ele tinha perdido a caderneta. Mas n tinha a certeza!!(n tinha nome) ...Ainda mais fula fiquei...Liguei para casa dessa mãe a perguntar se o filho tinha perdido a caderneta e Bingo!!! A sensação de achar que aquela mãe possa pensar que o nosso filho roubou, é horrível. Na idade deles claro que a intenção n é essa...mas como a Ana diz, amanhã pode ser outra coisa. Só sei é que o miúdo ficou todo feliz..e para o meu filho que a lição ficou. ficou até pq na semana seguinte foi ele que se esqueceu da caderneta na escola e aí percebeu a importância de identificarmos o que é nosso e a importância das pessoas serem sérias e entregarem a um adulto o q encontram. Ficou a saber que pode haver um menino triste á procura do seu brinquedo. Esta lição já vai ensinando á irmã :) :)

    ResponderEliminar
  5. Passei exactamente pelo mesmo com os ditos cromos dos Invizimals... O meu encontrou imensos no recreio e achou que podia ficar com eles. Choradeira gigante, mas dever cumprido. Custa-nos ainda mais do que a eles (acho eu), mas daqui a uns tempos vemos os frutos ;).

    ResponderEliminar
  6. Já me aconteceu e tive a mesma atitude. Devem aprender desde cedo esses valores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar