quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A minha filha vê bem e os vossos filhos?

Hoje gostava de vos falar sobre a importância do rastreio oftalmológico, uma vez que fiz há poucos dias a primeira consulta com a Carlota.
Quando fez 4 anos o pediatra já me tinha dito que era a altura para marcar, mas a verdade é que só agora fui com ela. Muitas vezes achamos que os nossos filhos vêem bem e em alguns casos, que até conheço, as surpresas más têm sido algumas. Fui alertada para alguns indícios que nós pais devemos estar atentos e não só nós, como os professores na escola que os acompanham durante o dia, pois é muitas vezes lá que surgem os primeiros sinais de que podem precisar de usar óculos. Por exemplo, terem muitas vezes os olhos encarnados, com lágrimas e irritados, franzirem sempre a testa para verem ao longe, terem constantemente dores de cabeça, verem a televisão muito  perto e a falta de concentração quando é suposto estarem atentos, são alguns indícios importantes.
Com a Carlota estava tudo bem, mas para as crianças que necessitam usar óculos, a variedade deles giros, coloridos e à prova de mãos com tendência para a asneira, já é enorme e isso ajuda, principalmente, nos primeiros dias quando estão mais sensíveis e com vergonha dos amigos.

É fundamental a realização do rastreio oftalmológico assim que as crianças conseguem colaborar na realização dos testes, pois pode ser a principal causa de sucesso no tratamento por ser diagnosticado o problema, a tempo e a horas.



Post feito em parceria com os Hospitais Lusíadas


Já fizeram o rastreio aos vossos filhos? Com que idade os levaram?

11 comentários:

  1. É importante fazer o primeiro rastreio mas também perceber que o facto de uma criança ver bem aos 4/5 anos não implica que não veja mal aos 6/7.
    No caso da minha filha mais velha foi o que aconteceu,fez o rastreio aos 5 anos e estava tudo bem . Quando entrou no 1º ano começou a queixar-se que não via para o quadro e na nova consulta já lhe diagnosticaram miopia.

    Com a mais nova também fiz o primeiro rastreio, também estava tudo bem, mas sei que há uma probabilidade de nesta fase (tem 6 anos) poder acontecer a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  2. A minha filha ainda é pequenina mas, assim que possível consulto um oftalmologista. Eu, o pai e os avós usamos óculos e, alguns de nós desde crianças. Para já ela parece ver bem mas, ainda tem apenas 20 meses e não dá para ter a certeza.
    De facto agora existem óculos giríssimos e eles ficam muito giros. No meu tempo já não era bem assim. :D

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz o rastreio ao meu filho quando ele tinha 3 anos e achei que era só mais uma consulta da praxe para comprovar que tudo estava bem.
    Foi um grande balde de água fria quando apesar de não ter quaisquer indícios, os tais primeiros sinais, o médico disse que ele tinha um problema e deveria começar a usar óculos de imediato para corrigir.
    Passado o choque inicial e até a culpa, mas como é que eu não vi e não dei por nada?...o médico tranquilizou-me e disse que realmente só no exame iria ser detectado...o meu filho começou a usar óculos e corrigiu grande parte do problema, logo nos primeiros meses.
    Hoje com 6 anos ainda usa mas a graduação é mínima e tenho esperança que um dia já não precise de usar.
    Por isso recomendo vivamente o rastreio o mais cedo possível! Aos 3 anos eles já colaboram no exame.
    Afinal as reacções ao novo visual foram absolutamente normais por parte dos coleguinhas da creche, apenas uma curiosidade em querer mexer no novo acessório. Já as reacções dos adultos deixaram muito a desejar...ficava muito magoada com os comentários do género: "Oh coitadinho! Usa óculos!
    Deu-me muita vontade de bater em algumas pessoas...são apenas uns óculos mal seria se fosse uma doença grave...

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Na escola da minha fazem a partir de 1 ano e a Teresa usa óculos desde dos dois anos e não havia quaisquer indícios até porque não há casos na família. No caso dela se só tivéssemos feito aos 4 teria sido tarde demais para uma possível correcção.

      Eliminar
    2. Na escola da minha fazem a partir de 1 ano e a Teresa usa óculos desde dos dois anos e não havia quaisquer indícios até porque não há casos na família. No caso dela se só tivéssemos feito aos 4 teria sido tarde demais para uma possível correcção.

      Eliminar
  5. Já fui com a Alice. Ainda tem 4 anos mas como há casos de doenças oftalmológicas na família foi aconselhada a ir mais cedo e felizmente por agora está tudo óptimo :) mas vai ter de voltar aos 6. Temos de estar atentos a todos esses primeiros sinais muitos dos problemas se forem detectados cedo são mais facilmente a corrigidos.
    Super engraçada essa foto da Carlota!

    ResponderEliminar
  6. Eu fui com o meu filho antes dos 4 anos, a conselho do meu oftalmologista, porque existem diversas doenças oftalmológicas, tanto na minha família, como na do pai. Saiu de lá com diagnóstico de miopia e astigmatismo... Nunca ninguém tinha notado nada, ele não franzia a testa a ver televisão, nem a pintar... Agora tem de ser visto pelo oftalmologista dele de 6 em 6 meses...

    Sandra

    ResponderEliminar
  7. Fui hoje ao oftalmologista a pedido do pediatra com o meu bebé de 16 meses, está tudo bem mas a vigiar.

    ResponderEliminar
  8. Já tenho marcado o rastreio! A indicação que tenho é mesmo aos 3 anos deve ser feito o primeiro rastreio, quando não há indícios antes, claro.

    ResponderEliminar