segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Donas de casa desesperadas...

Hoje foi exactamente o que senti, ao ficar em casa com as três Cs. Uma dona de casa desesperada. Não uma daquelas, da serie que adorava, sempre impecáveis, cheias de pinta e histórias para contar. Foi mais uma daquelas de cabelos no ar e desgrenhados, sem mãos para fazer tudo o que era preciso fazer. Míudas acordadas, pequeno almoço tomado, ainda a 5, tudo fantástico e perfeito, o pior começou mal o H. fechou a porta até a hora que voltou, ao final do dia. Entre choros, birras, quedas, asneiras, desenhos, brincadeiras, fraldas sujas, outras muito, mas muito sujas, tão sujas que até eu fiquei com restos, almoço, lanche, não sesta, televisão e jogos, houve de tudo um pouco. Até parece que foi fácil e divertido, não parece?

as Cs. que se adoram...


 Pois foi e não foi. Foi, quando as coisas estavam sob controlo, não foi quando tinha a mini C. a chorar, a C. pequenina a cair da cadeira e a berrar, e a C. grande sem saber muito bem a quem socorrer, afinal 4 anos não dão, propriamente uma experiência de vida assim tão grande.
Tudo estava mais ou menos planeado, miúdas vestidas, casa arrumada, mini C. sem fome e um passeio pelo jardim. Qual passeio, eram duas da tarde quando consegui tomar um banho. Um duche com uma espectadora atenta, mas que me soube por um de espuma bem relaxante. Até creme consegui pôr, coisa rara por estes dias. Eram 15h e dei conta que ainda não tinha almoçado, pois o almoço delas, pensado para que fosse um momento bem zen e de miúdas felizes, foi feito à conta ou seja só mesmo para elas. Sopa, salsichas, ovo mexido e arroz é dos pratos que as deixa com um dos maiores sorrisos que conheço. Adoram. Após várias tentativas de arrumação da casa, o melhor que consegui foi a sala fantástica por apenas 15 minutos, se tanto, desisti. Não consigo entender porque razão não ficam a brincar no quarto e têm de trazer tudo o que conseguem para a sala. Já tentei e ainda não desisti, que brinquedos e tralhas são no quarto, a sala é só para os desenhos e alguns livros e sim para que os grandes se sintam bem. Mas confesso, ao fim de muitas tentativas e alguns ralhetes, fiquei rendida. Façam o que quiserem, no final do dia arrumam tudo, ai arrumaram, arrumaram. Pode ser que assim comecem a perceber que custa e não voltem a trazer tanta coisa.

houve de tudo um pouco...aqui o resumo possível em fotos


As duas entendem-se bem, brincam e alinham em tudo o que uma e a outra tentam fazer. Se a hora é de brincar com bebes, as duas vestem e despem vezes sem conta. Se a hora é do conto, a C. grande faz de professora e obriga a C. pequenina a ficar sentada a ouvir. Se lhes apetece desenhar, lá vão as duas cheias de lápis tentar ser o Picasso. Se corre sempre bem? Nem pensar, basta quererem as duas a mesma coisa e lá sai chapada e pontapé. Nisto, anda a mãe, que nem uma barata tonta. a ver o que consegue fazer. Não tem sido fácil castigar e chamar a atenção da C. grande, que não sei bem se está a precisar urgente do colégio e das regras e rotinas escolares, se está a ter um ataque de ciúmes tardio, mas que anda difícil e complicada, anda e muito. Por vezes leva-me ao desespero.
Desesperada fiquei quando, num dos bocadinhos que as duas estavam em silêncio, e a casa parecia vazia e adormecida, chamei a C. pequenina e esta não respondeu. Claro que não podia ter fugido dali, mas bastaram aqueles segundos que chamei e não respondeu para o meu coração disparar. Silêncio em casa com duas miúdas, normalmente mexidas = asneira na certa. Encontrei-a caladinha, com a sua cara mais safada, a brincar e a tirar as fraldas todas da irmã para o chão. Noutra vez, a brincar com as tomadas (muito importante comprarem as protecções que existem no Ikea, assim podemos ficar muito mais descansadas e não morrer de susto se as apanhamos com a "mão na massa", como se costuma dizer).
Conclusão, passei o dia de um lado para outro, a tentar fazer o melhor que conseguia para ter duas crianças entretidas em casa, e uma bebé sem chorar e a dormir. Entre mãe quero isto, mãe a C. fez-me aquilo, mãe colo, mãe, comida, mãe cocó, mãe, mãe, mãe, foi, hoje, a palavra mais usada e a que mais ouvi. E uma delas ainda não fala.
Fechar os olhos a algumas das coisas que mais odeio, ter uma paciência de santa (coisa que estou a começar a ser, porque diabo tinha mais a ver comigo), alinhar em algumas das brincadeiras foi o truque e o segredo.

um dos almoços preferidos e do mais fácil que há, nem 10 minutos demorou (arroz e sopa já feitos ajudaram ao tempo record)



também nos divertimos as 4...

Mas aposto que o mais giro foi mesmo quando o pai chegou...

sempre na palhaçada como elas gostam, mesmo que seja no chão...



No final do dia, mal o H. chegou e dei de mamar à Caetana, equipei-me e lá fui eu sozinha, para a minha obrigação. A corrida do dia, que desta vez até me soube muito bem. Ufa, estar uma hora sem ouvir, mãe, mãe, mãe foi o melhor remédio para mais uma dose de paciência e ideias, porque esta semana vai ser toda assim just me & Cs. A corrida já vai nos 33 minutos e uma passada mais rápida, os kilos vão nos 72kg, ah pois é, já lá vão quase dois kg em apenas uma semana. Eu chego lá...


Com tantas aventuras um dia escrevo um livro, para já escrevo o blog e estes posts que elas vão adorar ler!



ps -  Ontem o dia não podia ter acabado melhor. Um programa em família, com um barbecue mesmo ao pé do mar. Esta é mais uma das óptimas ideias do grupo Hoteis Real. Aposto que já ouviram falar dos maravilhosos brunch, de domingo no Villa Itália, mas e nos barbecue? Jantar com a família, os amigos, o namorado ou com o marido, num ambiente romântico, cheio de coisas boas, um serviço top, do mais simpático que há, a ver as estrelas e a ouvir o mar, é o programa ideal para finalizar o fim de semana e pensar que, assim sim, a semana vai começar, maravilhosamente, bem. Nós fomos os cinco e adorámos, nem o vento daqueles lados, estragou o programa, para isso bastou não esquecer as camisolas. O verdadeiro Barbecue Cool Party, com música do melhor, onde até as Cs. dançaram.
Já sabem, aproveitem, que o Verão ainda vai continuar e jantares assim no Inverno vamos querer e não poder! Se ficaram curiosos, vejam mais informações aqui.

um final de tarde "romântico"...a 5, num hotel que adoro 



pss - Estar um dia em casa, sempre de antenas ligadas, fez-me ouvir conversas e palavras que me fizeram chorar a rir. A C. pequenina é uma trapalhona e falar não é lá muito com ela, mas as palavras trocadas da C. grande deram-me para registar, valeu a pena e tenho de continuar a fazê-lo, ora vejam:
cacepete -  capacete
mitilik - minimilk
hepticolero - helicóptero
caramão - camarão
manica - máquina


Uma boa semana para Todos, que a minha vai ser assim, assim, com altos e baixos, aposto.



Vejam Cacomae no facebook AQUI e no Instagram AQUI



11 comentários:

  1. Aonde já vi isto!!! As minhas tem praticamente as mesmas idades e realmente e muito exigente. A minha filha do meio chorava quando eu dava de mamar a pequenina era um filme! Agora passados 4 meses trepa para cima de nos!!! Mas com paciencia e muito amor tudo se faz! :) Beijos

    ResponderEliminar
  2. conseguiu me fazer rir... muito... Lindo!

    ResponderEliminar
  3. Ana, há um parque óptimo ao pé de minha casa e que é um dos meus refúgios. é ao lado do Careca. Não têm por onde fugir e andam entretidos. beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Ana, foi impossível não me rever neste post. Absolutamente fantástico por espelhar tão bem os meus dias neste último mês e meio.Não tenho 3, tenho dois e já desespero, imagino com 3! Estou igualmente a passar uma altura mais complicada com a minha filha mais velha de 3anos. Por causa dos ciúmes do irmão bebé, faz birras que só me apetecesse esconder, desaparecer...Quanto aos treinos: Parabéns!Está no bom caminho! Eu estou a ficar para trás.. :(

    ResponderEliminar
  5. O que eu já me ri com este post Ana! Hilariante!
    E pelo que vejo vais ter uma semana bem preenchida ;-))) Aguardo as cenas dos próximos episódios!
    Beijinhos e muuuuuita paciência (hoje por aqui também roçou o limite!)

    ResponderEliminar
  6. Excelente a dica do barbecue em familia.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. E eu ainda me queixo com as minhas duas Ms :)

    O mais encantado é que mesmo nos dias mais atribulados, retiramos sempre a melhor parte ;)

    ResponderEliminar
  8. Hilariante :D Adorei.Espero que a semana esteja a correr bem. Bjs

    ResponderEliminar
  9. LOLOL!!! Linda descrição Ana. Mesmo com menos uma...., onde é que eu já vi isto...??!! ;)) Beijos mil super mãe!

    ResponderEliminar
  10. me encantan las fotos en el espejo de los 4

    ResponderEliminar