domingo, 16 de setembro de 2012

...os menus da semana

Chega o fim de semana e vamos começar a pensar nos menus da semana. A partir de agora vamos ter, só jantares e os almoços que levo para o escritório, porque as miúdas finalmente já iniciaram o colégio a tempo inteiro. Tudo bem pensado, restos e sobras dos jantares são boas soluções para poupar tostões e fazer refeições mais saudáveis. Cada vez mais, nas empresas a hora de almoço virou convívio do tupperware e nem o sexo masculino fica de fora, porque os tempos mesmo antes da chamada crise, já não eram para esbanjar. Claro que falo no meu caso, mas muito sinceramente, no da maior parte da minha geração, cujos ordenados já não são com números altos como os que desejávamos e para os quais andámos a estudar anos.

No problem, porque à parte da razão principal, adoro as conversas que temos, as risadas que damos e as histórias que partilhamos, porque, já aqui disse uma vez e repito , tenho imensa sorte com o sitio onde trabalho e com as pessoas com quem tenho de lidar todos os dias. Só isso vale muito.

Com miúdas pequenas as ideias variam mas não por aí além, porque a trabalhar a disponibilidade também não é para grandes pratos elaborados, aqui vão as minhas sugestões desta semana e as que vão ser cozinhadas para as próximas refeições por aqui.

Muitas destas ideias foram tiradas da  revista do Pingo doce, a quem dou os parabéns quer pelo aspecto quer pelas sugestões que lá estão. Vou passar a ser uma seguidora...

Segunda feira:
Almoço mãe:  rolo de carne com salada de tomate

Jantar família: sopa de legumes
                    hamburguer gourmet com arroz branco e tomate
                    fruta


Terça feira: 
Almoço mãe: Couscous de legumes e hamburguer gourmet

Jantar família: sopa de legumes
                     couscous de legumes e filetes de peixe
                     fruta

Quarta feira:
Almoço mãe: Filetes de peixe e salada mista

Jantar família: sopa de legumes variados
                    empada grande de frango com arroz
                    fruta

Quinta feira:
Almoço mãe: empada de frango com tomate e queijo mozzarela

Jantar família: canja de galinha
                     fruta
                   
                 
Sexta feira:
Almoço mãe: folhado de salmão com salada

Jantar família: sopa de legumes
                     massa de salmão
                     gelado

notas: 

  • a C. pequenina tem sempre sopa de carne ou peixe, fruta e muitas vezes come um bocadinho do que os grandes estão a jantar e adora. É raro fazer caretas, é raro dizer que não (por acaso até agora o que menos gosta é batata cozida), mas acredito que esta semana as suas ementas também sofram alteração depois da consulta dos 9 meses.
  • sopa e fruta tem sempre de haver quando existem crianças em casa, mas de vez em quando um miminho também existe e o gelado é o convidado mais assiduo.
  • esta semana vou (re)começar, a "dieta", que consiste em comer apenas sopa ou salada ao jantar. A ver se é desta!


ideias que fazem as delicias cá em casa, e mesmo que não façam têm de comer



E por vossas casas como fazem? Aceito sugestões de pratos diferentes que façam as delicias dos vossos miudos e graúdos!


pss - ...ontem foi dia de fazer pandam, foi dia de cambalhotas ao final da tarde, depois de mais um dia fantástico de praia com os amigos e com os filhos dos amigos que também já são amigos...
A marca Pepita apostou mais uma vez nos conjuntos mãe e filhas e a loja Fantasylandstore já não deixa as suas clientes mães, sem kits iguais para as mais pequenas. Um dois em um de miminhos, para ver grandes e pequenas felizes. Um sucesso.


in the mood for blue and matchy-matchy, esta camisa Pepita das minhas preferidas, na Fantasylandstore


pss - ...uma coisa que para mim bébés meninas, de Verão ou Inverno, têm em comum é o uso de toucas. Adoro em qualquer estação. Um pormenor que faz a diferença, um toque final em qualquer kit, prático ou mais chique. Na praia ou à porta do colégio as nossas bébes brilham ainda mais com as suas toucas queridas.

E para a próxima estação do que vi, amei estas que ainda vou comprar para a C. pequenina usar.

1 - touca cor de rosa C and F newborns 2 -  touca branca com fita azul Tic Tac babies 3 - várias Loja Borboleta 4 -  touca DOT

as
toucas para meninas e meninos também, na Claras em Castelo


nota: para quem não sabe, as toucas de inverno  ou são de lã ou são forradas com uma espécie de flanela muito quentinha para que os nossos bébes não passem frio



psss - ... impossível resistir aos pijamas e camisas de noite da nova colecção, da Zara home para as meninas. Espreitem também os pijamas do Continente, onde costumam ter uns bens giros e apetitosos. É aí compro muitos dos pijamas das Cs.

sweet dreams, by Zara Home




Boa semana a todos e não se esqueçam do presente Limetree aqui. Quem quer ganhar tem até terça para fazer o comentário nesta foto aqui e pedir a todos para fazer like.


Vejam Cacomae no facebook AQUI e no Pinterest AQUI

13 comentários:

  1. Excelentes dicas de cozinha*

    http://at-home-ideas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. As ementas aqui de casa durante a semana são tãaaao básicas... sem marido em casa, só eu é que janto, vai daí e como só sopa e arranjo qualquer coisa pro almoço. Agora que a C. já fez 1ano vai começar a introduzir o 2º prato, o que nao tem sido fácil dada a resistência da miúda aos sólidos, mas obriga-me a fazer sempre alguma coisa para que aos poucos ela se habitue... Sugestões de ementas são uma maravilha pra mim! ;))

    Boa semana e um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Com o início do ano lectivo há sempre muita burocracia para tratar e aulas para preparar e até entrar no ritmo ajuda muito ter comida feita! Para andar mais descansada faço comida em doses industriais para congelar por doses individuais (desde quiches, assados no forno, salteados no wok, salada russa), à noite tiro do congelador e de manhã é só guardar no saco térmico. Para além de ser económico é muito mais saudável! Não sou frequentadora do Pingo Doce mas as ideias pareceram-me deliciosas! A revista é semanal?
    Bom regresso ao trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Definitivamente abriste-me o apetite!!! :P

    (A Gigi ficou in love com esse pijama da Zara Home no outro dia quando o vimos na loja!)


    Beijosssss

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas sugestoes de refeicoes! As vezes é dificil encontrar ideias de comida que agradem a miudos e graudos. Estes menus dao imenso jeito. Rita

    ResponderEliminar
  7. Há meses que penso em fazer um plano semanal mas ate à data... Zero! O continente tem um pijama lindo q comprei para ter no saco da C. Com saquinho e tudo para estar sempre arrumadinho, um amor e custa... 12€!!

    Mafalda Cardoso

    ResponderEliminar
  8. E de repente fiquei com vontade em organizar os menus cá em casa, por semana. A parte chata de ter que cozinhar passa , na maioria dos casos, por pensar no que vou cozinhar! Gostei ;) beijinhos e bom apetite :)

    ResponderEliminar
  9. Muito Obrigada por este post, Ana! :)

    Um grande beijinho, Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Menu da minha semana (Jantar):

    Todos os dias Sopa e fruta excepto à sexta-feira que há sobremesa doce...

    2ª Feira:
    Frango estufado com cenourinhas e corgete + Arroz branco

    3ªfeira:
    Dourada assada no forno com batatinhas + legumes cozidos

    4ªfeira:
    Lasanha de espinafres e requeijão + salada de tomate

    5ªfeira:
    Bifes de perú grelhados + arroz de tomate

    6ªfeira
    Lombos de pescada estufados com molho de ovo + arroz branco + salada

    Bom apetite :)

    ResponderEliminar
  11. Mais um post super útil... também queria pensar nos menus lá de casa semanalmente. A intenção é sempre boa... mas pôr em prática é que é mais dificil!

    E agora as toucas!!! São de se comer.
    As minhas usaram toucas sempre e até tardissimo!
    Lembro-me de a minha filha mais velha ir de vestido e de touca, para o batizado da irmã mais nova... tinha 2 anos e meio!!! Na loja ficaram a olhar para mim, quando pedi para fazer uma touca daquele tamanho, mas ela ía mesmo querida!
    A Touca cor-de-rosa, tipo aviador, só me faz lembrar as minhas filhas pequeninas, porque eu tinha uma... a diferença é que os laços não era em fita, mas em lã, também! O máximo.
    Beijinhos Ana.
    Joana Delicado

    ResponderEliminar
  12. Faço sempre ementas semanais, que me facilitam imenso a vida e que permitem refeições mais equilibradas. Deixo alguns exemplos. Esta semana estive de folga (com os filhos de férias com a Avó) mas para a semana já regressamos às ementas. http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/01/sugestao-de-ementas-semanais.html / http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2015/06/ementa-semanal_29.html / http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2015/05/ementa-semanal_25.html

    ResponderEliminar