segunda-feira, 10 de setembro de 2012

...ser mãe nos dias de hoje


Hoje fiquei curiosa! Como fazem as mães que não têm grandes ajudas, e são elas e os pais com horários normais de trabalho, para irem buscar os filhos ao colégio?

Nesta fase de habituação dos miúdos aos novos colégios, os horários são ainda mais complicados, uma hora por dia durante uma semana no colégio da C. grande e a C. pequenina vai ficar a partir de amanhã até às 16.00h  por isso penso:
- se não fosse o H. que está com disponibilidade para ajudar e a "bábá" da C. pequenina, o que seria de mim? Como fazem as famílias sem ajuda? Pagar empregadas ou babyssitings todos os dias mais 2 ou 3 horas é mais um ordenado, não é para todos. As avós de hoje nem todas tem a disponibilidade das avós do nosso tempo. A maior parte trabalha e tem a sua rotina. Ajudar de vez em quando é possível mas todos os dias é impensável.

Ser um mãe ocupada e com trabalho nos dias de hoje é um luxo sim, mas confesso que bom seria poder ser uma mãe com horário flexível, trabalhar em casa ou melhor ainda poder estar 100% disponível para estas tarefas de chauffer que adoro, para os horários escolares dos novos tempos, que podem ser óptimos para as crianças, mas péssimos para as mães, para brincar com eles à tarde no jardim nos dias bons, fazer os trabalhos e dar os banhos a horas decentes. Adorava, mas não posso por isso vamos lá arranjar método e novas rotinas que desta forma não está a resultar.

Isto tudo para dizer que o blog nem por sombras vai acabar, mas nos dias maus, nos dias que o cansaço for maior que a vontade, nos dias que a dor de cabeça mandar mais, este será o último da lista e por isso poderá não ter o seu tempo de antena e o post do dia anterior se manter por aqui.



Hoje lá foi a C.grande para o seu primeiro dia de colégio novo. Um colégio enorme que mal lá entrou ficou tão assustada que não queria largar a perna do pai. Ficou com a professora, que tem o nome da tia e por isso passou a ser tia C, também, mas não pensem que foi recebida cheia de mimos e atenções especiais como fazem nas escolas portuguesas. Teve atenção sim, mas a mínima e indispensável.
Força C. vais ver que para a semana tudo vai ser mais fácil e já vais estar a gostar.

o 1º dia da C. grande foi demais...


Ser mãe é assim, ver os filhos largados mesmo que pequeninos e a safarem-se como gente grande para conseguirem ultrapassar mais uma fase das suas ainda curtas vidas e no final do dia estar cá para os receber com muito carinho e muitos miminhos, porque aqui não há competição e são mesmo o centro de todas as atenções...

...as atenções ao final do dia são a dobrar porque elas merecem
foto by Baby Face


Olha, olha o que chegou à Fantasylandstore....as roupas para as mais pequenas da Pepita Perez...um must have desta estação. E o melhor...não são só para as pequenas, as mães podem ter igual.

Hoje um cheirinho do que aí vem...esta túnica de xadrez é linda e ficou ainda mais gira vestida. Quem quer fazer pandam?

esta tunica e outras na loja Fantasylandstore...must see


Uma óptima semana para todos.

Vejam Cacomae no facebook AQUI e no Pinterest AQUI

20 comentários:

  1. Olá Ana! A minha filha vai ingressar no 1º ciclo, o que implica além dos horários da escola e das atividades, algum tempo disponível para estudar com ela.Acresce ainda os jantares, os banhos, a brincadeira e o deitar cedo...e ainda tenho um bébé! Não sei muito bem como vai ser, mas não será fácil. E como a Ana tenho ainda a ajuda do P. que tem um horário fléxivel. É preciso muito amor.
    Ana, onde poss arranjar uma mochila igual a essa?

    Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CRis...muito amor e muita paciencia e muita vontade de chegar a horas a tudo...lol

      A mochila é do El Corte Ingles
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nós somos um desses exemplos... não é fácil mas a necessidade aguça o engenho ;-)
    Por isso é que optei por me tornar free lancer e mãe a tempo inteiro porque há coisas que o dinheiro não paga e quando não se tem ajudas por perto (como nós) há que equacionar muitos aspectos em prol da nossa qualidade de vida e sanidade mental!
    A nossa vida é feita a três desde que a R nasceu. Onde vai um vão todos e se ela não pode ir fica comigo ou com o papá. Não há avós por perto para ajudar e não imagino a minha filha aos cuidados de uma ama (sou muito galinha!). Cinema, jantares, anos de casados, é tudo a três! O primeiro ano foi caótico, foi uma reorganização constante mas depois tudo entrou nos eixos e já nem conseguimos imaginar a vida de outra forma! é tudo uma questão de hábito ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è verdade quando se quer tudo se consegue, mesmo que custe mais um bocadinho... e os filhos sãpo mesmo o melhor que há :))

      Beijinho

      Eliminar
  3. Ana, quem já não pensou nisso? se mesmo com ajudas, é difícil fazer tantos malabarismos, não quero pensar como seria ter tudo ás costas... Acho que é óbvio que o melhor é poder acompanhá-los, mas o lado prático da vida não o permite. Temos de agradecer o que temos, antes de mais...

    Quanto á C. grande, coragem e muitos mimos neste período de adaptação. Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho Sofia e obrigada:))
      E a verdade é que temos de agradecer mesmo...

      Eliminar
  4. É realmente muito complicado! E eu, durante a semana só posso contar comigo! Os meus pais ajudam, mas ainda são pessoas activas. O T. só está em casa ao fim de semana... Confesso que muitas vezes é complicado, ainda pra mais agora que a Carlota faz 1 ano (amanhã) e bye bye horário reduzido... Mas as mães vão buscar forças a lugares que desconheçemos, certo! ;)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e sem horario reduzido custa...mas depois os beijinhos delas animam qualquer desanimada :))
      Beijinhos e amanhã mando os parabéns, porque antes nao dá:))

      Eliminar
  5. é complicado mesmo... com 2 filhas em colégios diferentes.... sir ás 18h e chegar ás 19h a casa... Tratar de tudo e tentar metê-las na cama entre a 21h / 21h30 faz-nos correr contra o relógio! Mas no fundo "não cansa"! Porque são o melhor que temos e não o trocava por nada deste mundo!! bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana..concordo,com tudo o que escreveu. Eu tambem tenho uma filhota e só sou eu e o R., e tem dias que acabamos o dia, e ainda nos perguntamos, como é que conseguimos?! mas são os nosssos filhotes, que nos dão força para tudo, com um simples sorriso, apaga todo o cansaço:)Ana, continuo a seguir o seu blog, nao diarimante, como gostaria, mas lá está, não dá para tudo, e continua sempre com comentários e artigos fantásticos. Parabéns!Onde podemos comprar a mochila que esta no post de hoje? É LINDA e seria ideal para a CONSTANÇA. um beijinho Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia, a mochila comprei no El Corte Ingles mas na altura nao havia mais, passe por lá pode ser que tenham vindo...
      Beijinho à Constança da C.

      Eliminar
  7. Meeeee and my little M. queremos muito fazer "pandam" com esta túnica!!!! Eu sou uma sortuda porque tenho um horário super super e posso ir buscar my little M. cedinho e ainda fazer montes de coisas!!!! ;) bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOlol...esta tunica é linda, alias são todas as que lá estão...vale a pena passar por lá antes que acabem :)))
      Beijinho

      Eliminar
  8. ahahahaa...para já naõ deixo mesmo ;))

    Beijinhos e adorava dormir a sesta também

    ResponderEliminar
  9. Bem vinda ao mundo real onde as pessoas têm que trabalhar para viver. Eu explico-lhe. É simples. Essas pessoas nao têm os filhos em colégios e quando chega a altura de eles irem para a escola ficam o dia inteiro ate aos pais saíres. Com sorte há uma avó que os possa ir buscar mais cedo aos ATLs que é onde as crianças ficam depois de terminarem as escolas. E depois, essas mães correm para os ir buscar ou ao ATL ou a casa das avos, dão-lhes banho e jantar estoiradas e põem-nos na cama. Ate eles serem mais independentes nao sao anos fáceis, nao. Mas é assim a vida.

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana, nada fácil mesmo mas quando se tem boa vontade tudo se consegue. A vida é mesmo assim..Avós activos e sem tempo; Trabalho do pai 12 horas; eu que só rende verdadeiramente se trabalhar até tarde porque durante o dia as pessoas trabalham e não vão às consultas!!!
    Depois o colegio fecha as 19:30H oh meu Deus, será que chego a horas???? Liga à minha mãe (diz o marido) ok! ela vai lá!!! Boa!!!
    Liga a sogra:Joana esuqeceste-te do ovo!!! Oh meu Deus, peço ao paciente - são 10 minutinhos, obrigada volto já LOL.
    Ou então vai a minha mãe mas mora mais longe e ao fim do dia ir à outra ponta da cidade buscar a M e voltar tudo para trás, prefiro ter mais trabalho............
    Enfim, benvinda a mais uma semana louca cá em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Cá em casa sou só eu e o A. a tratar da Sara e do Rodrigo, sem ajudas de espécie alguma. Empregada? o dinheiro não chega. Ambos trabalhamos a 50 km de casa e os filhotes ficam na escola que é mesmo perto de casa, não os sujeitávamos a transitos e stress. Somos só nós sem familia por perto a ajudar, mas na verdade mesmo que tivesse era incapaz de sobrecarregar a familia, pois os filhos são uma responsabilidade dos pais, e só deles. a carreira? passei ao lado de uma brilhante carreira, é verdade porque saio às 5 horas para estar à porta da escola às 18,30. Chegamos a casa, meia hora de brincadeira com os 2 e depois é a corrida total com birras à mistura, teimosias para fazer trabalhos de casa, para tomar banho e para comer a sopa. às 21,30 os filhotes estão na cama e eu respiro contente, aliviada e feliz. É claro que os chefes e patrões jamais dariam uma oportunidade de carreia brlhante a uma mãe como eu. Esqueci-me apenas de referir que às vezes entro antes das 8 da manhã e é o pai que as leva à escola para eu poder estar disponivel depois das 5 e o pai continuar a trabalhar até às 20h e eles não precisarem de se levantar tão cedo. :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana,

    São cada vez mais raros os casos em que os pais podem ir buscar os filhos às 16:30h/17h. O habitual é as crianças terminarem as aulas e irem para o ATL até às 19h/19:30h onde depois vão os pais ou avós busca-los.
    Eu nunca quisemos que a C fosse para o colégio até aos 3 anos e pois isso fiquei com ela em casa, no entanto, quando ela tinha 16 meses surgiu a oportunidade de terminar o meu curso mas ao fim de 6 meses desisti. Todos os dias havia situações que me desagradavam (desde ter a fralda ensopada, estar completamente suja, chegar a casa e ter que lhe dar comer pois estava cheia de fome) e mesmo o comportamento da C alterou-se bastante e via a minha filha ter atitudes como bater-nos ou bater-se a ela própria.
    Tira-mo-la do colégio e só agora aos 3 anos e 4 meses foi para escola. Até a C estar no 9º ano optámos por eu ter apenas um par-time, assim terei mais tempo para a minha filha e poderei dar-lhe uma "melhor" assistência.
    Acredito que haja crianças para as quais a escola faz muita falta, mas a minha C está óptima, e quando fez os exames para entrar para a escolinha estava ao nível da outras crianças. Com três anos sabe todas as cores, os números, vogais, alfabeto, os animais, nome completo dela e dos papás, idade e fala correctamente, sempre a estimulámos e está perfeitamente integrada na sua turma e ao mesmo nível dos colegas.
    Beijinhos
    VD

    ResponderEliminar
  13. a questão é esta, dar o melhor que se pode com o que se tem. voltei passados anos fora e arranjei logo trabalho, sim uma sorte pelo que tenho visto, gosto do que faço, onde faço e acima de tudo o meu horário. pedi um horário reduzido e sem nenhuma hesitação foi aceite. preparo os meus coelhinhos de manhã, e o pai leva-os a pé para a creche. à tarde, saio cedo e vou-os buscar sempre antes das 17h... isso permite-me ir com eles ao jardim a pé todos os dias se puder e estarmos lá pelos menos umas 2h, entre saltos, corridas e simples conversas nos bancos do jardim, eu sinto que não perdi nada daquelas 7h que tiveram sem mim... já é tão triste perder outras coisas. por vezes não dá para ir ao jardim mas dá para ficarmos no terraço de casa a comer iogurte e bolachas. o pai tem um horário super fléxivel já que trabalha por conta própria na rua abaixo da nossa, vai e vem a pé. eu ando de eléctrico todos os dias. carro? esse fica arrumado na garagem quase sempre. não temos empregada nem babá, coisa que tínhamos nem há 1ano atrás, mas porque saímos de áfrica abdicamos delas... enfim, não é idílico, não é perfeito, tb eu me canso, eles fazem birras, choram, gritam, aborrecem-se muitas vezes, nós tentamos mas nem sempre dá para jantar juntos porque eu tenho que adiantar umas coisas, ele trabalha em casa muitas vezes de noite... e no entanto ao fim do mês consigo tratar de tudo e ter para pequenos luxos. não nadamos em dinheiro e com pena minha não vão para o colégio que eu queria, mas vão ter-nos a nós por perto. espero melhore, mas só mesmo financeiramente, porque de resto estamos bem! e por isso cada um de nós faz aquilo que gosta, com tempo, com vontade (os miúdos nem sempre... ;) e o mais importante é que o fazemos juntos.

    ResponderEliminar