terça-feira, 27 de outubro de 2015

A noite má sem chucha

Ontem, foi uma daquelas noites más que nós mães, pedimos para não ter. A Caetana deixou a chucha, durante o dia, no Verão, mas porque coincidiu com o largar das fraldas, achámos, que pelo menos à noite ,devia continuar a usar. O Verão acabou, já não usa fraldas e a chucha continua a ser o seu grande "vício" nocturno. Apesar, de muitas mães deixarem por tempo indeterminado o uso da chucha (atenção que não estou aqui a dizer que acho mal, até porque a chucha é um grande aliado, em muitas situações, de nós, mães), eu não gosto que elas usem mais do que a idade dos 2 anos, por causa da boca e dos dentes. De todas, a Caetana é quem mais se nota essa alteração e até o pediatra dela na última consulta, já tinha alertado para isso.
Como adora animais, a maneira que arranjei para ela deixar a chucha durante o dia, foi pedir para ela dar a um cãozinho que tinha filhos bebés, que precisavam e não tinham nenhuma. Como já diz que é crescida, não se importou. Todas as manhas, vem-me dar a mão para levar a chucha à porta. O teatro é tanto, que chego a abrir a porta e finjo dar ao cão. Ao final do dia, depois do jantar toda a cena se repete, vem ter comigo e pede para ir ver à porta se o cão já deixou a sua chucha. Abro a porta, apanho-a do chão, lavo-a e dou-lha. Para ela é aquele consolo e mimo da noite, por isso ter-me custado tanto, ontem, dizer-lhe que por se ter portado mal ao jantar (não comeu nem metade do que devia) o cão não ia trazer a sua chucha. Ainda por cima, com a chuva que caía lá fora, foi ainda mais fácil ela acreditar. Chorou, andou de um lado para o outro e custou a adormecer. Eram dez da noite e ainda andava pela sala, meio perdida de sono, mas coitadinha, sem conseguir dormir, porque faltava a chucha. Nestas coisas sou dura e não volto atrás. Tentei ir com ela para a cama umas 10 vezes, mas sem bons resultados. Peguei nela ao colo e viu os bonecos, mas nem assim a coisa foi lá. Acabou exausta no sofá e hoje eram 5:00h da manhã, já pedia a chucha. Não dei e por isso não conseguiu voltar a dormir. Foi péssimo e passei o dia zombie, mas para ela sei que foi ainda pior e hoje ainda vai custar mais. Cortei a chucha e vou mostrar que hoje o cão a trouxe estragada. Não sei como irá correr, mas sei que agora que comecei não vou voltar atrás. Nestas coisas, por muito que nos doa vê-los sofrer sei que é pelo seu bem.

Muito mimo e beijinhos para ela, que vai andar mais tristinha nos próximos dias.






Depois de uma noite destas fui incapaz de lhe dizer que não, quando pediu para levar o laço de lã "gigante" da Lemon Hair Lovers, na cabeça (depois até achei que ficou um amor, mas que podia ter escolhido um mais pequenino dos tantos que têm, podia)

Hoje todas de igual, com uma camisola gira, gira da Missanga


E por aí como fazem? Deixam a chucha de dia e de noite ao mesmo tempo? Voltam atrás?



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

37 comentários:

  1. confesso que o deixei até aos 2 anos e tal,mas como tinha mos uma cadela e ele largava a chuxa em todo lado e a cadela ia as apanhando ia avizando a proxima que a flor apanhar não compro mais e dorme sem xuxa e assim a largou um dia disse lhe já não há mais a flor roeu e ele dormiu sem xuxa,mas tinha o mómó que era uma fralda que andava sempre com ele se calhar ,não se recentiu tanto por isso

    ResponderEliminar
  2. Faz agora cerca de 1 mes que decidimos tambem tirar a chucha e de forma radical aos dois (gemeos com quase 3 anos). ainda usavam na sesta e de noite e quando decidimos tirar foi de vez, nada de chucha na sesta e nem de noite. Posso dizer que correu bem e eles adaptaram-se muito bem sem ela, só pedem quando estão contrariados e a fazer birra. Não voltámos atrás nem o vamos fazer, sabendo bem que em certas alturas seria um consolo para eles (e um bocadinho de paz para nós ) mas sou da opinião que voltar atrás seria muito pior. Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que todas as estratégias são válidas, e na qualidade de pai a espera de uma filha, leio com atenção todas as vossas experiências... Naturalmente que ir impondo condições faz parte e nós sofremos tanto ou mais que eles, mas é por uma boa causa.

    O Pai,
    http://soupaieagorablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu cá acho que o laço ficou lindo! :) E adoro vê-las assim todas de igual, que amorosas.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. A chucha da minha sobrinha ficou "esquecida" no café e quando deu por isso, a minha mãe viu um avião a passar e disse-lhe que uma senhora que estava no café tinha a chucha, mas que tinha ido viajar naquele avião.
    A pequena, de dois anos, não esteve para mais medidas. Próximo de nós estava um polícia de praia (isto aconteceu nas férias) e ela correu para ele, apontou para o avião e fez a denúncia do seu "roubo". O policia prometeu que ía tentar encontrar a senhora e trazer a chucha. Nos dias seguintes viu o policia e perguntou se tinha encontrado a senhora. No último dia de férias foi junto do polícia e disse-lhe que já não era bebé e que se encontrasse a senhora e a chucha, a entregasse a um bebé que não tivesse chucha!!! Só choramigou na primeira noite.
    Ainda hoje nos rimos com esta história.

    ResponderEliminar
  6. O meu mais velho deixou aos dois anos, deitou-a para o vão de escada e eu aproveitei e não fui buscá-la. Agora o mais novo nasceu com pé boto e vai dormir com os pés presos num aparelho até aos 4 anos, tem 19 meses e as noites são tão más que não sei se vou ter coragem de lhe acrescentar mais uma fonte de mal estar. Logo se vê! As suas meninas são umas princesas lindas Ana, parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Os meus deram ambos a chupeta ao pai natal quando tinham 2 anos, muito por causa do alerta da pediatra relativamente à dentição. A mais velha só usava para dormir, a primeira noite foi muito má, só chorava a pedir a petita, a petita.. mas não cedemos e a verdade é que só custou mesmo essa noite, a partir daí ficou bem.

    ResponderEliminar
  8. O meu está quase a fazer 2 anos (em dezembro) e também queria que ele deixa-se a chucha nessa altura mas vai nascer o mano, não sei se será boa ideia, mas também quanto mais tempo a mantiver pior será. Sou como a Ana, não gosto nada de chucha depois dos 2 anos e em miúdos grandes detesto ver! Manias! Mas o meu só usava de noite e ultimamente já pede com mais regularidade, mas tento distrai-lo ao máximo para ele não se lembrar. Na escola já sabe que não pode usar e nunca usa ou pede. Estas dicas de como deixar São sempre bem vindas!

    ResponderEliminar
  9. A minha mais velha (agora com 3 anos) deixou a chucha aos 20 meses, de noite e de dia ao mesmo tempo, por iniciativa da minha mãe. Eu e o meu marido fomos passar um fim-de-semana prolongado (3 dias) fora e quando voltámos já ela estava perfeitamente bem sem chucha. Pelo que sei chorou um bocadinho na primeira noite, mas foi mesmo só aí, nunca mais falou no assunto. Na altura fiquei chateada com a minha mãe por ter feito isto sem me avisar, mas hoje até agradeço. Com a mias nova (ainda tem 6 meses) vou tentar retirar a chucha cedo e provavelmente de noite e de dia ao mesmo tempo, mas tenho cá para mim que desta vez vai ser mais complicado, até porque é mais agarrada à chucha do que a irmã alguma vez foi.

    ResponderEliminar
  10. A minha filha tem 2 anos (feitos em Junho) e continua com a chucha. Na minha opinião, esta fase tem a ver com cada criança. Falei com a pediatra e ela diz que devem tirar aos 2 e falei com o dentista que diz que tirar a chucha aos 2 anos é um mito. Para ele até aos 4 anos não há qualquer problema. A partir daí, sim! Tenho uma filha com 4 anos e tirou a chucha de uma forma gradual e sem problemas. Tirou quando sentiu necessidade e foi aos 2 anos...tem a ver com cada criança. Era incapaz de as ver completamente desesperadas por causa da chucha. Boa sorte! Sofia

    ResponderEliminar
  11. Acabei de descobrir seu blog e estou COMPLETAMENTE APAIXONADA pelas fotos... aqui em Angola já está tarde e não conseguirei ler tudo agora mas ja está anotado como uma obrigação das boas para o final de semana...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois é, este post deu me o alerta que tenho de começar a apertar com a Carminho. Faz três no fim de Dezembro e também gostava que nessa altura ela já não usasse chucha mas não sei, vou ver como correm as coisas. A irmã só largou quando fez quatro anos mas acho que com a Carminho vai ser mais fácil. De qualquer das formas fiquei super curiosa com uma coisa Ana, se a Caetana dava a chucha ao cão durante o dia e só a recuperava a noite então não usava chucha para dormir a sesta? ... Bem isso já era meio caminho andado ;) um beijinho e noa sorte para as duas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, a maior parte das vezes sem, naqueles dias mais complicados chamava o cão para a trazer ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Pois, entendo:)
      De qualquer das formas, Parabéns à Caetana! É UMA CAMPEÃ!

      Eliminar
  13. Sensibilidade e bom senso costuma ajudar. Eu não aceito o que não entendo, por isso coloco-me no lugar das crianças. Se não entendem o timing que os pais escolhem para lhes tirarem a segurança que um dia lhes deram a conhecer, como podem aceitar?
    Tenho 3 filhos e o timing é o deles.
    Dá trabalho, muito trabalho, mostrar o caminho para que caminhem ao seu ritmo mas a segurança com que chegam ao fim, vale todo o nosso tempo investido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, acho que cada mãe faz como acha melhor para os seus filhos e terá as suas razões, acho que não há uma teoria e uma regra para este caso e entendo quem deixa usar mais tempo.

      Eliminar
  14. A que horas se deitam as meninas? Tenho filhas pequenas que começam a querer reivindicar a hora de ir para a cama (21h), com base na hora a que os amiguinhos se deitam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas deitam-se sempre às 20h, agora em ferias deixo ver os dois episódios da Heidi e depois vão :)
      Ainda não devem ter conversas dessas, se bem que a hora de deitar para mim é importante e não vou ceder tão cedo ;)

      Eliminar
    2. Às 20h, acho um bocadinho cedo, especialmente para quem trabalha e chega tarde a casa, com TPC para fazer, banhos para dar e jantares para fazer, mas como a Ana não trabalha, deve conseguir fazer tudo mais cedo.

      Eliminar
    3. Às 20h? A que horas se janta por aí? Os meus também se deitam sempre às 21h. Mas concordo com a Ana, é um assunto importante é por isso também não cedo.

      Eliminar
    4. Eu mesmo quando travalhava conseguia que fossem para a cama às 20:00h mas saía às 18:00h, nao morava longe, deixava muita coisa adiantada, tenho ajuda e nao havia tpc...para muitas pessoas é difícil eu sei. Jantamos durante a srmaba19:15h/18:30h eu sou muito chata com as horas da ida para a cama 😊

      Eliminar
    5. É bom saber que há alguém ainda mais "chato" que eu com as horas de ir para a cama. A minha filha bem reclama, desde que percebeu que os primos se deitam mais tarde, mas eu não cedo. Ainda só tem 4 anos. 21h parece-me uma mais que razoável.

      Eliminar
    6. Tenho uma de 4 anos e meio que ainda nao consegui tirar a chucha da noite (e confesso que não me vou aborrecer com isso pois, embora quando fez os 4 conseguisse 1 semana inteira sem chucha o sofrimento que assisti, de se ofender a si mesma e à sua auto-estima, achei que não merecia os danos no seu amor próprio) e outra com quase 2 anos que também só usa de noite mas também não sei quando irei tirar! Só sei que agora o 3º prestes a nascer, nao vai ter chucha (ahaha). Quanto à hora de deitar, as 18h estamos todos em casa em familia mas, férias ou não, às 20h15 está tudo deitado (as pequenas, claro). Jantamos às 19h45. A diferença é que não há televisão para ninguém, por isso, aquelas quase 2 horas, são mesmo em família, logo, tempo que considero útil! (as suas miudas sao lindas!)

      Eliminar
    7. Jantar às 19h45 e deitar às 20h15 não é propriamente a coisa mais saudável. É preferível ou jantarem ligeiramente mais cedo, ou os pequenos deitarem-se um pouco mais tarde.

      Eliminar
  15. Qual a diferença de idades entre a Conchinha e a Caetana?

    ResponderEliminar
  16. Concordo consigo Ana. Cada Mãe faz aquilo que acha ser o melhor para os seus filhos - para mim não há melhor conselheiro que o o coração de Mãe, por muito que outras mães já experientes nos queiram quase "impor" o seu método. Eu não sou de regras rígidas nem de deixa andar - considero que estou pelo meio. Hoje em dia as chupetas têm vários tamanhos e foram desenvolvidas precisamente para não prejudicar o desenvolvimento bucal dos nossos filhos. Mas também acho que não faz sentido andarem dependentes da chucha demasiado tempo. A minha Matilde usou a chupeta sempre que lhe apetecia até aos 2 anos. A partir daí foi só para dormir - estava-lhe sempre à mão, mas só a ía buscar quando tinha sono. Só foi para a escola a 2 meses de fazer 3 anos e nessa altura não levava a chucha para a escola - quando chegava a casa ía a correr buscá-la... Mas fomos conversando com ela, fomos explicando as coisas com calma, fomos dizendo que ela já era crescida e que conseguia dormir sem chucha. Na altura do Natal combinámos que ela ía deixá-la no sapatinho e que o Pai Natal ía deixar-lhe um presente em troca. E assim foi! Foi ela que deixou lá a chupeta, foi decisão dela, e nunca mais a quis. Perguntou 2 ou 3 vezes pela chupeta, lembrei-a que era o Pai Natal que a tinha. E assim foi :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Achei essa história do cão uma delícia!! :) :)

    Adoro a foto em que a Conchinha está a apertar a bochecha da mana Carlota, que cara tããão gira!

    Felicidades para as suas princesas!

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana,
    por aqui os rapazes nunca quiseram chucha, agora o mais novo dos três, com 3 anos acabados de fazer, começou a chuchar o dedo. Pensamos que terá sido por ir para escola pela primeira vez... já me contaram que está a copiar a nova 'namorada'. Quando fica com sono... lá vai o dedo para a boca : ( mas andamos em conversações porque já é um menino grande! : ) Abraço

    ResponderEliminar
  19. Com a minha filhota Constança foi igual... o cão maroto levou a chucha no verão e nunca mais voltou.
    Ainda hoje com quase 3 anos, quando ela passa por um cão, fica danada, porque lembra-se que foi ele o causador de ficar sem ela.

    Engraçado que notei que sem a chucha, ela passou a pedir mais leitinho de noite.
    Acho que está relacionado com a tetina ( será que lhe faz lembrar de certa forma a chucha?) de facto tranquiliza-a e fica muito impaciente enquanto não o bebe.




    Medy

    ResponderEliminar
  20. Por causa de saber que mais tarde teriamos de a tirar ainda não compramos uma ( nunca digas nunca ;) ) e já lá vão 6 mesinhos de vida. Também tenho que admitir que até agora não tem chorado desalmadente, e até chega a adormece com certa facilidade. Vamos ver como corre.

    ResponderEliminar
  21. A Natacha estava a dois meses de fazer 2 anos e fez uma birra enorme para não fazer a sesta. Aproveitei a oportunidade e disse-lhe que se não queria fazer a sesta tinha que deitar a chupeta fora porque se não era para dormir não servia para mais nada.(Nunca usou a chupeta durante o dia, a não ser para acalmar birras calamitosas).
    Desde aí, nunca mais perguntou por ela, mas de vez em quando fica a olhar para a dos amigos e juro que vejo o brilho no olhar dela como se a pensar "só uma sugadela".

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Em relação à chucha acho que cada criança tem o seu ritmo... a minha C de um dia para o outro largou sem volta! falamos muito e houve muita pressão envolvente ( uma das coisas que me irritou profundamente) ... tirei uma vez e ela quase teve um "chilique" ... voltei atrás ..e ainda bem porque ela própria sentiu necessidade de ma dar ( foi o melhor)..
    gabo a coragem de as deitar as 20H ...é muito cedo!! a cá em casa lemos uma historia as 21e depois oó ..a verdade e que ela s a essa hora dormem logo ... não há o stress de sairem da cama e afins ...
    mas às 20 era impossivel! e eu tambem chego antes das 18 a casa ... a ana tem de ter muita ajuda para isso ser possivel ,entre banhos, fazer o jantar , brincadeiras, arranjar a roupa para o dia seguinte, jantares, dentes e leituras ... duas horas é impossivel!!! ...mas também não faço disso um cavalo de batalha pois o tempo que estou com elas é tão pouco ( no seu caso pode estar com elas sempre!) que isso de dormir cedo são pormenores.
    beijinhos i

    ps- as fotos estão muito melhores! bom workshop!

    ResponderEliminar
  24. O meu filho era super agarrado à chucha e agora, com dois anos e meio, fez uma birra tão grande que partiu a chucha a meio. Da chicco, de borracha. Eu não queria acreditar. Mas aproveitei e fiz um grande espalhafato, "a chucha está estragada, temos de deitar fora". É óbvio que comprei outra não fosse haver um meltdown nocturno sério; mas como não houve e a choraminguice da chucha acaba quando eu lhe digo o que aconteceu, parece-me que foi a decisão certa e agora, uma semana depois, não vou voltar atrás.

    ps - a quem comentou em cima que a Mãe tomou a decisão: como a percebo. A minha mãe era tão, mas tão chata com a história da chucha que comecei a encurtar as visitas para sair antes do jantar, sem que ele pedisse a chucha.

    ResponderEliminar
  25. Tirei a chucha ao meu filho aos dois anos. Ele estava a ficar com os dentes iguais aos da sua Caetana, e achei que tinha de ser e nunca recuei, mas correu lindamente, apenas uma ou duas noites que ele me pediu mas não chorou nem nada.
    Por acaso já tinha notado nos dentinhos da Caetana e admirava me ela ainda usar chucha, a Ana fez bem logo logo os dentes ficam diferentes, o sorriso do meu filhote ficou outro!!! Espero que não leve a a mal este comentário, não é com esse intuito, até porque a Caetana e linda de morrer mas vai ficar com um sorriso ainda mais bonito!!
    Beijinho

    ResponderEliminar