quinta-feira, 14 de maio de 2015

O exame da anca

As Cs. nasceram todas sentadas e essa foi a razão principal para terem nascido as 3 de cesariana (se bem que a Caetana mesmo que desse a volta teria sido cesariana na mesma, por ter uma diferença de apenas 1 ano e meio da Conchinha). Por terem nascido sentadas todas tiveram de fazer o exame da anca aos 3 meses. Nenhuma acusou problemas e ficámos sempre descansados. Ficámos até agora, até ter começado a reparar (desde a última ida ao pediatra) que a mini C, principalmente quando corre, mete imenso a perna para o lado. Como não sou nenhuma entendida, não sei bem se é apenas o pé ou a perna toda, a verdade é que cada vez mais se nota que a forma como coloca a perna/pé não é normal. Até pode não ter nada a ver com a anca (espero mesmo que não tenha) porque se por acaso tiver é muito chato para ela ter de usar um aparelho que não a vai deixar correr, saltar e dançar, coisas que adora fazer (essa é a razão porque se faz o exame da anca tão cedo porque no caso de terem de usar esse aparelho aos 3 meses não faz qualquer diferença para um bebé que ainda não anda).
Enquanto não chega o mês de Julho, altura que vamos voltar ao pediatra para a consulta dos 2 anos, vamos deixá-la fazer tudo o que gosta e uma das novidades é que é mais uma grande fã de ondas e da água do mar.
Praia de manhã, com esta miúda querida cheia de pinta com um dos fatos de banho que mais gostei para elas, este ano. Cores fortes e um modelo que fica um amor. Suuim, é uma das marcas mais recentes que tem surpreendido com os seus fatos de banho que fazem sempre imenso sucesso.

My cute girl...






Um fato de banho que adorei da Suuim para as Cs





ps- Para muitos pais esta começa a ser a altura de programar as actividades do mês de Julho/Agosto para os filhos cujas escolas fecham para férias de Verão. Cá em casa desde o ano passado as aulas de surf são a hipótese mais provável, porque para além da C. grande adorar, poder passar o dia na praia, a aprender surf, a brincar e a dar mergulhos no mar é sem dúvida dos melhores programas a fazer nesta altura do ano.
Porque sei que muitos ficam em stress com o transporte principalmente dos miúdos, vejam que grande ideia tiveram dois amigos. O Surf Bus já é um sucesso no transporte de crianças para a as aulas de surf (nem todas as escolas têm transportes ou lugares suficientes para todos), é licenciado e é seguro. Vejam o site aqui e informem-se porque este mini autocarro pode fazer muito mais coisas, até pode ser uma grande ideia para uma festa de anos diferente, para os mini surfistas e amigos.



Uma ideia TOP que já anda circular pelas nossas praias e tem página no facebook aqui




Bons dias de praia que o fim de semana vai estar muito bom.



14 comentários:

  1. Olá Ana!
    Acompanho o seu blog/instagram diariamente mas hoje faço o meu primeiro comentário sobre este assunto pelo qual também passei.
    Tenho a minha pequenina que tambem nasceu em Julho e foi cesariana porque tambem estava sentada.
    Também fizemos esse exame e estava tudo bem. Porém, por recomendação do médico de família (amigo nosso), usamos duas fraldas até aproximadamente os 6 meses. Se ajudou, talvez! Agora com quase 2 anos parece estar tudo bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana. Tenho 2 filhos, com 4 e 2 e meio, e ambos sempre meteram o pé para dentro. Desde cedo a recomendação da pediatra foi andar descalço ou de meias o mais possível e, quando calçados, usar sempre modelos fechados atrás ou pelo menos com a parte do calcanhar mais dura, isto para o calcanhar não acentuar a tendência de desvio. Por isso menorquinas, paez ou qualquer tipo de sandálias ou sapatos mais leves ou abertos atrás foram proibidos. A mais velha já não mete o pé para dentro mas por precaução este ano ainda vai usar sandálias abertas só à frente. O mais novo ainda mete, e bastante, tanto que vai a consulta no ortopedista em julho.

    ResponderEliminar
  3. Se calhar usar calçado adequado ajudava a não entortar tanto o pé, porque reparei que a sua filha desde cedo não usa esse tipo de sapatos. O pediatra do meu filho também aconselhou andar descalço em casa e andar em bicos dos pés.
    Que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tanto que em casa anda quase sempre descalça e quando comprei os Stan Smith para ela foi exactamente por ter um calcanhar e tornozelo mais rijo.
      Bjs ;)

      Eliminar
  4. Está e vai correr tudo bem com a doce Caetana! Pensamento positivo. Beijinhos para as Cs

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana. A sério, faz-me impressão que, com um problema destes ainda esteja à espera de consultar um médico, e se importe com "os kits" das crianças. Eu adoro a maneira como veste as C's, a sua roupa, a sua preocupação com os kits e afins, mas para quê limitar a vida a essas futilidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá se repara tanto nos kits e nas futilidades que mostro já deve ter reparado (mas isso talvez não salte aos seusolhos) que não sou propriamente uma mãe desnaturada que não sabe tomar conta das filhas. Relatei um facto que como deve calcular está a ser seguido e aconselhado. Se escrevi que seria visto e resolvido na consulta dos dois anos é porque há razão para isso. Mas a futilidade e sobressai mais, não é?

      Eliminar
    2. Ó Ana, estou seriamente preocupada consigo! Que desnaturada! Então com um diagnostico gravíssimo como este ainda tem a lata de vestir as suas crianças?! Acha isso bem?!
      Deixe lá... As pessoas são tão burras que nem percebem que ter o pé plano, pernas arqueadas são factos mais comuns do que muitas vezes pensamos.
      Eu tenho o pe plano, a Carolina Patrocínio as pernas arqueadas e o Quaresma o pé plano e nem por isso deixamos de fazer uma vida como os outros.
      A Ana reparou nisso à pouquíssimo tempo e agora é que vai resolver essa situação porque a hipótese de um desvio na anca já tinha sido destacada numa anterior consulta.
      Não sabem ler e depois lançam falsos testemunhos, enfim...
      Eu não sou mãe e quando vejo comentários anónimos como estes começo a pensar em como andam essas crianças...

      ANA, "palavras de loucos não se levam ao céu" ;)

      Beijinhos e muita caminhada com a Caetana na areia molhada, andar em casa em bicos de pés (foi o que aconselhavam há uns 18 anos.) Mas olhe, se ela não quiser isso deixe lá... Eu só andei com botas ortopédicas até aos 6 anos porque depois queria sapatos como os das outras meninas. E ando e corro na mesma! Na minha turma de 12 era a melhor! (não por ser boa, mas porque as outras eram mesmo mas :D )

      Tudo de bom e siga para a praia! ;)

      Eliminar
  6. Bom dia Ana!
    Costumo ler o seu blog e gosto muito, mas ultimamente reparo que muitas pessoas vem aqui só para criticar.
    Hoje dia sou adulta mas também nasci sentada e de parto normal isto porque a 28 anos quando nasci as coisas não estavam tão desenvolvidas e eu estava em posição normal dois dias antes de nascer e quando a minha mãe chegou à maternidade viram que eu estava sentada mas já não houve tempo para uma cesariana.
    Esse aparelho que fala eu usei-o e hoje em dia sou perfeitamente normal e sem qualquer tipo de sequelas na altura quiseram operat-me mas a minha mãe não deixou e procurou outro especialista e foi então aconselhado esse aparelho.
    Espero que corra tudo bem com a C.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana!
    As pessoa só gostam de vir para aqui criticar...
    O problema da anca não tem nada a ver com o calçado mas sim com a posição de nascimento, eu tenho 28 anos tive esse problema usei o tal aparelho e hoje sou uma pessoa sem qualquer tipo de sequelas...
    Vai correr tudo bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Nunca escrevi, adoro o blog e venho cá diariamente... mas a parvoìce dos sapatos abriga-me a escrever. Sapatos adequados aos primeiros passos não têm de ser necessariamente aquelas "coisa" de marcas comerciais, de pouca qualidade e estilo muito duvidoso que por ai andam. Efectivamente andar descalço é o melhor na fase de aquisição da marcha, no exterior qualquer sapato leve, com um bom reforço de calcanhar e uma base larga é a melhor opção. Carneiras, feijões, ténis de pele preenchem todos esses requisitos. Parabéns pelo blog e pela família linda.

    ResponderEliminar
  9. Olá ana! Vou enviar mail sobre este assunto! Para que mail envio?

    ResponderEliminar
  10. Espero que não seja nada. A minha filha hoje com 2 anos e meio nasceu com luxação na anca. Detectamos aos 2 meses e teve que usar o aparelho 3 meses. O ortopedista considerado o melhor do Porto não aconcelha menos de 3 meses, mesmo assim foi seguida até começar a andar e só aí teve alta. Ainda hoje quando me lembro do aparelho, dá-me vontade de chorar. Coragem e espero que seja algo mais simples de resolver.

    ResponderEliminar
  11. Também temos ordem da pediatra para muitas corridas na areia molhada... depois do verão nova análise para ser vista ou não por ortopedista. É aproveitar bem essa praia ;) beijinhos

    ResponderEliminar