segunda-feira, 25 de maio de 2015

Frutas, para que vos quero

Apesar de hoje em dia já ser possível ter praticamente todas as frutas o ano inteiro, nada como o sabor doce e verdadeiro de cada uma na sua época. Esta é a altura do ano que mais vontade tenho de variar e ter sempre frutas frescas em casa. Para além de ser uma coisa saudável para mim (que passo os dias a pensar em dietas e nas coisas que posso e não posso comer), é das coisas mais saudáveis para elas também. Morangos, cerejas, nêsperas, melancia, meloa, anona, papaia e manga tem havido com alguma frequência (maças e banana há sempre). Atenção, nada de exageros e nada de misturar frutas, pois apesar de ser saudável é dos alimentos com mais açúcar que temos.
Hoje, foi dia de abastecer com morangos, cerejas (a pedido da C. grande que adora) e nêsperas (esta fruta faz-me tanto lembrar os tempos de colégio e a árvore gigante que lá havia carregada delas, mas que nós não podíamos comer, tirando as que caíam e as que as mais aventureiras lá iam apanhar).

Quando em lembrei de escrever este post, chamei a C. grande, que ouviu com muita atenção as coisas boas que as frutas, que ela gosta tanto, fazem para a saúde. No final até disse que eu parecia a sua professora a ensinar coisas divertidas.

Alguns benefícios da nossa fruta:

Cerejas:
Acção anti-envelhecimento (ouvi logo que devia começar a comer para não ficar velhinha), antioxidantes com muita vitamina C, protegem de infecções, evita a perda de cabelo e de visão, bom para a memória, ajuda a digestão e evita a obstipação e são um óptimo anti -cancerígeno entre outras coisas boas.

Morangos:
Pouco calóricos, reforçam a imunidade do organismo, ajudam a eliminar toxinas, ajudam a alcalinizar o sangue, reduzem o colesterol, ajudam a prevenir problemas cardiovasculares, impedem a formação de tumores no aparelho digestivo, protegem contra a artrite reumatóide e também têm uma acção anti-envelhecimento.

Nêsperas:
Previne contra o Cancro do cólon e do pulmão, ajuda na produção do sangue, ajuda a manter a pressão arterial sob controlo, pouco valor calórico, previne as cataratas e melhora a visão.


Melancia:
Alimento muito nutritivo, rica em vitamina A e betacaroteno, vitamina C, fibras, potássio, ferro, fósforo e magnésio.Ajuda a combater os cancros da mama, bexiga, próstata, estômago), a elevada percentagem de água ajuda a estimular os rins e ainda ajuda a tratar e a prevenir os problemas de disfunção eréctil.

Papaia:
Rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, ajuda no processo da digestão, ajuda a reduzir a celulite (vai passar a haver TODOS os dias), ajuda a reduzir os efeitos secundários nos tratamentos químicos, ajuda na prevenção da doença de Parkinson e Alzheimer.

Manga:
Ajuda na prevenção da leucemia, ajuda a melhorar a visão, ajuda na produção de células vermelhas do sangue, combate a acidez no estômago, ajuda na digestão e na diminuição do colesterol. Ainda ajuda a melhorar a memória e a concentração.

Anona:
Uma bomba, há quem diga que é 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia no combate às células cancerígenas. Regula a tensão arterial alta, é anti-depressiva e combate os distúrbios nervosos.







Frutas da época que mais gostamos cá em casa.



ps- Ora aqui está uma ideia (mega) para ajudar a esvaziar prateleiras cheias de livros antigos, novos, semi, velhos, o que quiserem chamar. Atenção uma ideia TOP, mas não para os "agarrados aos livros". Vejam esta página, onde podem vender os livros que já não querem. Basta seguirem as regras (vejam tudo lá). Oslivros para adultos são todos vendidos a 5€ (os portes é combinado entre comprador e vendedor), livros infantis e de bolso 2,5€. Podem ver tudo aqui e decorem este nome, Books2Balive, que ainda vos vai jeito.
Uma grande ideia da Marta Canário, claro. Vou já fazer uma limpeza cá em casa!




Sem comentários:

Enviar um comentário