domingo, 17 de maio de 2015

Boa sorte para amanhã

Os exames nacionais começam já amanhã e hoje, estão muitas crianças, sim crianças com idades para dormirem descansadas sem preocupações, cheias de nervos, cheias de dores de barriga a pensar no dia de amanhã, na responsabilidade enorme que vão ter de passar quando o que deviam andar a fazer era estudar, aprender sim, mas não com este grau de exigência. Eu sei que para muitos já sou considerada velha, mas ainda com cabeça fresca para me lembrar dos meus tempos com 9 anos, do colégio e da minha professora que na altura era do mais exigente que há. Quem me segue e andou nas Oblatas lembra-se de certeza da "Semisa", que nos obrigava a ter uma letra bonita, a escrever com tinta permanente e que nos fazia trabalhar muito, mas nada comparado com o que têm agora as crianças com esta idade. Tive provas finais, que nos deixaram dias a estudar e já assim nos deixavam nervosos, mas nada, é que nada comparado com o que fazem agora passar nesta fase de ensino.
Para quê? Gostava muito que me respondessem e explicassem para que os fazem passar por isto tão cedo, será que acham que nesta idade eles já se estão a preparar para serem ministros e presidentes?

A todos os que amanhã vão ter o exame nacional de Português e aos pais, que estão tão ou mais nervosos e ansiosos que eles, um grande beijinho e muito boa sorte, porque esta pressão que a sociedade obriga para o sucesso, é cada vez maior.

Inspiração daqui


Boa semana.




8 comentários:

  1. Concordo com tudo, mas também depende muito dos pais a importância que transmitem nestes exames aos filhos!as expectativas que lhes passam e lhes exigem; como se de medalhas se tratassem. Pelo que nao sei se são os tempos que são outros ou se os pais todos começaram a achar todos que tinham que ter estrelinhas dentro de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que os pais querem estrelinhas porque a verdade é que o grau de exigencia e estes exames não foram os pais que os colocaram :(

      Eliminar
  2. Também me pergunto para quê....estes pequenos não deviam passar por tanto stress. Cá em casa este ano temos a mais velha nesta estupida situação. Embora a Carlota não transmita nervoso miudinho lá dentro acredito que estejas com muitas borboletas na barriga. Aliás estas ultimas noites tens acordado sem sono durante a noite pq acredito que estes exames te tirem o sono. Filhota amanhã a mãe estará no final para te dar uma beijoca e nem quero saber como correu. Beijinhos filhota Carlota bom descanso. Mãe

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o nível de ensino está demasiado exigente até para quem está a ensinar. Respeito muito a classe dos professores, mas tenho passado pela experiência de uma professora da filha mais velha que até erros ortográficos dá. Tenho de aguentar, por falta de alternativa... Os pais a meu ver devem desdramatizar, os exames não devem ser muito diferentes de um teste e não tem nada de mal os miúdos passarem por isto, mas sem a carga toda que lhes é incutida, pelos pais, sociedade, comunicação social..

    ResponderEliminar
  4. Olá, uma visão um bocadinho mais positiva de quem ainda não têm filhos e consegue ver os dois lados! Claro que os exames não são tudo e deixam, de facto, as crianças ansiosas mas ao mesmo tempo, são a ferramenta que o ministério tem para ver se está tudo bem com as escolas. De todo que os exames dizem tudo sobre uma escola mas se numa escola houver muitas negativas, por exemplo, se calhar a escola está com algum problema e é importante que o ministério consiga identificá-lo e ajudar a corrigi-lo :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não concordo de todo com este post. É mesmo um post de pais stressadinhos que querem poupar os filhos de algo que é absolutamente Normal. Porque não hão-de ser avaliados? Não fazem testes o ano inteiro? Que forma melhor existe de avaliar o trabalho de todas as escolas do que exames iguais para todos? Deixem de proteger as crianças como se fossem umas coitadinhas e tratem-nas como pessoas normais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o problema é esse mesmo...as escolas é que vao ser avaliadas....fartinha desta história dos rankings.

      Eliminar
    2. Mas as escolas devem ser avaliadas e o instrumento são os exames e as próprias crianças. Os exames só custam à primeira, assim chegam à faculdade e tiram de letra!

      Eliminar