quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

...regras de grávida

Várias futuras mães me têm perguntado que cuidados tenho durante a gravidez, por isso achei justo este post ser dedicado a elas.
Não acho, que seja um óptimo exemplo a seguir, mas claro que tenho alguns cuidados que penso fundamentais e que posso partilhar aqui.

Hidratar, aliás mega hidratar a barriga com cremes. Não costumo usar um creme em exclusivo, mas desde que experimentei o creme da Vasenol tenho mantido o ritual todas as manhãs e noites (à noite nesta fase de frio, confesso que não tem sido todos os dias, porque custa tanto estar despida, mas a maioria dos dias, tento não esquecer). Como já vou na terceira gravidez, não sou o esqueleto em pessoa e a tendência para as gordurinhas é grande, pelo menos tento que as estrias sejam as menos possíveis, logo invisto neste ritual.
Na primeira usei um óleo óptimo da Clarins que achei fantástico, na segunda metade do tempo também usei, mas o orçamento familiar começou a ser pouco para estas mordomias e mariquices, como dizia o H, e por isso já não usei o tempo todo. Comprava no El Corte Ingles e cada frasquinho durava cerca de 3 meses.
Na primeira também só usei  cremes de marcas especializadas nesta fase de gravidez, mas hoje em dia acho que muitas das marcas mais acessíveis e que se podem comprar no supermercado, como é o caso da Vasenol, o meu creme actual, fazem praticamente o mesmo e são óptimas.O importante é hidratar, ter uma boa pele também ajuda e não ser preguiçosa é fundamental.
Já sabem regra nº 1 Hidratar

vejam mais produtos desta marca no site aqui



Regra nº 2 -  Alimentação:
A alimentação saudável ajuda não só as mães a manterem a forma, como vai ser muito importante na boa formação dos bebes. Não esquecer do ácido fólico e posteriormente das vitaminas também é fundamental. Alimentos ricos em ferro e muita fruta fazem parte das minhas escolhas. Para além disto tenho uma filosofia que tem corrido bem, pelo menos nenhuma das Cs. foi esquisita com a comida e as duas têm sido óptimas bocas, comem de tudo e de todos os géneros. Adoro comida indiana e não dispenso de vez em quando (não exagero no picante, mas também mesmo não estando grávida já não o fazia). De vez em quando também, com autorização do meu médico, vou ao Japones (muito importante ser um de confiança e mesmo bom, pois o que poderá correr mal é alguma coisa estragada ou que não seja mesmo fresca, e aqui vos garanto vão-se arrepender). Dois que adoro e aconselho são o Origami do Campo Pequeno e o Wasabi que tem feito as minhas delícias, quer pela qualidade, variedade e simpatia. Quem gosta devia experimentar. Como carne muito bem passada, peixes variados e tudo o que apeteça na altura. Talvez por isso, ou talvez por sorte, elas sempre comeram de tudo e não estranham coisas novas quando lhes pomos no prato.


sempre comi de tudo, indianos que adoro, frutas e muitas verduras...
imagens retiradas do Pinterest aqui


Para 3ª regra elegi as roupas:
Nunca comprei roupas de grávida, não só porque as acho caríssimas, mas também porque hoje em dia todas as marcas têm peças perfeitamente adaptáveis que podemos usar, com uma única excepção para dois pares de calças de ganga com o elástico na barriga e aqui as minhas marcas de eleição são a Zara e a Salsa.
Vestidos e camisolas largas, leggings e acessórios como fitas que fazem de cintos e dão realce à barriga, muitos colares e sabrinas, fazem parte do meu armário.
Uso e abuso da faixa na barriga desde muito cedo, por exemplo agora já estou a usar. Pode ser psicológico mas fico sempre com a sensação que assim a barriga não descai tanto e fica mais segura. Eu sinto-me melhor assim. A minha comprei na Pré - Natal e tem sido usada em todas.

roupas normais que fui adaptando ao longo da gravidez da C.pequenina
fotos by Vera Sobral



Outra das minhas regras durante a gravidez, é fazer tudo e ter uma vida o mais normal possível. Sempre fiz a ginástica que fazia, apenas deixo os saltos e desacelero o ritmo. Nunca parei os abdominais, passei foi a fazê-los num ângulo inclinado, mas aqui agradeço à querida P. a melhor professora de ginástica que se pode querer e que dá aulas aqui. Infelizmente com a mudança de casa e de escritório esta está a ser excepção e apenas tenho andado a pé e pouco mais. Aposto que me vou arrepender, mas não há nada a fazer...agora tenho de esperar 2 semanas até fazer a amniocintese e depois  mais um mês que terei de ficar parada por precaução. Assim tenho-me desforrado nas brincadeiras com as Cs. que já cansam e me fazem subir e descer, baixar e levantar muitas vezes.


As massagens de quinze em quinze dias e mais à frente semanais também me têm ajudado a não parecer uma pipa e a não ter as pernas e pés inchados como aconteceu na primeira, por isso aqui acho mesmo que vale a pena o dinheiro investido e gasto, porque nada pior que uma mãe grávida, a sentir-se feia e horrorosa, que mal consegue andar e se cansa só de atravessar a estrada.

Aposto que me esqueci de mais coisas mas como ainda vou nas 15 semanas, não desesperem que vão haver mais posts destes, cheios de dicas e alguns dos meus conselhos de mãe pela terceira vez.




ps - Descobri a Catita Illustrations quando navegava pelo Pinterest e fiquei apaixonada pelo seu trabalho. Acho o máximo os quadros dela e são presentes tão giros e originais. Podem ser dos filhos, da família ou mesmo de nós próprias...quem ficou com desejos de ter um assim?


Catita Illustrations...um nome a decorar e que podem espreitar aqui



Uma semana que passou a correr, quase à porta mais um fim de semana. Vamos a apostas, vai estar sol ou vai chover?


Cacomae no facebook AQUI

6 comentários:

  1. Boas dicas! =)
    Eu também adoro as Catita Illustrations, em breve vou quer uma cá por casa! =D

    Continuação de dias felizes!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu vim só comentar que a Catita Ilustrações é espectacular.
    Pedi um quadro como presente especial à minha melhor amiga que vive na Suíça e casou e queria muito algo diferente pois felizmente já tem tudo.
    Só não aprovei à primeiríssima vez porque lembrei-me de um detalhe que faria a diferença e a Rita não adivinhava!
    Resultado: fiquei feliz e a minha amiga ADOROU. Já está na parede deles.

    ResponderEliminar
  3. Ana, pode dizer-me que tipo de massagens faz para não ficar inchada? eu estou com 5 meses e meio e chego ao final do dia com os pés que mais parecem bolas. pode ajudar-me a sentir-me melhor? Obrigada pelas dicas. silvinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Silvinha,

      Eu faço massagens drenantes nas pernas com produtos proprios para gravidas e com o conhecimento do médico. Faço em CAmpo de Ourique perto do jardim da parada com a Ana que tem gabinete no cabeleireiro MArio. Ela é optima e na gravidez da Conchina foi a minha salvação.

      Bjs

      Eliminar
    2. Muito Obrigada pela sua resposta. Penso que seja a minha salvação também. Beijinhos Silvinha

      Eliminar
  4. A H&M tem roupa para mamã gira e mais ou menos baratinha. Eu comprei algumas coisas e vale a pena!

    ResponderEliminar