quarta-feira, 23 de setembro de 2015

E afinal o cansaço era anemia

E afinal o cansaço  era mesmo anemia. Esta é a conclusão que muitas podem chegar depois de fazerem o rastreio. Há uns dia fui ao p. almoço que a Anemia Working Group Portugal organizou e ouvi com imensa atenção o Dr. António Robalo Nunes (presidente do AWGP) e a explicação que deu sobre anemia e sobre a importância que ela tem na nossa saúde. Tenho a certeza que irei muitas mais vezes pedir ao meu médico que me passe análises onde podem ser vistos e controlados os valores da hemoglobina e do ferro. Acreditam que numa sala cheia (praticamente de mulheres) quase todas tinham valores que indicavam inicio ou até mesmo anemia em estado avançado? Não é à toa que foi dito que 1 em cada 5 mulheres tem anemia e não sabe. Cuidado, tenham atenção aos principais sintomas. Não digo para irem a correr para o hospital mas não deixem de estar atentas ao cansaço extremo e duradoiro, a dores de cabeça constantes, até mesmo o facto de se poderem sentir deprimidas pode ser um indício.
A anemia tem de ser vigiada e necessita de medicação, não passa apenas com uma alimentação rica em ferro e saudável (ajuda mas não é suficiente), daí ser tão importante falarem e informarem-se com os vossos médicos.
Façam rastreios e não descurem esta doença com uma percentagem tão elevada de pessoas a sofrerem com ela.

Eu fiz o rastreio e fiquei a saber que estou com um nível de reservas de ferro baixas e isso apesar de não ter sido considerado alarmante, já me fez marcar uma consulta de forma a não chegar à dita anemia.



Uma simples picada no dedo...

e os valores

As embaixadoras com o Dr. António Robalo Nunes



Estejam mais alertas é só isso que quero e estou a tentar transmitir, apenas uma mensagem que considero importante, principalmente para as muitas mulheres que me seguem porque somos nós mulheres as que mais sofrem desta doença.

13 comentários:

  1. Bem, parece que para além das corridas, agora anemia é uma moda. E a ana ao contrário das outras bloguers é uma «wanna be» ou seja, vai atras das outras sem ter nada. Até na saúde valha me deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentar só porque sim, nem leu o post...

      Eliminar
    2. Esquece Ana! Até na anemia temos que ter umas invejosas/Hatters/revoltadas beijinhos querida ❤️

      Eliminar
    3. A anemia não é uma moda, mas sim uma doença que se não for tratada pode trazer problemas graves. Eu, tal como outras blogguers, fomos consultadas para ajudar a alertar e a dar conhecimento, a quem nos segue, desta doença e do que podem fazer para a tratarem.

      Eliminar
    4. Isto é inacreditável! A Ana fez um post já há uma semana ou mais a falar deste assunto e ainda nenhuma blogger tinha revelado nada sobre anemia. Santa paciência! E já agora, "wanna be" quer dizer possidónia, que por sua vez são aquelas pessoas que escondem e tem vergonha das suas origens e pretendem ser dum estatuto que não é o seu e dizem palavras "queques" para fingir que são e sempre foram muito "queques". O que de certeza não é o caso da Ana, que até já partilhou imagens da mãe e retrata a sua vida sem que seja só cor-de-rosa. Gentinha!

      Eliminar
  2. Quem acompanha a Ana, sabe que a Ana já fez este rastreio há pelo menos duas semanas, se não estou em erro! O bastante para não se poder confundir o seu alerta para a Anemia,com o estado de saúde de uma outra bloguer bastante conhecida! O post saiu hoje mas não seguiu moda nenhuma nem ninguém. Além do que a Anemia não é uma questão de moda! Pura coincidência que, para quem não segue sempre a Ana, poderá não ter percebido.

    ResponderEliminar
  3. Este anónimo gosta mesmo de si,mas coitado ´te, vergonha ,pq quem esconde a cara é cobarde ,só fala por trás do pano .Tadinho

    ResponderEliminar
  4. loool há pessoas mesmo sem noção. Nem sei como ainda aceita comentários deste tipo Ana, gabo-lhe a paciência!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, gostaria só de lhe dizer que na minha opinião a Ana de "wanna Be" não tem nada.
    Adoro vir ao seu blog , quando a leio sinto palavras genuínas, uma vida verdadeira , adoro que partilhe connosco as suas batalhas ou preocupações em relação às suas filhas, porque isso , faz nos sentir mais próximos de si e sentir mais reais.
    Existem outros blogs cujo objetivo é serem fashion blogs( nada contra , até porque também gosto imenso de os seguir) no entanto mostram um lado demasiado perfeito, crianças que não se sujam e estão sempre bem dispostas e eu tendo a achar tudo isso forçado .
    Por isso , Ana, obrigada por ser quem é e por nos permitir entrar na sua vida.
    Um bem haja,
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  6. Esse valor de hemoglobina para mulher não é nada de especial... Rever alimentação e pouco mais. Não se preocupe que não vai precisar de um transfusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação mas não escrevi nem disse que estava com anemia, talvez o tenha, assim como outras leitoras, interpretado pelo título que apenas dá enfase a tantos casos de anemia que as mulheres pensam ser um simples cansaço.

      Eliminar