segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Até daqui a 6 meses

Há sinais que não devíamos deixar passar sem ligar e sem lhes dar a importância devida.
Depois de não ter treinado o que devia em Agosto para conseguir correr a Maratona (41km) em Outubro, mesmo depois de já achar que não ia conseguir algo dentro de mim ainda me dizia:
- Vai continua tu consegues.
A dor no ombro voltou e mesmo não conseguindo fazer o Yoga que estava a adorar fazer por causa de muitas posições e esforço que o ombro faz, as corridas foram aquela coisa que não deixei e fazia mesmo com algum sacrifício, mesmo com algumas guinadas que de vez em quando sentia enquanto corria. Quando cheguei ao final do desafio dos 25km sem qualquer treino fiquei ainda mais confiante e cheia de esperança que ia conseguir. Só quem já correu e chegou ao fim, só quem se está a preparar para o fazer sabe o que significa esta corrida. Não é porque está na moda como algumas pessoas dizem e pensam, não é para provar nada a ninguém que queria muito fazer. A única pessoa a quem me interessava mostrar que era capaz era eu mesma. Eu queria acabar a maratona por mim, eu queria era mostrar a mim mesma que ainda sou capaz de muita coisa, não é o facto de já ter 41 anos que me impede de fazer, não é o facto de já ter sido mãe de 3, nada disso. Desta vez o tendão de Aquiles é que mostrou que nem tudo o que se sonha e quer fazer é possível. Fui precipitada e exagerada no esforço que fiz em 3 dias, 25km + 15km passados apenas 1 dia foram demais e alguém quis pôr um travão. Desde aí cada vez que tento correr a dor volta e o pé não quer obedecer. Têm sido dias de gelo, dias de algumas dores e muita irritação. Fiquei insuportável e triste. Já passou, tive de me conformar.
Tenho imensa pena, tenho mesmo, mas ainda não vai ser desta. Quem sabe daqui a 6 meses estou capaz para voltar a tentar. Se  a saúde deixar é isso que vou fazer, por agora vou apenas treinar pequenas distancias, vou desacelerar e vou tentar perceber os sinais que o corpo manda, porque antes de outra coisa, a saúde é para mim algo que quero preservar e manter boa.



A quem está a treinar e sei que muito, boa sorte, vou estar na meta para vos dar os parabéns.







ps - Quem gosta de roupas giras e confortáveis (fundamental) para fazer desporto tem cada vez mais opções no mercado e a preços bem simpáticos. Dois dos meus conjuntos preferidos da nova colecção da Oysho, uma das marcas que mais uso ultimamente.


azul e bordeaux..o máximo





Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

9 comentários:

  1. Ana isso deve se ao facto de nunca ter corrido quando era mais nova e nao digo um ano ou mesmo um verao mas sim anos e anos de exercicio. E de repente comeca a fazer corridas e trillers acho que e assim que se escreve e admira se de lesoes ou dores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho noção que a lesão surgiu do esforço em tão pouco tempo. Por acaso não faço trailers e sei que aí muitas pessoas se têm magoado, mas vou continuar a treinar e não vou desistir do meu grande objectivo, se bem que a saude primeiro e se chegar à conclusão que não dá, não dá ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana , pensei várias vezes em escrever-lhe ou não neste post pois acho que a Ana não entende a extensão do problema. Entendo bem a questão de objectivos e superar alguns dos nossos medos e metas definidas principalmente quando já não se têm 20 anos.....Na minha opinião acho que está a ser inconsciente em continuar a querer treinar à seria ( daqui a 6 meses...) arrisca-se a não poder treinar mais ( para a vida). Eu corro há mais de 18 anos ( distâncias curtas) e quando li que queria fazer uma maratona , com tão pouco treino e sem treino físico ( depreendo que a Ana não ande no ginásio ...) e principalmente sem exames médicos ...ao coração principalmente assustei-me e sim tal como muita gente achei que estava com modas!. O meu conselho é que faça fisioterapia aconselhe-se com quem de direito e treine sem essa pressão na cabeça e no coração ... maratonas não é para todos! ( alias os cardiologistas não aconselham sequer!). Não leve estas palavras para o mal mas sim para que consiga manter o discernimento e a vontade de melhorar sem maluquices e asneiras à mistura ....

    ps- não é só a ana que está a ser inconsciente mas sim todas as blogguers ( conhecidas e que alimentam a auto estima de quem as lê)... nunca vi um post a promover exames médicos e provas de esforço antes de começarem a correr à maluca!! ....
    ps- treine, faça exercicio à mente e ao fisico ....mas com conta peso e medida
    beijinhos inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Ines, obrigada pelos conselhos e avisos, é verdade muito ou praticamente tudo o que escreve, mas atenção nem tudo o que se faz se diz e escreve nos blogs e pelo que sei as bloggers (eu não é verdade ainda não tinha feito a consulta médica) estão a ser muito bem acompanhadas e fizeram exames para saber se estão em forma para a corrida ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Lá porque as outras bloggers vão correr a maratona não quer dizer que também tenha de correr. Acho que alguma imaginação da sua parte não lhe fazia mal, parece que só faz as coisas porque as outras fazem. Diz que não é por causa da 'moda' mas é. E é obvio que a correr desenfreadamente só podia acabar em lesão - primeiro de tudo há que saber correr, há que ter um plano de treinos decente. Para além de toda a parte de exercício fisico que não faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente extraordinário o prazer que certas pessoas têm em deitar abaixo. Para sua informação foram exactamente essas bloggers que me fizeram ter vontade de correr a maratona sim, não para as copiar mas sim porque mostraram uma força que contagia e dá vontade de tentar seguir. Lamento que isso a incomode assim tanto de forma a deixar este comentário para me magoar.

      Eliminar
  4. Venha comigo e com a minha irmã à meia maratona de Paris, em Abril de 2016. Nao desista Ana. Cure a lesão a volte aos treinos ainda com mais garra! Boa sorte e as melhoras
    Natacha Martins

    ResponderEliminar
  5. O Sonho comanda a VIDA!
    O que não nos mata,torna-nos MAIS FORTES!
    Calma Ana,e Força!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
  6. Espero que não leve a mal o meu comentário . A Ana insistiu em algo para se desafiar a si mesma . Nessa perspectiva existe a Ana e existe o "em si mesma "... O que acontece é que o seu ego lhe está a pregar uma partida , quer desafiar a sua essência interior. O ego e a essência interior são coisas diferentes . Encare este comentário com alguma espiritualidade :) para alem disso a Ana gosta mesmo de correr ? Se sim correr devia ser um fim em si mesmo . Correr por correr tirando prazer da corrida. Se algum dia as suas pernas a levassem a uma maratona , tudo bem, desde que o objectivo da corrida não seja apenas vir a correr uma maratona, mas o objectivo fosse a corrida em si e que em correndo a maratona ainda assim o objectivo ao correr ao maratona fosse a corrida em si e de apreciar cada passo se mantivesse . O universo arranja sempre forma de contrariar o nosso ego. O nosso ego diz que somos mães ou que somos corredoras ou esposas , mas não somos . Esses são apenas papéis que desempenhamos na nossa situação de vida e que não nos definem, o que nos define sim é o nosso interior , a nossa essência que é comum a todos os seres com vida . Escrevo estas palavras com muito amor e com votos de que alcance alguma paz interior sobre este assunto e quem sabe pesquise mais sobre a sua espiritualidade . Beijo grande

    ResponderEliminar