quarta-feira, 18 de julho de 2012

...prémios sim, presentes não

Hoje foi dia de trazer os trabalhos do ano para casa, muitos desenhos giros, muitas pinturas e principalmente muito orgulho na miúda grande, que vinha toda contente para mostrar o que tinha feito.
Os desenhos eram princesas coloridas (diga-se riscos e muitos riscos), muitas mães (as bolas com o cabelo em pé) e alguns cavalos (já disse algumas vezes, mas é cada vez mais óbvio a paixão da C. por cavalos)...
Adorei todos e acho que mais uma vez será a escolha para oferecer esta quinta feira no dia dos avós. Será preparada outra surpresa, porque e querida avó I. é uma leitora assídua do blog, e se ficasse já a saber tudo não teria graça, e isso nós não queremos.

um dia vai gostar de rever...


As notas serão entregues nos próximos dias e tal como nos outros anos, damos os parabéns à nossa sabichona, que até agora tem trazido boas notas...claro que estou a brincar, as notas nesta idade são apenas informações de comportamentos e evoluções importantes que nos dão a conhecer a filha que temos, num meio onde está rodeada por meninos como ela, e onde terá de se destacar se quiser sobressair no grupo. Ou a cantar, ou a falar, ou até mesmo em brincadeiras todas as informações passadas pela professora, serão relatos para nós super mega importantes.

Os parabéns vão ser dados, a conversa do orgulho nela, também, mas presente porque passou de ano, não. Cada vez acho mais importante perceberem desde cedo, que têm obrigações e que têm deveres. Concordo com recompensas pelo esforço, que fizeram para trazer boas notas, pelos dias que estudaram afincadamente para o teste que até acabou por correr mal, pela nota positiva a ginástica que detestam, mas fizeram e suaram para tal. Prémios por isso sim, presentes só porque passou não.

Cada vez se exigem presentes maiores, presentes descabidos para a idade, mas que tem de ser porque estamos numa era de consumismo e se o amigo tem e ele não, coitado vai ser posto de parte. Odeio essa maneira de pensar e espero ter discernimento, para não ir atrás de modas e preconceitos, feitos sem bases nem fundamentos. Espero, conseguir transmitir que nem tudo se pode ter, nem tudo é para ter e há coisas que nem são para a sua idade. Vamos lá ensinar a não medir forças porque nem sempre vencem os fortes e os que tudo têm...

vamos lá mostrar, que por vezes ganha o que parece ser o elo mais fraco...

Se nós adultos sabemos que temos deveres e obrigações, porque não transmitir aos nosso filhos que eles também têm?



ps - ...porque será que a C. quando brinca com as bonecas, lhes muda o nome de 5 em 5 minutos? As 6 bonecas que tem, não têm um nome, tão depressa é a Gracinha, como a Teresinha, o Manel ou o João.
Hoje decidi que teriam um nome, e escolhemos para que ficassem, tal como ela, apenas com um único nome. Assim, a partir de hoje, cá em casa temos a Carolina, a Verinha, a Carlota, a Conchinha, o João e o Manel (engraçado, ter escolhido uma com o seu nome e outra com o da irmã)...

...brincar com bonecas, fazer comidas e espalhar tudo no chão, o que mais gosta de fazer
camisa de noite Coobie


pss - ..quando less is more é uma expressão que adoro e que se enquadra bem em tantos dos meus gostos. Hoje, descobri a página Papel ao quadrado, quando fazia a minha visita diária a este blog aqui. Fique logo apaixonada pelos quadros, que para além de serem giros, giros, são de uma ternura imensa. Adorei...

...Papel ao Quadrado, uma página must see


psss - ...finalmente com noites quentes de Verão que apetecem passar fora de casa. Se pudesse era aqui que dormiria esta noite...

...uma rede, muitas estrelas e ar fresco para refrescar...


Quase, quase de fim de semana! Que bom...

17 comentários:

  1. Olá Ana,

    Concordo plenamente cá em casa tambem damos recompensas em vez de presentes....
    E cada vez mais sinto a necessidade de lhes transmitir o valor das coisas , o valor de um simples gesto querido...uma palavra simpatica..carinhosa.Os presentes tambem podem ser um abraço muito apertadinho e cheio de orgulho nos filhos ...é dificil passar essa mensagem com esta sociedade de consumo mas vai-se devagarinho....agua mole em pedra dura........


    beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...é dificl sim, muitas vezes basta pedir e já têm na mão aquilo que queriam...eu falo por mim, também...tenho de mudar e fazer ver que as coisas têm valor e pequenos gestos simples são tão grandes......

      beijinhos

      Eliminar
  2. Ana, post fantástico.
    Mimo e atenção, todos os dias; pequenos prémios sempre que mereçam; e presentes de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e assim todos gostam, eles que ficam contentes e nós também, porque se demos é porque merecem :))
      beijinho

      Eliminar
  3. Nunca dei uma recompensa nem um presente nem nada por transitarem de um ano para o outro.

    Mas algum estímulos por uma nota mais difícil de conseguir ou por notas boas na pauta, isso sim.
    Acho que quando são pequenos esta relação: causa-efeito (se fizeres isso ganharás mais tempo de brincadeira, se arrumares o teu quarto vais poder ler duas estórias ao deitar) pode ser importante. E aos poucos esses prémios vão sendo substituídos por uma palavra carinhosa, um estímulo verbal. mas quando são pequeninos não é suficente:)

    Aqui não há bonecos com nomes de pessoas, só dos outros. É o que dá ter rapazes! Vamos ver como vai ser com ela. Confesso que vou adorar descobrir:):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...lolol...que bom ouvir truques e sugestões de mães de filhos já mais velhos, para sabermos nós depois como dar a volta e fazer :))
      Boa Duchess muitas gracias

      e um grande beijinho

      Eliminar
  4. ...prémios sim, presente não
    Concordo a 100%

    ResponderEliminar
  5. Como professora concordo plenamente! Cheguei a ter um aluno que recebia um presente por cada teste com boa nota, tendo em conta que são 3 por período e 9 por ano... podemos imaginar a roda viva em que andavam aqueles pais para satisfazer 9 pedidos! As crianças têm de crescer a assumir as suas responsabilidades e que têm de trabalhar para atingir os seus objectivos. Que adultos estarão a preparar estes pais que presenteiam por "dá cá aquela palha"?

    ResponderEliminar
  6. Ana mt bom post, concordo plenamente! Os trabalhos de fim de ano la em casa tb já chegaram e como recompensa de trabalhos lindos alguns vão ser escolhidos para serem emoldurados e colocados na parede :)
    Quanto aos cavalos as nossas filhas iam dar-se bem já que a L. ´e fascinada e até já monta de vez em quando ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está um BOM post!!!! O problema é que a maioria das pessoas "prefere" dar os tais presentes pois é muito mais fácil e cómodo do que conversar, dar atenção e tempo de qualidade às suas crianças. :( Não dou presentes à minha filha de 5 anos nem compro tudo o que me pede, mas muitas vezes tenho que ter "jogo de cintura" e ter GRANDES conversas para explicar que ela tem o melhor que alguma criança pode ter (pais que a amam, familia amiga e presente, amigos, comida, roupa, calçado de que precisa e também brinquedos (para ela poucos, mas para qualquer pessoa que veja.... IMENSOS!!!!), explico que precisamos do dinheiro para o que é mesmo essencial, como a comida, pagar a casa, a agua, luz, gaz, colégio, etc etc etc e das primeiras vezes que tivemos estas conversas achou muito estranho ter de pagar o colégio e a casa (como é bom ser inocente....). Nem sempre é fácil, porque mesmo com 5 anos já sabe fazer "alguma chantagem": "mas as minhas amigas todas têm..." "porque sou a única que não tenho....", mas vamos conseguindo dar a volta a algumas situações. Uma das formas que arranjámos foi há mais ou menos 4 meses optámos por lhe dar 3€ por semana para ela gerir (só tem 5 anos e claro que para gastar nós temos que dar autorização), quando quer alguma coisa compra com o seu dinheiro e quando é algo mais caro tem de juntar. Já começa a perceber melhor como "estas coisas" do dinheiro funcionam, está a ser uma boa experiência.
    Um beijinho e parabéns pelo seu trabalho e pela familia linda que tem
    Rita Bica

    ResponderEliminar
  8. Condordo plenamente com ensinar as crianças a terem as suas obrigações! Eu fui educada assim e é assim que vou gostar de educar a Carlota também!

    Eu adoro dar nomes aos bonequinhos da Carlota! Quando ela crescer poderá querer mudar todos, mas acho que me leva a mim numa viagem à infância! É tão bom! :))
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nós, adultos, gostamos de receber prémios de produtividade! Para gastar numas férias, em roupa, ou numa máquina da loiça nova. E isso faz com que nos esforcemos mais durante o resto do ano, com que sejamos mais assíduos, mais responsáveis e mais produtivos.
    Acho um exagero dar presentões! Uma playstation, um mega Nenuco... Coisas materiais! Mas uma ida ao Jardim Zoológico ou ao Oceanário ou um gelado com duas bolas em vez de uma e topping de chocolate, não acho mal. Claro que é obrigação deles terem boas notas e esforçarem-se, e os nossos elogios são muito importantes ao longo do ano, mas um presente de reconhecimento acho que não faz mal. :))

    A Gigi também muda o nome às bonecas constantemente. Bem lhe digo que temos que escolher um, mas ela muda sempre! :P

    ResponderEliminar
  10. ai eu preciso é de meninas........ obrigada pela pequena conversa hoje no passeio da rua da lapa e mais uma vez desculpe o assédio!!! ;)

    ResponderEliminar
  11. lolol...presentes, recompensas, ou só beijinhos e um boa...tudo pode valer...e uma coisa é certa nós estamos cá para ver e ajudar...
    Obrigada a todas, adoro os vossos comentários...agora vai ser mais dificil responder sempre...um por um, como eu gosto...mas passo sempre cá e vejo todos ...
    um dia conto:))
    beijos a todas

    ResponderEliminar
  12. Ana...
    Eu nunca fui de dar premios ou recompensas por boas notas ou passar de ano e note-se que até aos 8 anos passei as passas do Algarve com o E. até ter descoberto que o rapaz era hiperactivo e tinha Défice de atenção mas mesmo assim nunca caí no erro de o subornar com presentes,claro que quando alguma nota que era má passava a suficiente faziamos uma grande festa e ligávamos a toda a familia para contar a novidade (pois eu via o esforço que ele fazia para estudar e conseguir ter uma nota razoável...).
    Enfim...também nunca fui de comprar tudo o que me pedem mas sim antes explicar-lhes que 1º a mãe tem que pagar a casa,o colégio comprar comida e roupa e depois entao logo se vê.Muitas das vezes e porque eles nunca reclamavam ao fim de alguns dias fazia-lhes a surpresa e comprava um mimo( não o que eles tinham pedido se fosse caro claro).
    Qd viemos aqui para a Thailandia a maioria dos brinquedos ficou em Portugal porque logisticamente era impossivel trazer tudo por isso estavam sempre a pedir novos e lá estavamso nós outra vez a explicar que o dinheiro não cai do céu,etc...
    Quando abrimos o nosso espaço estipulámos que as gorjetas são para eles e divididas no final do mês e com esse dinheiro têm que aprender a gerir e comprar o que então quiserem e foi giro ver como são os dois tão diferentes,da parte dela passámos a ter montes de pulseiras,brincos,vestidos,autocolantes brilhantes para as unhas e uns sapatos pirosissimos...Da parte dele passámos a ter pinturas faciais,camiões,berlindes etc mas tudo comprado na loja dos 20 Baths que é qualquer coisa como 0,50€.
    Ele poupadinho está cheio de notas e moedas...ela mais gastadora já diz: " Oh mãe no próximo mês não vou comprar nada...já não tenho quase dinheiro nenhum!!!!"
    Assim se aprende a gerir dinheiro e a perceber que a vida não é fácil,que temos que ter prioridades porque na minha casa pode não haver a Playstation mais moderna mas há sempre comida no frigirifico e não há dividas para pagar....
    Bjks e divirtam-se muito nós ficamos a aguardar as fotos...

    ResponderEliminar