quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quaresma

Hoje começa a Quaresma e as sextas-feiras sem carne cá em casa. Sou cristã e há coisas que gosto de seguir e passar para elas. Esta é aquela altura do ano que penso numa coisa que me custe e ofereço como sacrifício. Este ano a pensar numa coisa soft para elas fazerem também. 

Já passei 40 dias sem comer chocolate (ajudou na dieta, mas deixou-me a pessoa mais mal disposta desta cidade).
Já passei 40 dias sem beber um copo de vinho (quem gosta sabe o que custa, mesmo não sendo uma alcoólica).
Já passei 40 dias sem ter mau feitio (esta foi mesmo dura e a que mais falhei).
Este ano decidi que vou passar 40 dias sem gritar e sem castigar porque vou ter de dar o melhor de mim. Falar com calma e explicar de forma a perceberem que fizeram alguma coisa menos bem e tentar que desta forma entendam por elas e não voltem a fazer. 
Torçam por mim .


Algumas sugestões e inspirações para a mesa, nas próximas sextas-feiras...



imagens daqui


Boa Quaresma.


Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

19 comentários:

  1. Olá Ana.
    Aprecio a tua determinação!
    Nunca fiz os 40 dias, a não ser durante a gravidez, estar mais de 40 dias sem um licorzinho dos meus :)
    Sexta-feira começamos já com salmãozinho no forno com lascas de batata doce e outros legumes por cima. Estou contigo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Já que às sextas não se vai comer carne aí em casa, os frutos do mar também são considerados alimentos impuros, assim como qualquer peixe que não tenha escamas e barbatana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é conversa de judeu, não de católico.

      Eliminar
    2. Não, não é. E na quarta feira de cinzas, hoje, também não se deve comer carne.

      Eliminar
  3. Faz muito bem Ana. E se há algo que queremos fazer por questões religiosas ou valores que devemos incutir nos nossos filhos, devemos fazer e ninguem tem nada que julgar ou emitir opinião. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. JUnta-te ao desafio Berra-me Baixo da Mum's The Boss. É um espetáculo!!

    ResponderEliminar
  5. Ler este post antes do almoço não dá! Estou cá com uma fome agora!!! :)

    ResponderEliminar
  6. Eu não sou religiosa e, por mais que não entenda, respeito muito a fé dos outros.
    Mas entendo mesmo muito pouco essa questão do sacrifício, as promessas e tudo o que (aparentemente) não tenha grande utilidade para além do possível sofrimento/ disciplina de uma pessoa.
    Mas, se é para fazer um sacrifício de alguma maneira parece-me muito mais útil o de não ter mau feitio ou de fazer algo pelos outros do que deixar de comer alguma coisa só pelo sacrifício. :)
    Às vezes faço um exercício parecido com as promessas. nem sei dizer ao certo como surgiu isso mas penso que se algo correr bem farei isto ou aquilo pelos outros. É mais uma comemoração sem que ninguém saiba porquê. Se estou feliz, levo um bolinho para o trabalho, compro um presente para uma amiga ou faço algo por um desconhecido.

    ResponderEliminar
  7. Não se devia comer carne nunca, mas isso já são conversas de outras 'religiões' (bem mais saudáveis por sinal) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não coma carne, não coma peixe q Tb faz mal, não coma legumes q parece q afinal Tb não são muito sedáveis... Aliás... Não coma nada pq faz mal... Deixe a selecção natural trabalhar...

      Eliminar
  8. Adorei este post Ana, as sugestões de pratos parecem-me maravilhosos e umas dicas preciosas (claro que há sempre anônimos com mas e mais mas...) cá em casa na quaresma e durante as sextas feiras tb não se come peixe
    Achei alguma graça aos seus sacrifícios dos 40 dias, uma ideia gira e que contribui para ser uma melhor pessoa ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sou católica e praticante. Na paróquia que frequento, quando questionado sobre o jejum e a abstinência de carne, o pároco explicou que este hábito vem da altura em que a carne era um alimento muito mais caro do que o peixe e que a ideia era de que aquilo que se poupava ao trocar a carne por peixe deveria ser dado aos necessitados. Atualmente esta restrição da carne não faz de todo sentido, quando o peixe é muito mais caro. Sobretudo se trocarmos a carne por marisco ou alimentos similares cujo preço é altíssimo. O que se pretende nesta altura da quaresma é efetivamente o sacrifício, abdicar de algo que nos dá prazer, seja isso carne, peixe, chocolate ou vinho, ou tentar durante estes 40 dias ter uma atitude melhor para com os outros, algo que diz fazer :)
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Conceição a mim sempre me disseram que era porque a cara é mais impura e o peixe por ser considerado mais puro e mais saudável, ser um dia em que as pessoas aproveitavam para purificar e fazer uma especie de limpeza interior ;)

      Seja o que for fazemos porque acreditamos estar a fazer alguma coisa boa e isso é que importa ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. É esse mesmo o princípio. Fazê-lo porque acreditamos e porque tem significado para nós :)
      Bjs
      Conceição

      Eliminar
    3. Creio que ambos estão certos! Sobre o comentário da Conceição efetivamente é o que também oiço na Missa.

      Eliminar
  10. Parabéns por se assumir cristã nos dias de hoje, por querer passar para as suas filhas os princípios e a ideologia que recebeu. Este post, acredite, é um grito de coragem nos dias de hoje, em que os cristãos são apontados e julgados, pelo simples facto de serem. Continue. Estes são quarenta dias em que nós os cristãos nos recordamos da fragilidade do ser humano e nos reconciliamos e aproximamos de Deus, não apenas dias em que nos sacrificamos, são dias em que caminhamos com reflexão.

    ResponderEliminar
  11. Trocar uma costeleta de porco de 50 cêntimos e que não sabe lá a grande coisa por um pargo de 20 euros o quilo, fresquinho e delicioso, realmente, não me parece lá grande sacrifício nem nada de acordo com o espírito quaresmal. Acho que se está a confundir a forma com o conteúdo. A purificação de que se fala na quaresma (para quem acredita) está no assumir voluntário da simplicidade. O resto são fariseísmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, abençoada seja pelas suas sensatas palavras.
      É por atitudes "beatas" e vazias que a Igreja Católica e todas as outras religiões vão perdendo cada vez mais fiéis.
      Por um mundo mais simples e melhor devia ser o lema. Teresa

      Eliminar