segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Rir é bom sempre (ou quase sempre)

Passamos o Verão na praia entre mergulhos no mar e brincadeiras na areia, porque se há sítio que gostamos de estar e nos sentimos bem é aí. É também durante o Verão que tento preparar de alguma forma o Inverno cá em casa (mesmo que só psicologicamente e para muitos não tenha qualquer influência). Desde sempre ouvi a minha mãe dizer que nada como o sol e a praia para nos sentirmos bem e nos dar resistências para o Inverno. Lavo-lhes tantas vezes o nariz, que são poucas as vezes que o têm entupido, mas se por acaso isso acontece nada que as gotas Neo-Sinefrina, não ajudem a melhorar.
Por aqui tento não dar grande importância a narizes ranhosos, nunca aliás disse que estavam doentes por causa disso e faz-me muita confusão quando ouço na rua mães dizerem que os filhos estão doentes, apenas por estarem com ranho no nariz (mesmo que seja aquele verde mais nojento). Isso para mim não é doença, nem sequer razão para ficarem em casa e não irem ao colégio. Isso faz é gastar mais uns trocos em lenços de papel e ter algumas vezes miúdas chateadas por terem o nariz encarnado e em ferida de tanto se terem de assoar (se a nós nos custa, imagino a elas). Já cheguei a pintar o nariz das Cs. de encarnado e dizer que estão as verdadeiras mulheres palhaço para acabarmos todas as rir, porque não há nada melhor que levar, até as coisas que menos gostamos, na brincadeira e com gargalhadas.
Vá, eu sei...passar a noite com elas aflitas (muitas vezes mais nós que elas) por não conseguirem respirar, é das coisas que mais nos custa a ver, mas é extactamente por essa razão que desde sempre perguntei ao pediatra o que lhes podia fazer nessas situações. Gotas Neo-Sinefrina infantil (por acaso o H usa as de adulto), vapores, chá quente e claro em último caso xarope ou algum remédio mais forte se for caso disso e paciência, muitas doses de paciência e calma para as noites em branco (nada que uma noitada de series e uma cama feita no sofá da sala, também não ajudem a parecer menos mal).

Confesso, com saudades destes dias de Verão




E vocês como fazem aí em casa? Também se conseguem rir de narizes ranhosos?



29 comentários:

  1. Concordo a 100%. Aqui em casa, narizes ranhosos e entupidos também nunca foram considerados doença é muito menos motivo para faltar ao colégio. Era assim quando eu era pequena e é assim agora com as minhas filhas. E tenho de admitir que o método da noitada de séries também é utilizado por aqui :)

    ResponderEliminar
  2. Olá ana.parabéns pela sua família e por si.pela forma como sente e se expressa no seu blogue.o nosso segredo,aqui em casa,desde o nascimento soro no nariz diariamente e stodal quando a tosse não deixa mesmo dormir.desta forma e já la vão 3 anos,nunca foi necessário aerossol ou qualquer outro medicamento.ah, e claro muitos passeios em dias de sol e chuva e de dia e de noite, desde o dia em que a Ines nasceu.beijinho e o melhor para a vossa família,marta

    ResponderEliminar
  3. Nariz com ranho verde cá em casa, onde todos temos alergias, infelizmente é doença sim. Neo Sinefrina não resulta nos narizes dos meus bonecos.Pulmicort Nasal ou Avamys sim. Mas também aposto muito na praia para que de inverno não haja tanta crise respiratória. 😊

    ResponderEliminar
  4. Ranho verde é sinal de infecção, é doença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas muitas vezes passa sem stress e sem ter de ir a correr ao médico para tomar antibiótico. Não tenho ETs e cá em casa a maior parte das vezes passa. Mas como em tudo, há excepções e podem precisar de ir, não sou anti médicos, nem anti remédios, só não vou logo a correr.

      Eliminar
  5. É por irem pra escola com ranho verde que depois se pega tudo entre miúdos... É pena que algumas pessoas sejam tão descuidadas é egoístas. É se nas suas filhas passa rápido é por talvez fazerem tanta praia e estarem com bastantes defesas, o que não acontece com muitas crianças que têm de passar o verão enfiadas em escolas e afins porque os pais têm de trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao, nao acho que somos egoistas e nunca me passou pela cabeça que fosse o ranho verde de outra criança que tenha feito a minha filha ficar doente. Exageros desses é que fazem tantas crianças passarem o inverno fechadas em casa porque os pais nao conseguem entender o que é realmente estar doente. Muitas mandam por nao considerarem, tal como eu, que os miudos estão doentes. Se fossem todas a pensar como este anónimo que comenta os colégios nao abriam no inverno. Claro que tambem percebo a sua indignação quando pais mandam os filhos realmente doentes. Quanto ao sol e praia no Verao..sempre fiz, mesmo quando travalhava, basta rever os post de anos anteriores....

      Eliminar
    2. É a primeira vez que comento um post ou um qualquer comentário. Mas desta vez não consegui ficar indiferente! A pediatra das minhas filhas, desde muito pequenas, que aconselha fazer o máximo de praia que SEJA POSSÍVEL. Quer isto dizer, dentro das possibilidades de cada família. Aconselha, inclusivamente, passear na praia, de Inverno e claro (não venha ainda um qualquer comentário de "mãe desnaturada") devidamente agasalhadas!!! Sou da opinião que a praia é efectivamente uma grande ajuda para invernos mais tranquilos e menos ranhosos! Ah, e não posso deixar de afirmar, que também as minhas filhas, quando estão com ranho, independentemente da côr, vão à escola. Se não têm febre, nem qualquer outra doença passível de contágio aos outros meninos, vão à escola, porque mais ou menos ranhosa também não deixo de ir trabalhar!

      Eliminar
  6. Vivo na Noruega e aqui o aconselhado nestas situações é:
    lavar muito bem o nariz (deixem-se lá de neo-sinefrinas) e xaropes....lavar o nariz com soro fisiológico caseiro. Sim, quando disse que comprava soro riram-se (os médicos). Aqui o soro é caríssimo. Portanto, o melhor que há a fazer é mesmo fazer (chávena de água com meia colher de café de sal e é só dissolver e já está. Trouxe umas seringas de Portugal e tenho o assunto tratado e resulta. Outra coisa é abrir a janela dos quartos durante a noite...quando há tosses resulta, mesmo! Os quartos devem ser os locais das casas mais frescos e, sem dúvida, que resulta. Sofia Marques

    ResponderEliminar
  7. Sim, concordo com tudo Ana! Não entendo pessoas que dizem "ainda bem que esta a chegar o Inverno, já não quero mais calor e sol..." Estas pessoas não têm crianças de certeza! As tosses, os ranhos, as doenças que desaparecem por magia no Verão e assim que chega o frio se lembraram de voltar a aparecer , a quantidade de roupa que temos de lhes vestir e depois lavar e que depois não seca porque está a chover e o frio que é sair dos lençóis a meio da noite porque temos alguém a choramingar no quarto ao lado, tudo isto e mais, para mim são motivos suficientes para dizer que também tenho muitas saudades do verão :) ... Obviamente que la nos adoptamos e tiramos o melhor proveito do Inverno, também! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim. Tenho duas filhas pequenas e, ainda assim, prefiro o Inverno ao Verão (embora prefira o sol à chuva). Detesto calor. Talvez seja por ter vivido parte da minha vida na Suécia e, por isso, ter uma maior tolerância ao frio. Mas prefiro mil vezes levantar-me a meio da noite com frio do que ter as miúdas a vir para a minha cama quando estou a morrer de calor.

      Eliminar
    2. Claro, não somos todos iguais ;) Eu é que sou mesmo muito friorenta!

      Eliminar
  8. Por acaso, ranho verde é sinal de infecção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La voltamos nós à mesma conclusão de sempre, eu nao escrevi que o meu método e a minha forma de encarar os ranhos verdes era a certa, ou a melhor do mundo. É a minha ponto. Cada um tem e deve fazer como acha melhor, cada um pode e deve ter a sua opiniao mas cada um lida com cada situação de certeza da forma que acha melhor para os seus filhos.

      Eliminar
    2. La voltamos nós à mesma conclusão de sempre, eu nao escrevi que o meu método e a minha forma de encarar os ranhos verdes era a certa, ou a melhor do mundo. É a minha ponto. Cada um tem e deve fazer como acha melhor, cada um pode e deve ter a sua opiniao mas cada um lida com cada situação de certeza da forma que acha melhor para os seus filhos.

      Eliminar
    3. Que sorte a sua!
      No caso da minha filha mais nova, se não controlar muito bem esse 'banal' ranho verde (com soro fisiológico e água do mar... deixe-se lá de porcarias) é otite na certa!

      Eliminar
  9. Ranho no nariz, toda a gente tem!! Quando fica verde já convém ter outro cuidado porque é sinal de infecção!!!
    Se consegue controlar as suas meninas sem outros medicamentos, sorte a sua... mas deixe lá de fazer publicidade a gotas / sprays para o nariz!! Cada caso é um caso e quando toca a medicamentos é melhor deixar os médicos ou, quanto muito, os farmacêuticos aconselhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, mas se ler é o que está escrito eu falo com o meu pediatra, cada um deve fazer o mesmo, nem nunca me passou pela cabeça que não o fizessem. E também acho que cada caso é ummcaso e há bastantes casos que o ranho verde é sinal de uma infecção mais chata que tem mesmo de ser tratada com remédios mais fortes como o antibiótico, mas o que quis dizer é que nem todas são e muitas (a maior parte) cá em casa acabam por passar sem recorrer a nada de especial.

      Eliminar
  10. Olá Ana, não costumo comentar mas hoje tive vontade de o fazer. Gosto mt do seu blogue e de ver as suas filhas que são lindas! Em relação a este post e a outros que são claramente de publicidade só achava bem que o esclarecesse no final do post. Não me parece muito bem que quem segue apenas o seu blogue (a mesma publicidade encontra-se noutros blogues) ache que é um post resultante da sua experiência com o medicamento (que até pode ser tb) quando é claramente um post publicitário. Espero que não leve a mal este meu comentário. Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ana, primeiro que tudo, Parabéns pelo seu blogue! Aproveito também para deixar o meu testemunho: sim, lavar os narizes com soro! Faço-o todos os dias, aproveitando os "vapores" do banho quente (fecho-me na casa de banho) e lavo ainda no banho. É tão rotina como lavar os dentes... E sim, a minha filha de 22 meses tem muita tendência a nariz ranhoso e se não houver mais sintomas vai para a creche... Não me considero uma egoísta por fazê-lo! Para que fique em casa é preciso que eu falte ao trabalho...

    ResponderEliminar
  12. Por aqui só vamos uma vez por ano ao médico, e é por 'rotina' : )

    ResponderEliminar
  13. Se ranhoca fosse doença, a minha
    MI ficava em casa o mês passado. Muitas lavagens, nebulizacoes e fluimucil (quando necessário) e está pronta para o infantário :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nós também não vamos trabalhar com ranhoca? Ora aí está! :)

    ResponderEliminar
  15. Acho perigoso estas sugestões em blogues de como tratar doenças.
    Há ranhos e ranhos. Eu também tratava o ranho do meu filho com água do mar! Até perceber que afinal a água do mar não era tão inócua e que apesar de tratar o ranho estava a provocar-lhe uma otite serosa.
    Cuidado com as sugestões que faz de medicamentos. Falar de sapatos não é o mesmo de falar da vacina da gripe ou da neo-senifrina.
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que este "Anónimo " está muito de mal com a vida.
    Só criticas negativas negativas.
    Enfim...
    Que comentário :
    Não estamos a falar de sapatos.
    Estou com os nervos à flor da pele.
    Sou uma gaija do norte e estou a ficar cega
    Caco mãe tudo 5 estrelas.

    ResponderEliminar