quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Não fui capaz de mentir, mas tive muita vontade

A C. grande está naquela idade das perguntas e dos porquês, mas hoje deixou-me de lágrima nos olhos quando me perguntou:
- A mãe nunca vai morrer pois não? Nós nunca vamos ficar sem mãe, verdade?
Pela primeira vez, tentei disfarçar e não responder pois a vontade que tive foi mentir com todas as letras e dizer pois não. Mas a verdade é que não fui capaz de o fazer e pior, dei  por mim a pensar e se amanhã eu não estou cá? 
Estou com um nó na garganta, estou com uma angústia horrível e tudo porque não paro de pensar na pergunta dela.

um coração de mãe que hoje está apertado...



O que respondiam ou já responderam vocês a esta pergunta? Os vossos filhos também já a fizeram?



Cacomae

23 comentários:

  1. O meu ainda não se lembrou de perguntar isso (também ainda só tem 3 anos), mas eu, desde que fui mãe, penso demasiadas vezes nisso e tem alturas em que fico tão angustiada que dou por mim a pedir determinadas coisas ao meu marido caso me aconteça alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Ana, esta pergunta já me foi feita pelo Salvador e pela Inês... Eu respondi que ninguém é eterno mas para estarem descansados que ainda andarei por cá por muito tempo, com tempo de assistir ao crescimento e sucesso de ambos. Não penses mais nisso. Bjs ❤️

    ResponderEliminar
  3. Pois é Ana sem dúvida a pior pergunta de um filho, mas confrontada temos de ser firmes e frontais eu passei pelo mesmo ha uns anos atrás e respondi:-sim quando for velhinha 😊.E não pensar mais no assunto.

    ResponderEliminar
  4. Como eu a compreendo :(!! Ainda ontem tive essa mesma questão da minha Nônô com 5 anos... Mas eu menti :(!!! Inicialmente disse que só quando fosse muito velhinha (como o "bi-vô" que morreu este ano...)... mas ela insistia que não queria que morresse nunca, e como a tristeza já era tanta, menti... com um nó na garganta e o coração bem apertadinho...

    ResponderEliminar
  5. Pois...eu tb já passei pelo mesmo. Mas disse a verdade...que um dia eu iria para a beira dos anjinhos . mas com muita sorte, só KD já n tivesse dentinhos ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana isso e uma pergunta muito dificil de responder ... o mais velho sabe disso mas dizemos sempre q so vai acontecer qd formos velhinhos e o mais pequenino pensa q vamos viver ate aos 100 anos! Eu deixo ele acreditar pq doi quando descobrimos a verdade e ele tem muito tempo para se aperceber dela beijinhos

      Eliminar
    2. E dificil ... muito dificil mas tudo tem uma idade e pode se ir explicando devagarinho! Ja tou a chorar so de pensar nisso. Beijingos

      Eliminar
  6. O meu filho Manel já me fez essa pergunta e eu dei a resposta que a minha mãe me deu quando eu lhe fiz a mesma pergunta. " Um dia, mas ainda falta muito. E ai já serás crescido, terás os teus filhos, a tua mulher, a tua família de quem gostaras muito e nunca irás ficar sozinho"

    ResponderEliminar
  7. ja respondi a essa pergunta, mas o meu filho 5 anos actualmente mas altura com 3, queria era saber se a casa ficava p ele!

    ResponderEliminar
  8. A minha filha mais velha já me perguntou algumas vezes. Sempre respondo com uma meia verdade. "Sim, filha vou. Mas quando for muito velhinha" :(

    ResponderEliminar
  9. Ana, também já fui confrontada com essa mesma questão da minha filha também com 5 anos... E a minha resposta foi mais ou menos espntânea... disse-lhe que sim que um dia a mãe e o pai já não iam estar cá mas que isso ainda ía demorar muuuuuitos anos e que ela já seria velhinha quando isso acontecesse... Enfim, não sei se foi a melhor resposta, mas foi o que me veio à cabeça naquele momento e que a deixei mais tranquila. Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que um dia que os meus pequenos príncipes me façam tal pergunta sou menina para dar uma resposta muito semelhante...

      Eliminar
  10. Eu menti (ou não) e disse que só morrerei quando for velhinha e ela muito crescida....

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana, os meus perguntam varias vezes. Até porque já me viram chorar preocupada com os meus avós que já estão velhinhos. O que eu lhes digo é que a mãe irá para o céu quando for muito velhinha e ficará lá a olhar por eles.
    O mais velho perguntou se não posso pedir a Deus para ser um fantasma e ficar com eles na terra. :)
    Os miúdos têm todos esse medo.

    ResponderEliminar
  12. Perdi o meu avô quando o meu Manel tinha quase 2 anos. Por continuar "presente" em conversas, fotos e afins, ele sabe que foi para o céu, que é uma estrelinha e olha por nós.
    Foi para o céu porque já era muito velhinho, e então o que o Manel não quer é que a mãe fique velhota...
    A maneira que arranjei de contornar a coisa (agora ele está com quase 4 anos) é que ainda falta muito muito tempo para que a mãe fique com as mãos como a Bisa tem, mãos de velhota.

    ResponderEliminar
  13. Nunca pensei nisso... o meu filho ainda tem dois anos. Nem saberia o que lhe responder...mas vou ter que pensar nisso.

    ResponderEliminar
  14. E quem não pensa nisso? Perguntas difíceis! Mas quando acontecer acho que vou seguir muitas das respostas aqui dadas. "Quando for bem velhinha e tu muito crescida..." e esperamos que assim seja.
    Um grande beijinho Ana e sinceramente acho que todas nós pensamos no assunto.

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Tenho terror desse nosso dia! Por aqui ainda tudo calmo. Espero que assim continue.
    Lembro-me de fazer essa pergunta à minha mãe e da angústia que sentia.... :(

    ResponderEliminar
  16. Temos que dizer sempre a verdade, para que tudo não se torne ainda mais difícil quando acontecer. Eu perdi a minha mãe com cancro fez 3 anos em Dezembro e a seguir a minha avó, o Simão que hoje tem 5 anos ficou muito preocupado se eu e o pai íamos ficar velhinhos ou doentes e se Jesus também leva crianças para o pé dele. Ele diz sempre que não quer crescer, não quer ser mais velho quer ser para sempre filho e vai ficar sempre connosco lá em casa, diz ele. Como eu o compreendo, é tão mais fácil ser filho, e quando eu achava que a minha mãe ia sobreviver à doença pensava que ainda tinha uns 20 anos de convívio com ela pela frente e já achava tão pouco, o tempo pregou-nos uma partida e ainda a levou mais cedo.

    ResponderEliminar
  17. A minha filha que faz amanhã dois anos quando vê um menino chorar muito... Diz que está a chorar .... Não tem mãe!!!! Eu fico muito atrapalhada tento sempre dizer que não é verdade , está a chorar por outra razão .... Ela ainda está longe dessa idade e já faz essa associação... Tristeza, infelicidade= falta de mãe :(

    ResponderEliminar
  18. O M de 5 anos há muito tempo Q fala Sb a morte. Diz muitas xs que não quer morrer, nem ser velhinho ,que tem medo de morrer e perguntapq é Q só o Jesus pode ressuscitar . São tudo perguntas Q surgiram quando na escola começaram a falar de Jesus, morte, Páscoa, ressuscitar etc etc. Eu Q não tenho mãe há 15 anos....e sei quanta falta ela me faz e as saudades imensas Q sinto, gostava de lhe mentir (pq o eu maior medo é faltar lhes), mas prefiro prepara lo para a realidade, acho Q o torno mais forte. Digo Q só vamos morrer todos qdo formos muito velhinhos (Q para ele é ter 100anos) e Q tem mm Q ser assim se não, não cabíamos todos na terra....uns nascem e outros morrem. Ultimamente deixou de falar Sb o assunto...felizmente! Aida Ribeiro

    ResponderEliminar
  19. Essa pergunta também já foi feita aqui em casa quando o D tinha uns 4 anos. Eu esquivei-me um pouco à resposta...respondi que nunca vou deixar de existir! Dei-lhe o exemplo do meu avô materno, que ele nunca chegou a conhecer fisicamente mas conhece tão bem ao mesmo tempo. Porque desde que as memórias não se apaguem,essa pessoa continua a existir para nós em pensamento. Ele aceitou essa explicação válida, e agora com 6 anos já compreende (mais ou menos) que não somos eternos, mas podemos sempre existir em quem nos ama!

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde

    A minha filha era bastante sensível ao tema "morte"! Qualquer referência (não era preciso muito, bastava o telejornal) e chorava. Procurei ajuda. Entretanto, faleceu a mãe de uma colega de escola :( e, claro, que associou que também poderia perder a mãe. Resumindo: o facto de evitarmos respostas directas só piorava a situação e o conselho da médica foi dar alguma explicação, de modo coerente e que nos faça sentido. Exemplo: as pessoas que morrem são necessárias no céu, também para haver espaço para nascerem bebes. Claro que não é milagroso, mas é uma pergunta que não fica sem resposta (o drama já ia em "ó mãe, eu posso morrer?!!"Agora brinco e digo que vou morrer, mas que ainda a vou chatear muito :P Desculpe o texto gigante, mas revi-me no assunto e nas consequências que pode ter. beijinhos. Sara Alves

    ResponderEliminar