terça-feira, 23 de julho de 2013

Afinal 3, não é assim tão fácil...

Passar de duas para três filhas, é mesmo uma diferença brutal. Como já aqui tinha dito, desta vez quisemos estar os primeiros dias sozinhos, eu e o H com a Caetana, e só agora a casa tem a família completa, com o regresso da C. grande, das férias com os avós e com a tia S.
Para quem tem perguntado como é ser mãe de três, é caótico, é barulhento, dá vontade de fugir (os primeiros 5 minutos de choro e birra das três, telefone a tocar e o jantar na mesa a ficar frio, deu-me vontade de sair a correr e apanhar o primeiro avião para longe, confesso), mas depois de tudo controlado, de tudo mais calmo, a alegria de ver casa cheia (ainda por cima uma casa não muito grande) ninguém nos tira. Uma sensação de realização e muito, muito amor! Amor entre elas (devia ter gravado o reencontro das duas, que não podia ter sido mais querido e feliz, as duas agarradas aos beijinhos, aos abraços e a troca de olhares malandros entre elas), amor entre elas e a mana bebé, mas o grande Amor de nós por elas que nos dá força para pensar que o pior passa rápido e tudo irá acalmar (pelo menos um pouco, espero).

Ter de me habituar a três miúdas aos gritos não vai ser fácil, mas o H. ter de se habituar a quatro, vai ser ainda pior!

A casa sempre em desordem, é uma das coisas que mais me põe os cabelos em pé, porque a disponibilidade para andar sempre de rabo espetado a apanhar, ainda não é a mesma. Roupa para lavar e estender parece que não acaba nunca. A cozinha tem sempre um prato fora do sitio, da papa de última hora, uma bolacha meio comida, e os pacotes de leite sempre desarrumados que é o passatempo favorito da C. pequenina.

Falar dos feitios e teimosias de cada uma será tema para um outro post, mas como é que duas miúdas saídas da mesma barriga, criadas pelos mesmos pais e no mesmo colégio são tão diferentes. Temos uma C. pequenina teimosa e desafiadora e uma C. grande que parece ter sempre os ouvidos com cera, porque só lhe apetece responder ao fim de 4 ou 5 vezes (para não falar nas vezes que só ao fim de 10) e se me dá para a irritação, me responde um "Oh mãe por favor, por favorrrrrr eu não faço mais, prometo!!" O pior é mesmo ter a memória curta, curtíssíma, e esquecer-se bem rápido da promessa que fez.

Tirando as coisas menos boas, jantar com a mesa cheia vai ser uma animação, de certeza. Ouvir as histórias de cada uma vai ser de chorar a rir (como ontem quando a C. grande me fez o relato da novela da noite da SIC, tim, por tim, porque adorava ver com a bisa, nas férias que acabaram). Vê-las brincar e pintar juntas, ouvir as conversas animadas das duas e depois das três, vai dar histórias e quem sabe um livro giro para mais tarde recordarem.


the famous five, pelo menos cá em casa...




Por aqui começam os preparativos das coisas a levar para as primeiras férias a cinco. E como nada pode ficar esquecido a lista já começa a ficar longa, mas que é fundamental para quem tem mais que um filho e uma cabeça que hoje em dia, admito ser de alho chocho, e muitas vezes no ar, tal são os meus esquecimentos ultimamente.



ps - e para quem me tem perguntado que kits vou levar na mala da Mini C. as malhas fresquinhas e alguns tapa fraldas com camisas brancas de golinhas, vão ser as minhas escolhas para os dias quentes de Algarve. Ma Petite Princesse é uma marca amorosa cheia destas coisas queridas para os nossos bebés. Já espreitaram? Vejam aqui...


um amor de marca, impossível resistir...Ma Petite Princesse




pss - o que não vai faltar nestas nossas primeiras férias juntos:

  • paciência
  • máquina fotográfica
  • um carro cheio de malas, carrinhos, pranchas e o que nos lembrarmos
  • muito, muito amor...porque o resto não importa
fundamental em qualquer viagem...não acham?



Vejam Cacomae também no facebook AQUI

7 comentários:

  1. ana, falta uma coisa importante....AJUDA!!!!!!! seja uma avó, uma empregada, .... mas falta aJUDA para vocÊs descansarem um bocadinho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana. Já sigo o seu blog à muito tempo mas após este post apeteceu-me brincar consigo :-)

    Sou mãe de 3 também e com as idades muito parecidas com as suas, a Maria com 5 anos, o Francisco com 2 anos e a Inês com 11 meses 
    Ao início é complicado e a coisa que mais vezes penso é:
    Falta-me um terceiro braço 
    Mas tudo se começa a encaixar após o ½ mês da mais pequenina e conseguimos controlar tudo
    Quando a vi falar da roupa realmente é um tormento, o cesto nunca se vê o fundo, 3 crianças a sujar roupa é algo assustador mas nada que não se faça, ainda por cima porque não tenho qualquer ajuda.
    Em relação à desarrumação da casa eu sugiro e é o que implementei, um sítio onde podem brincar, na sala coloquei uma secretaria e duas cadeiras com folhas, canetas e brinquedos deles e esse é o espaço reservado à brincadeira, não há nada desarrumado nem espalhado pela casa 
    Depois o resultado de tudo isto é magnífico, uma casa sempre cheia de alegria e muito amor e isso sim é o mais importante 

    Beijinhos Estela

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana
    Já sigo o seu blog à algum tempo, e revejo-me muitas vezes!! E hoje foi uma delas!!!! parecia que era a monha história!!! Sou mãe de 3 meninas: a C de 7anos, a F de 4anos e a pequena G de 10 meses!!!!!
    E cá em casa passasse o mesmo que na sua....a mesma desarrumação, a mesma "gritaria"....a mesma confusão!!! Mas também o mesmo Amor, Carinho mas também uma alegria imensa!!!! Ser mãe é fantástico e mãe de 3 meninas é muito bom!!!!!
    Boas férias que para nós também vai ser o primeiro ano de fárias a 5!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana! Acabei de descobrir o seu blog e de ler o "relato" do regresso a casa das duas princesas mais velhas. Devo, desde já, dar-lhe os meus parabéns pela coragem de ser mãe de 3 filhos. Só tive uma filhota, que hoje tem 8 anos. Adorei o seu texto, parece que estamos a vê-la toda atarrefada de um lado para o outro, mas sempre com muito sentido de humor à mistura. Gostei muito de conhecer o seu blog. As suas princesas vão ficar com a melhor recordação que poderiam ter, quando forem mais velhas e deliciarem-se com os textos da mãe. Parabéns. Tudo de bom para os 5. Boas férias. Espero vê-la mais vezes neste mundo virtual. Beijos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  5. Entendo na PERFEIÇÃO!!! De 1 para 2 não me custou nada...de 2 para 3 acho bem mais cansativo. No meu caso achei que fosse da maior diferença de idades ( E. de 8 anos , J de 6 anos e a A. com 13 meses). Mas como sempre quando se trata de filhos, compensa e MUITO.
    Abraço e tudo de bom aos 5.

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana. Vais passar a adorar a noite ... O silêncio da noite... a calma. É melhor começares a pensar em tomar banhos de lua, ir à piscina à noite e por ai ...
    E por aqui vai ser o mesmo, que apesar do SM ser 4 longos meses mais velho que a Mini C, prevejo muita correria e vista muito grossa à desarrumação e disparate dos outros ....

    Mas eu lá dispensava esta trabalheira toda?!?!?Venha mais um :P

    ResponderEliminar