Para quem tem perguntado como é ser mãe de três, é caótico, é barulhento, dá vontade de fugir (os primeiros 5 minutos de choro e birra das três, telefone a tocar e o jantar na mesa a ficar frio, deu-me vontade de sair a correr e apanhar o primeiro avião para longe, confesso), mas depois de tudo controlado, de tudo mais calmo, a alegria de ver casa cheia (ainda por cima uma casa não muito grande) ninguém nos tira. Uma sensação de realização e muito, muito amor! Amor entre elas (devia ter gravado o reencontro das duas, que não podia ter sido mais querido e feliz, as duas agarradas aos beijinhos, aos abraços e a troca de olhares malandros entre elas), amor entre elas e a mana bebé, mas o grande Amor de nós por elas que nos dá força para pensar que o pior passa rápido e tudo irá acalmar (pelo menos um pouco, espero).
Ter de me habituar a três miúdas aos gritos não vai ser fácil, mas o H. ter de se habituar a quatro, vai ser ainda pior!
A casa sempre em desordem, é uma das coisas que mais me põe os cabelos em pé, porque a disponibilidade para andar sempre de rabo espetado a apanhar, ainda não é a mesma. Roupa para lavar e estender parece que não acaba nunca. A cozinha tem sempre um prato fora do sitio, da papa de última hora, uma bolacha meio comida, e os pacotes de leite sempre desarrumados que é o passatempo favorito da C. pequenina.
Falar dos feitios e teimosias de cada uma será tema para um outro post, mas como é que duas miúdas saídas da mesma barriga, criadas pelos mesmos pais e no mesmo colégio são tão diferentes. Temos uma C. pequenina teimosa e desafiadora e uma C. grande que parece ter sempre os ouvidos com cera, porque só lhe apetece responder ao fim de 4 ou 5 vezes (para não falar nas vezes que só ao fim de 10) e se me dá para a irritação, me responde um "Oh mãe por favor, por favorrrrrr eu não faço mais, prometo!!" O pior é mesmo ter a memória curta, curtíssíma, e esquecer-se bem rápido da promessa que fez.
Tirando as coisas menos boas, jantar com a mesa cheia vai ser uma animação, de certeza. Ouvir as histórias de cada uma vai ser de chorar a rir (como ontem quando a C. grande me fez o relato da novela da noite da SIC, tim, por tim, porque adorava ver com a bisa, nas férias que acabaram). Vê-las brincar e pintar juntas, ouvir as conversas animadas das duas e depois das três, vai dar histórias e quem sabe um livro giro para mais tarde recordarem.
the famous five, pelo menos cá em casa...
Por aqui começam os preparativos das coisas a levar para as primeiras férias a cinco. E como nada pode ficar esquecido a lista já começa a ficar longa, mas que é fundamental para quem tem mais que um filho e uma cabeça que hoje em dia, admito ser de alho chocho, e muitas vezes no ar, tal são os meus esquecimentos ultimamente.
ps - e para quem me tem perguntado que kits vou levar na mala da Mini C. as malhas fresquinhas e alguns tapa fraldas com camisas brancas de golinhas, vão ser as minhas escolhas para os dias quentes de Algarve. Ma Petite Princesse é uma marca amorosa cheia destas coisas queridas para os nossos bebés. Já espreitaram? Vejam aqui...
um amor de marca, impossível resistir...Ma Petite Princesse
pss - o que não vai faltar nestas nossas primeiras férias juntos:
- paciência
- máquina fotográfica
- um carro cheio de malas, carrinhos, pranchas e o que nos lembrarmos
- muito, muito amor...porque o resto não importa
fundamental em qualquer viagem...não acham?
Vejam Cacomae também no facebook AQUI
ana, falta uma coisa importante....AJUDA!!!!!!! seja uma avó, uma empregada, .... mas falta aJUDA para vocÊs descansarem um bocadinho!
ResponderEliminarOlá Ana. Já sigo o seu blog à muito tempo mas após este post apeteceu-me brincar consigo :-)
ResponderEliminarSou mãe de 3 também e com as idades muito parecidas com as suas, a Maria com 5 anos, o Francisco com 2 anos e a Inês com 11 meses
Ao início é complicado e a coisa que mais vezes penso é:
Falta-me um terceiro braço
Mas tudo se começa a encaixar após o ½ mês da mais pequenina e conseguimos controlar tudo
Quando a vi falar da roupa realmente é um tormento, o cesto nunca se vê o fundo, 3 crianças a sujar roupa é algo assustador mas nada que não se faça, ainda por cima porque não tenho qualquer ajuda.
Em relação à desarrumação da casa eu sugiro e é o que implementei, um sítio onde podem brincar, na sala coloquei uma secretaria e duas cadeiras com folhas, canetas e brinquedos deles e esse é o espaço reservado à brincadeira, não há nada desarrumado nem espalhado pela casa
Depois o resultado de tudo isto é magnífico, uma casa sempre cheia de alegria e muito amor e isso sim é o mais importante
Beijinhos Estela
Igual por aqui!!!
ResponderEliminarOlá Ana
ResponderEliminarJá sigo o seu blog à algum tempo, e revejo-me muitas vezes!! E hoje foi uma delas!!!! parecia que era a monha história!!! Sou mãe de 3 meninas: a C de 7anos, a F de 4anos e a pequena G de 10 meses!!!!!
E cá em casa passasse o mesmo que na sua....a mesma desarrumação, a mesma "gritaria"....a mesma confusão!!! Mas também o mesmo Amor, Carinho mas também uma alegria imensa!!!! Ser mãe é fantástico e mãe de 3 meninas é muito bom!!!!!
Boas férias que para nós também vai ser o primeiro ano de fárias a 5!!!!!
Olá Ana! Acabei de descobrir o seu blog e de ler o "relato" do regresso a casa das duas princesas mais velhas. Devo, desde já, dar-lhe os meus parabéns pela coragem de ser mãe de 3 filhos. Só tive uma filhota, que hoje tem 8 anos. Adorei o seu texto, parece que estamos a vê-la toda atarrefada de um lado para o outro, mas sempre com muito sentido de humor à mistura. Gostei muito de conhecer o seu blog. As suas princesas vão ficar com a melhor recordação que poderiam ter, quando forem mais velhas e deliciarem-se com os textos da mãe. Parabéns. Tudo de bom para os 5. Boas férias. Espero vê-la mais vezes neste mundo virtual. Beijos. Evelyne.
ResponderEliminarEntendo na PERFEIÇÃO!!! De 1 para 2 não me custou nada...de 2 para 3 acho bem mais cansativo. No meu caso achei que fosse da maior diferença de idades ( E. de 8 anos , J de 6 anos e a A. com 13 meses). Mas como sempre quando se trata de filhos, compensa e MUITO.
ResponderEliminarAbraço e tudo de bom aos 5.
Querida Ana. Vais passar a adorar a noite ... O silêncio da noite... a calma. É melhor começares a pensar em tomar banhos de lua, ir à piscina à noite e por ai ...
ResponderEliminarE por aqui vai ser o mesmo, que apesar do SM ser 4 longos meses mais velho que a Mini C, prevejo muita correria e vista muito grossa à desarrumação e disparate dos outros ....
Mas eu lá dispensava esta trabalheira toda?!?!?Venha mais um :P