segunda-feira, 21 de maio de 2012

...vamos lavar os dentes

...as manhãs começam numa correria e claro, por vezes há coisas que ficam esquecidas! Lavar os dentes tem sido uma preocupação que desde cedo tenho tido com a C. aliás eu acho que o pediatra dela deve achar que sou uma paranóica com os dentes, porque desde que fez 1 ano lhe pergunto de 6 em 6 meses (quando lá vai) se já deve marcar consulta no dentista. Com 3 anos, praticamente acabados de fazer e ainda não é altura de ir... por isso, porque os lava desde cedo quando ás vezes me esqueço e já vamos no elevador, quase a chegar ao zero, ela faz uma daquela caras de menina crescida e diz-me:
"- maeeeeeee, temos de subir! Não lavou os dentes, mãe! Não pode ser! Vamos, vamos lá em casa, para a Carlota lavar os dentes, senão vêm as formigassssssssss."

...o primeiro kit dos dentes foi da Chicco, e lavar os dentes para ela é fundamental
calças de ganga e camisola Zara Kids, ténis Victória na Patachoka


Será que vai continuar assim? Esperamos que sim.

A mãe da M., por quem a C. grande tem uma adoração e tenta copiá-la em tudo, falou-me desta dentista de crianças que adorei e claro vou partilhar porque, para muitas mães a higiene oral é importante, e não é assim tão fácil como aqui em casa,  esta médica é mesmo fenomenal, chama-se Joana Carvalho e dá consultas na Klínika We Care, vejam o link aqui e o que tão simpática escreveu e enviou para o post de hoje. Obrigada Dra. Joana, acho que vão gostar destas dicas.


"A Saúde Oral desde o nascimento

A saúde dentária começa bem cedinho na infância, mesmo sem dentes, deve-se higienizar a boca do bebé com uma gaze ou fralda, molhada em água fervida arrefecida. É bom até aproveitar a hora do banho para introduzir a lavagem das gengivas como brincadeira.
Por volta dos seis meses de idade, começam a surgir os primeiros dentinhos, os incisivos inferiores, que devem ser lavadinhos desde cedo. Agora com uma dedeira ou escovinha pequenina, escova-se suavemente os dentes por dentro e por fora. O facto de se lavar bem a gengivas antes de os dentes nascerem, promove menos infecções, dores ou febres muito comuns nestas alturas. E a escovagem dos dentes de leite promove uma boa saúde oral também dos dentes definitivos que virão.

Desde que haja dentinhos e até mais ou menos aos 2 ou 3 anos de idade, não é totalmente necessário o uso de pasta de dentes. A partir dessa idade deve ser sempre usada escova e pasta adequada à idade, a escova tem de ter tamanho adequado à boca pequenina da criança e a pasta não deve exceder os 500 ppm de flúor.

A partir dos 6 anos a pasta dentífrica já deve conter 1100ppm de flúor.

Importante a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo a mais importante e aquela que deve ser mais demorada, à noite antes de deitar.

Nunca descurar as visitas regulares ao Medico Dentista, uma vez em cada 6 a 8 meses a partir do ano de idade, ou da altura em que a criança perceba bem o significado do sim e do não( mesmo com dentes de leite – que se devem sempre tratar para não comprometer a saúde em geral e o desenvolvimento dos dentes definitivos). Mesmo que não tenha nenhuma patologia, deve criar à vontade com o medico para mais tarde seguir indicações e estar calmo e seguro nos tratamentos.
É nas visitas regulares que se decide realizar ou não bochechos de flúor ou selantes, consoante as necessidades orais da criança.

Importante referir que uma rotina bem instituída em casa, deve sempre incluir a escovagem junto com outra rotina, como o banho ou antes de ir para a cama, sempre igual, confere calma e segurança à criança. Para além disso, só se consegue fazer com que uma criança goste realmente de lavar os dentes por livre vontade se lhe dermos razões para isso, a hora da escovagem deve ser agradável, sem pressas, e a pasta dentífrica deve ter um sabor agradável. De notar que o que sabe bem para uns não sabe para outros, há crianças pequeninas que preferem pastas picantes às pastas de morango e vice versa. Tentar instituir uma rotina que seja desagradável, vai dar muita luta, e mais tarde quando a criança for mais velha não a vai cumprir.

Comer bem e escovar bem já são duas tarefas muito importantes para o desenvolvimento da criança. Comer saudável evita as doenças orais e uma boa escovagem evita a propagação de infecções. Uma criança com uma boca saudável e sem dores aprende a brincar e a falar sem problemas e será de certo mais feliz.


Joana Silva Carvalho

Medica Dentista OMD nº 4778"


Então gostaram destes conselhos? Espero que sim e que os sigam porque uma boca bonita e saudável é mesmo importante para o bem estar, desde que são bébés.


Nota: Ontem por coincidência, quando preparava este post a C. caiu da cadeira e abriu o lábio...deitou sangue que nunca mais parava e um dente da frente metido para dentro. Hoje foi vista por uma dentista, que por acaso é mãe de um dos coleguinhas do colégio. Menos mal, por ser pequenina, não vai haver problema, quando cair este o outro virá perfeito. A nossa miúda gira ficou ainda com cara mais reguila e de pirata. Vão ver as diferenças nas próximas fotos...


ps - ... adoro combinações de cores pouco prováveis, o azul dos ténis da C. com o fucsia das minhas alpargatas! Cores que não combinaria, mas que combinadas deu uma foto que gostei!

...tenis Victoria, na Patachoka e alpargatas na Loja Real, dois must have para o Verão




pss - ...hoje estou voltada para as misturas, e como cá em casa o p. almoço é o rei das refeições, adorei estas taças todas misturadas. São mesmo giras as coisas desta marca GreenGate , á venda na More than Cookies


taças GreenGate, na MorethanCookies 

psss - ... para quem me continua a pedir sugestões de vestidos de Baptizado à antiga.  Adoro os da Mariazinha, este em especial.

vestido Baptizado Mariazinha...adoro

psss - ... Meninas, que por agora estão a viver em Madrid, vejam a Baby Face, que vão gostar, lá têm os contactos da Filipa para marcar uma sessão gira, gira.  A partir de Junho também em Lisboa vão poder agendar sessões com ela, mais um nome a decorar.

...bébe de anuncio by Baby Face


pssss- ... Uma pergunta para pôr o blog mais participativo...Sou só eu ou desde que as miúdas nasceram, nunca mais consegui estar impecável, sem nódoas e com a roupa a brilhar, de manhã á noite. Sou só eu ou vocês também?

Vejam Cacomae também no facebook aqui! E muito, muito obrigada pelos quase 1.500likes e as fantásticas 60.500 visualizações que o blog atingiu hoje. Fico mesmo contente que gostem e voltem todos os dias...

23 comentários:

  1. Mais uma vez PARABENS este post foi mais um must ao qual estamos a ficar habituadas :)
    Em relação aos dentes, além de sempre ter tido mto cuidado e incentivar as lavadelas !!!! nunca tive problema com os miudos quando eram bebes e os dentes estavam a nascer ....pode ser superstição minha mas com 2-3 meses começaram a usar um colar de âmbar e nunca tive uma má noite ou febre, nada e como são dois ........e além disso adoram lavar os dentes o que é optimo...´. o unico problema é que uma pasta cá em casa dura 1 semana ou menos :(
    obrigado Ana
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Olá, que bom e muito obrigada...gosto tanto destes elogios! Eu cá sou fã do colar de âmbar...as duas usam desde os 3 meses também:)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. :) A Gigi tem o mesmo estojo da Chicco mas em amarelo. E adora lavar os dentes! Habituei-a desde o primeiro dente. De manhã lavo-lhe eu para nos despacharmos, mas à noite é ela sozinha. :)

    Quanto à questão... Desde que eles nasceram que aprendi a tomar banho em menos de 5 minutos com shampoo e amaciador incluídos! :P E aprendi também que um lenço ao pescoço pode bem ajudar a tapar uma nódoa de bolsado ou de ranho na camisa! :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,

    Acho que é geral estarmos sempre sujas, nos primeiros meses são os ombros que ficam mais marcado, seja de bolsado, ou ranho, ou baba, ou mesmo tudo ao mesmo tempo.

    Depois passam a ser os joelhos, altura que as crianças já andam e fazem questão de limpar a boca suja de bolachas ou quer seja as nossas pernas.

    O pior é que não passa, a minha filha que tem 15 anos, hoje a caminho da escola sujou as mãos com a humidade do carro, e assim que entrou no carro a primeira coisa que fez foi fazer-me uma "festinha" na minha perna, achei uma ternura até perceber que o que ela estava a fazer era a limpar as mãos LOL

    Como vê não é a unica, somos várias :-)
    Bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha, muoto bom, mas muito querida;)...que bom saber;)
      beijinho

      Eliminar
  5. Antes de mais quero dar os meus sinceros parabéns pelo blog:)está perfeito, adoro as sugestões diárias e os temas com que presenteias as amiguinhas todos os dias!!!
    Como deves saber, estou na especialidade de odontopediatria, por isso no consultório vejo crianças todos os dias, é uma animação:)
    Penso que a DrªJoana escreveu muito bem sobre o assunto, é de extrema importância levar os miúdos desde cedo ao dentista ou especialista. Doenças na saúde oral como a cárie dentária podem levar a uma dor intensa,irritabilidade, má função na fala e mastigação e até problemas de aprendizagem na escola.
    A própria Academia Americana de Odontopediatria, aconselha todas as mães durante o período de gestação, a irem ao odontopediatra no sentido de lhes fornecer a maior informação sobre os cuidados a terem com a saúde oral do seu bebé quando nascer.
    A primeira visita ao médico dentista, deve ser preferencialmente quando a criança não apresenta um problema específico, como uma cárie ou um traumatismo, assim será mais fácil ganhar a confiança da mesma e tornar a visita ao dentista uma situação agradável.
    Um beijinho e continua a publicar temas interessantes:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Catarina que querida, que bom que gostaste. E obrigada pelo comentário ;)
      Meninas esta é uma optima dentista para as crinças do Norte (Porto).
      Um beijinho ;)

      Eliminar
  6. Pois isso é muito bom...não consigo mesmo, desde amachucada, nódoas dos pés e outras, é mesmo de gritar!!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Bons conselhos, como sempre. E sempre num tom tão simpático ;-) !! Os meus lavam os dentes de manhã e à noite. E quando começar a dar as papas ao baby vou também começar a "lavar" as gengivas com uma dedeira.Eles adoram... (e de vez em quando lá vem uma mordidela!)

    Pois bem Ana... Suja com duas raparigas... Agora imagine o que é com três rapazes... Tento sempre ser a última a arranjar-me cá em casa. E quando vou jantar fora, só visto a parte de cima mesmo à saída de casa, para não correr o risco de ficar mais uma hora a escolher alguma coisa que me sirva! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Oh Marta que querida...e que bom saber que nao sou a única a sujar-se, pois e não imagino com 3, lololol
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana!
    Espero que a C. já não tenha dores e que venham depressa os dentes definitivos.
    Em relação ao post (muito bom; adorei!), eu acho que faço o pleno - estou sempre marcada por salpicos de pasta dos dentes!
    Agora têm as duas a mania de usar a minha escova de dentes elétrica! Apesar de ambas terem a sua (giríssimas, com animais), querem é sentir as cócegas da escova dos crescidos!
    A C., mais pequenina, desde muito cedo que quer imitar a irmã a lavar os dentes, mas há que ter cuidado porque antes dos dois anos não conseguem cuspir a pasta. Engolir o flúor pode funcionar ao contrário daquilo que é suposto, e provocar marcas nos dentes, para além de em quantidades excessivas ser perigoso.
    Posso abusar e deixar uma ideia para um post?
    As minhas amigas espanholas, e algumas brasileiras, põem brincos nas filhas mal nascem, algumas até na maternidade! Pessoalmente, não gosto de ver antes dos 7/8 anos, mas gostaria de saber a opinião da Ana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha..estou a imaginar as duas de escova electrica...muito bom, adorei!
      Pois , não, eu pessoalmente não gosto de brincos em bébes pequeninas, também lá para os 6 anos é que o irei fazer...mas tenho amigad que furam logo;)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá, venho ao blog muitas vezes e gosto muito, tambem tenho um blog com uma amiga e tambem falei desta questão tão importante que é lavar os dentes. Sugiro que espreite acho que tambem vai gostar :)

    http://babymefashion.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, vou lá espreitar sim, e ás vezes gostava de ter mais tempo para ver os sites giros que andam aí;)
      Beijinhos e obrigada por dizer que gostam:)

      Eliminar
  11. Ainda hoje escrevi no meu blog sobre uma consulta ao dentista com a minha mais nova! tem 2 anos e 8 meses e está com cárie em 4 dentes! 2 foram arranjados mas os outros dois estão partidos! e estavamos a ver se aguentava!!mas parece que não e nestes ultimos dias ao lavar esses dentes diz que doi!!!
    e sempre tivemos imenso cuidado! lava 3 vezes dia e mesmo á noite lava depois do leitinho!
    Mas,temos um mas ela faz medicação para asma desde os 6 meses,e ao que tudo indica tem influência!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois e com essa idade dizem para não ir ao dentista???!!! Voiu fazer como a PAtricia que comentou a pagina no fb disse, na minha proxima vou lev`-la :)
      Beijinhos e as melhoras

      Eliminar
  12. Sair de casa imaculada é coisa que já não sei bem o que é. Piorou com a segunda! Se não suja uma, suja a outra! :-) Ou bolacha babada, ou ranho (credo!), ou manteiga do pão, ou pingas de leite, ou pasta dos dentes... qualquer coisa... Mas enfim, chego ao trabalho e começo a tentar limpar-me com toalhitas... não sai tudo, mas ajuda!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha...é o que me tem acontecido...mas ainda me custa ver os vincos, e as nodoas que não saiem...

      Um beijinho grande ;)

      Eliminar
  13. desde já...amo o blog!! parabéns!! parece que somos a mesma pessoa com os mesmos dramas de vida com crianças!! mas gabo desde já acoragem e não sei como consegue!!!!! às vezes chego ao trabalho já toda despenteada e cheia de coisas dentro da mala sem falar que me esqueço de tudo em casa ...aiiiiii por vezes dá-me vontade de fugir... am sdepois olho para a minha boneca e tudo passa!!! parabéns pelas C's... muito lindas!

    ResponderEliminar
  14. Oh que querida, tem dias que sabe ainda melhor ouvies estas palavras tão simpáticas...obrigada:)
    E principalmente apetece-me fugir quando olho á volta e vejo a casa num caos...brinquedos por todos lado e roupas espalhadas...e sei lá mais o quê...mas fugir para quê? Depois iria ter saudades disso tudo;)

    um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Muitos Parabéns pelo Blog Ana!!!! Antes da X. me ter falado já cá tinha andado a espreitar e amei :) Obrigada:) Adorei o pormenor do recente traumatismo hehe, mas sem stress, antes dos 4-5 anos podem estragar tudo "quase" à vontade he he.
    Quanto ás nódoas, pois... adoptei os estampados e floridos nas blusas, dão alegria...e as pessoas não sabem bem se é nódoa ou design he he

    Li algures, num livro, que nodoas no ombro são consideradas condecorações! Uma etapa superada no mundo dos filhotes tem sempre direito a medalha :)
    Um beijinho grande
    Joana

    ResponderEliminar
  16. lol, que bom saber que tenho filhas tão premiadas...lol
    E que bom saber que gosta, muito bom mesmo!
    Beijinho

    ResponderEliminar