segunda-feira, 22 de abril de 2013

...Uma aventura, mas não dispensamos...

Ir para a praia aos fins de semana, ou sempre que esteja bom e possamos, passa a fazer parte das nossas preferências de programa, mal o tempo aquece e o sol aparece. Não sou daquelas que apenas faz praia na época balnear, até porque acho um desperdício, do tempo fantástico que temos a sorte de ter nesta cidade que adoro morar (já disse, mas não me canso de repetir, que adoro e acho uma sorte morar em Lisboa, a 10 minutos da praia, e com um clima regra geral, tão bom). Os nossos truques para ir com duas miúdas pequenas e mais uma a caminho que nascendo em Julho, vai logo também ela começar a ir, são muitos claro, mas todos simples e descomplicados, que de outra forma não seria possível.


os nossos dias na praia, não têm horas para ir para casa, não têm sestas obrigatórias e comida, é sempre que a fome disser


Os meus truques:
1 - Acordar cedo e preparar o farnel para todos. Ter sempre latas de salsichas que os miúdos adoram, atum, e arroz ou massa, faz das refeições preferidas delas, na praia. Aconselho sempre  a levarem qualquer coisa consistente como isto, do arroz com salsichas, massa com atum, ou muitos outros que costumamos levar, porque ter duas miúdas esfomeadas na praia, estraga qualquer dia fantástico de sol. Tenho sempre bolachas, fruta, sumos e sim, as batatas fritas e o ovo cozido.

2 - Apesar das horas do sol serem cada vez mais alertadas e seguidas, nós aqui quando vamos, ficamos até nos apetecer e não respeito a hora que têm de sair nem as sestas que têm de dormir. Nestes dias as regras são quebradas, outros não, pois tenho a sorte de as Cs. desde sempre estarem habituadas a dormir na praia, e com barulho.
Tenho sempre um bom chapéu de sol, ou um toldo para a sombra que, com elas é fundamental.

3- Não sou nada fã de crianças com fraldas na praia, pois para além do desconforto enorme que deve ser, com areia a assar, e com as poças e os banhos constantes a fazerem delas um peso de chumbo que mal podem andar, nada melhor que esta altura e este sítio para poderem andar à vontade. E à vontade não é à vontadinha, que eu detesto bebes e crianças despedidas na praia, têm de ter o fato de banho vestido, pois claro.
Se dá trabalho, dá! A C. pequenina ainda usa fraldas e não sabe pedir, mas prefiro ter o trabalho de estar a atenta a cócós (que tiro e enterro bem fundo na areia molhada e lhe lavo o rabo na água do mar, assim como o fato de banho mal cheiroso é certo e que não adoro lavar) e aos xixi, que estes bem mais simples, basta ir lavar ao mar, do que estar sempre a mudar a fralda e a limpar a porcaria com dodots que os arranha e magoa por causa da areia que se cola e nao sai assim tão fácil (aqui com o rabo sujo nem o truque do pó talco resulta).
nota 1: para quem prefere desta forma é fundamental ter muitos fatos de banho porque temos de estar muitas vezes a mudar.
nota 2:  para os mais crescidos e que estão a largar as fraldas já aqui falei, mas volto a dizer para quem ainda não saiba, que ter sacos de plástico e colocá-los no balde sentados, ajuda a que façam os cócós muito mais facilmente e é o mais prático de ter à mão.
nota 3: a C. pequenina nem sempre faz cócós duros, aliás ela quase sempre e aqui acho que por causa dos dentes faz mais vezes mole,  dai dizer que enterro na areia molhada, que os desfaz, (não fiquem em stress que ninguém os vai pisar) porque normalmente apanho com um saco e deito no lixo, mas isso é óbvio, senão seria uma grande porcalhona!

4- Um bom creme protector, eu uso e adoro o especial criança factor 50 da Uriage, é essencial.
Chapéus na cabeça, e aqui a C. pequenina usa toucas que adoro e por terem um laço apertado, não consegue tirar, ou então o velho truque de andar sempre com a cabeça molhada, que no caso da C. grande é a melhor solução.

5- Tenho sempre comigo para além de uma sweatshirt ou uma longslive para os finais de tarde que podem refrescar, uma túnica branca para os dias que sol queima e as quero proteger um bocadinho mais. São frescas e confortáveis e ficam giras que se farta.

6- Brinquedos, apesar de ser mais um carregamento é fundamental para estarem entretidas e divertidas.

7- Combinar com amigos que tenham mais crianças, pois é muito mais divertido para todos, pais e filhos um dia passado em grandes conversas e brincadeiras juntos.

8- Esquecer algumas regras, ser descontraída e não complicar ajuda muito a conseguir, mas claro que ter um marido que adora praia, se diverte com elas e ajuda é meio caminho andado para resultar tão bem as idas à praia com as Cs.

são dias de aventura e são truques que muitas não acham bem e eu respeito e entendo, mas cá em casa são dias em família que não abdicamos e gostamos exactamente assim...
imagem do meu Pinterest aqui



ps -  ter a sorte de poder, depois da praia, passear no campo e brincar na relva à vontade sem confusões não é para todos, mas para quem pode é do melhor que há, especialmente com crianças que adoram correr, rebolar rir e gritar à vontade sem que ninguém as proíba ou faça cara feia.

 que divertido que foi o final do dia  com tantas corridas e brincadeiras na relva...
túnicas brancas da Piupiuchic e C. grande com as Paez das bananas que lhe dão imensa pinta





pss - Hoje ideias de fatos de banho que adorei para eles e para elas, mas especialmente a pensar na minha C. pequenina, ou seja nos mais bebés.


fatos de banho que adorei e acho queridos, queridos a pensar naquelas pernas rechonchudas e na cara de malandra que me apetece apertar




E para eles, fatos de banho que não podiam ser mais giros e com mais pinta.



Uma semana cheia de sol, com um feriado que vai saber tão bem...


Vejam Cacomae também no facebook AQUI

6 comentários:

  1. Hummm.. Tenho que experimentar isso da fralda!! Não sei se consigo... Lol nós também adorámos praia cá por casa!!mas este ano não tem sido fácil!! Espero que agora tenha vindo para ficar ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá! O baby I está prestes a nascer e nós já só sonhamos ir à praia com ele já este ano! Logo que os cuidados básicos sejam tidos em conta não tem porque correr mal! ;)

    www.aventurasa4.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. acho o máximo ser tao descomplicada. Muitas pessoas abdicam das suas vidas, do quotidiano quando surgem os filhos e de facto há que simplificar para resultar e para as crianças so faz é bem !

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso de ler este post, ser descontraída e descomplicada é de facto o melhor caminho.
    Só não sei se fiquei convencida com o não uso de fralda na C. pequenina. A minha mais velha com essa idade usava o fato de banho por cima da fralda e só no ano seguinte é que abdiquei completamente da dita. Também espero a segunda criança para Julho, vamos ver se mudo de ideias com ele... ;-)

    ResponderEliminar
  5. Ana

    Nao gosto muito da ideia de enterrar cocós na areia...

    ResponderEliminar