sábado, 20 de abril de 2013

Dias com Mafalda...

Já aqui disse algumas vezes que não adoro cozinhar, mas o que aqui não disse nunca, é que adoro imagens de culinária. Adoro não pela comida em si, mas pela foto, utensílios e cor dos alimentos...Há uma grande cozinheira, de quem sou fã, que para mim é quem tem as fotos mais giras, quer das suas receitas, quer das suas roupas que são sempre giríssimas (muitas delas Vintage Bazaar) e fazem dela das chefes e mães com mais pinta que conheço.
Muitas vezes, só de olhar para as suas ideias de receitas, fico cheia de vontade de ir para a cozinha e tentar fazer igual...mas depois, falta-me o jeito, falta-me o gosto, faltam-me os ingredientes sempre frescos que usa e as suas loiças que acho lindas. Adoro Bordalo Pinheiro e Costa Nova, e sim, também adoro o serviço que tenho e que me foi oferecido durante anos (hoje em dia agradeço do fundo do coração cada prato e travessa que a tia C. me dava nos anos e no Natal, mas na altura só me apetecia parti-los e perguntar-lhe o que raio pensava ela que eu ia fazer com aquilo...foram anos assim, de raiva misturada com disfarce de agradecimento, que hoje em dia dou imenso valor e me orgulho de usar quando temos um jantar ou um lanche especial). Adoro os panos de cozinha que usa e a cor da cozinha dela, é a minha paixão.
Aqui fica um exemplo de uma mãe cheia de pinta e talento que aposto o H. não se importava que eu copiasse e até agradecia que me ensinasse algum do seu gosto pela cozinha, pelos tachos e pelas panelas, e claro me fizesse gostar de cozinhar aqui em casa.

Dias com Mafalda, a página que não podem deixar de visitar todos os dias, porque as dicas são sempre deliciosas....

uma mãe gira e com pratos sempre deliciosos, que dão vontade de devorar. E estas fotos não são o máximo? Tenho ou não tenho razão...


Prometo ficar atenta ao próximo workshop que ela fizer e inscrever-me. E vocês todas, adoram cozinhar?


ps - uma receita da Mafalda que cá em casa todos gostamos (incluindo as Cs.):

Sopa de tomate:

Sopa de tomate com ovo escalfado

Serve 4 a 6

Azeite, qb
1 cebola, picada
4 cenouras, descascadas, cortadas aos pedaços
2 paus de aipo, picados
1 abóbora manteiga media, descascada, sem sementes cortada em pedaços
2 latas de tomate pelado
6 a 8 chávenas de caldo (legumes, carne..)
folhas de manjericão, qb
4 ovos
queijo parmesão ralado, se desejar



Aqueça o azeite numa panela grande em lume médio. Refogue a cebola até começar a ficar transparente. Junte a cenoura e saltei por 2 minutos. Junte o aipo, cozinhe por mais dois minutos. Adicione a abóbora e o tomate pelado. Misture bem. Junte o caldo e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe levantar fervura e cozinhe por 20 a 30 minutos, ou até os legumes ficarem bastante moles.

Deixe a sopa arrefecer ligeiramente, e bata a sopa num liquidificador até ficar bem cremosa. Prove e se necessário ajuste o tempero.

Escalfe os ovos, a gosto, numa panela com água a ferver com uma colher de chá de vinagre de vinho branco.

Sirva a sopa em tigelas com um ovo escalfado dentro de cada uma. Polvilhe com folhas de manjericão e parmesão se desejar.

uma sopa de tomate que sai sempre bem e faz as delicias de todos cá em casa, já experimentaram esta receita tirada dos Dias com Mafalda?



pss - e mais um fim de semana com o tempo que gostamos e já estávamos a precisar. As cores cá em casa já se começam a notar e as Cs. de tão cansadas com tantas brincadeiras na areia e na água dormem ainda melhor, quer dizer, até mais tarde pelo menos, o que tem sido maravilhoso.
Dias que adoramos passados na praia, jantares com amigos e conversas animadas porque dias assim tristeza não entra e má disposição também não.

miúdas divertidas que adoram fazer cabanas na praia e brincar até mais não...
os fatos de banho que amei são Azul Inglês e a Touca é C and F newborns, o que continua a ser a melhor opcção para a C. pequenina com 1 ano e 4 meses, pois não a tira da cabeça além  de ficar um amor...



psss - para quem não sabia, como eu, mesmo grávidas podem ser dadoras de medula óssea e foi o que fiz este fim de semana para tentar ajudar o Rodrigo, e outros meninos que estejam na mesma situação, porque em nome dele, fomos todos inscrever-nos na base de dados que poderá ser usada por muitos mais na mesma situação.
Pois é uma picada e já está, nós grávidas iremos ficar na base de dados mas apenas ficamos disponíveis após o nosso bebé fazer 1 ano, mas ficamos e nunca mais teremos de voltar a dar, pois esta base de dados fica para sempre.



Vejam Cacomae também no facebook AQUI

6 comentários:

  1. Cozinhar não gosto...Mas adoro fazer sopa,mexer nos legumes todos e inventar.ADORO sopa de tomate com ovo escalfado e faço muito.O resto fica por conta do marido que também adora inventar e faz maravilhas.
    E umas palmadinhas no belo rabiosque da C pequenina com carinho,claro.Fofa que só ela.ADORO toucas e as da C são lindas.
    Quando a minha filha era bébe´era eu que as fazia.Agora tenho algumas dentro de caixinhas com vidro nas paredes do quarto dela.
    Eu fiz todo enxoval dela.
    Resto de um fim de semana FELIZ.

    Conceição Torrado

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! novos workshops com Mafalda no Porto nos Workshops pop up...as suas Filhas estão uma delicia e já tão queimadas... lá fui hoje comprar protector 40 para a minha e para mim, que apesar de não ter apanhado sol na gravidez apareceu-me o tão temido "pano" no ano seguinte :-( cubro o sitio onde costumam aparecer com protector 40 e 50 e safo-me!
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Também Adoro a Mafalda, tenho pena de ela neste momento não ter site nem Blog, adorava lá ir todos os dias...não tenho paciência para o FACEBOOK...
    ´
    Ana a onde é que eu posso arranjar aquelas bolsas para as toalhitas plásticas??? tentei a Mommy-baby stuff, mas não responderam e já pedi á mais de uma semana...

    Obgada

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são de lá não sei outra maneira de perguntar....mas ela esta semana devia estar cheia de trabalho porque deve ter ido ao mercadito da Carlota...esta semana deve responder, mas se até quarta ela nao disser nada, diga-me que eu tento avisá-la ;)

      Beijinho

      Eliminar
  4. Eu adoro cozinhar, mas ainda não experimentei esta sopa. Parece-me ótima para os dias de verão; excelente dica.

    As C's, como é hábito, estão um apetite.

    beijinhos!

    ResponderEliminar