sexta-feira, 26 de abril de 2013

Surpresa estragada...

Hoje, o colégio da C. grande fez ponte e ela ficou em casa, sem grande vontade de ir à praia. Inventar programas com um sol radioso, não é nada difícil  mas ela queria, porque queria uma tarde em casa, na cozinha a preparar uma surpresa ao pai. Depois de uma passagem pela MIM Castil, que ainda tem algumas peças desta colecção de perder a cabeça com tantas coisas giras, a ida para casa só depois de uma passagem pelo supermercado para as compras que precisávamos para fazer um bolo ao pai.


uma visita à MIM Castil, com um vestido desta marca que eu achei o máximo...
vestido MIM Castil, merceditas Verde Menta e laço sete anjinhos



A receita deste bolo é tão fácil e prática que não tem como ficar mal. Não tem mesmo, só se for feito pela rainha da nabice, que conseguiu tornar do simples, complicado e desenformar o bolo foi tarefa que não foi superada. Se estivesse num concurso, com muita pena da C. grande que nem queria acreditar no resultado final, eu ficava em último, mas destacadíssima.

Uma surpresa deliciosa que nem precisou da cobertura (mascarpone e nata) porque não havia o que cobrir. Fiquei mesmo triste, não tanto pelo bolo mas pela cara da C. grande quando o pai chegou e lhe teve de mostrar a sua surpresa estragada e claro pela cara do H. que mais uma vez pensou:
-  "Que mulher tão trapalhona eu fui arranjar."

uma surpresa amorosa preparada pela C. grande que estraguei com o meu jeitinho para a cozinha


Venha um workshop de cozinha rápido e urgente, senão ainda sou despedida do cargo de mãe. Mãe que é mãe faz bolos deliciosos e é uma fada da cozinha...pelo menos na cabeças das crianças, que acham que somos perfeitas e esta desilusão foi do pior que já vi estampado na cara da C. grande.



Bolo rápido e fácil:
6 ovos inteiros
2 iogurtes naturais (eu costumo usar os açucarados)
6 chávenas de açúcar
6 chávenas de farinha de trigo
1/5 chávena de manteiga derretida (eu uso a vaqueiro liquida)
1 colher de sopa de fermento royal

Misturam-se os ovos com o açúcar até ficar bem amarelo. Junta-se a manteiga, depois os iogurtes e no final a farinha e o fermento. Unta-se a forma e vai ao forno, previamente aquecido a 180º, cerca de 30 minutos.
Deixa-se arrefecer e barra-se com o creme de mascarpone e natas (uso sempre uma colher de essência de baunilha misturada que dá um sabor delicioso) e decora-se a gosto. Desta vez ia usar morangos que nem saíram do frigorífico.



como qualquer criança a parte preferida, para além de ajudar, é o rapar a taça depois de deitar na forma...aqui fez-me voltar atrás no tempo e também eu era a parte que mais gostava


uma vergonha eu sei...mas foi assim que o bolo ficou quando o acabei de desenformar.  As lágrimas caíram ao olhar para a cara da C. grande que ficou de rastos com a surpresa para o pai!!!




Para a próxima sai melhor, prometo.

Vejam Cacomae também no facebook AQUI

20 comentários:

  1. Para a próxima tentem com uma forma de mola, como não tem que se tirar o fundo há menos probabilidades de se desmanchar. Em caso de dúvida não tirar a forma sem passar com a faca.
    E ao pai e à C grande pode sempre dizer que os bolos não se comem inteiros, e joguem-se directamente ao bolo e comam-nos aos bocados com uma toalha no chão da sala. Lambuzem-se e divirtam-se...aposto que no fim vai ser muito mais divertido que se tivesse saído direitinho hehe

    ResponderEliminar
  2. Dicas a usar no próximo: untar muito bem a forma e polvilhar de farinha e NUNCA, por nunca ser, desenformar (é assim que se diz) um bolo quente. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas e também já corrigi ;)

      UM beijinho

      Eliminar
  3. deixa lá Ana, na cozinha tbem não sou melhor.

    bjos
    maggie

    ResponderEliminar
  4. LOL! deixe lá Ana, não é a única! os meus bolos também ficam sempre a dar para o estranho!... muitos feios por fora mas comestíveis por dentro :-))
    Em relação ao vestido (sou suspeita, eu sei!) mas é dos mais bonitos da coleção. Adoro a cor, o tecido e o detalhe em renda! assim que vi a Rafaela com ele vestido não lhe consegui resistir ;-)
    beijinho grande e bom fds*

    ResponderEliminar
  5. Deixa lá...olha vai ao meu blog e tira a receita do bolo de bolacha que fiz ontem que faz o pandan e acredita que não tem que enganar...


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acabei de tirar do forno um bolo de cenoura que vou barrar com chocolate! Espeto que corra melhor!! Mas o meu truque, que já foi dito, é usar forma com mola. Desenforma que é uma maravilha. A do Ikea é óptima!!
    Um beijinho Ana, e um beijinho à C. :)

    ResponderEliminar
  7. Estou longe de ser uma fada na cozinha e também tenho uma certa dificuldade em desenformar quando uso formas de silicone.
    Para a próxima corre melhor:)

    ResponderEliminar
  8. Ana, gostei da sua sinceridade, ninguém é perfeito.
    Mas aposto que o bolo se comeu todo, não?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Ola Ana
    Gostava de saber as proporcoes de nata e mascarpone para a conertura. Parece tao bom.
    Obrigada e um beijinho
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. ahahah. Como te compreendo!!! Sou péssima na cozinha! O meu "segredo" é que os bolos, são sempre feitos na bimby, e com formas de silicone.:)
    Bjs em vocês!

    ResponderEliminar
  11. Bem, é impossível ler este post sem desatarmos a rir por várias vezes! O que eu gosto no seu blog, Ana, é exactamente isto, a genuinidade, a vida de uma mãe nem sempre é cor de rosa, não somos todas supermães, supermulheres, supercozinheiras, a casa não está sempre digna de capa de revista e nós sempre impecavelmente penteadas a fazer cupcakes de sonho! lol A vida real de todas nós é assim mesmo! Mas são estes pequenos "desastres domésticos" que dão piada à vida! Se serve de consolo, TODOS os doces que já tentei fazer e levavam folhas de gelatina para "enformar" acabaram com as pessoas a mastigarem "sacos de plástico" numa sopa líquida... Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Ana, da próxima use o spray da marca Espiga para untar a forma e vai ver que vai correr muito melhor!!! Ah, e como já disseram, tem de esperar que arrefeça para desenformar!
    beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Se utilizou uma forma de silicone, tem que deixar arrefecer o bolo e só depois é que pode desenformar!
    Por norma, apesar de dizerem que não é preciso untar, eu pincelo a forma com um pouco de azeite antes de colocar a massa.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Às vezes acontece Ana! Nem sempre sai tudo como gostaríamos. Para a próxima fica melhor!
    A M. também tem esse vestido da Mim, super giro!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ah ah ah, a sinceridade da foto do bolo "escangalhado" é linda! Eu também não tenho jeito nenhum para a cozinha, mas estas aventuras valem pelo entusiasmo dos filho(a)s e pela ternura da surpresa ao pai! Aposto que estava delicioso, anyway.
    Boa sorte para a próxima!

    ResponderEliminar
  16. Adorei ver a C. grande de volta dos utensílios da cozinha. Um amor!
    Como sou gulosa, ajeito-me a fazer doces. Mas a 1ª vez que tentei fazer mousse de chocolate (há muitos, muitos anos) não sabia que tinha de bater as claras... é claro que desisti e fiquei super desanimada.
    www.lovelab1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oh Ana,
    Nao pense muito nisso... interessa é a intençao :( interessa é o fazer o bolo (tambem é divertido!), e o bolo come-se "escangalhado" :) por isso, o ficar inteiro é apenas questao de segundos e para "inglês ver" ;)
    Oh Ana, fiquei foi cheia de pena de si (no bom sentido, claro!), nao seja tao dura consigo mesma, a serio :( tem que se poupar ainda por cima estando gravida. Mas pode ser das hormonas da gravidez, eu bem me lembro dos meus altos e baixos, as coisas ficam com outras proporções atingindo dramas :) (e o pós-gravidez ainda pior! LOL)-
    EU acho que ficou MUITO GIRO, e aposto que ficou DELICIOSO e aposto que o seu marido ADOROU a surpresa, e pensou "Que esposa maravilhosa que eu tenho, que mesmo gravidíssima se deu ao trabalho de me fazer esta bela SURPRESA e com a minha filha mais velha como cúmplice! Sou um sortudo!!" ;)
    Às vezes é preciso ver o copo meio cheio ;)
    Mts beijinhos!
    PS - Por vezes nós somos os nossos piores e mais ferozes críticos :( dê a si propria uma chance :)

    ResponderEliminar