Chegam as férias do Natal e aproveito para marcar a consulta anual das três com o pediatra.
De há uns tempos para cá a Caetana, volta e meia (ainda não percebi bem se é só quando quer focar coisas ao pé ou também o faz para coisas ao longe), entorta um olho para dentro. Ao início achei que estava a brincar e como é uma gozona o fazia para fazer cara de parva, mas ultimamente dou por ela a fazê-lo mais vezes e em situações que não é de todo para se armar em engraçada.
Este Natal até a minha sogra reparou e chamou a atenção, o que me fez ver que realmente não era normal e tinha de falar com o médico urgentemente.
Aproveitei a consulta e pedi conselho. Achou melhor marcar uma consulta de oftalmologia e avisou que podia demorar alguma tempo.
Pensei que algum tempo seriam no máximo dois meses (afinal iria marcar num hospital particular).
É normal ter consulta para meio de Agosto!!!?? My god, com este tempo de espera a entortar o olho como tem feito, fica no mínimo "vesgolha"!!!
Agora fora de brincadeiras que o caso é sério. Como podem apresentar tempos tão grandes de espera, principalmente tratando-se de crianças, quando sabemos que os casos de sucesso nos tratamentos dependem do tempo de actuação?
Claro que, a tentar ter uma consulta mais cedo ;)
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Curioso que também, nestes últimos tempos, comecei a reparar nisso na minha filha, que é mais ou menos da idade da sua!
ResponderEliminarBoa tarde Ana!
ResponderEliminarTenho um filho da idade da Carlota, que é acompanhado em oftalmologia na Clínica de Santo António, em Sacavém (também há na Reboleira) e eu estou bastante satisfeita.
Nunca tive dificuldade em marcar. No máximo 2 ou 3 semanas de espera.
Beijinhos e boa sorte!
Olá Ana, realmente é ridículo esse tempo de espera..
ResponderEliminarJá experimentou marcar no Dr. Francisco Reich d´Almeida? É dos melhores oftalmologistas pediátricos do país e se calhar não tem um tempo de espera desses!
Boa sorte :)
Filipa
Eu tinha estrabismo quando era pequena e sempre fui seguida pelo dr. Reich. O melhor oftalmologista do país e especializado em estrabismo. É excelente, mesmo, apesar de muiiiiiiito bruto e nada amável ahah :)
EliminarAna, a minha filha usa óculos desde os 18 mesinhos! Tente marcar com o Dr. Mesquita. Ele dá consultas no British Hospital (Saldanha) e também tem consultório particular, na Avenida 5 de Outubro. O Dr. Mesquita uma referência na área oftlamológica pediatra em Portugal!
ResponderEliminarAconselho o Dr. Eugenio(Coimbra), parque das nacoes. Clinica leite&leite. É particular, mas tem alguns acordos.
ResponderEliminarAna enviei-lhe um email...relativamente a este Post...espero ajudar.
ResponderEliminarbeijinhos
Tão triste usar o termo vesgolha...
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarEstá entre aspas, entende-se que não é por mal e muito menos para ofender. Há que saber interpretar e perceber quando se está a brincar.
EliminarJá eu adorei.
EliminarGosto de pessoas com sentido de humor.
E que conseguem brincar com os seus próprios problemas.
Beijinhos
Também achei fora do contexto. Olhe que humor negro e "gozar com a situação" é bem comigo mas, cá está, para tudo se exige momento e contexto.
EliminarAna,
ResponderEliminarO meu filho é seguido pela Dr.ª Sílvia Todo Bom, no Hospital da Luz, sei que dá consultas em vários sítios, é top com as crianças!
IOM: Instituto Oftalmológico de Miraflores
ResponderEliminarDr. Ferreira Pinto
Bjs e boa sorte!
Não Ana, não é normal. Trabalho em oftalmologia num hospital particular e no maximo 2 semanas para conseguir marcaçao para oftalmologia pediatrica porque há marcacoes diarias. Informe-se melhor, procure alternativas noutro hospital/clinica. Nesse tipo de casos, os meses de espera podem fazer diferença nos reultados do tratamento. Até porque é provavel que ainda tenha que colocar umas gotas depois da primeira consulta, e ter de marcar outra consulta a seguir. Se for mais uns meses para a segunda consulta também......
ResponderEliminarMarquei consulta de oftalmolgia ontem para a minha filha para a próxima semana na CUF Infante Santo - Dr. Luis Gouveia Andrade. Não o conheço mas foi recomendado pela pediatra delas.
ResponderEliminarNão não é normal ... consultas de especialidade no privado quase que se marcam para "ontem"... no mínimo estranho mas não sei se a Ana tem algum seguro de saúde ... beijinhos
ResponderEliminarSim, tenho mas é por ser através de seguro que demora mais?
EliminarBjs
Sim isso às vezes condiciona e não dão prioridade em comparação com um pagante a 100%. Dr.Mesquita já aqui referido no British Hospital no Saldanha.
EliminarAna trabalho em seguros (do lado dos
EliminarCorretores) e garanto que não é por ter seguro que demora mais a marcar uma consulta. O que pode realmente demorar mais um pouco é quando há uma cirurgia. Nesses casos, como é preciso que o segurador emita uma pre-autorização, pode levar alguns dias. Nunca meses. Algo de errado se passa.
E outra coisa. Hoje sou adulta. Mas quando tinha a idade da Caetana tive o mesmo problema. Não tendo sido tratado como devia, e com a rapidez que merecia, Ainda hoje tenho (às vezes) um desvio no olho esquerdo. Vivo bem com isso. Raramente se nota (quando estou cansada ou ansiosa aparece mais) e ninguém à minha volta liga, diz-se até que ninguém repara, o que é uma mentira desgraçada. Mas ainda hoje sei o que sofri na infância e na adolescência por isto. Actue já.
Um beijinho
LRC
O meu sobrinho mais velho também entortava os olhos quando tinha 2 ou 3 anos. Teve de usar óculos, mas o problema ficou corrigido e hoje, com 7 anos, já não usa. Realmente é importante que tente arranjar consulta rapidamente porque nestes casos o tempo de espera pode complicar o tratamento (isto se houver algum problema, até pode ser só mesmo um movimento que ela se habituou a fazer). Mas procure porque tenho a certeza de que existem muitos hospitais/ clínicas particulares em que consegue marcar uma consulta com um bom médico para breve ;) se fosse do Porto arranjava-lhe já consulta, em Lisboa não conheço.
ResponderEliminarA minha filha nasceu com um nódulo benigno no olho e na oftalmologista pediátrica q a segue, no hospital privado. A primeira vez esperei uns 6 meses tb, tinha a opinião a pediatra q não era nada urgente, apenas para ter outra opinião.
ResponderEliminarAgora vamos lá de 2 em 2 anos, mas já sei como funciona e no inicio do ano marco logo. Possívelmente até é a mesma oftalmologista :)
É por esta ajuda sempre tão grande que muitas vezes agradeço ter o blog. Vocês são realmente especiais e muito importantes. Obrigada
ResponderEliminarBoa tarde , Dra Maria Picoto, hospital da Cruz vermelha, tenho multicare e pago apenas 15€. É minha amiga se precisar eu marco lhe com rapidez!
EliminarAna
ResponderEliminarO meu filho tem quase 5 anos e no ano passado mais ou menos nesta altura começamos as nossas visitas a Oftalmologistas.
Se quiser tentar Clinica Oftalmolaser em Lisboa - Dr. Luis Cunha nós fomos a vários e gostamos deste Dr.
É descontraido, sabe cativar as crianças e marquei há pouco uma consulta de revisão para 20 de Janeiro.
Não é mais proximo por causa da minha limitação de horários e porque também não tenho pressa.
Espero que ajude. As melhoras
Meio de agosto? Eu procurava já uma clínica. É demasiado tempo pra uma criança que entorta uma vista 😮
ResponderEliminarBeijinhos e as melhoras
Olá Ana, em Dezembro fui com o meu filho, de 6 anos ao médico de família e pedi que me marcasse uma consulta de oftalmologista na Estefânia e assim fez. Já recebi o aviso com a data da consulta para Fevereiro, e melhor não se paga. Conforme nos médicos que lá trabalham, talvez seja uma opção a considerar. Tudo de bom. Bjs Ana
ResponderEliminarA minha filha tem 3 anos e foi diagnosticado estrabismo com 9 meses. Aos 10 estava a fazer oclusão e aos 16 estava a fazer toxina botulínica. Hoje com 3 anos recuperou alguma de 80%.
ResponderEliminarFui ao centro de saúde à consulta dos 9 meses e ela foi encaminhada de imediato para o Instituto Gama Pinto. Em 2 meses tive consulta com atendimento e resultados excelentes ��
Felizmente desta vez é de enaltecer o SNS. Tenho a certeza que vai correr tudo bem com a Caetana. Boa sorte e eu por aqui vou acompanhando. Beijinhos
Há muito bons oftalmologistas no nosso país, mas mamãs não me levem a mal. Para esta área o indicado é um ortoptista 😉 se preferem o privado há sempre a Dra.Alcina Toscano, na Av.da Liberdade com especialidade em estrabismo pediátrico.
ResponderEliminarUm ortoptista nao é medico nem anda lá perto.
EliminarFez uma licenciatura de 3 anos e siga.
Um médico oftalmologista fez um curso de 6 anos, internato comum e ainda uma especialidades de 6 anos e se trata também crianças fez mil formações nessa área. É um profissional altamente diferenciado.
Não se deixem levar. Cada coisa tem o seu lugar mas não ponham os olhos das vossas crianças em mãos que não são qualificadas para lhes oferecer o melhor.
Para além disso, e esqueci-me de referir, a Dra Alcina Toscano é uma conhecida oftalmologista pediátrica....
EliminarNão ortoptista.
Clinica Europa , em carcavelos. Chego a marcar para o dia seguinte 😘
ResponderEliminarOlá Ana. A minha filha também fazia isso é fui ao oftalmologista e diagnosticou hipermetropia. Disse que se demorasse mais alguns meses poderia evoluir para estrabismo. Por isso tente mesmo marcar o mais cedo possível. Bjs
ResponderEliminarAna, depois quando for com a menina, dê notícias do resultado, que espero não seja nada.Beijinhos.
ResponderEliminarSe calhar até no público conseguia consulta mais rápido!
ResponderEliminarOlá Ana, Será que marcou para Dra Rita Gama hospital da Luz? As consultas com ela são assim mto demoradas mas vale apena ela é especializada em estrabismo infantil a uma das minhas filhas é acompanhada por ela e adoro fez injecção de botox nos 2 olhos por tem estrabismo acomudativo e melhoroubbastante. Se for esta a médica peça p pedir consulta p mais cedo à médica que ela normalmente consegue. Obg
ResponderEliminarOlá, Ana. Como a percebo... A minha filha de 3 anos também vai ter de usar óculos (não pelo mesmo motivo, possivelmente). Fui a duas médicas, uma na Luz, que odiei. Foi execrável, antipática e, acima de tudo, não me explicou nada do que se passava, sem ser que tinha obrigatoriamente de usar óculos. Marquei consulta para a Dra. Alcina Toscano, que já tinha ouvido falar como das melhores oftalmologistas pediátricas, e realmente adorei. Uma abordagem completamente diferente, mais humana, sensível e sempre com muita atenção para com a criança. Aconselho e com certeza não terá esse tempo de espera todo. Um beijinho e que tudo se resolva, Mariana
ResponderEliminarÉ a Dra. Alcina Toscano que só tem vaga em Agosto :(
EliminarBjs
Foi na CUF, Ana? É sempre a mesma coisa! Experimente no consultório dela ou um outro especialista. Alguns do que foram aqui ditos já ouvi falar muito bem!
EliminarAna,
ResponderEliminarDr Reich D'Almeida, na Rua Castilho em Lisboa, é o melhor oftalmologista pediátrico para problemas de estrabismo, antes experimentei varios com o meu filho sem sucesso. A consulta e os testes de ortoptica não são baratos, mas só confio nele como oftalmologista para os miúdos.
Se marcar com a Dra. Alcina Toscano no consultório da Av. Liberdade é mais rápido do que na Cuf. Ela é otima!!!
ResponderEliminarO meu filho tem 4 anos e hipermetropia associada ao estrabismo, usa óculos desde 2 anos! E seguido pela Dra Rita Gama no Hospital da Luz que é especialista em estrabismo, foi-me recomendado por um oftalmologista conhecido! Recomendo!
ResponderEliminarOlá Ana! Cá em casa passámos por uma situação idêntica há uns meses atrás. Em agosto fui à consulta dos 2 anos com a minha filha e o pediatra aconselhou-nos a consultar um oftalmologista, por precaução, pois tanto eu como o meu marido usamos óculos desde muito novos. Logo nesse dia, tentei marcar consulta para um oftalmologista pediátrico, que já tinha consultado a minha filha quando tinha 9 meses, e já não tinha agenda disponível para 2016. Acabei por marcar consulta para a dra Ana Xavier (foi-nos muito bem recomendada pelo pai de um amigo nosso, que é oftalmologista)na clínica Oftalmolaser de Lisboa. Conseguimos consulta em 3 semanas. Desde então, a nossa filha está a ser seguida lá, pois precisa de usar óculos, tal como os papás. A médica não é de grandes simpatias, mas transmite-nos muita confiança.
ResponderEliminarEspero que tudo corra pelo melhor, e se me é permitido, aconselho-a a consultar um oftalmologista com alguma brevidade pois, nestes casos, quanto mais cedo for detectado o problema, mais facilmente se consegue tratar.
Beijinhos
Inês Silva
Ola, Ana! Identifiquei-me imeadiatemente consigo nesta situacao, pois aconteceu o mesmo à minha boneca Madalena! Mas confesso fiquei em panico e nao tao descontraida como a Ana. No entabto foi-me aconselhado o Dr. Eugenio Leite e so tenhona dizer maravilhas. É uma referencia na oftalmologia, é de coimbra mas tem clinica em Lx ( Expo). Na clinica dispoe de todo o tipo de equipamento para fazer os exames necessarios ( mesmo os mais raros) e é por isso um conforto acabarmos o dia ( 1 consulta) com todas as respostas e solucoes. Sao todos extremamente atenciosos e preocupam-se mesmo consigo. A minha mae inclusive tb andou imemso tempo com um problema que outros desmestificaram e lá com a atencao e preocupacao em ir mais longe descobriram e ja esta em tratatmento. ( se fosse muito tarde poderia eventualmente perder a visao). É um conselho, como tantos outris aqui expostos, mas tendo passado pelo mesmo e ter sido tao bem encaminhada, vi-me na obrigacao de comentar e recomemdar! Espero que corra tudo bem. Marta
ResponderEliminarBem, parece-me que já foi tudo dito, mas a minha sobrinha aconteceu isso. Numa semana começou a ficar com um dos olhos completamente para dentro, a minha Irma conseguiu consulta e tinha um problema que poderia ser corrigido com óculos.A miúda andava cheia de birras, e assim que pôs os óculos, transfomou-se completamente! o que acontecia é que a miúda não consegui ver e ficava irritada, ficava cansada do esforço que fazia para ver. Espero que não seja nada disto e que consiga uma consulta rapidamente para saber que está tudo bem!
ResponderEliminarJá tinha reparado nisso, na Caetana, mas como era assunto delicado não falei. Marque para outro médico. Eu não aguentaria esperar.
ResponderEliminarDra Cristina Brito especialista em
ResponderEliminarEstrabismos infantil. As consultas na luz são muuto demoradas, mas no consultório particular conseguem-se em três semana máximo. O consultorio fica na avenida antonio augsto aguiar. Boa sorte!