sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Quem tem uma irmã mais velha tem tudo

E começam as exigências da minha ajudante. Para a festa dos 4 anos da Conchinha elegi a Carlota o meu braço direito. Um braço que está a virar, pescoço, cabeça, pernas e um corpo inteiro porque neste momento ela já acha que eu tenho de lhe pedir autorização para fazer o que quer que seja da festa.
A parte dos convites é a que mais conversas tem dado e neste momento é a sua grande preocupação.
- Mãe, a Concha tem de convidar os amigos todos da sala. Ela não pode deixar nenhum de fora.
- Carlota, ainda não sei bem se vai ser assim. Quando fizeste anos também te disse que só podias escolher 4 amigos da sala e tu não te importaste.
- Mas eu fiz anos nas férias (a memória dela é enorme) e não foi a professora que distribuiu os convites, porque senão também queria todos. Nos meus anos a mãe mandou um email. É que quando temos aulas, a professora chama os nomes dos meninos e dá os convites e eles ficam todos a saber que há festa.
- Mas minha querida, ainda tenho de ver como vai ser, porque se fizer cá em casa não cabem todos.
- Mas mãe, então vamos ter de arranjar um sitio maior porque senão coitada da Concha, deixa de ser convidada pelos amigos que vão ficar MUITO zangados com ela. Não queremos isso pois não?

E agora que vou fazer contra estes argumentos de uma miúda de 6 anos, tão preocupada com o que vão dizer da irmã.


quem tem uma irmã destas mais velha tem tudo e não precisa de mais nada


Bom fim de semana.


Cacomae no Instagram@anadominguezlemos

14 comentários:

  1. Que querida a Carlota! Realmente quem tem uma irmã mais velha assim tem tudo! Também gostava que fosse assim cá em casa, mas aqui a mais velha (quase 4 anos) não parece gostar minimamente da bebé. Esperemos que com o tempo melhore...

    ResponderEliminar
  2. Adoro ver a amizade das suas filhas :) faz-me imenso lembrar de mim e da minha irmã, melhores amigas. Parabéns Ana por conseguir isso com elas, nem sempre é fácil mas eu (como irmã mais nova ) sempre olhei para a minha irma como exemplo e gostava de copiar tudo que ela fazia ;)

    ResponderEliminar
  3. É nestes momentos que eu acho que devemos sentir que estamos a fazer o nosso papel muito bem feito. Podem parecer inimigos nº 1 nas pequenas coisas,mas na hora da verdade estão lá para proteger e defender os irmãos, nem que seja das eventuais consequências da seleção dos convidados para a festa de anos!A Carlota é uma irmã e uma organizadora de eventos TOP!

    ResponderEliminar
  4. Q amor. Mto querida mesmo!!!

    ResponderEliminar
  5. Uma pergunta por mera curiosidade: porque é que as meninas te tratam por você? Aqui em casa somos adeptos do "tu", há quem defenda o "você" como questão de respeito mas entre pais e filhos faz-me confusão . Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha familia sempre os filhos trataram os pais por você. Somente eu tratava os meus pais por tú, o que deixava a minha avó materna incomodada. Ela dizia-me que por mais amigos que pais e filhos possam ser, em primeiro lugar uns são pais e os outros filhos. "O "você" é um sinal de respeito para com a pessoa mais velha" dizia-me ela.
      A minha avó já não está entre nós fisicamente. Não tenho filhos, mas se tivesse e apesar de continuar a tratar os meus pais por tú e sempre ter havido respeito entre nós, fazia questão que os meus filhos me tratassem por você. Como dizia uma amiga há algum tempo "Eu amo a minha filha, mas eu não sou a melhor amiga dela".

      Eliminar
    2. Isso a mim parece-me um pormenor sem importância, mais relacionado com hábito do que com respeito. Trato os meus pais por "você", mas, provavelmente por influência do meu marido, as minhas filhas tratam-nos por "tu". Não acho que a relação seja em nada diferente por causa disso. Acredito que a quem esteja habituado só de uma das formas a outra faça confusão ou porque parece demasiado formal ou, no outro caso, porque parece que não há respeito. Mas na prática é igual :)

      Eliminar
    3. A educação antigamente era mais rígida, fria e distante e fazia sentido esse tipo de tratamento "você". Hoje em dia é mais um modismo e quero mostrar uma coisa que não é. Aliás a Ana inicialmente tratava as meninas por tu. O Miguel Esteves Cardoso explica muito bem este fenómeno. São os betinhos e queques a querer parecer meninos bem quando não o são. E uma questão de insegurança porque lá por ter tido berço de ouro não os torna melhores. Mas a nossa cultura é considerar isso como um plus... O meu marido é menino bem, porém não trata a mãe por você, embora ela o trate por você e já os pais dela tratavam. E tratamos o nosso filho por tu. Na verdade é só uma peneirice mas é a minha opinião...

      Eliminar
  6. Que querida a Carlota! Por aqui também estamos na mesma. Não faço a mínima ideia se faço a festa da Alice em casa, só com alguns amigos, como tem sido nos últimos quatro anos ou se desta vez não escapo a ter de arranjar um espaço maior e convidar os amiguinhos todos. É que eu penso como a Carlota, acho que é muito mau nestas idades convidar uns amigos e não convidar os outros... Vamos ve como vai ser, ainda tenho um mês para decidir. Quanto a Concha não há dúvidas que vai amar a festinha, quer seja em casa ou não! Pelo que a Ana foi mostrando vai ser uma festa giríssima :)

    ResponderEliminar
  7. A Sweat das árvores de onde é? beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A atitude da mana é linda, mas não deveria ser por os outros a deixarem de convidar para as suas festas, mas sim por irem ficar bastante tristes por não irem. Realmente é uma situação pela qual não vale a pena fazer passar as crianças dessa idade, percebo perfeitamente que não se possa convidar todos, então que os convites aos restantes sejam feitos discretamente para que os restantes não se apercebam. Ainda este fim de semana o meu pequenino passou por isso e eu fiquei profundamente triste pelo que o meu filho foi abrigado a passar, pela atitude daquela mãe e acima de tudo pelos valores que que está a passar à sua filha... não havia qualquer necessidade de ter feito o convite aos restantes à frente do meu filho se não o pretendia convidar. Uma vergonha... Eu tb não consigo convidar todos para as festas e por isso falo com os pais ao telefone e peço à educadora para entregar os convites discretamente.

    ResponderEliminar
  9. O meu sobrinho já ficou de fora de uma festinha e ficou mesmo muito muito triste. Nesse dia tive que o ir buscar e ir passear com ele. A maninha mais velha tem razão :)

    ResponderEliminar