sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Que ricos que são os livros

- Mãe, podemos ouvir uma história?
Desde pequeninas que é assim cá em casa livros e histórias nunca faltaram e são das coisas que mais gosto de lhes dar e que recebam. Sempre que me perguntam sugestões de presentes para as Cs, nos anos ou no Natal, livros é o que respondo porque são sem dúvida dos melhores presentes que podem receber. Tenho um cesto enorme no chão, cheio deles, de forma a que lhes consigam chegar com facilidade, para que os possam ver e pegar sempre que quiserem. Os especiais estão numa prateleira alta para que durem um bocadinho mais. Serão aqueles que um dia poderão mostrar aos seus filhos, tal como eu fiz com os meus livros da Anita e com os da Condessa de Segur.
Não sou uma mãe chata que refila se vê um livro estragado (claro que tento que não o façam só porque sim, porque não são cuidadosas). Para mim um livro estragado, ou em menos bom estado, é sinal de muitas leituras e muitas idas ao cesto dos livros. O que me deixa, muito irritada são os riscados e pintados com lápis e canetas, isso é que não deixo e zango-me quando alguma o faz.
Se há momentos sossegados cá em casa são aqueles em que estão as 3 sentadas no sofá, cada uma com o seu livro. Chamo, no gozo, os momentos Zen do dia. Adoro quando brincam às escolas e sentam as bonecas no chão para ouvirem uma história, igual ao que lhes fazem as professoras no colégio. Imitam na perfeição.
A Carlota, que está no 1º ano, já começa a querer juntar as sílabas, a ler as palavras e as frases, como se fosse muito crescida. A Concha tenta imitar e a Caetana é de todas a mais atenta, na hora de irem escolher um conto para eu ler antes de irem para a cama.

Os livros são sem dúvida uma enorme riqueza que tenho em casa. Com eles aprendem tanto, ainda tão pequeninos. Com eles serenam e acalmam, como li no post da Rota da Saúde, dos Hospitais Lusíadas, que descobri quando procurava o horário de consultas do meu médico.


um post escrito em parceria com os Hospitais Lusíadas



Como é aí em vossa casa, os vossos filhos gostam de livros?

5 comentários:

  1. olá Ana, o pequeno A., apesar de ter apenas 9 meses e meio adora livros! Logo desde que começou "a brincar" e interagir de uma forma mais ativa que percebemos que, de todos os brinquedos que tem, a sua preferência vai para os livros. É muito engraçado vê-lo tão pequeno a olhar para as páginas e folheá-las com uma muita atenção, parece que está mesmo a ler. Quando lhe contamos histórias fica muito atento e segue as paginas connosco! Lá em casa claro que adoramos e incentivamos....

    um bjo

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Nunca comentei antes, mas gosto sempre de cá vir "espreitar".
    Hoje quero partilhar consigo o amor aos livros que eu tenho e que já passei à minha Didi. Tem 7 anos e adora ler e reler livros. Nossos ou emprestados da biblioteca.
    Começou por ser um momento para adormecer, relaxar, meu para ela, eu lia, ela ouvia.
    Agora é de total partilha: ambas lemos e trocamos de histórias.
    Adoro este tema da leitura e dos livros. Desculpe se foi só apresentar o meu ponto de vista.
    Felicidades para si para a sua linda família.
    Ana Costa

    ResponderEliminar
  3. Aqui também sempre houve livros e histórias antes de dormir. A mais velha (4 anos) também já começa a querer ler sozinha. Já junta sílabas facilmente e lê perfeitamente as coisas mais simples. Eu incentivo claro. Apesar de nunca ter gostado particularmente de ler, acho que só lhe faz bem e ela adora.

    ResponderEliminar
  4. Ler faz sempre bem.
    Crianças lindas e inteligentes.

    ResponderEliminar