segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cair em tentação

Quando somos mães e nos contam histórias de drogas, saídas à noite com muito álcool, convites indecentes, não ficamos indiferentes e certamente ficamos a pensar, mesmo que ainda falta muito para ter de passar por esses filmes.
Fico principalmente a pensar que é desde cedo, mesmo pequeninas, que tenho de ensinar o certo e o errado, que tenho de ensinar qual a diferença do bem e do mal, do que podem e não fazer. Tenho de ensinar a defenderem-se, tenho de ensinar a serem confiantes nelas próprias, tenho de ensinar a não cederem se acham que o não devem fazer, mas principalmente que devem saber dizer não mesmo que sejam as únicas. Que devem saber escolher os amigos, porque infelizmente há amigos que são más influências e que devem saber pedir ajuda sem sentir vergonha por isso.

Hoje ouvi um relato que me deixou furiosa e revoltada, mas principalmente preocupada com o estado da nossa sociedade, com os hábitos que os jovens e adolescentes de hoje têm. Neste momento tudo parece possível, nada é proibido tudo é permitido, não há regras nem limites.
Se elas já tivessem idade para sair, ia passar muitas noites em claro, muitas noites em sobressalto e a pensar o que andariam a fazer. Cheia de filmes e minhocas na cabeça se bem me conheço.
Apanhar meninos vedetas da Tv (eu sei que para além das telenovelas, dos anúncios, dos concursos e dos filmes, são pessoas com vidas reais, normais que fazem o que os jovens da idade deles faz, ou seja, saem e divertem-se como os outros) que cheiram cocaína na rua, à frente de quem passa, de quem quiser ver, que ainda oferecem, é um péssimo exemplo e uma péssima influência para tantos outros miúdos da idade deles, ou até mais novos. Fiquei chocada com isto mas ainda fiquei mais chocada com o convite para que as duas miúdas giras, que estavam ao pé a ver toda esta cena deprimente, fossem com ele e com o amigo continuar a noite em casa dele. Graças à boa educação que os pais lhes deram, o não foi redondo, mas e se fossem outras miúdas mais fracas de cabeça, mais fascinadas com os meninos bonitos da televisão e fossem acabar a noite a fazer o que depois se iriam arrepender?
Numa ocasião destas, cair em tentação era tão fácil...
Ser mãe e pai é cada vez mais difícil, temos de saber ensinar crianças numa sociedade cada vez com menos regras, valores e princípios, onde tudo parece estar perigosamente ao alcance.

Espero um dia ter filhas como estas duas, com percepção e cabeça para dizer não ao que lhes foi ensinado que é errado, mas principalmente, espero ter capacidade para lhes ensinar o que é realmente importante, o que é certo e que valores devem seguir, tal como me ensinou a minha mãe a mim.


Para já as Cs. apenas têm de se defender de meninos bons e maus que batem e que lhes chamam palavras feias, que brincam aos ataques e aos policias e ladrões. Hoje ao final do dia, brincaram às guerreiras e nem as espadas lhes faltaram, porque  príncipes e cavalheiros são cada vez mais raros, o melhor é saberem defender-se sozinhas.






Com espadas de espuma, da loja Tiger 1€ um presente que foi o delírio (espero que continuem unidas e sempre prontas para se ajudarem e defenderem umas às outras)
Apaixonada por estas camisolas da Piupiuchick


Nota: adorava saber tirar fotografias dentro de casa quando já não há boa luz, mas o resultado é quase sempre este, fotografias sem grande qualidade.





Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

8 comentários:

  1. Ana olá, o que se vê ao lado da sua cama e uma banco com arrumação certo? De onde e? Procuro há imenso tempo obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, qual foi o episódio triste?

    ResponderEliminar
  3. Estou chocada!!!! Penso imenso nisso Ana, pois quero muito passar esses valores às minhas filhas, tal como a minha mãe nos passou. Mas claro, é preciso também ter cabeça...e eu própria vi coisas em festas, em saídas à noite que se não tivesse cabeça e noção do certo e errado, tinha caído na tentação!

    As minhas meninas ainda são pequenas e ainda falta algum tempo (se bem que agora é tudo mais cedo! que MEDO) mas já falo imenso com a minha sobrinha sobre estas coisas certas e erradas, os fascínios, as tentações, que caso nos deixemos ir, mais tarde nos vamos arrepender.
    Claro que passa pela educação e permissão dos pais, mas hoje em dia as coisas proibidas estão mais fáceis de alcançar e são faladas com uma banalidade que mete medo!

    Claro que as C's vão ser umas Meninas Bonitas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. olá, de onde são as camisas das C's? são Lindas!!! "ca ganda vista...do seu quarto!!!!
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida são lindas são da nova colecção da Piupiuchick. Agora estão esgotadas mas v~em mais :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Ana,

    Esse é o meu medo constante, talvez porque a minha vida a observar os outros, sempre muito tímida, deu para concluir que há muita coisa que por muito que nos esforcemos é intrinseca à personalidade de cada um. Mas bem, tem de se seguir vivendo, fazendo o melhor ao nivel do que podemos controlar.

    Quanto às fotografias Ana, dependendo da luz tem duas alternativas:
    -ou tem claridade q.b., coloca a máquina no manual, ISO elevado (não muito, por causa do grão), velocidade para aí no 1/60, distancia focal minima e abertura ao máximo (f mais pequenino), mas com movimento não vai ficar tremido;
    -ou (mais logica para si), compra um flash externo e resolve-lhe o problema de fotos dentro de casa e com pouca luz, usando-o a disparar para cima, de modo a que apos tocar o teto a luz desce e ilumina a zona a fotografar, as fotografias ficam bonitas sem aquele ar plastico do flash. Nada como experimentar, decerto alguma conhecida sua tem um deste flashes :)

    ResponderEliminar
  6. Pois, hoje em dia assusta-me imenso episódios desses e de outro género, é um pouco passar das novelas à vida real. Vejo coisas que me deixam a pensar que eu não era assim, que não cresci assim. Resta-nos realmente, nós pais, fazer algo para contrariar estas tendências, mas será que vamos conseguir? Bjs Ana

    babymf.blogspot.pt

    ResponderEliminar