terça-feira, 16 de abril de 2013

As mulheres da minha vida...

Quando estamos grávidas, passamos 9 meses preocupadas se está tudo a correr bem e desejosas de ver cá fora o nosso bebé. Queremos ver se vem perfeito e com saúde, porque passar 9 meses a falar da pessoa que apenas vemos num ecrã de televisão, e mesmo assim, um ver relativo, é uma preocupação constante. Não há como não pensar em coisas más que podem acontecer, em coisas que queremos afastar dos pensamentos, mas muitas vezes estão onde não queríamos, o que nos deixa ainda mais ansiosas e receosas no papel de mãe. Bom era, se toda essa preocupação acabasse quando nascem. Enganam-se. Enganam-se e muito, desde que nascem, nunca mais, mas nunca mais mesmo, deixam de ser uma fonte de preocupações. Nunca mais iremos dormir descansadas uma noite inteira sem estar alerta do mais pequeno som, ou choro que nos chama, porque se enquanto são bebés temos medo que, estejam destapados, se engasguem, que sufoquem ou algo desse género (eu da C. grande cheguei a ir ver se respirava de tão quieta que ela era), crescem e passamos a ter medo que caiam da cama e partam a cabeça enquanto dormimos, continuam a crescer e não conseguimos dormir até que cheguem a casa sãos e salvos depois de uma noitada com os amigos. Casam e ficamos a pensar se está tudo bem ou precisam de alguma coisa, ou de alguma ajuda, porque para nós mães serão sempre os nossos bebés!
Iremos estar sempre com o coração nas mãos se adoecem, se estão a ser bem tratados no colégio que escolhemos, se têm boas companhias quando já têm idade para irem sozinhos a pé, se estão a fazer as escolhas certas e as que tentamos de todas as maneiras ensinar,  enfim, eu estaria aqui horas a descrever uma lista de mil e uma coisa possíveis (acho que ultrapassaria esse numero de certeza) que podem acontecer e nós mães temos medo.

um amor que não acaba nunca...


Claro que ser mãe é a melhor sensação, não trocava por nada e sei que as Cs, me fazem muito feliz e ainda me vão fazer mais, mas ser mãe é mesmo o papel que mais alterações provocam na vida de alguém. Ser mãe fica para sempre! Com coisas boas, coisas menos boas, com mais trabalho, com menos trabalhos, com alegrias, com tristezas e sim esta sim até que a morte nos separe, sem qualquer papal assinado, sem qualquer condição.
Ser mãe é assim...por isso quando me perguntam se ser mãe é para todas as mulheres, eu responder:
- Não, não é. Ser mãe é mesmo para quem está preparada para abdicar de muitas coisas que está habituada a fazer, de muitas coisas que depois pode não conseguir ter, para a falta de tempo muitas vezes para nós próprias, para noites mal dormidas, para birras, choros, doenças que já nem nos lembrávamos, mas principalmente estar preparada para muitas incertezas que vão surgindo e saber que esteja onde estiver tem de arranjar forças para as ultrapassar, porque desde o momento que nos põem nos braços o nosso bebé, ele nunca mais vai deixar de precisar de nós...nunca mais mesmo!!!

Eu Adoro ser mãe, mas como todas, tenho dias e tenho muitas dúvidas...só tenho um objectivo, ser a melhor mãe possível, a melhor mãe que sei, a melhor mãe que a minha me ensinou a ser e um dia, as minhas filhas possam dizer que para elas fui a melhor mãe do mundo!

as mulheres da minha vida...



ps - o dia da mãe está a chegar e como presente vou querer uma foto de nós a três (quase 4)...vou querer, não uma, mas que todos os anos possa tirar uma foto com as Cs. e as vá juntando e vendo a evolução deste dia da mãe com elas...e vocês que gostavam de ter?


quem sabe um dia não faço esta ideia com todas essas fotos...


Vejam Cacomae também no facebook AQUI

9 comentários:

  1. Tal e qual...afinal o que é ser a MELHOR MÃE??? para mim é o que que cada uma de nós sabe ser...

    Um beijinho...

    ResponderEliminar
  2. Que bom começar o dia com uma mensagem tão genuína...
    Obrigada pela partilha Ana!
    É este tipo de post que marca a diferença. Em que se sente humanismo!
    Partilho de praticamente tudo o que disseste!
    Um feliz dia <3 <3 <3 <3 ... para as 4 <3

    ResponderEliminar
  3. Adorei este texto e subscrevo tudo o que escreveu (como quase sempre!). Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. E isso mesmo Ana !! E um amor tão grande tão incondicional que chega a doer ... E um amor que transborda do peito :)) Bj adorei o texto...

    ResponderEliminar
  5. Tão giro Ana, adorei!!

    E a propósito do dia da Mãe, há já por aí marcas que tenham roupa igual para mães e filhas desta colecção? Queria tanto e não encontro!! :(

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ana por este texto tão sentido e bonito!
    A Ana é sem dúvida um espectáculo de mulher, querida, sensível e doce.Tão diferente do que vemos por aí em termos de bloggers!
    Obrigada por estar desse lado, e por ser o ser humano que é.

    Bjs

    Rita

    ResponderEliminar
  7. Tão verdade...adorei, porque me revi em cada frase...

    ResponderEliminar

  8. Que LINDO.
    Mãe é para sempre,nunca se esquece e a saudade aumenta a cada dia que passa.
    Ficam as lembranças,e recordar é viver.

    FELIZ DIA DA MÃE.

    Conceição Torrado

    ResponderEliminar