quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sopas de Verão

Cá em casa somos todos fãs de sopas frias, principalmente os mais velhos. Elas comem-na quente quer seja Inverno ou Verão e adoram, o que é meio caminho andado para refeições sempre saudáveis que alimentam durante todo ano. Nesta altura gosto muito mais das frias e cada vez faço mais vezes para tornar os jantares leves, mas ao mesmo tempo apeticíveis e saborosos. 
Hoje foi dia de ir às compras e as meloas fizeram-me logo apetecer aquela sopa meio doce, meio salgada que sabe tão bem. A primeira vez que experimentei sopa de meloa, foi há cerca de 10 anos no casamento da minha amiga E. e desde aí faço sempre que me lembro, sempre que as meloas têm aquele sabor "verdadeiro" e doce. Tenho seguido a receita dos Cinco Quartos de Laranja (a única diferença é que a maior parte das vezes não uso a água com gás e acrescento um bocadinho de cebola frita) e até agora sempre saiu bem, todos gostam e pedem para repetir.

Gaspacho há sempre os de pacote, que  todos os supermercados têm e acho quase tão bons quanto os caseiros que ainda não arrisquei a fazer. Sem dúvida a sopa que como mais vezes, mesmo em pleno Inverno.

Desde que fui ao Bairro do Avilez que o gaspacho de cereja (um dos pratos que já havia no Belcanto e eu não tinha experimentado) não me sai da cabeça e só penso no dia de lá voltar para voltar a comer ;)

O jantar está na mesa...



Sopa fria de meloa com presunto crocante e cebola frita 
(é agora que algumas das seguidoras pensam que pirei :) bebo sumos de espinafres ao p. almoço e faço sopa de meloa para jantar ), não fiquem ofendidas mas tinha de brincar :)

Gaspacho (de pacote)


Próxima experiência a de beterraba que também me parece ser uma das que vou gostar, para não falar da cor que elas vão ficar fascinadas.

Por aí há para a troca?




Cacomae no Instagram @anadominguezlemos


31 comentários:

  1. Também faço sopas frias com fruta! Ficam deliciosas! A de cereja nunca experimentei, mas já fiz de meloa, beterraba (a minha preferida) e tomate! Não só nós adoramos, como também as crianças! Pedem tantas vezes que acaba por ser o que mais comemos no verão!
    Além disso, é mais uma forma de comer fruta (que faz tão bem)! O que é o líquido laranja? Parece sumo de cenoura! Bjs. Quando fizer mais, não deixe de mostrar! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) a próxima vai ser a de beteraba. O laranja??? Hoje só tinha a de meloa e gaspacho ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Desculpe! Gralha minha! Tinha entedido mal e não li com atenção! Realmente a de Gaspacho nunca provei, mas fiquei com curiosidade! ;)

      Eliminar
    3. as meninas também gostam?! a caetana?!

      Eliminar
    4. Para elas tiro antes de misturar a pimenta e deixo serem elas a colocar o presunto que adoram. Não gostam com a cebola ;)
      Gaspacho nao gostam só a Carlota.

      Eliminar
  2. Eu sou do tempo que o gaspacho não era moda e custava cerca de 1,49. Mo outro dia assustei me quando vi 4,99.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DEpende do sitio ;) Tb já vi esse preço mas por exemplo no Pingo Doce, onde costumo comprar é bem mais barato ;)

      Eliminar
    2. Desculpem a ignorância mas o que é isso?

      Eliminar
    3. O gaspacho é uma sopa tipica de Espanha :) Basicamente leva tomate, pimento, cebola e pão torrado (quem quer por)...come-se fria e é optima (para quem gosta claro). Muitas pessoas servem com ovo cozido, coentros, presunto.. Prove ;)

      Eliminar
    4. Por sinal gosto muito de acrescentar ao gaspacho ovo cozido cortado em pedaços pequeninos, fica ótimo :)

      Eliminar
    5. Ana, desde já parabéns pelas sopas, sei do que fala e são ótimas! Quanto ao gaspacho desculpe corrigi-la mas não é só uma sopa típica de Espanha, pois também o é do Alentejo, ou seja é típica da zona sul da península ibérica. No Baixo Alentejo faz-se de uma forma diferente, em vez de se triturarem todos os nutrientes, são partidos em pequenos pedaços e é assim que se come. Se voltar ao Algarve ou Alentejo este Verão, experimente trazer os nutrientes de lá, pois faz toda a diferença. Não há como os tomates, pepinos e orégãos do sul!
      Bjs e boas refeições

      Eliminar
    6. Sim, tão bom! A minha avó, que era do Algarve, juntava cubos de gelo e bocadinhos de pão para fazer as "sopas do gaspacho".

      Eliminar
  3. Boa noite, Ana. Cá em casa também faço várias vezes esse género de sopas, principalmente nesta altura, em que não apetece comida de forno. Engraçado que a minha receita não é com meloa, mas sim com melão. Tudo igual menos o ingrediente principal!
    Também faço de morango & hortelã, pepino & requeijão, laranja & cenoura raspada, beterraba & hortelã (às vezes também adiciono couve roxa nesta última).
    As miúdas cá de casa gostam de todas, menos de pepino e requeijão e acham piada à de beterraba por ser cor-de-rosa!
    São coisas tão simples de fazer e tão deliciosas! Quando tiver mais, por favor, compartilhe! Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena tantas e tão boas ideias...tb vou fazer algumas das suas ;)
      Bjs e obrigada ;)

      Eliminar
    2. Se quiser, envio-lhe as receitas completas! Eu gosto muito! :)

      Eliminar
    3. Ohhh! Por favor anónima, partilhe connosco essas receitas, parecem deliciosas...

      Eliminar
    4. Envie sim, as sugestões pareceram deliciosas ;)

      Eliminar
    5. Por favor, partilhe essas receitas aqui!
      Devem ser óptimas!!
      Este ano, fui ao Mercadona e comprei salmorejo de pacote, é óptimo! juntava o presunto por cima, depois de o tostar na frigideira! de comer e chorar por mais! ainda q não adore comprar estas coisas feitas por causa dos aditivos, depois da praia e do banho, ter este petisco sem trabalho nenhum... é muito tentador!

      Fico a aguardar as receitas!
      Mafalda C

      Eliminar
    6. Se me quiserem enviar os vossos emails, não me importo de partilhar as receitas...aqui, se calhar, ocupa muito espaço!

      Eliminar
    7. Se fizer o favor de enviar agradecia. fernandacorreiavilela@gmail.com

      Eliminar
    8. Pode enviar-me também? claudiacand@gmail.com

      Eliminar
    9. Feito! Enviei para as duas que me pediram e para a Ana. ;)

      Eliminar
    10. Pode enviar para mim tb! mafaldalenquer@hotmail.com

      Eliminar
  4. Enfim, chamar saudável a comidas com presunto, cebola de pacote (que penso que tenha conservantes) e gaspacho já feito (que também os deve ter)... Atenção, não tenho nada contra que se comam essas coisas (e há efectivamente coisas bem piores), mas esporadicamente ;) E desculpe a ignorância, mas estas sopas substituem as sopas tradicionais? Aqui todos comemos sopa todos os dias ao almoço e ao jantar, mas as meninas não gostam muito (e confesso que eu também não). Talvez sopas de fruta sejam uma boa ideia para alternar de vez em quando (sem presunto porque cá em casa só o meu marido é que gosta) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, só para ficar a saber que o presunto é saudável sim e muito utilizado em dietas, a única coisa má no presunto é a parte branca da gordura que nas fatias que se compram é fácil retirar. Pode não colocar a cebola e pode fazer o gaspacho em casa e assim ser + saudável ;) Se pesquisar na net vai encontrar imensas sugestões diferentes que ao colocar fruta torna as sopas mais apeteciveis e talvez assim as suas filhas até gostem mais ;)

      Eliminar
    2. Sim, sem dúvida que a parte da gordura é a pior, mas o resto (pelo menos na maioria dos presuntos), não deixa de estar cheio de corantes e conservantes que não fazem bem nenhum à saúde. Mas a sugestão da fruta na sopa é boa sim :)

      Eliminar
    3. O presunto não tem corantes nenhum, e conservantes só mesmo o sal na maior parte das vezes. Aliás, é até melhor do que o fiambre mesmo que seja de aves, porque é sempre todo processado, uma mistura moída e depois com substâncias para ficar com aquele aspecto homogéneo. O presunto é integral, porque é a perna do porco inteira, sem transformação, curada através do fumo e sal. Só temos de tirar a gordura e procurar um com menos sal.

      Eliminar
    4. O verdadeiro presunto (perna inteira de porco) efectivamente não leva grandes conservantes, mas quase todos os presuntos vendidos nos supermercados levam nitrito de sódio, tal como o fiambre, o bacon ou o salame, que é um conservante bastante perigoso pela sua forte relação com o cancro. Em minha casa, por acaso, nunca houve o hábito de comer fiambre, mas claro que está muito presente na alimentação portuguesa.

      Eliminar
  5. Quem me dera que os meus filhos gostassem de sopa!!! Era um descanso!! Tenho que partilhar que descobri no pingo doce uns croutons de queijo gouda que ficam optimos no gaspacho!!

    ResponderEliminar
  6. Ana, os gaspachos lá de casa também levam bagos de uva. Fica óptimo, experimente!

    ResponderEliminar