segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gerês, as nossas férias a três

Sem dúvida um dos sítios e lugares mais bonitos do nosso País, o Gerês ficou para sempre no nosso coração e a promessa de voltar a cinco está feita e não vai ser nada difícil cumprir. Para a próxima vinda a aposta é o Glamping que tenho a certeza que elas vão adorar e tem muito mais a ver quando vamos com 3 miúdas aventureiras. Um programa giro para fazer com mais amigos.
Fomos para o Gerês a 3, só com a Caetana, o que não facilitou para ver alguns lugares lindo, com acessos um bocadinho difíceis para ela sozinha com 2 anos, conseguir fazer. Mesmo assim o pai foi o máximo e lá a carregou ao colo por lugares que até eu (pouco aventureira e muito trapalhona) tive medo de escorregar. Cascatas lindas que nunca imaginei existirem por cá, paisagens de cortar a respiração e lagoas com água tão transparente, que apetecia beber. Não fiquei fã dos sítios mais conhecidos, como a Cascata da Portela do Homem, com tantas pessoas que nem consegui tirar uma fotografia. nem de outros sítios no meio do Parque do Gerês que não deixam parar o carro. Esses não me convenceram, mas acredito que quem vá com tempo, sem crianças pequenas e a pé, descubra pequenos paraísos desertos por ali. Preferimos andar para os lados da Ermida, com muitas lagoas, e lugares  lindos para ver, praticamente só para nós. Em dois dias andámos muito de carro, em estradas que não lembram o diabo, que achava que já não existiam ou  que eram apenas usadas pelos animais. Não se assustem, porque é nessas estradas que vão ver coisas bonitas, pedras que apetecem subir, as casas mais antigas de Portugal, e muitas outras coisas que podem ter a certeza nunca mais vão esquecer. Tivemos muita sorte com o tempo, dias quentes,  água não tão gelada quanto esperávamos, e dois dias de um pôr do sol que deixava qualquer um deslumbrado. Estou rendida e apaixonada pelo Gerês, pela região, pelas pessoas e sim pela comida e bebida.

Como não podia deixar de agradecer a a Todos pelas dicas e sugestões que me deram, foram uma grande ajuda. Um dos restaurantes mais bonitos e bons da região, O Abocanhado, foi a escolha para o jantar do primeiro dia e claro, ADORÁMOS. Marcámos cedo, porque fomos avisados da vista espectacular e este foi sem dúvida um óptimo e delicioso final de dia.
Entre mergulhos e comidas (acho que em dois dias engordei uns 5 kg) estes dois dias foram muito bons também para dar muitos miminhos e atenções à mini C. que se portou muito bem nesta aventura a 3.

E quando quase todo o país anda a banhos na praia, nós andámos por aqui...

Dia 1:

Lagoa 3 a caminho da Ermida, com uma cascata pequenina que a mini C. adorou. Segundo o pai esta ainda gosta mais de água do que as irmãs

Muitas vaquinhas de chifres afiados ao longo dos caminhos

Estes calçoes Chvnge (lisos sem padrão), vao ser a minha farda deste Verão

Conseguimos ver os famosos cavalos selvagens...lindos

Miúda gira, querida e muito palhaça cheia de pinta com a t-shirt da Stylista, na Violeta Cor de Rosa e as Moleke (dos sapatos mais confortáveis para ela)

O primeiro dia não podia ter acabado melhor, com um pôr do sol lindo, com esta vista, boa companhia e um óptimo vinho verde, no Abocanhado

Dia 2:

Ficámos na Casa d'Auleira um turismo rural muito simpático pertinho de Ponte da Barca

Gosto tanto deste meu vestido da Oysho. Tenho a certeza que o vou usar muito este Verão

Um amor a coroa de flores da Xicalarica

Estas férias usei sempre o meu chapéu de palha, o fato de banho completo ideal para estes sítios de água fria da mini by luna, e o meu termos sempre com água fresca das fontes

O colar de surf que não sai do pescoço feito por mim em parceria com a Voa Jewelry

Black&White, uma espécie de matchy-matchy ao acaso que ficou o máximo
Tanga: Missanga

Sandálias de borracha FUNDAMENTAIS para estes sítios e até emsmo para as lagoas e cascatas com o fundo cheio de pedras e rochas que magoam os pés.
Sandálias: Pisamonas

Fomos dar um mergulho numa das praias fluviais da zona...porque o calor era tanto que já não aguentávamos mais (sem dúvida que este não foi o programa mais bonito do dia, mas a alegria da mini C. compensou as patetices que vi com motas de água e alguns barcos neste rio)

Fato de banho da Tic Tac babies que lhe fica um amor

Um pormenor deste vestido da Zara que foi usado pelas 3

Amoras espalhadas pelas estradas, deliciosas e impossíveis de resistir

Estas fotografias ao pôr do sol fazem as minhas delícias

Dicas:

• Muitas voltas  atrás de qualquer coisa que nos dizem e paragens a meio sem esperar nada de especial em sítios que surpreendem muito mais, ou seja, arrisquem que foi o que fizemos;
  • Fugir dos nomes mais conhecidos, porque esses estão cheios de pessoas (estamos em Agosto, não esquecer);
  • Do que vimos e por onde andámos, o lado da Ermida, a albufeira de Tovedo e outras paragens sem nome (com nome eu é que nao sei ou não decorei) foram sem dúvida onde descobrimos os lugares mais bonitos para banhos;
  • Existem muitos restaurantes bons. No Norte come-se bem em todo o lado. São férias e há que experimentar coisas novas e claro, dietas impossível (mesmo assim pedi sempre saladas e até elas me sabiam diferente de tão boas que eram lá);
  • Sítio giro para ir com crianças, mas muito pequeninas só com muita paciência porque o tempo é passado de um lado para outro, nada de grandes caminhadas e alguns sítios bonitos são difíceis de chegar (mas nada é impossível);
  • Um lugar especial de tão bonito e aqui mesmo no nosso País, umas férias (não precisam ser muitos dias) diferentes de Verão;

Até já, agora vou matar as saudades que tenho da Carlota e da Concha. Vamos andar muito mais por aqui.