quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, uma frase que ainda tenho bem fresca na minha cabeça e nos meus ouvidos, com a voz da minha mãe. Sempre ouvi e não entendi, mas agora que também sou mãe, 100% de acordo.

A hora de dormir é sempre a hora mais complicada cá em casa. Não é o banho, esse até parece uma festa de tanto que gostam de brincar e ficar na banheira. Tem dias que vão as três, mas no dia a dia que tudo é quase cronometrado, prefiro dar banho a uma de cada vez. Enquanto ponho o creme, penteio e visto o pijama, a próxima despe-se e entra na banheira para mais uma boa esfrega.
Pijamas vestidos, água de colónia posta e cabelo penteado, estão prontas para ir para a mesa jantar. Também não é a hora da refeição que me tira do sério, conversam, fazem algumas asneiras, contam coisas que fizeram no colégio, comem, sujam-se e digo para os meus botões:
- Mas porque não dou eu o banho depois do jantar?! É que a Caetana e a Concha acabam muitas vezes, com sopa no cabelo, arroz no pijama, e cara cheia de molho.
A parte difícil, a nossa "guerra", começa logo depois desta conversa de mim para mim, já comigo um tanto ou quanto irritada, admito.

Para irem fazer xixi e lavar os dentes são 3 ou 4 repetições a chamar, ou seja, o grau de irritada aumenta e a paciência também, por isso volta e meia  um ou dois açoites no rabo a ver se ouvem melhor (querida Magda, eu sei, já estás com os cabelos em pé com os açoites, mas eu também fico com elas a fazerem-se de surdas e depois, há dias e dias, e juntando aos que nem sempre correm bem o açoite é a solução mais rápida, a que na altura me parece a merecida), ainda por cima sai rápido e certeiro.




Há dias bons, que estão completamente podres e caem todas sem grandes discussões. Há outros que os meus gritos e os delas juntos, são tantos que os nossos vizinhos já devem ter pensado que bom seria ficarmos afônicas por uns dias, para não terem de nos ouvir.
Claro que isto tudo para dizer, que muitas de vocês acham que sou o máximo porque consigo que estejam na cama e a dormir às 20:30h (vão às 20h para estarem a dormir às 20:30h), só que a maior parte dos dias acabo no sofá estoirada e algumas vezes frustrada, com tantos:
- Vai para a cama Concha, não saias da cama Concha, dorme Concha, a mãe não fica no quarto porque as manas também aí estão, se te levantas dou-te um castigo, deita-te senão eu zango-me, deita-te para eu não ficar triste, se te voltas a levantar dou-te um açoite no rabo, ai, ai, ai vou contar até 3, não volto a repetir, se aí vou nem sabes...e sei lá quantas mais frases parecidas com esta, mas sempre com o mesmo fim, tentar que a C. pequenina adormeça ao mesmo tempo que as irmãs, sem eu ter de ficar uma hora ao pé da cama dela, de mão dada para eu não sair dali. De todas, é quem nunca quer ir dormir, é quem me deixa ko...




Tudo isto custa, e não é fácil, porque a verdade é que era muito mais fácil, deixá-la vir para a sala até que caísse de sono no sofá, mas há regras que não podemos quebrar, há coisas que tem de perceber que tem de fazer e obedecer. Se deixamos um dia, no dia seguinte vai querer repetir e todo o trabalho voltará para trás, verdade Dr. Mário Cordeiro? (são uma das leituras obrigatórias para qualquer mãe, aprendo tanto com os livros dele...)

Se há dias que me vou deitar cheia de remorsos e a achar que as minhas filhas me acham horrível, um monstro e uma mazona, tem outros que me deito orgulhosa do que já fazem sozinhas, do que entendem e percebem que têm de fazer, mesmo a C. pequenina a mais teimosa das 3.

Ser mãe é isto, tem dias bons outros menos bons, mas temos o melhor do mundo, filhos para amar e ensinar o que achamos melhor para eles.







Nota: é também importante dizer que as Cs. entram no colégio cedo, às 8:00h estão a entrar, por isso, achar tão importante se deitarem cedo para dormirem as horas que as crianças devem dormir nestas idades



ps - Mais uma marca a mostrar que o verde aqua não é giro só no Verão, a Little Angels também apostou nesta cor para a nova colecção. Eu já vi ao vivo e a cores e digo-vos está linda, cheia de coisas queridas e outras com muita pinta. Têm de ir espreitar dias 4 e 5 o Kids Time, porque as primeiras compras são sempre as mais desejadas, verdade?


Little Angels, adorei e já tenho várias peças em vista




Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

19 comentários:

  1. Pois eu stressava sempre com o dormir , até que me disseram descontrai se não tem sono há de ter sem stress estou muito mais feliz agora é surpresa está a adormecer meia hora mais cedo 22:30. Nada mau!!

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa é igual... ;)

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa a hora de dormir são as 21h30 porque só entram no colégio às 9h mas vão sempre com um ar infelizes para a cama como se o mundo fosse acabar. Tomara eu que alguém me mandasse para a cama as 21h30... (penso eu sozinha enquanto faço cara de má...). Marta

    ResponderEliminar
  4. CONCHINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
    Como eu a compreendo !! ahhah

    ResponderEliminar
  5. Aqui também era assim, mas teve uma solução muito simples - troquei o banho para depois de jantar e acrescentei uma historinha antes de apagar a luz. Agora janta e sobe. Primeiro banho e dentes, depois segue para o quarto dele onde ponho o creme e penteio, visto o pijama, baixo a luz, conto uma história, dou um beijo de boa noite, apago a luz e encosto a porta. Uma maravilha! Quando era ao contrário ficava super excitado na hora de jantar e quando subia associava a ir dormir e não queria. Agora associa ao banho, que adora. Depois a ida para a cama é quase um prolongamento do ritual do banho. Nunca pensei que está simples mudança fizesse toda a diferença!

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa a minha filhota de 14 meses só adormece depois da meia noite. Como devem imaginar esta rotina deixa-me estoirada, exausta. E não trabalho, estou em casa com ela, mas depois de um dia de brincadeiras, responsabilidades e lida doméstica, preciso do meu descanso a horas certas. E não sei mais o que fazer para alterar os seus horários.

    ResponderEliminar
  7. O meu que tem 2 aninhos, por volta das 19.30 já está na cama. Felizmente dorme quase 12 horas todas as noites :)

    ResponderEliminar
  8. Sigo sempre o seu blog e ADORO!! Mas hoje não podia ter escolhido melhor tema. Tenho uma filhota de 3 anos que é um amor de menina (com as suas malandrices, claro), mas é à hora de dormir que mais perco a paciência... Demora sempre 1h ou mais a adormecer. É desesperante, mesmo que eu a colocasse no sofá acho que ela só caía para o lado lá para as 2 da manhã, coisa que não faço. E tal como a Ana depois de tantas ameaças, deito-me sempre a pensar que sou a pior mãe do mundo por ter de a chantagear para adormecer. É bom saber que não sou a única!!

    ResponderEliminar
  9. Ola. Tb tenho 2 piolhas, 3,5 anos e 18 meses, e tb vao para a cama as 20, no inverno as vezes as 19h30. Ca em casa o que funciona foi mrsmo trocar o jantar pelo banho. Primeiro jantam e brincam a mesa, depois banho e brincadeira (a agua quentinha deixa-as relaxadas e mais moles), depois 1 historia, apagar a luz, 1 cancao e boa noite. As vezes ainda ficam a reclamar um bocado no wuarto, ou a tagarelar....mas acabam por adormecer. Claro que mesmo assim ha vezes que e mais dificil e moroso, mas regra geral resulta bem. Parabens pelo blog. Ana

    ResponderEliminar
  10. Eu tambem gostava de deitar a minha filha as 8h, infelizmente a essa hora ainda nem estou em casa quanto mais com jantar pronto e banho dado :(

    ResponderEliminar
  11. Aqui em casa é parecido, mas só com uma. Levo-a para o quarto às 21.30h para adormecer às 22h (dez horas de sono chegam-lhe, pois acorda naturalmente às 8h), mas quando pede mais uma história, mais água, mais xixi, mais urso que caiu no chão fico mesmo irritada e perco a energia toda. Livra!

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso destes posts em que a Ana mostra como é ser Mãe num mundo real! Não há só dias bons e nem sempre tudo corre sempre bem!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. É a minha guerra diária, a hora de irem para a cama, também vão ás 21:30, mas inventam de tudo, sede, fome, mais um xixi, uma sombra assustadora...enfim. depois de os deitar só tenho vontade de me deitar também :(.
    Depois de manhã, têm de se levantar ás 8h, e recomeça a guerra, tenho sono, só mais um bocadinho... enfim!

    ResponderEliminar
  14. Gostei do post, menos da parte dos açoites, acho que não fazem sentido muito menos à hora do deitar. Tenho uma filha de 4 anos, que tem tanto de meiga como de teimosa, à dias que me dá cabo do juizo mas até hoje ainda não fui capaz de lhe encostar a mão no rabo, apesar de às vezes ter de contar até...

    ResponderEliminar
  15. Eu ando numa luta! A poucas semanas de ser mãe outra vez, estou a desesperar por nao conseguir que o mais velho adormeça sozinho no quarto. E depois de o passarmos para a cama de solteiro, pior! Pois se não ficamos lá com ele no quarto até que adormeça (processo esse que chega a demorar 1 hora e que tambem envolve geralmente muita perda de paciência, protestos e gritos), vai todo lampeiro ter connosco à sala e passa a vida nisto. É o desespero. E depois de manhã é outro desespero para o arrancar da cama. À noite nunca há sono, e depois de manhã é que são elas.

    ResponderEliminar
  16. Eheh... Adorei a segunda foto que mostra bem o reboliço :)
    Bj

    babymf.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. é bom saber que a Ana é uma mãe real, igual a todas nós! Que não quer pintar um mundo cor de rosa e mostra que ser mãe nem sempre é facil!!!
    Obrigada Ana!
    Beijinhos
    Maria João

    ResponderEliminar