terça-feira, 16 de julho de 2013

Truques e dicas pós-parto...

Quando estamos grávidas passamos o tempo a desejar que o tempo passe rápido para podermos ver o nosso bebé (eu digo quase todas querem isto, mas sim é verdade há quem adore estar grávida e para essas essa ansiedade e desejo deve ser mais comedido de certeza).
Depois vem a fase de querermos que corra tudo bem, principalmente no primeiro mês. Que o bebé venha com saúde, dê boas noites, seja calminho e claro que coma bem. Cá em casa o último era mesmo o meu grande drama. O primeiro também, pois mesmo sem ter feito referência ao H. tanto ele quanto eu estávamos desejosos de ver se ela não tinha vindo com nenhum hemagioma como tinha sido o caso da C. pequenina.Não sou das extremistas que acha que não dar de mamar é ser má mãe. Nem pensar. Aliás na segunda não consegui, não sei se por querer tanto e estar com uma enorme pressão em cima para o conseguir fazer, se por stress que corresse tudo bem e não deixasse a C. grande de parte, ou outra qualquer razão que não consigo explicar, não dei, e nunca achei que estava a ser pior mãe por isso.
Desta terceira, resolvi não me armar em campeã e pedi ajuda. Pedi ajuda muito cedo quando procurei a Cristina Pincho e fiz com ela uma das suas fantásticas sessões, em conjunto com outras mães como eu, cheias de dúvidas. A pega na maminha foi desta vez bem interiorizada e bem feita (confesso que treinei algumas vezes em casa sozinha, mas percebi e interiorizei que não podia doer, logo, se estivesse a sentir alguma dor era sinal que ela não estava a pegar bem e lá tentava, sem puxar, que ela largasse para voltar a pôr de novo). Correu bem sim, e todas as dúvidas tirei no hospital. Chateei as enfermeiras é certo, e no início lá tocava a campainha só para que elas viessem ver se ela estava a puxar e se estava a pegar realmente bem. A dor veio uma semana mais tarde, pois os mamilos não resistem e ficam um bocadinho maltratados, daí os discos de gel da Chicco que falei aqui, terem sido a minha salvação. Nesta fase já só uso o creme da Mustela, próprio para os hidratar e só posso dizer maravilhas. Usei também o Pureland, mas aquela textura e aquele cheiro, não foram de todo os meus eleitos.

os nossos dias têm sido just me&mini C...uma delícia



A C. bebé foi pesada a semana passada, na primeira consulta ao pediatra, e ainda não tinha ganho muito do peso que perdeu. Nasceu com 3.170kg e a semana passada ainda só tinha 2.735kg. Tenho até amanhã para provar que o leite é bom, que ela come e que está a aumentar de peso. É tão igual à C. grande que até nisto está a ser. Estou mesmo a ver ter de ir todas as semanas durante um mês pesá-la para verem como aumenta de peso sim. Mais lentamente do que o normal, mas vai aumentar, porque desta vez estou muito mais confiante e sei que vou conseguir dar de mamar mais uns meses de certeza.





Ps -  Não sou das que adora dar de mamar (sou uma atada e complicadinha, que se ela chora num lugar público fico em pânico de ter de tirar a maminha, à frente de toda a gente).
Confesso e assumo dou, porque sei que lhe faz bem e sim porque acho que se recupera muito mais rapidamente. Voltar a ter os kilos que tinha antes dela nascer (menos de preferência porque antes dela nascer eu até tinha peso a mais) é um grande objectivo e que me irá fazer voltar a sentir bem. Tenho a certeza que mães felizes fazem filhos felizes, logo se comer bem e de uma forma saudável ajudar a ser mais rápido, que dê de mamar mais tempo sim.


 o avental de amamentação da Pulguinhas, um óptimo presente para oferecerem 



pss -  Um truque do tempo das nossa avós e que vão adorar, principalmente, naqueles finais de tarde que apetecia mesmo uma bebida fresca, um pôr do sol fantástico e uma conversa animada com o marido ou amigos, em casa ou numa esplanada.
Todos os dias tenho bebido uma cerveja preta sem álcool, e sabem porquê? Porque dizem que faz bem ao leite...e esta heim?

quem disse que não podemos beber...sem álcool, claro





psss - Outro truque que uso e que muitas são contra. Eu uso e abuso da cinta mal cheguei a casa. Barriga apertada e bem disfarçada em todas as outras gravidezes tem levado a que a mesma volte ao lugar muito mais rapidamente. Claro que tem um senão, se não se lembrarem de ir contraindo várias vezes ao longo do dia a barriga, a cinta ou faixa não faz milagres. Só resulta, se vocês a contraírem também...senão, mal a tiram lá volta a pançinha toda mole e feia a dar o ar da sua graça. Barriga apertada e contraída, don't forget.

barriga apertada (eu uso a faixa da Pré - Natal) e contraída para que no próximo ano, sim não há milagres...possa estar um bocadinho mais perto de uma barriga lisa e fabulástica...




pssss - apaixonada pela nova almofada Boémia da marca Missanga. Só de olhar fiquei cheia de vontade de mudar as camas delas e enchê-las de almofadas assim. Aposto que vai ser essa a solução que vou usar, quando passarem para o beliche.
Não percam a oportunidade de ganhar uma almofada bem gira através do passatempo da Missanga e da Loja Borboleta, vá espreitar nas duas páginas como podem fazer!


Esta é a boémia, da Missanga...amei


psssss - Também adorei uma das últimas aquisições dos saldos da Zara Home...este avental plastificado, com um padrão giríssimo, que uso ou para as pinturas ou para a C. pequenina quando quer comer tudo sozinha.

adorei o padrão e ser plastificado dá imenso jeito...saldos Zara Home



Vejam também Cacomae no facebook AQUI

6 comentários:

  1. Adorei! Porque só vou uma semana atrasada em relação à Ana no que respeita ao pós-parto! Tenho a faixa da Chicco mas como foi cesariana não estava a conseguir usá-la porque me batia em cima da sutura... ontem tive que ir comprar a cinta e agora uso as 2!! Também estou a adorar o creme da mustela o purelan era demasiado grosso e custava a espalhar! Que continue tudo a correr bem!
    bjinho

    Ana Rita R.

    ResponderEliminar
  2. Todos os alimentos ou bebidas que dizem que fazem bem ao leite são um mito, atenção! O único efeito que certos alimentos podem ter é simplesmente o efeito placebo. A única coisa que aumenta a produção (e não a qualidade, porque NÃO HÁ LEITE FRACO, O LEITE MATERNO É SEMPRE BOM) é DAR DE MAMAR. Mas isto a Cristina já te deve ter dito, segue os seus conselhos que estás em boas mãos. Adere ao grupo do FB "amamentação com desmame natural", há lá muitas conselheiras que podem tirar qualquer dúvida que tenhas ou simplesmente ouvir um desabafo. :)

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente ainda hoje uma amiga falava sobre a amamentação e da pressão que sentiu para o fazer. Admiro a Ana ter a coragem (sim, a coragem) de assumir determinados assuntos que, ou são tabu, ou têm de ser assim, caso contrário uma mulher fica rotulada como má mãe! Dou-lhe os meus parabéns! Há muitas mulheres que, com certeza, sentem o mesmo mas não têm a coragem de o verbalizar por medo de crítica destrutiva!

    ResponderEliminar
  4. Fui mãe pela terceira vez há sete meses e dar de mamar é bem mais difícil do que a cesariana! As primeiras três semanas foram horríveis, mas nunca desisti, a minha pequenina engordava um quilo por mês, nunca ficou doente até hoje, continuo a dar de mamar , não desistam quando parece que já não temos mais força pensem neles que vale a pena o sacrifício( eu até chorava de tanta dor)A ligação é diferente, é mto mais económico, está sempre pronto( eu não tenho problemas de dar de mamar onde quer que esteja ,temos é que ter a roupa apropriada, sempre camisa, ou decotes mais fundos)aproveitem essa dadiva, caso não haja mama não stressem aproveitem o momento não vão mais ou menos do que as mães que dão mama vão ser tb bébes felizes, saudáveis, e lindos.

    ResponderEliminar
  5. Revi-me completamente em alguns receios que a Ana fala... e durante bastante tempo fui pesar a Terere todas as semanas, era um momento tão bom, ver que tinha engordado bem :) há semanas de mais engorda, e outras de menos... e é só ajustar os intervalos a isso mesmo.
    Fico contente por estar a correr tudo bem com a C* bebé! :) Um beijinho grande para os 5!!

    ResponderEliminar