segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

...noites difíceis

Uma noite de domingo que parecia a festa do pijama por aqui, com duas miúdas que resolveram achar que às três da manhã já era hora de acordar e que estavam prontas para a brincadeira. Enganaram-se as duas! A mim, custou-me horrores, passar uma hora e meia, a essa hora, a ver se as duas lá percebiam que quem manda aqui sou eu,  que galos madrugadores em dia da semana, em dia de colégio e de trabalho, não combina de maneira nenhuma!
A C. grande, que nunca foi de vir para a nossa cama, deu para todas as noites aparecer, sem ser convidada e já nem se faz de anunciada, pela calada, lá se mete na nossa cama e fica até de manhã. A esperta escolheu a altura ideal, porque sair da cama no Inverno não é mesmo o que mais apetece e por isso lá foi ganhando terreno e confiança e como a deixámos por preguiça, tornou-se rotina diária e é raro o dia que lá não aparece.

Pois é, mas segundo o Dr. Mário Cordeiro, esta rotina ou se acaba ou estamos feitos ao bife e quanto mais demorar a tomar essa decisão, mais trabalho iremos ter.
 A noite para começar não foi, definitivamente, a mais indicada, porque a C. pequenina resolveu juntar-se à festa e achou que esta noite era dia de festa e só queria brincadeira.
Ao fim de uma hora ao frio, para não me meter na cama dela, e virar o feitiço contra o feiticeiro, as duas lá adormeceram no seu lugar e a nossa cama voltou de novo a ter dois donos, os certos e os que tem de ter.
Já sei, que as próximas noites vão ser difíceis e o episódio provavelmente vai repetir-se, mas desta vez já estou mentalizada e, segundo este médico que tenho na mesa de cabeceira e sigo imensas das suas dicas, não vou ceder e tenho a certeza que no máximo uma semana as duas vão ter percebido que à noite cada uma tem de ficar na sua cama e que o horário de acordar é bem mais tarde do que as três da manhã. Uma aposta? Até lá vou andar zombie e a adormecer no sofá...

festa do pijama só mesmo antes da hora de ir para a cama...e agora que a C. pequenina já só quer andar a festa é mesmo divertida



ps -  acordar, finalmente, com um dia de sol e ler que o resto da semana vai continuar assim, dá vontade de olhar para as novidades das novas colecções que já começaram a aparecer. Fiquei rendida às primeiras peças, para bébes, da Loja Borboleta. Aposto que não fui só eu...

que venha rápido o sol e o calor porque estes kits dão mesmo vontade de usar



pss - ... aproveitar os saldos e comprar coisas giras que fazem lembrar os dias de Primavera pela cor e pelos padrões não é bom, é óptimo. Não percam as oportunidades que ainda conseguem comprar  da MorethanCookies. 


uma mesa com sabor a sol e calor, ainda em saldos na MorethanCookies



Uma semana cheia de sol, só pode ser uma óptima semana.


Cacomae no facebook AQUI

11 comentários:

  1. Não cedas, MESMO! Aqui a tipica frase de "se dás a mão tiram te o braço" é para ser levada a sério. Estes pequenos, fofinhos e doces anjinhos quando se apercebem que o "terreno" é frágil transformam-se em grandes e teimosos monstrinhos. Eu sei que no início custa, mas depois vais ver que essa foi a melhor opção a tomar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai não cedo não...e o tempo que mude rápido para ser meu aliado, que o frio é que tem adiado...lol
      4ª feira conto como foi ;)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Como se chama o livro? O j sempre dormiu muito muito mal, e só de pensar que o T também pode começar a querer festa á noite fico arrepiada! Pela experiência lá de casa nao há um teimoso sozinho, eles podem teimar em querer ir para a nossa cama etc etc, mas nós temos que ser mais teimosos ainda! (mas custa!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, chama-se o Livro da Criança do Dr. Mario Cordeiro, é o livro dos 1 aos 5...é optimo, dá imensas dicas em vários casos que muitas vezes nem faríamos nada. Eu adoro e aconselho!

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Olá Ana, eu nao sou exemplo, deixei os meus filhos, 4 neste caso, dormirem na minha cama, lá ia aparecendo um, depois outro. Para ser sincera, nao foi uma coisa muito complicada para mim. Eles foram crescendo e cada vez apareciam menos, por volta dos 5 anos iam deixando de aparecer, hoje a mais nova já tem 9 anos e morro de saudades daquelas noites em que apareciam e se aninhavam a mim.
    Não indo contra a opinião do dr Mário cordeiro e das outras mães que escreveram, aproveite ao máximo isso tudo, elas vão deixar de aparecer e nesse dia vai ficar com pena de nao ter aproveitado esses pequenos anos em que nos fazem uma visita nocturna.
    Aproveite ao máximo tudo, o tempo passa rápido,
    Muitos beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Ana, eu também não sou exemplo... Elas não aparecem muito na nossa cama; ás vezes, ao fim de semana, até sou eu que as trago para ao pé de mim :-) mas nunca as 3 da manhã!!!

    Estou deserta para ir a Évora! Para o m~es que vem, começo a ver que tenho para o enxoval de verão... ambas nasceram no tempo frio, e é uma excelente desculpa para comprar umas coisinhas em falta :-D bjs!

    ResponderEliminar
  5. Ceder é sempre o início do problema. O psicólogo Eduardo Sá, que tive oportunidade de ouvir num encontro de professores, disse em relação ao sono:
    - NÃO adormecer com as crianças,
    - Não dormir com as crianças.
    Nestas situações eles têm mesmo de perceber quem é que manda e que cada um tem o seu espaço.

    Mais uma ou duas noites a adormecerem nas caminhas e vão perceber!

    Boa sorte...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Na primeira noite em que o G* dormiu na cama grande (sem grades), tinha cerca de 20 meses, apareceu de madrugada no nosso quarto e claro que saltou para a nossa cama. Pouco a pouco começou a suceder todas as noites, e se no principio tentava contrariar, acabei por desistir porque me sabia tãaaaao bem que ele viesse até à nossa cama. Pensava que um dia (lá para os 15 anos - ah, ah, ah,) ele já não ia querer dormir comigo e eu tinha é que aproveitar esses momentos com ele, pois sabe tão, mas tão bem! Quando ele tinha 5 anos, mudamos de casa e ele naturalmente, foi ficando cada vez mais no quarto dele. Agora está quase a fazer sete anos e às vezes gosta de adormecer na minha cama, mas o pai leva-o depois ao colo para a cama dele. Outras vezes, cada vez mais raramente, aparece na nossa cama de madrugada (ou porque acorda com frio ou porque teve um pesadelo). Mas devo dizer-lhe que tenho tantas, mas tantas saudades do tempo em que o G* dormia connosco! Também o livro do Prof. Mário Cordeiro é a minha Biblia, mas em duas ou três coisitas deixo o meu coração mandar. Afinal eles crescem rápido, acabam por encontrar o espaço deles e a nós só nos vai restar estas boas recordações e saber que cumprimos o nosso dever de mães. Porque tenho para mim que mimo nunca é demais!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Discordo do Dr. Mário Cordeiro! Tenho 3 filhos que aos quais nunca neguei dormirem na minha cama, nem colo, nem mimos e nunca lhes bati (nem consigo pensar nisso).
    Posso-te dizer, que neste momento, o mais velho, 8 anos, não dorme na minha cama por iniciativa própria desde os 4 anos. O do meio, tem 4 anos, dormiu na minha cama todos os dias entre os 6 e os 14 meses e desde aí se apareceu na minha cama foi 2 ou 3 vezes no máximo. A mais nova tem 2 anos e volta e meia ainda aparece na minha cama e sei que não deve faltar muito para deixar de aparecer....e as saudades que tenho de os ter ali?
    Mas, cada um é como cada qual e na educação dos filhos acho que devemos fazer o que nós achamos certo e não porque A ou B acha certo ou diz que deve ser :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar