quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bato ou não bato...

Apesar de muitas pessoas não serem a favor de umas palmadas eu, (desculpa Mum's mas muitas vezes é mais forte e nem os teus ensinamentos me fazem ficar controlada) acabo por usá-las mais vezes do que gostaria, em mais ocasiões que o desejado. Agora um estalo na cara, que é bem mais forte e por uma razão mais grave, deve ser utilizado quando? Eu já dei, fico sempre cheia de remorsos e a pensar tanto se o devia ter feito, que gostava da vossa opinião. E sim, não acredito que tenha sido só eu a admitir que já dei um estalo na cara. Ainda hoje o fiz quando chego à sala e vejo a C. grande de comando da televisão na mão a bater com força na cabeça da C. pequenina. Esta é ou não uma razão forte para um estalo na cara? Eu dei, descontrolada, claro, mas dei e confesso que mesmo a achar que foi uma razão para tal, não fiquei 100% de consciência tranquila de o ter feito.

Ciúmes, chamadas de atenção ou simplesmente actos isolados que lhe passam pela cabeça, o certo é que tem havido algumas reacções menos boas da C. grande com a irmã mais pequenina. É normal? Se calhar é, mas para mim são atitudes que não posso deixar de castigar e chamar a atenção. Odeio vê-la com cara de má a apertar as bochechas dela, odeio vê-la a apertar-lhe a perna que tem a ferida e odeio vê-la puxar o cabelo, que de tão fininho e pouco lhe dói horrores e fica com uma cara tão aflita que quase me faz chorar a mim. Gosto muito mais, de quando lhe enche de beijinhos, de quando a esmaga dos abraços apertados que lhe dá e de quando lhe diz com a cara mais ternurento, que amor, és um amor Conchinha!!!
Por isso uma pergunta. Um estalo na cara em que ocasião?

querida e má... querida é muito melhor, sem dúvida




ps -  Faz pouco mais de um ano estava grávida e apesar de não estar a contar com mais uma gravidez tão cedo, os rituais já vão começar.  Os cremes,  para besuntar a barriga (que nesta  altura do ano me custa tanto, porque saio do banho e só penso em vestir-me a correr e aquecer rápido). As massagens uma vez na semana ou de quinze em quinze dias. São massagens drenantes, aconselhadas pelo médico, que ajudam a  circulação e a retenção de líquidos (claro que tudo o que faça engordar eu tenho, por isso inchar e parecer um balão é o que geralmente me acontece). Andar muito, vai passar a fazer parte das novas rotinas e comer  muitos legumes e vegetais também.  Por acaso alguém sabe truques para conseguir ter leite e poder dar de mamar?

não adoro estar grávida, mas adoro esta foto tirada na primeira gravidez pela Mariana Sabido



pss- descobri esta fotógrafa por acaso, mas fiquei apaixonada pelas fotos que tem. Imagens lindas, que parecem tiradas de um livro especial. Adorei e tinha de partilhar...Kali Jade Photography, mais uma prova quem em Portugal há e fazem-se coisas giras, não acham?



Que gira esta foto de uma sessão...Kali Jade, já guardaram?




Uma semana curta que está quase a acabar, amanhã vamos saldar à Zara Home que é a altura ideal para encontrar as coisas giras que gostámos a preços muito mais apetecíveis.



Cacomae no facebook AQUI

43 comentários:

  1. Ola Ana!!

    Eu estalos na cara nunca dei ate agora...mas umas palmadas valentes no rabo dou aos meus filhos...mais vezes do que gostaria!!Confesso!!!
    Mas a Ana e uma mae real!!!Como eu como muitas maes!!!
    Damos palmadas mas tb damos beijos,abraços,brincamos,vamos ao cinema,ao teatro,ao circo,ao parque...limpamos lhes o rabo,damos banho,limpamos lhes o vomitado,rimos com eles,rimos a gargalhada...contamos historias...e ainda somos mulheres do pai deles e somos mulheres!!!
    Noa e facil!!
    Um beijinho e um Bom Ano!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    também odeio estaladas mas também já me saíu uma ou duas. Já não me lembro o porquê mas lembro-me que me arrependi a meio caminho e que sairam com muito pouca força, graças a Deus! Estou com o mesmo problema cá em casa, a F. decidiu que de vez em quando tem de massacrar o V que só tem 3 meses, coitadinho.Acho que é normal, afinal eles roubaram-lhes o lugar de bebés da família!
    Beijinhos e bons saldos!!

    ResponderEliminar
  3. Bem por tópicoa:
    Estalo na cara nunca dei...
    Também não sei qual a razão forte que leve a que tal acto seja desculpabilizado...cada mãe sabe os filhos que tem e quando o deve fazer...irrita-me imenso aquelas pessoas que dizem e criticam as palmadas...os filhos não são todos iguais...(as mães também não), e há situações em que uma palmada não faz mal algum...Estalo na cara...parece-me mais forte...e não sou a melhor pessoa para responder que ainda corro o risco de ser crucificada em praça publica... :p
    Nunca dei e se calhar ia-me custar a dar...!!
    O que é certo é que o stress do dia a dia e as idades mais dificeis deles nos levam a ter menos paciencia...e educar requer muita pericia e tempo!!!
    Em relação aos rituais...estive gravida de Inverno e essa parte do creme...era detestável!!! Um suplicio!!!!! Partilho do "não gosto de estar gravida"...por outros motivos certamente que não os teus Ana...mas não morri de amores por esses 8 meses...(no meu caso)!
    Passa rápido e aproveita ao máximo o que tiveres de aproveitar!!! Bjs

    ResponderEliminar
  4. A minha ainda nao tem idade nem sei se dizer se algum dia o vou fazer ou não, pois palmadas na mão já tiveram de ser algumas. Mas em relação à agressividade dos mais velhinhos com os outros também gostava de perceber o que lhes vai na cabecita. Ainda na passagem de ano, alguns casais com filhos juntaram-se para a festa. A minha tem 1 ano e meio e estava lá uma menina de 3 anos e meio que, propositadamente, fez coisas como: empurrá-la, dar-lhe um pontapé na cabeça, e tentar mete-la dentro de um cesto para a fechar...a mãe lá ia dizendo que nao sabe controlar a raiva da filha e eu ia fingindo que compreendia que eram crianças mas explicava a outra menina que a minha era um bebé e que aquilo nao se fazia (quando me apetecia fazer-lhe o mesmo...cof cof...). Gostava de perceber melhor as nossas crianças, até porque pretendemos um irmao para breve e situações dessas vão ser recorrentes. Será que, ai, perco o controlo e sigo para "estalo"?

    ResponderEliminar
  5. Quanto às palmadas também acho que quando são precisas se devem dar, acho de facto que as conversinhas muito explicativas e calmas das asneiras dizem-lhes muito pouco. Tenho duas filhas a Maria de 5 e a Benedita com 1 ano e 1 semana e dei de mamar durante 1 ano de uma e de outra. Nunca fui de ter imenso leite, mas sempre segui as rotinas, logo de inicio dar sempre e so tirar com a máquina a partir dos 3, 4 meses e só nas mamadas em que elas não estão ou já vão substituindo com as papas e sopas. Comer bem e saudável, não beber bebidas com gás e sobretudo querer dar de mamar, porque a parte psicológica é importante. O processo tem de ser confortável para a mãe e para a bebé e temos mesmo de querer muito dar de mamar é um compromisso muito exigente, mas também muito confortável. Descobri nesta gravidez os aventais de amamentação que dão imenso jeito (ver Pulguinhas). Também não adorei estar grávida, o conceito é fantástico mas os desconfortos são mais do que muitos! Boa sorte, gosto muito de a ler!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana,
    Revi-me no seu texto, é comum a todas as mães e a todos os filhos. Quase nunca é fácil sermos serenas e calmas.Cá em casa também achamos que uma palmada quando é precisa deve ser dada, estratégias de conversas calmas e muito explicativas como agora é moda não me parece que eles percebam.
    Quanto a dar de mamar dei durante 1 ano a cada uma das minhas filhas, acho que é um compromisso exigente e que por isso temos muito de querer, acho mesmo que esse é o maior segredo da amamentação. Para além obviamente de se seguirem as rotinas de se dar sempre de mamar, evitar ou adiar os suplementos, alimentação saudável, sem bebidas com gás e só usar máquina para tirar leite a partir dos 3 meses salvo se for necessário para aliviar.Também não adorei andar grávida, o conceito é fantástico mas os desconfortos são muitos!Boa sorte gosto muito de a ler!
    PS nesta segunda gravidez descobri os aventais de amamentação da Pulguinhas que adorei são fantásticos para dar de mamar em sitios públicos ou com muito vento!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Ana!

    Não costumo comentar, mas hoje fiquei tentada a fazê-lo.

    Tenho um filho com quase 2 anos, faz agora daqui a uma semana. Acho que por norma devemos evitar dar a típica palmada. Mas também sei, e tal como referiu, que às vezes a paciência tem limites! :)
    Eu também levei umas enquanto criança e mal não me fizeram, e por isso também eu própria já recorri a uma palmada no rabo correctiva de vez em quando.

    Ultimamente o J. anda super teimoso e a fazer valer as suas vontades e desejos e há dias em que é exasperaste! Tento privilegiar o castigo (ex. senta-lo numa cadeira até eu dizer - 1 , 2 minutos, ou até pedir desculpa). Mas às vezes a pessoa já esta tão esgotada e cansada que a palmada acontece. Por norma tento que isso não aconteça em consequência de uma reprimenda por não bater. Isto é, por vezes ele gosta de levantar a mão e quando está irritado chega mesmo a bater nos primos, por exemplo. Nesse caso, evito a palmada pois creio que pode ser confuso estar a dizer "não se bate" e depois e fazer o mesmo....

    Mas enfim...cada criança é uma criança e não há pais perfeitos!

    Um beijinho e tudo a correr bem com as suas filhotas lindas!

    PS - Também vou repetir a dose da maternidade em Abril, desta vez uma menina, e ultimente fico meio apreensiva a pensar como será gerir 2 bebés tão pequenos, dependentes e necessidades diferentes...mas enfim! Haja paciência e paixão no que fazemos!

    Gosto muito do seu blog!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana! Eu tenho uma pequena peste cá em casa e cá ja houve de tudo! Eu bato/dou uma festa mais pesada quando ela faz algo que "venha" dessa zona! Ou seja, cuspir comida, faltas de educação, quando nos grita, esse género de coisas... Não gosto mas as vezes, e por exaustão, é a única maneira de ela perceber.. As outras asneiras têm direito a palmada na mão ou no rabo! Claro que também preferia não ter que fazer nada e que ela fizesse tudo direitinho mas as vezes é mesmo impossível...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Eu já dei um estalo na minha filha de 5 anos... estava histérica, gozava, gozava comigo e com todos e eu perdi a cabeça, arrependi-me, claro. Umas palmadas dadas na hora certa não fazem mal a ninguém, e eu sinceramente não tenho paciência nem acredito na eficácia de muita conversa. Contudo quando toca a situações como essas, tento lidar de outra forma. No fundo quando lhe bates por ter batido na irmã, para uma menina da idade dela a informação que fica é errada, então a mãe bate-me porque eu bati... É isto que me dixa na maior das dúvidas porque de facto estamos a fazer exactamente o que condenamos e se há sentido de justiça é todo das crianças. Tenho uma menina de 5anos e uma menina de 2anos e meio. Aquilo que tento acima de tudo é promover a solidariedade entre as duas. A mais velha é amorosa com a irmã e a sua maior protectora, mas tem momentos e aí entro eu, ralho muito, digo que isso não se faz, não tem pena da sua irmã?, e tento, então agora que a mais nova já vai a caminho dos 3 anos, perceber se antes não terá havido da sua parte uma maldade para com a irmã mais velha... as mais novas não são santas, são é mais pequeninas. Outra coisa que parece ter resultado foi desde cedo ralhar (com conta peso e medida) com a mais nova quando se justificava, para que a mais velha percebesse que estão as duas no mesmo patamar, aos 1, aos 2, aos 15, aos 35... Muitas vezes nos esquecemos de chamar a atenção dos mais novos, porque são bebés, e sem querer também provocamos alguma revolta nos mais velhos! E são manas, haverá melhor que 2 manas para se pegarem e a seguir se adorarem?
    Maldade gratuita não, nem pensar e nessas alturas temos que agir logo, só que isto de educar é capaz de ser a coisa mais difícil que há e desgraçadamente não há receitas porque são todos diferentes, mães incluídas.
    Age com o coração, ainda que por vezes o tenhas na mão e na forma de palmada, quem ralha educa e protege, não vais nunca sair-te mal.

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana!!!!
    Eu já dei, e não me arrependo/di nada.
    Não sou contra as palmadas esporádicas na cara, em casas em que beijos, abraços e mimos abundem!
    Quando? é isso que a Ana disse, quando fazem coisas que nos fazem enfurecer. E porque enfurecer uma mãe não é com qualquer coisa, mais uma razão por que deve estar certo.
    Bjs e BOM ANO!

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana, por vezes a paciência esgota-se é verdade e as palmadas parecem ser a solução. Sinceramente acabo sempre por me arrepender e pensar que devia de me ter controlado mais, mas não somos perfeitas. Por cá de vez em quando o mais velho também lhe dá para fazer umas maldades ao mais novo, mas são muito mais as vezes em que lhe dá beijos e mimos :)
    Em relação à amamentação, a vontade é muito importante e a nível físico, salvo raras excepções todas podemos amamentar. Se é tão importante para si procure informação e ajuda com uma CAM ou grupo de apoio. Felicidades

    ResponderEliminar
  13. Oh pá, é desesperante, não é?
    Os putos podem mesmo deixar-nos à beira de um ataque de nervos...
    Tu sabes qual é a minha opinião sobre este assunto.
    E sim, tem de haver consequências quando os miúdos se portam mal. Não vejo porque não. É assim na vida real, não é?
    Em vez de te responder, prefiro deixar-te umas questões:
    O que é que estás a ensinar à C grande quando lhe dás um estalo na cara?
    O que é que a levou a bater na irmã?
    Em que estado é que ficas depois de lhe bater? Gostas? É isso que desejas?
    Bateste porque te passaste ou bateste como punição?

    Pensa nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Magda! Adorei a tua resposta!
      Ana, também a L já levou umas palmadas! (E vai continuar a levar, de certeza)! Gosto da rua resposta, Magda, porque nos ajuda a parar no momento e perceber o que vamos fazer! Ainda que nos decidamos pela palmada, é tãaao importante perceber porque e em que circunstancias e se não somos nós que estamos mais cansadas do que a asneira em si! Obrigada!

      Eliminar
  14. Olá Ana,

    Já dei uns palmetes e uma vez fiquei enervadissima que nem vi onde estava a bater! Detesto faltas de respeito e acabei por me "passar"...

    Enfim, mas o sentimento que vem depois não é nada bom pelo que tento sempre fazê-los perceber que os crescidos têm que ser ouvidos e respeitados. Mas vai muito do feitio deles. O G basta abrir os olhos ou mudar o tom de voz. Já a M sempre foi mais desafiadora pelo que dei por mim a dizer coisas como "é assim porque eu estou a mandar!" (o que eu odeio!!).

    Quanto à amamentação o que deve fazer é hidratar bem o peito. Não estimule os mamilos durante a gravidez.
    Após o parto (não sei em que hospital vai nascer o seu bebé) tente que o bebé fique perto de si as duas primeiras horas. De preferência pele com pele. Dê-lhe de mamar e namorem muito!
    O que faz produzir leite é amamentar por isso, quantas mais vezes amamentar o seu bebé, mais leite terá. Nessa altura, se precisar, dou-lhe o meu numero e pode ligar-me sempre que quiser. :)

    Se tiver mais duvidas sobre o tema da amamentação, passe no meu blog http://mamatequero.blogspot.pt.

    Beijinho grande e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  15. Ana, depois do comentário da Magda nem me atrevo a dar-lhe razão Lol. E tb não sou ninguém para a criticar. Apenas lhe posso dizer que fui fazer o workshop da mums pq me arrependia tanto, mas tanto das palmadas que dava ao meu filho, deitava-me com os olhos rasos de lágrimas, que para mim tinha de haver outra solução. Eu depois de dar uma palmada ao meu filho aliviava o meu stress mas ele ficava tão nervoso que não era mm a solução mais acertada para nós. Em nossa casa arranjámos outras formas de lidar com o nosso terrorista ;)!

    Mas uma vez feito, não vale a pena chover sobre o molhado. É andar para a frente e se não é feliz assim, faça alguma coisa :).

    Muitos beijinhos e tudo a correr bem com a gravidez.
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  16. Eh pá, um estalo na cara nunca. Uma coisa é uma palmada no rabo, agora dar uma bofetada num ser com metade do meu tamanho? Acho que é do mais desrespeitador e humilhante que se pode fazer a uma criança. Devias ter dado antes um castigo e tido uma conversa séria acerca do que fez à irmã, pode ser pequenita mas alguma coisa havia de reter... Bater não resolve nada. :/

    ResponderEliminar
  17. O truque para ter leite e dar de mamar é, de facto, dar de mamar! Sempre que o bebé resmunga, pimba, toma lá maminha. Tem de se querer MESMO e ser preserverante. Deve beber-se muita água. A pega é muito importante, não saias da maternidade sem o bebé estar a pegar na mama correctamente. Se tiveres dificuldades procura uma CAM e faz o que ela diz, porque sabem o que dizem, ou uma enfermeira ou pediatra que apoie a amamentação a 100% e não uns que mandem dar suplemento à primeira dificuldade que surja. :) Vais conseguir!

    ResponderEliminar
  18. Palmadas, bater , sim porque sei que resulta e só assim eles percebem que agiram errado, tenho dois rapazes de quase 6 anos e outro quase 3, ora bricam de darem gargalhadas ou de se baterem um ao outro, conversar com o mais velho já vai resultando mas ás vezes meu deus só mesmo com palmadas no rabo, na cara sinceramente nunca dei, mas o mais pequeno tb não se fica por ali e tb bate no mano e depois tb leva porque a conversa com o mais pequeno ainda não resulta.
    Dar de mamar dei aos 2 um até aos 8 meses e o outro até aos 6 e foi porque lhje tirei já comiam e nesta altura ache mesmo que já não era necessário. Sempre me disseram para comer muito bem e não me preocupar de engordar comidas "consistentes", mas também me aconselaram que quando estava a dar de mamar nunca beber água, nos dias que estava aflita e o leite não saia ou ia para o duche com a água bem quentinha ou colocava uma toalha quente sobre o peito .

    ResponderEliminar
  19. Ana na verdade assumo e com algum constrangimento que algumas palmadas já sairam descontroladamente, não para a cara, ainda me tenho conseguido conter....mas às vezes é mais forte do que tudo... e por cá é só uma catita, agora imagino com duas...penso que não matam podem magoar mas não matam...
    Que esta nova fase que estás a reviver seja calma e tranquila para todos voçês... um beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  20. Desculpe mas não consegui ficar indiferente a este post! Não quero ser mal interpretada mas estalos na cara nunca!!! Para além de ser um acto super humilhante para a criança é perigoso... deixo aqui uma frase do pediatra Mário Cordeiro... "E não batam no vosso filho, porque bater na cara é humilhante e maltratante"
    Uma palmada na fralda pode ser desculpável embora também não acredite que resolva alguma coisa...mas se não conseguir mesmo controlar-se é preferível no rabiosque!

    ResponderEliminar
  21. Olá Ana
    É tão complicado decidir, não é? Com a Francisca ainda só dei palmadinhas no rabiote, mas ela é pequenina e teimosa, se calhar vou passar pelo mesmo dilema. Estive a refletir e claro que o ideal seria não bater na cara ( é humilhante, custa muito castigar dessa forma) mas não sou muito de teorias New Age e acho que por vezes tem mesmo de ser. Conversar e explicar deve ser sempre obrigatório mas crianças pequenas não interiorizam totalmente uma conversa sem punição ( castigo, a palmada ocasional). Pedi conselhos à minha cunhada que é pedopsiquiatra e que defende que uma palmada na hora certa é essencial. Aliás foi assim que fui educada e apesar de na altura não me ter agradado só posso agradecer por me terem tornado na pessoa que sou agora.
    Por isso Ana ( se posso aconselhar) não se sinta culpada e eduque como tem educadoi, todos os irmãos se aborrecem e as lutas ( infelizmente) hão-de repetir-se.
    Um beijinho e muitas felicidades
    Margarida

    ResponderEliminar
  22. Olá Ana, estalos na cara nunca o dei, mas muito porque lembro me que a minha relação com a minha mãe nunca foi a melhor exactamente por conta dos estalos na cara. Minha mãe nunca foi muito paciente e eu tb não ajudava muito e lembro me de levar grandes tareias e não se passar nada. Mas, lembro me perfeitamente de quando ela lembrou se de mandar me estalos, eu ficava possuída, porque acho que os estalos são humilhantes e não nos ensina nada, apenas revoltam nos mais. Não estou a criticar, até porque a Maria leva mais palmados do que eu realmente gostaria de dar,mas eles levam nos aos extremos. Tb tenho uma bebé pequenina de apenas 8 meses e muitas vezes flagro alguns momentos de pura maldade e passo me. Já cheguei ao ponto de puxa la pelos cabelos. Deus sabe o que me custa bater,mas não concordo que só com diálogo as coisas se resolvam. Somos mães e acima de tudo, apesar de nos esquecermos disso, somos humanas caramba! Um beijinho grande para ti e para as C´s. Já agora parabéns pelo baby, que venha com muita saúde. Beijinhos. Lu Kerr*

    ResponderEliminar
  23. Ohh querida...
    Não sei dizer nada sobre o assunto, ainda só dei umas palmadinhas no rabinho cheio de fraldinhas...
    Imagino como te sentiste quando viste a C. pequenina a levar com o comando na cabeça, deves ter ficado com o coração apertado e nem paras-te para pensar... penso que é normal, é de mãe, é uma reacção rápida de defesa que nem tiveste tempo para pensar na C. grande como menina e tua filha, digo eu...
    Não te recrimino em nada, até porque sei que dás todo o amor ás tuas filhas, mas uma mãe tem reacções rápidas de defesa, está cansada e nem sempre consegue libertar-se das emoções...
    Sempre ouvi dizer que uma palmadinha não fazia mal a ninguém, eu mesma levei algumas bem piores que claro não vou fazer aos meus filhos, mas vamos tentar conversar mais, fazer mais castigos e dar palmadinhas ligeiras no rabinho.

    ResponderEliminar
  24. Ana: é a primeira vez que comento, mas venho cá todos os dias!Eu bato e dou estalos na cara. Não me arrependo porque é em alturas em que está a abusar, a ser malcriada, a fazer de conta que não ouve, a gozar comigo, etc... dou e dou mesmo na cara! Ela tem 4 anos. Hoje em dia, acho uma humilhação receber um estalo na cara, mas é o que me sai, porque a minha é do género que foge e tenho que andar atras dela, para lhe dar uma sapatada no rabo...ainda fico pior!mas realmente depois de fazer o workshop com a Mum's the Boss, alterei radicalmente o comportamento e agora isoo já quase não acontece.Numa situação dessas talvez tentasse conversar com ela para saber o que se passa e porque age assim, mas tudo depende da situação. (aqui entre nós, acho que não vai repetir).
    Um beijo de Bom Ano
    Margarida

    ResponderEliminar
  25. Olá Ana,

    A minha opinião é que a Carlota parece revelar, com essses comportamentos de agressividade, que está mais insegura em relação ao papel dela na familia...,é normal com a chegada de uma irmã! O facto de estar à espera de outro irmaozinho veio agravar ainda mais a situação e por isso deve ter mais paciência com ela. Se para si foi dificil de gerir e aceitar esta novidade, imagine para ela, que é uma criança!!! O nascimento de um irmão é dose então de dois tão seguidos, não é mesmo fácil para uma criança de 3 anos! Ao bater-lhe sobretudo na cara vai fazer com que se sinta humilhada e só lhe vai agravar o que já está a sentir e as dúvidas e a rivalidade com a irmã vai tendencialmente aumentar.
    Por isso o que lhe aconselho é que tenha muita paciência porque é uma fase delicada para todos. Se não conseguir controlar-se mais vale uma palmada na fralda...na cara, NUNCA!!!

    ResponderEliminar
  26. Identifiquei me consigo... Ja dei na mnh H que tem 4anos. Bate aperta puxa cabelo ao pequeno de 6meses;( nem sei bem como lidar, mas ja me saiu duas ou tres vezes.... Mas fico com a consciencia tao pesada e a pensar se estou a fazer bem, se ela aprende melhor assim.... Enfim.... Ser mãe é dificil;)

    ResponderEliminar
  27. Olá Ana, quanto ao estalo na cara nunca dei, palmadas sim apesar de estar a tentar não o fazer seguindo os concelhos da mum's :) Claro que já tive vontade mas consegui-me controlar, pois acho que é uma humilhação muito grande para a criança.´A L. tambem faz dessas ao irmão mas tento perceber o porquê, pois normalmente é porque está chateada com ele por qualquer motivo.
    Quanto à amamentação como a full-time mom disse é sermos persistentes e não desistir à minima coisa, contudo é preciso querer. Eu apesar de todas as dificuldades que tive sofro imenso dei até aos 6meses e meio, mas gostava de no 3º conseguir mais vamos ver ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá e bom ano!
    Não sou mamã mas li quando procurava sobre erva doce para a constipação, que é igualmente boa para ajudar na produção do leite materno.
    Estalos na cara! Boa pergunta. Como professora não o faço, nem devo, que essa secção deve ser deixada para os pais, mas como profissional da educação acho que uma palmada na altura certa faz milagres. Na cara acho que tem de ser num comportamento mais grave ou que seja combinado pelos pais, apesar de saber que na altura pode haver algum descontrole, dependendo da situação. Só acho que a Ana não tem de se sentir culpada por fazê-lo já que quem decide a educação dos filhos são os pais e se a Ana tem a consciência que faz o melhor pelas suas filhas, então não tem de se sentir um frangalho. Também as ajuda a crescer e muito!
    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Ana! Bater sou contra mas faço o mais vezes do que queria! É dificil quando ja perdemos imenso tempo a explicar a conversar, a ralhar e depois é como e eles não ouvissem. Naqueles dias que estou mais cansada, que não me deixam dormir, lá sai uma palmada. Digo para mim que é a ultima mas por vezes repito. Dar de mamar adoro mas como dizem outras mães tem que se gostar e querer muito porque pode não ser fácil de inicio.Dei 19 meses ao meu filho e à minha filha já lá vão 6 meses. Desta vez estive quase 1 mês para que ela pegasse bem. No inicio pode tambem ser desconfortável, sentir dores. Mas se queremos não devemos desistir porque com o tempo e alguma ajuda extra conseguimos (tive ajuda de uma técnica da Somos pais que dá workshops optimos de amamentação e as enfermeiras do centro de saúde tambem me ajudaram) e não cair em tentação de dar suplementos.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  30. Estalada nunca dei, sou da mesma opinião da Full time mum ,mas umas boas palmadas na mão e no rabo na hora certa faz milagres, mas explicar sempre o porquê da palmada! nunca bater sem explicar pois assim eles nunca vão entender... mas é complicado dar uma opinião pois este assunto é muito pessoal, cada pessoa vê de maneira diferente, não condeno pois se com uma nós passamo-nos! imagino (daqui a uns meses saberei!)com duas!... é respirar e contar até 10 .....

    ResponderEliminar
  31. Estalos na cara?!
    Isso não é normal!
    Acho que tem um problema para resolver com a sua filha e, especialmente, consigo.
    Nem percebo como é que ainda há marcas que vão na sua conversa. Acho isto o limite dos aceitáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O limite dos aceitáveis é vir aqui anónimamente dar a sua lição de moral. Muitas palavras e formas de dizer (tais como esta) magoam bem mais do que um estalo na cara...
      Todos os comentários que aqui foram deixados, mesmo os que não concordaram e ficaram desagradadas foram educadas e disseram-no de forma construtiva e não para um simples e mero ataque ressabiado e de pessoa invejosa.

      Eliminar
    2. Ana não ligue, esta gente que vem dar lições de moral a coberto do anonimato perde toda a razão que pudesse ter. Descobri o seu blogue há 1/ 2 meses e gosto mto de a lêr. Vou ter um bébé este mês, é o primeiro :) Tudo a correr bem consigo e os seus 3 rebentos, beijinho

      Eliminar
  32. A todos os comentários obrigada, pois é com eles que podemos todos os dias aprender...
    Um beijinho ♥♥

    ResponderEliminar
  33. Hi Sweet!
    Eu levei imensos estalos na cara! Odiava! Não sou uma pessoa perturbada por ter levado estalos porque o amor dos meus pais era bem mais abundante do que os estalos felizmente!
    Nos meus filhos, dou palmadas no rabo ou nas mãos de vez em quando. Mas no outro dia, estavam os dois no banho e ela estava a empurrar a cara dele debaixo de água e eu aflita dei-lhe um estalo na cara. Porque foi o primeiro sítio que me apareceu à frente já que ela estava sentada e com o irmão por cima.
    Custou-me horrores depois! Mas não me arrependo! Foi o que foi e pelo motivo que foi... Paciência!
    Acho que uma palmada bem dada na hora certa não tem mal nenhum! Desde que não seja a regra e a primeira opção numa chamada de atenção.
    E eu sei que tu és uma mãezona fantástica e que as tuas filhas têm beijos e mimos para dar e vender! Por isso, não te preocupes! ;)

    Beijossss

    ResponderEliminar
  34. Olá, boa noite!

    Não venho dar-lhe mais lições de moral, longe de mim tal ideia... são sempre fáceis de dar, especialmente quando escritas!...
    Venho sim deixar-lhe o link: http://www.wook.pt/ficha/um-acto-de-amor/a/id/10395370 para o livro Um Acto de Amor da drª Leonor Levy, onde poderá encontrar muitissima informação sobre amamentação. É um livro fácil de ler, com uma linguagem muito simples, onde a autora explica os aspectos práticos da amamentação, desmistificando muitas ideias pré construidas.
    Espero ter ajudado.
    Tudo de bom
    Teresa

    ResponderEliminar
  35. Antes de ler o "Bésame Mucho" do pediatra Carlos Gonzalez, confesso que achava que uma palmada não iria fazer mal ao meu menino que, na altura, ainda estava na barriga.

    Depois de ler, mudei completamente a minha perspetiva sobre o assunto e sobre a meternidade... O autor não contesta o uso da chamada "palmada pedagógica" mas não o faz por uma questão de princípio, por respeito à criança.

    Para tal faz uma analogia curiosa : quando o nosso companheiro faz alguma atitude desagradável também não lhe resolvemos o assunto com uma estalada ou uma palmada nio rabo, pois não? Não o fazemos por respeito, porque não resolve nada....então por que razão o fazemos com as crianças?

    Parece-me que faz todo o sentido.E ainda sugere que nas alturas desesperantes, em vez do castigo devemos permitir-nos enquanto mães ao nosso time out- desloquemo-nos nós para outro lado, respiremos e refletamos sobre o melhor para nós e para os nossos filhos.

    Bater é sempre um ato de descontrolo...e é isso que estamos a passar aos nossos filhos...que os adultos por vezes se descontrolam e podem descontrolar-se e que para tal, por vezes, recorrem à palmada. Há sempre mais recursos...temos que olhar para dentro de nós e procurá-los ou procurar conselhos. Foi o que eu fiz.

    Espero que o meu comentário seja entendido meramente como uma opinião, que foi o que a Ana pediu, e não como uma lição de moral.

    O livro que falei responde igualmente a dúvidas sobre a amamentação.

    Grata pela possibilidade de partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo... Bater, muito ou pouco, corrective, na mao, rabinho, cara, nunca pode ser a solucao... E agressiviade e violencia e so vai perpetuar isso...Esse livro e autores sao fantasticos. Veja tambem Facebook da Mia, sobre parentalidade e mindfulness.

      Eliminar
  36. Olá Ana

    Quando eu era criança apanhei variadíssimas vezes, de certo que as merecia, porque fazer asneiras era comigo.
    Eu tenho 2 filhas uma tem 7 anos e a outra 1 ano e meio, e lá em casa a situação passa-se ao contrário da sua, isto é, é a mais pequenina que bate na mais velha e como a mais velha é muito boazinha não me diz nada a não ser que a outra a magoe muito e ela acaba por se queixar, ou então eu apanhe a pequenina em plena acto....aí eu fico danada e normalmente dou uma valente palmada nas mãos, porque foi com as mãozinhas dela que ela magoou a irmã, bater na cara é um acto um pouco mais agressivo que não nos leva a ensinar-lhes nada de bom e só lhes transmitimos a raiva que sentimos no momento, enquanto que uma palmada na mão ou no rabo já não as magoa tanto emocionalmente e dá-lhes a entender que o acto que elas acabaram de fazer não foi o melhor. É claro que se puder evitar bater evito, pois acho que explicando a situação quando já são um pouco mais velhas fá-las pensar no assunto e fazê-las entender que não foram correctas na atitude que tiveram junto da irmã ou de quem quer que seja. Quando a mais velha era pequena e fazia alguma birra e eu não gostava de a ouvir normalmente fechava no quarto e dizia-lhe para reflectir no assunto e quando se acalmasse logo falaríamos as 2, ao principio os vizinhos deviam achar que eu a matava a pancada porque ela gritava tanto dentro do quarto que era impossível pensar que não lhe estavam a fazer mal, o tempo foi passando ela cresceu e foi aprendendo .... Não sou a favor de bater na cara pois acho que é um acto muito agressivo que normalmente nós não esquecemos..... um estalo na cara a meu ver só deve ser dado numa situação muito critica, por exemplo quando bem mais velhos os filhos nos insultam num acto de raiva e com palavras deitam-nos abaixo sem terem em conta o que fizemos por eles ao longo da nossa vida, ai sim um estalo na cara bem dado pode mostrar-lhes o quanto ficámos magoados com a sua atitude. Mas acho que cada uma de nós "mães" sabe melhor do que ninguém educar os pintainhos que tem em casa seja da maneira que for.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Se a mais velha tem problemas com a pequena de certeza não serão resolvidos com violência física. Ao contrário, só aumentarão. Conversar e dizer para a criança o que ela sente (dar nomes aos sentimentos) é uma boa forma de ajudar. Sentir ciúmes é normal. Ela não é má por magoar a outra.
    Ademais, uma estalada na cara é muito humilhante e muito violento. Eu nunca levei nenhuma e nunca dei nenhuma em niguém, muito menos no meu filho. Mas imagino que só aumente a raiva de quem a leva. Não queremos nossos filhos com corações amargurados, raivosos e rancorosos, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isto mesmo... Alem do mais temos que dar o exemplo, pois e a melhor maneir de eucar. e como ficara confusa a *C grande quando a Mae castiga o bater tambem a bater? Afinal pode.se ou nao bater? Ou so os mais velhos nos menores? Para reflectir. Bjs

      Eliminar
  38. Cacomae, encontrei uma boa ajuda:
    http://www.ahaparenting.com/blog/stop_kids_hitting_siblings_manage_emotions
    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar