segunda-feira, 4 de junho de 2012

...valores perdidos, pessoas mal educadas



...Manhãs caóticas e ainda mais cedo (o despertador agora toca às 6.30h, ai custa tanto, tanto). A praia do colégio da C. começou e são 15 dias a ter de chegar ás 8.00h para partirem ás 8.30h para chegarem passadas umas horas, podres como se tivessem ficado o dia inteiro a dar mergulhos e a correr na areia.Uma manhã cheia de coisas giras para contar, que deram mergulhos, que molhou a cabeça, que comeu tudo, vestiu-se sozinha que brincou com a T. o A. o V. a C. e todos os amiguinhos da sala que vão á praia para mais esta aventura juntos. Este o primeiro ano de praia que vai no colégio e por isso está num "excitex".
Mas a história mais engraçada dela é mesmo dizer com os olhos muito abertos e uma cara muito apreensiva:
- Mãe eu vi a mota das maravilhas. Estava lá na nossa praia.
- a quê? Perguntei eu sem perceber á primeira
- A mota das ma-ra-vi-lhas! (diz ela ainda com os olhos mais abertos, e a mão com os dedos juntos, como se o gesto me fizesse perceber mais rápido e a soletrar como se eu fosse muito burra).
Pois é atingi á segunda, a C. é doida e adora as Marés Vivas e ter visto uma mota de água igual na praia que vai, foi o delírio. As Maravilhas na sua linguagem, é o programa dela de Verão.

...vai tão feliz todas as manhãs...calções DOT e alpargatas Turquillos da Leo


Portanto mais uma semana que acordo a todas as horas com medo de não ter ouvido o despertador. Vou trabalhar com umas olheiras do tamanho da cara e a correria para que a miúda não chegue atrasada e fique em terra deixa-me cansada para o resto do dia. Dias bons, sim, mas que dão muito trabalho.
Claro que ver o ar dela com a mochila ás costas toda contente compensa tudo.


Ps - ...programas de idas a concertos estavam há algum tempo na gaveta, e por isso ter ficado  surpreendida com toda a óptima organização do evento RockinRio. Todas as pessoas que lá vi a trabalhar eram pessoas civilizadas, educadas e muito simpáticas. E acredito que ao fim  de algumas horas com barulho, enchentes e pessoas já um pouco alteradas não deva ser nada fácil. Fiquei fascinada com os miudos (até já tinha falado deles no mini post do RockinRio que fiz aqui) que andavam com as botijas de cerveja Heineken ás costas, sempre com um sorriso na cara e nada mal dispostos, muito pelo contrário muito bem educados mesmo.
Já ouvir míudos com os palavrões a sair da boca foi uma constante e é mesmo uma pena, mas mais incrédula fiquei com uma suposta "senhora"  com a língua afiada a deitar insultos com uma rapidez que nem dá tempo de reacção. Muito feio, mas que infelizmente demonstra que a educação não chega a todos e não são roupas giras e caras que dão o nível que se quer.


Escolas de antigamente pelos vistos ainda fazem falta, onde se aprendiam regras de etiqueta e boa educação, como se comportar em casa e em público e o mais importante como saber passar isso para os nossos filhos. Isso é o importante. Talvez por agora ser mãe, a educação e o que vejo na rua todos os dias com as gerações mais novas, me faça tanta confusão.
Fico tão contente com a  escolhas que temos feito para as Cs, a nível de educação e ensino, aqui sei e vejo que regras e princípios lhes são transmitidos seguindo o que em casa lhes ensinamos também.

...vamos lá por os olhos no antigamento e tentar trasmitir aos nossos filhos valores que parecem esquecidos para alguns!

E agora vamos organizar desenhos porque os dossiers da Rosa com Canela são lindos (obrigada Marta por ter enviado esta sua página de coisas giras, giras)...vejam os albuns de fotos que também adorei. Acho que já escolhi o albun de baptizado da C.pequenina. Vejam tudo aqui.

...agora sim vão ficar organizados os desenhos da C.

padroes lindos, o dificil vai ser escolher, Rosa com Canela






ps - ...Tenho várias amigas grávidas quase, quase a serem mães e foi nelas e nas mães recentes que seguem este blog que me lembrei de mostrar algumas sugestões giras que podem fazer em casa para passar o tempo. O resultado final vão ser fotos amorosas que a família inteira vai querer... Entretenham-se, porque a altura do ano é a ideal, e bébes pequenos e sossegados também vai ajudar.
Good Luck...


...ideias tiradas do Pinterest


...ideias tiradas de Pinterest


pss - ...mais uma vez fiquei babada de aparecer no blog 4D e adorei as sugestões de alcofas e camas de grades que por lá havia, muito úteis para vocês também. Espreitem o post aqui.
Foi bom ver que a alcofa das Cs. estava no meio de tantas giras que ela escolheu para mostrar.

a alcofa das Cs. no blog 4D aqui


psss- ...meninas de Lisboa não se esqueçam que a Coobie e a Bordar Portugal estão por cá, na giríssima loja Mood, em Santos...vale a pena irem espreitar, coisas giras ao vivo e a cores! Olhem que é só mais amanhã! Não deixem de ir.

Coobie e Bordar Portugal, em Lisboa dias 4 e 5 de Junho, na loja Mood ,em Santos

E quem sabe uma grande novidade amanhã para vos dar...


No facebook aqui

27 comentários:

  1. Uma novidade??? Vamos ficar a sofrer!

    ResponderEliminar
  2. Que bom ja conseguir responder aqui... realmente ha tanto tempo que tentava enuna conseguia. Tenho adorado o Blog, só nao comentei antes pq o meu mail nao deixava. Mas agora parece que ja vou conseguir. Obrigada. E obrigada pelos serões que proporcionas a espreitar tudo... desejosa que a Luisinha venha cá para fora para poder por em prática todas a ideias que a Cacomae dá. Adorei estas das fotos. Ja tinha pensado nisso, espero que me lembrei dps de ela estar "ca fora". Mtos beijinhos e obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vais lembrar sim...sabes porquê? porque foi a tua irmã que fez esta sugestão, a pensar em ti!

      Beijinhos e desejosa de conhecer e ver a Luisinha...vai lá subir e descer escadas para ver se a miuda deixa de dormir:)

      Eliminar
  3. Olá Vanessa, Sabe que o meu lema é nunca pensar tanto nas coisas más, assim elas também tendem a anão aparecer:) mas tem a ver com a minha maneira de ser, elas ficam (a C. grande ainda fui um bocadinho mais agarrada, mas com a C. pequenina está a ser completamente diferente)...temos de nos libertar um bocadinho desde logo, porque senão custa muito mais:)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Bom dia cacomãe!!

    Como eu sei o que são as palavras acima descritas!!! lá em casa a alvorada também é muito cedo! ( e não tenho duas!!!), o meu dia é passado a correr desde o acordar até o dormir ( ir para cama a correr e pedir que a catarina não acorde de noite umas mil e uma vezes, para que consiga dormir nem que seja 3 horas seguidas!!)é claro que quando me sento para trabalhar parece que já corri uma maratona!! e ainda faltam as 8 horas a falar com pessoas, a pensar, a escrever, a atender telefonemas a tratar de reclamações das obras, a ir às obras , um lufa lufa!! adoro chegar aqui e sentir que o meu dia é passado por mim e por outras pessoas...que não estou sózinha no cansaço ( isto não é mau!!...é só pensar que alguém do outro lado entende as minhas lamurias!!e cansaços!), cacomae obrigada pela partilha! Partilho a ideia da educação e é assustador a falta de principios que as crianças têm hoje em dia, quer para os mais velhos quer para elas mesmas... somos nós pais que temos o dever de lhes indicar o caminho certo e os valores correctos, amizade , confiança, lealdade, companheirismos... fazer o bem!

    beijinhos e bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ines que querida :)

      E boas manhãs tambem...beijinho grande

      Eliminar
  5. Por cá o despertador tb anda a tocar mais cedo. Também temos duas semanas de praia pela frente e o excitamento tem sido mais que muito! Faz-lhes tão bem! Que inveja!!!

    Quando escolhemos o colégio deles também tivemos em atenção os valores e educação lá passados às crianças. Por ser amiga de algumas das educadoras, tenho a certeza que as pessoas são escolhidas a dedo e que a forma como falam com as crianças também é bastante cuidada, não utilizando determinada forma de falar. (sanita, chicha e fizestes por exemplo são palavras fora do baralho...) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah!!!! Já me fartei de rir!!! Chicha... Já não ouvia esta há muito tempo!!! ( ainda bem!)

      Eliminar
    2. ahahaha chichinha boa! ahahaha...
      beijinhos ás duas que fizeram muito bem comentar :)

      Eliminar
  6. qual é o problema de sanita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lolol...sabia que sanita é uma marca de retretes?...a palavra mais bonita (não que seja bonita) mas que todos deviam utilizar é retrete!
      Sanita é feio ;)

      Eliminar
    2. Tirado do ciberdúvidas:
      A origem da palavra sanita
      [Pergunta] Gostaria de saber a origem da palavra “sanita”. Embora os dicionários atribuam à palavra uma origem latina, julgo ter lido algures que “sanita” se generalizou graças a uma marca comercial com esse nome. Claro que a marca comercial se inspirou na palavra latina, mas deve-se-lhe o seu uso generalizado, ao ponto de substituir os vocábulos já existentes. Ou não?

      Luísa Costa :: :: Portugal
      [Resposta] A palavra sanita está relacionada com sanitário, que, por sua vez, provém do vocábulo latino ‘sanitate’ – que significa saúde.
      Existe em Portugal uma firma de nome “Sanitan” que é relativamente recente e deve o seu nome aos artigos sanitários que comercializa.
      Devemos notar que sanita é apenas a peça de louça sanitária que recebe os deje(c)tos humanos.
      A zona onde se instalam os mictórios, as sanitas, os lavatórios e até chuveiros tem o nome de instalação sanitária ou sanitário. No caso de haver equipamento para muitas pessoas, é natural que tome o nome de instalações sanitárias ou sanitários.
      Dado que os sanitários servem para benefício da saúde pública, parece-nos que sanitário, sanitários e instalações sanitárias são termos mais adequados do que as palavras estrangeiras usadas frequ[ü]entemente.
      Nas residências familiares, tornou-se comum chamarmos casas de banho às instalações sanitárias que incluem banheiras ou chuveiros.
      Nos lugares públicos onde não há banheiras ou chuveiros, não se justifica falarmos em casas de banho.


      ...Retrete significa, normalmente, divisão retirada (ou isolada) de uma habitação onde funcionam pequenas instalações sanitárias. Nas casas mais modestas, a retrete tem apenas uma sanita.

      ps - a palavra tem mesmo origem latina e é antiga à empresa, como é fácil de perceber.

      Palvra feia??? O quê palavrão? Ou erro ortográfico? É isso que é sanita? Não pois não? (Qual a lógica de compará-la como fizestes ou chicha?)
      Ou porque é parola?
      Era o que faltava alguém avaliar os meus valores e educação por dizer prenda ou presente, sanita ou retrete. Que avaliação tão superficial, como se fosse isso o importante! Que irónico o tema deste post e este comentário.

      E antes que alguém venha espumar com os comentários anónimos que não dizem amén, é só para dizer que se aqui venho é porque há coisas que gosto e levo comigo, outras há que me deixam irritada! "Todos deviam utilizar". Porquê mesmo...?

      Eliminar
    3. Olá bom dia,
      Não fique irritada...a sério! Até porque não foi, de todo, para isso que fizeram tal comentário. É a mesma coisa com a palavra encarnado e vermelho...e com tantas outras. Estão ambas conotadas...mas de todo que será ou irei, por exemplo no meu caso, dizer se A ou X é mais parola ou menos...mesmo que o possa pensar no segundo que se ouve, é para levar na desportiva, porque logo depois esse momento já era. E ninguem deve ficar chateado, pelo menos é o que penso, por coisas pequeninas destas...obrigada pela pesquisa, quem ler de certeza fica a saber um pouquinho mais...eu fiquei.

      E depois há que saber rir destas situações...ninguem é mais ou menos por coisas destas...desde que se saiba lidar e não se sentir inferior por isso. Afinal aprende-se todos os dias.
      Carpe diem e bom fim de semana.
      Um beijinho
      Ana Lemos

      ps - mas só uma coisa, o tema não era juizo de valores :)

      Eliminar
  7. ahahaha retrete???? essa palavra é horrivel eheheeh lololl essa não sabia...

    Muito pertinente este post sobre valores e educação, é bem verdade, as aparencias iludem e bem :))) mas o verniz acaba sempre por estalar...

    Como é possivel que pessoas que tenham alguma influencia noutras (sejam em blogs, ou em certas profissões) tenham comportamentos tão mal educados... realmente aquilo que os nossos pais nos dão de mais precioso é a educação !!!

    A verdade, respeito, disponibilidade, compreenção, saber partilhar, saber aceitar as diferenças dos outros são valores que são aprendidos...quem não teve oportunidade de os receber à sempre outras maneiras, como humildade para aprender, e se algumas pessoas tivessem mais humildade e capacidade para amar, seria tudo mais fácil... beijões grandes Xana P.

    P.S - onde arranjo alpercatas para a M.?

    ResponderEliminar
  8. ...ahahahaha..
    Loja Real, tem pagina no Fb...espreita.

    Beijinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  9. Bolas, foram dizer das palavras que eu mais odeio: chicha!!
    infelizmente até os desenhos animados e as sérias têm algumas palavras feias.
    E um dia destes fui dar aulas a meninos muito grande e passei por uns, que não era meus alunos e estava a dizer palavrões. fica tão feio e é tão triste. Enfim...

    beijinhos e que bom ser falada aqui no Cacomae:):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom que gostas...porque acho que vais aparecer mais ;)
      Um beijinho...

      Eliminar
  10. Desculpa Ana! Foi sem intenção... :/
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  11. As vossas crianças ainda são todas pequenas mas as minhas já são maiorzinhas ( 8 e 9 anos ) e sempre tive o cuidado com as palavras e a educação delas cá em casa por isso é de chorar a rir quando sem querer nos sai alguma asneira (das menos graves...claro) como quando me queimei toda no pirex da lasanha acabadinho de sair do forno e o estatelei todo no chão....ver a cara deles a olhar para nós e a dizer: "Ahhhhh!!!!! A mamã disse uma asneira...."
    Mas sim estou de acordo com o cuidado com algumas palavras...Cá em casa não entra o "bué",o "fixe"e coisas do género...É linguagem que não entendo...como lhes costumo dizer.
    Bjs Anocas

    ResponderEliminar
  12. Obviamente que quem não quer não lê, mas um nunca vi um blog com tamanha superficialidade e futilidade. Parece-me também que confundiram os denominados valores com regras de etiqueta. Bem desprovida de valores está a nossa sociedade, pois o povo nem sabe o que significam, quanto mais tê-los ou transmiti-los aos seus filhos.

    Aproveito para deixar uma definição bem simples, para que entendam:

    "Os valores são princípios que nos permitem orientar o nosso comportamento em função de nos realizarmos como pessoas. São crenças fundamentais que nos ajudam a preferir, apreciar e eleger umas coisas no lugar de outras, ou um comportamento em lugar de outro.

    Refletem os nossos interesses, sentimentos e convicções mais importantes.

    Os valores referem-se a necessidades humanas e representam ideais, sonhos e aspirações, com uma importância independente das circunstâncias. Por exemplo, mesmo que uma pessoa seja injusta, a justiça continua a ter valor. O mesmo ocorre com a felicidade e com o bem estar."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que paciência para estes testamentos de seca e sem interesse nenhum...pelo amor de deus, futil e superficial é quem utiliza a palavra povo e o menospreza desta maneira...mas se calhar devia tratá-la por sua alteza real, não?

      Eliminar
  13. Boa tarde, Ana Lemos!!! Parabéns pelo seu blog. Infelizmente, já não é q primeira vez, que leio, seja em blogs, ao nas redes sociais, pessoas que seguem as nossas páginas e depois só sabem criticar, eu pessoalmente só aceito criticas de pessoas que tem nome e cara. Beijinho e fique bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Olá Patricia, obrigada e devia fazer isso, mas sabe, acho mesmo que ao deixar publico, não sou eu que acabo por ficar triste, fico só no momento que leio, depois quem deve ficar são as pessoas que escreveram depois de ler tantos comentários a darem-me apoio e que agradeço do fundo do coração ;))
      Um grande beijinho

      Eliminar