quinta-feira, 21 de junho de 2012

..não somos perfeitos

...Cuidado com comparações e com pressões de " tens de ser bom e ter boas notas como o teu irmão!...".
Sempre odiei essa frase, e sempre fiquei furiosa com estas comparações. No meu caso acho que não levaram a nenhuma frustração, porque sou do género de "ai é, então vão ver!", mas sei de casos que não foi bem assim e ainda hoje já crescidas são pessoas pessimistas e muito mais frustradas e de mal com a vida. Não é isso que queremos pois não?


we're equal but not the same...by Pinterest



Acho mesmo, e  falo sem qualquer fundamento científico (não vá ser o caso depois de ter grandes testamentos a dar uma desanda por causa do que escrevi), é  só a minha opinião e visão das coisas. Muitas comparações, em voz alta, entre irmãos nem sempre é bom.

Por exemplo, é verdade e ás vezes é dificil não comparar, se a mais velha, é mais gira do que a segunda, ou vice versa claro, se é mais esperta, se já fazia isto ou aquilo melhor que a outra, tens de avisar para ver como a irmã faz que é muito melhor, etc.etc...e ouvir  coisas destas, assim , pela vida fora o resto dos anos, é mau, é anti- educativo e muitas vezes razões de alguns problemas graves. Já pensaram nos vossos filhos crescerem sempre com a imagem de patinhos feios, burros ou lá o que seja? O problema, é que muitas vezes, nem somos nós pais que cometemos gaffes destas são os outros que chegam e sem medir palavras, momentos e ocasiões deitam cá para fora palavras perigosas, que ao serem ouvidas por eles vezes sem conta, se podem transformar em bichos maus, nas cabeças pequeninas dos nossos miúdos.

Temos de parar, e ter um tempinho só para eles, para  tentar percebê-los e ajudá-los, se for caso disso. Não estar sempre a criticar, porque se algumas vezes é verdade e eles podem fazer melhor, outras poderá existir, que por detrás de alguns actos exista uma razão de ser que até podíamos ter percebido mais cedo.
Falo em casos de estrabismo, em casos de algum atraso, de dislexia, e mais uns tantos que são imensos e podem ser razão para tantas reações que não gostamos de ver, e demoramos a admitir (mas sobre isto irei falar noutro post porque o assunto é importante e merece atenção).

...better or not I'll always love you, by Pinterest


Toca lá a ter atenção, porque é para o bem dos nossos mais que tudo...olhos bem abertos, e ouvidos bem lavados, que tudo pode ser um sinal.... comparações ficam para o nosso outro eu que está lá dentro bem quietinho e tentar não deitar babuseiras cá para fora, ou então desabafá-las com os nossos maridos e até mesmo professores porque eles estão cá também para nos ajudar nestas e em muitas outras coisas. Aos amigos e afins uns avisos de atenção também não vão fazer mal a ninguém...

O mais giro, depois de ter escrito este post, é a contradição no titulo da entrevista do Dr. Mario Cordeiro, que adoro e sigo e que podem ler mais aqui. «Se não os frustrarmos vão ficar detestáveis» não podem deixar de ler.




ps -...e para começar bem o dia nada como uma frase fantástica que vi num blog igualmente fantástico Mum's the Boss  Uma grande verdade que dá que pensar. O que foi que já fiz para deixar este mundo melhor para as Cs?


it's so true...



pss -  ... fiquei mesmo sensibilizada com o post da 4D dedicado a todos os meninos que vão mudar de colégio. Lá estava a C. grande que irá ouvir o texto giro que, esta mãe de muitos filhos, escreveu para o seu querido A. Vejam aqui. que vão adorar. Eu imprimi e guardei para lhe ler.


Obrigada querida S.



psss - ..a nossa querida sobrinha E. já vai fazer dois anos, e ainda ontem me lembro do dia que a fomos ver acabada de nascer...está grande, está linda e uma verdadeira aventureira e a C. desejosa de lhe cantar os parabéns, e brincar com ela ...Por isso,  parabéns a todos os meninos que por estes dias fazem 2 anos!


...é bom ver crescer e acompanhar os grandes passos na vida da E....I love you!


pssss - ...e por último, mas não menos importante, aliás muito importante...meninas que querem vender coisas de bébes...isso mesmo, se já não querem o carrinho, a cama, as roupas, etc...e não sabem o que fazer, a Cacomae vai ter um separador de classificados onde poderão anunciar as vossas coisas! De mães para mães...
Não vão ser uns classificados quaisquer, não senhor! Quem quiser anunciar, e acho que vai ser um sucesso. Que melhor sitio para o fazer senão num blog feito para mães e pais? Vai estar a ajudar a associação Make a Wish com 1€...Tornar possível o sonho de uma criança com um grave problema de saúde vai ser a sua ajuda com este € ( que irá directo para esta associação). Em breve irei dar mais informações, por enquanto espreitem aqui e saibam mais sobre a Make a Wish.


...este foi um dos últimos desejos proporcionado pela Make a Wish com a ajuda de muitos


Mais um grande jogo mais uma grande vitória de Portugal que está lá para vencer e mostrar a garra do nosso povo.

Amanhã já é sexta e o fim de semana está a chegar com sol e calor para banhos na praia.


Cacomae no facebook AQUI


19 comentários:

  1. Mais uma vez obrigado Ana, parece que os seus post's vem como tiros certeiros na minha vida tenho 2 filhos como sabe com 1 ano de diferença ...e tantos problemas por causa das comparações ...tantos ...tantos....
    Obrigado
    Raquel/Bebexik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber Raquel, e que sirvam para ajudar :))
      um grande beijinho

      Eliminar
  2. Ana... que feliz que fico pelo arranque da parceria! a ideia é excelente e, tenho a certeza que vai motivar imensa gente! Toca lá a fazer arrumações em casa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) este post eu sabia que ia gostar por isto mesmo...em principio para a semana vai estar já online e com anuncios e vendads a decorre...vai ser mesmo de mães para mães...
      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Olá Ana,
    Adorei a ideia das vendas e da contribuição de 1 euro para a Make a Wish!
    O meu blog é uma lojinha de vendas de arigos em 2ª mão para bébes e mãmas e por isso já estou na fila para a ser a primeira a anunciar!!!
    Beijinhos.
    Nota: Obrigada pela ajuda e dicas para baptizado da minha filha...já consegui o anjinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom...é muiyo bom ver já estev feed back tao positivo...vai ser muito bom em especial para eles que quanto mais tiverem mais desejos vão conseguir realizar :)

      Que bom tambem pelo baptizado...um beijinho grande

      Eliminar
  4. Momento confessionário! lol
    Sou a mais velha de 3 e a única rapariga... Sempre fui a mais certinha e a mais responsável, por isso nunca passei pela comparação das notas. Mas lembro-me tão bem das pessoas chegarem ao pé de nós e dizerem que o meu irmão estava tão giro e que eu estava tão... crescida?... Os meus irmãos são umas brasas! lol E as pessoas sempre fizeram questão de reparar nisso... Óbvio que hoje não ligo nada e é-me completamente indiferente. Mas quando era pequenina ficava muito triste! :P

    Pronto! Já passou! hahahahaahah

    A ideia da Make a Wish é um máximo! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahha...já passou mesmo! lolol

      Obrigada e vamos la vasculhar para ver o que se arranja para anunciar...
      Um grande beijinho

      Eliminar
  5. e vão estar a ajudar a realizar um desejo a alguma criança:) Só isso vale mesmo muito!
    Um beijinho e vá pensando que para a semana já vai estar tudo pronto e online

    ResponderEliminar
  6. Este tema é muitíssimo pertinente. Tinha a ideia de escrever sobre isto num post dedicado aos irmãos.

    Eu própria passei por isso, em relação à mana mais velha. Eu era a que tinha melhores notas mas ela era a mais gira e desenrascada. Sempre a mais gira!

    :)

    adorei a ideia da Make a Wish. Bela ideia mesmo!

    E obrigada pela referência ao 4D:)
    E também gostei imenso de ver aqui um espacinho para a minha querida M, da Mum's the Boss!

    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida D. ja disse e repito tu aqui já és da casa :) e a M. gosto muito e hoje tinha mesmo tudo a ver :))

      Pois comparações e mais comparações que muitas vezes podiam ficar no segredo dos deuses...lol

      Um grande beijinho

      Eliminar
  7. Olá Ana, boa noite ;-)

    Concordo integralmente com a sua opinião relativamente às comparações. Infelizmente grande parte das pessoas não liga a estas coisas... pensam que as crianças não reparam mas os danos chegam mais tarde! conheço casos complicados em que um dos irmãos se sente o "patinho feio" e quando chega a adolescência a situação agudiza-se. As crianças assimilam tudo o que lhes dizemos por isso mesmo, cabe a nós adultos, dar o exemplo, mostrando desde cedo que cada pessoa é como é e deve ser respeitada como tal.

    beijinhos cor de rosa*
    Paula Veiga Claro

    ResponderEliminar
  8. ...e foi exactamente por isso que hoje me lembrei de fazer este alerta :))
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. Maria João Piñeiro22 de junho de 2012 às 09:29

    Olá Ana, bom dia,

    Sou fiel seguidora do seu blogue e este é o meu 1º comentário :)

    Muitos Parabéns pela parceria com a Make a Wish! Grande ideia, vou estar atenta.
    Concordo na íntegra consigo quanto a comparações entre irmãos, primos...por vezes dou por mim prestes a faze-lo com o meu filho e com a minha filha e é desnecessário, é um erro.

    Um bj.

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria João, que bom que segue e que bom que gosta, fico muito contente :)

    Estejam atentas porque em principio já para a semana vão poder começar a colocar coisas:)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana! Adorei este seu post e acho que tem toda a razão. Agora com outra menina a chegar já me tem ocorrido que vai haver imensa comparação entre as duas. Mas prometo vou estar atenta e tentar evitar!
    Entretanto queria avisá-la para ver a mensagem que lhe deixámos no Fb, das Claras em Castelo Babywear. Bj. Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, eu vi:) só que ainda nao consegui medir a Concha :(( amanhã faço sem falata para responder a medida e que sim a tudo que sugeriu ::) Vou adorar!

      Um grande beijinho

      Eliminar
  12. O que é importante é deixar espaço para a individualidade de cada criança. É muito comum ouvir pais dizer: "Têm a mesma educação e são tão diferentes!" Pois, é porque são pessoas diferentes, com personalidades diferentes, gostos diferentes, inteligências diferentes (que a saber existem 8 inteligências diferentes - ver inteligências múltiplas - Gardner)... mas infelizmente o nosso sistema de ensino e sociedade apenas valorizam a inteligência matemática e linguística. Parabéns por falar de assuntos que muitas vezes são tabus para muitas famílias.
    Beijinho
    V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada querida V...e que bom ver que acharam interessante :)

      Um beijinho

      Eliminar