quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Rastreio

A semana passada fui a um almoço especial. O sítio (restaurante Pharmácia)  não podia ter sido mais bem escolhido por todas as razões, uma porque adoro, a outra porque o tema era a importância da anemia e de como a podemos combater, logo o local estava a combinar ;)
O rastreio é sem dúvida uma das mais importantes formas de conseguirmos saber se estamos ou não anémicos e se os níveis ferropénicos estão dentro do suposto. Foi por ter feito nesse dia, que fiquei a saber que não estou com anemia mas os meus valores do ferro estão para lá de maus, o que não é nada bom para o desafio da Maratona em Fevereiro. Estou com um elevado défice de ferro.
Não era por acaso que me sentia cansada, sem perceber porquê, cada vez que corria distâncias que para mim já não deveriam custar assim tanto. Na última semana cheguei a sentir alguma falta de ar num treino longo, coisa que também nunca tinha sentido desde que corro (tenho a certeza que não estão a acreditar, mas como até comentei com as duas pessoas com quem corri, nem me vou justificar quando comentarem que é "tanga").
Este rastreio é mesmo importante porque estes níveis e valores não aparecem nas análises de rotina que por vezes fazemos (eu fiz por causa da Maratona para saber se estava bem e apta para correr 42km e nada disto vinha lá).
É por esta razão (sentir na pele) e por ser o meu papel como Embaixadora da EMA (Embaixadora Mudar a Anemia) que vos digo mais uma vez para aproveitarem e irem fazer o
rastreio, dia 26 de Novembro (dia da anemia),
 em Lisboa no Centro Comercial do Colombo (10h-23h) e no Porto no Arrábida Shopping (10h-23h). 


Não queiram fazer parte da percentagem enorme (87%) das pessoas que sofrem de anemia e não sabem!

Para saber mais aqui



#umasaudedeferro

vejam






Cacomae no Instagram @anadominguezlemos



* colaboração



6 comentários:

  1. É ver o que andas a comer Ana, tem tudo a ver com isso . Beijinhos , Sofia Costa

    ResponderEliminar
  2. A seguir vem a publicidade a um qualquer suplemento, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se for ??? what is the problema ??
      Dahhhh, já cheiram mal estes comentários...

      Eliminar
  3. Obrigada Ana. O que a aconselharam tomar para repôr os valores de ferro?

    ResponderEliminar
  4. ter cuidado com a alimentação. Comer muitos legumes de folha escura temperados com sumo de limão ou incluir cenoura/pimento ou qq outro alimento rico em vitamina c. A Vit C facilita a absorção de ferro. Evitar alimentos ricos em cálcio durante e logo após as refeições - o cálcio inibe a absorção. Não é preciso suplementos nenhuns.

    ResponderEliminar