sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O blog faz 2 anos...

2 anos! Uauuu...quem me dissesse, no dia que comecei a escrever este blog, que passados 2 anos, continuaria a fazê-lo, acho que me teria rido e não acreditava. Tudo começou numa brincadeira, numa ideia engraçada, mas que nunca pensei ter tantas pessoas a gostar. O mais giro, nunca pensei ter tantas pessoas que não conheço a gostar e a seguir. Não quero tornar-me repetitiva, nem parecer a lamechas mas não imaginam o gozo e o prazer que me dá escrever aqui. Adoro receber as vossas mensagens, as vossas perguntas e o vosso feedback. Não vou esquecer, como tornaram ainda mais importante o dia que a mini C. nasceu, com tantas palavras queridas e simpáticas!
É bom sentir o vosso carinho desse lado, muito bom mesmo. É importante perceber que tenho ajudado a mostrar, tantas coisas giras que se fazem em Portugal, que tenho ajudado a mostrar que o dia a dia de uma família igual a tantas outras, tem tanto de bom, mau e assim assim como a delas, mas que o mais importante, é que ao escrever este blog, me sinto FELIZ.


Por estes dois anos e por continuarem a vir aqui, muito, muito obrigada, do fundo do coração.





Vão continuar a ler o Cacomae?





Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Just me & mini C

O tempo tem passado tão rápido que ainda ontem a mini C. nasceu e já falta tão pouco para ter um ano. Por ser o último bebé que quero ter, pensei e desejei gozá-la de uma forma diferente. Se nos primeiros meses consegui, desde que comecei a trabalhar e com muito menos tempo a sós com ela, isso não tem acontecido. Sinto falta de olhar para ela a dormir, com a casa em silêncio, sinto a falta dos banhos demorados e das brincadeiras que fazia com ela enquanto a vestia e lhe punha o creme. Quando chegamos à noite, a correria e o mãe também quero, mãe isto, mãe aquilo das duas mais velhas, tem contribuído para as saudades grandes que tenho dos momentos just me & mini C.
Para compensar, continua  a ser uma bebé deliciosa, que nem a introdução do peixe a fez fazer cara feia à comida. Temos uma C. pequenina nº2. Pode ser loira, como a irmã mais velha, ter as mesmas pernas magras e altas como ela, mas em relação ao apetite é igualzinha à irmã do meio. Tudo lhe sabe bem e não há sabor que não queira experimentar. Ainda ontem ao jantar, foi uma risota com a cara da C. grande a ver a irmã pedir-me para provar beterraba. Demais, os olhos muito arregalados como que a dizerem:
- Tu não vais provar essa coisa esquisita pois não? Ai meu Deus, comeu e não deitou fora!!!
Não foi por isso de estranhar, que a primeira vez que a mini C. comeu sopa com peixe, não tenha sequer pestanejado e ficou zangada mas foi quando acabou porque, ainda comia mais.

São estes e tantos outros momentos que, para nós mães, são tão especiais e gostávamos de guardar por mais tempo. Escrever este blog, com tantas dessas coisas especiais descritas e vividas, para além de me dar um enorme prazer pessoal, vai ser um dia um enorme livro aberto que vão gostar de ler as três.







Just me & mini C. momentos únicos que são do melhor que a vida tem



Sabiam que este blog faz 2 anos, depois de amanhã? Também eles passaram a correr, tão a correr que nem dei pelo tempo passar e sabem porquê? Porque adoro escrevê-lo, não só para mim, não só para as Cs, que um dia vão gostar de ler e ver, mas também para vocês que desde o início me têm dado tanto carinho e têm estado sempre desse lado, à espera de um novo post  com dicas, sugestões ou apenas uma história e fotos nossas. Que venham mais assim, e muito obrigada por estarem aí também...




ps - Um dia acordo, farta de frio e chuva e apanhamos, os cinco, o avião, para a primeira ilha tropical cheia de sol e calor. 
Hoje não é o dia!
Mas cada vez com mais saudades de estender a toalha na praia, queimar os pés na areia quente (odeio esta sensação, mas até isso eu não me importava neste minuto) e dar um mergulho no mar.

saudades destes dias tão bons a sul, num dos meus hotéis preferidos onde somos sempre tão bem recebidos com crianças, Grande Real Santa Eulália



Para o final uma surpresa...amanhã um passatempo tão especial e espectacular que até eu me apetecia participar. Uma pista, Moopi, curiosas?



Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Se eu fosse...a mãe!

Se eu fosse...
- Se eu fosse a mãe, contava imensas histórias antes de ir dormir. Não é uma só, muitas, muitas até já não conseguir falar! Depois ficava na minha cama e dormia comigo, para eu não ter medo e também, porque gosto tanto dela, que não quero que se vá embora nunca!

Hoje, foi dia de contar imensas histórias, e cá entre nós, acho que vai ser dia de dormir bem agarradinha a ela, porque ler palavras destas, enche-nos o dia e sabe tão, tão bem!!

Amo-te C. grande, mesmo quando ralho, mesmo quando me fazes gritar e dar castigos, quando me fazes rir, quando me fazes sentir assim, tão bem, neste papel de mãe que tantas vezes me pergunto, se o estou a fazer como devia...


sem mais palavras...





Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Novidades...

Esta é aquela fase que costumamos dizer, não é carne, nem peixe. Já não apetecem os saldos, nem olhar para as roupas quentes de Inverno, que estamos desejosas que se vá embora, mas também ainda não conseguimos usar certas peças, mais frescas, que só imaginamos com aquele bronze de alguns dias de praia e calor. Com sorte, ainda se encontram peças ideais para a meia estação giras e com muita pinta, que foi o caso das calças que comprei esta semana para a C. grande, na MIM Castil. Para agora, usa com colants, mais uns dias e já usa, sem meias e com uns ténis, vão ser o kit ideal para os primeiros dias de calor.

calças em saldos MIM Castil, camisa DOT, casaco Zippy e sapatos Pé de Pato


Hoje, foi dia de procurar novidades nas páginas de algumas das marcas que mais gosto, para as Cs, mas desta vez sem esquecer os rapazes, também.


Mini C.

 2- Coobie 
4- Dot 
5 e 6- Maria Gorda


C.pequenina




C. grande

1 - Knot
4 e 9- Maria Gorda



Rapazes

8 - Coobie


Ficaram com vontade de ir às compras? O que compravam?


Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aposto que a Amália está a rir às gargalhadas...

Impossível chegar a esta altura e não pensar em máscaras e Carnaval. Por aqui os preparativos já começaram, e tal como o ano passado o colégio da C. grande escolhe um tema e ela tem de ir vestida com o que lhe calhou. Para grande azar aqui da mãe, ela vai de cenoura, fato que me custou bastante encontrar. Ainda lhe pedi para falar com a professora e mudar para morango, que o fato é giríssimo, ainda lhe serve e ficava um amor. "Nem pensar, mãe, nem pensar que eu vou falar com a professora. Vou de cenoura e não se fala mais nisso, está bem?"
Com tanta certeza e tanta convicção,  nem tive coragem de insistir. Vai de cenoura e vai gira, porque desta vez vou tentar arranjar uma pintura engraçada para que fique diferente das restantes cenourinhas da classe.
Para a C. pequenina ainda estou a pensar num kit giro e original, mas já encontrei a peruca certa, até a base já tenho comprada. Vou seguir as ideias da minha amiga J. que até agora conseguiu que os filhos ganhassem, todos os prémios que havia para ganhar nos desfiles do colégio. Sorte que não andam no mesmo colégios das Cs, senão nem valia a pena pensar muito, ela ganhava de certeza.

Cada vez acho mais giro a ideia de inventar e aproveitar coisas e ideias giras que temos em casa, desta vez não é por estarmos em crise, é mesmo porque gosto da ideia do home made e da imaginação a trabalhar. Claro que se puder poupar, melhor.

Aqui ficam algumas sugestões giras e tão, tão divertidas, sem grandes custos e sem grandes caprichos. O segredo está nos pormenores, na imaginação, e no gosto com que se fazem as coisas.

esta Amália está igual....mas mais querida!


Uma afro cheia de pinta, que serviu de inspiração para a máscara deste ano da C. pequenina



um cromo da bola e uma barbie muito pink, a inspiração para a máscara da C. grande a barbie surfista, mas também pode ser uma Marlyn muito fashion, ideia que a J. deu e já ri só de imaginar


Pensando bem, elas vão mas é para casa da tia J. porque não tenho a menor dúvida que arrasam com o que ela escolher vestir e pintar.




ps - quando as gengivas começam a preparar a vinda dos dentes os bebés passam o dia a babar e ficam com a roupa muito mais molhada na zona do peito. Como não sou nada fã deles passarem os dias de babete, os babeiros são uma solução amorosa, que ficam bem em qualquer kit.

Um amor estes da Bebexik...


E estes da Coobie...




Já sabem como de que vão mascarar os vossos filhos?


Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os presentes mais giros...

Ter amigos é das melhores coisas que temos, que devemos saber conquistar e manter, juntamente com a saúde e a família. Quem não tem amigos deve ser muito infeliz, só de imaginar não ter com quem falar, rir, chorar e desabafar. Nem sempre é possível combinar e estar com todos, principalmente, desde que somos pais e os programas e conversas passam a ser mais fraldas, sestas e papas. Muitas vezes, a preguiça para sair à noite é grande e adia-se uma, adiam-se duas e outras vezes mais, aquele jantar e aquela combinação que, apesar de estarmos com imensa vontade de fazer, acaba por ficar para segundo plano. Não devia eu sei, mas a verdade  é que já aconteceu e as saudades de algumas pessoas com quem já não estou há algum tempo, me fez perceber o quão errada e egoísta tenho sido. Vou mudar e vou querer voltar a ouvir algumas das gargalhadas mais espectaculares da F, vou querer ouvir as histórias de ir às lágrimas da A. de combinar com a E,  com a J, com a G. e ainda com mais algumas de quem sinto tanta falta.

É muito giro ver como os nossos filhos, se tornam amigos dos filhos dos nossos amigos, como fazem os seus próprios amigos, como falam de uma maneira especial do X. do Y. ou do Z.
 É por isso, que apesar de achar que nem sempre dá para dizer que sim às mil e uma festas de anos que têm todos ou quase todos os fins de semana, saber que para elas estar presente e fazer parte dessa festa é importante,  tento mesmo assim, ir a  grande parte dos convites que têm.

Este, vai ser um post que vai ajudar nas ideias que muitas vezes faltam, para aquela festa ou aquele evento que os miúdos têm de levar presente. A C. grande adora escolher o que costuma oferecer e muitas destas sugestões, já foram dadas por elas e garanto fizerem sucesso. Tenho duas lojas favoritas onde costumo ir:











Nota: também adoro dar e adoro que elas recebam livros. Há tantos e tão giros que muitas vezes o difícil é escolher.


Tiraram alguma ideia para a próxima festa?




ps - já que estamos num post onde os amigos foram o tema principal, aqui vai uma dica de um presente muito giro e útil, para nós mães, tias, avós, cunhadas e amigas. A Catarina foi a minha inspiração para as corridas e a alimentação mais bonita e cuidada cá em casa. Todas as manhãs a granôla numa taça, com framboesas, sementes de goji e outras frutas coloridas, fazem os meus olhos brilhar de satisfação.
O livro com a capa mais gira dos últimos tempos, " A Dieta das Princesas",  vai ser devorado de certeza. Quem mais vai querer?






pss - ahahaha olhem que gira a camisola que descobri quando andava pelo Pinterest..Quero!





Quase, de fim de semana, descanso, algum sol e festas de anos, claro!


Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

A mala da neve...

Sempre que vamos para fora com as Cs., as primeiras malas a serem feitas são as delas. Faço uma lista das coisas fundamentais, as que não podem mesmo ficar de fora, as que gosto mais e duas ou três peças extra, não vá serem precisas ou serem aquelas que naquele dia, naquela hora apetecia mesmo que elas vestissem. Quando vamos para a neve, já sabemos que os kits vão ter de ser pensados a dobrar, porque a roupa do dia, é diferente da roupa do final de tarde e noite. Ao contrário de cá, todas as casas são aquecidas e se ficarem num hotel, que foi o nosso caso, a temperatura é tão alta, que mesmo de t-shirt, temos calor.
Na mala da C. não faltaram por isso, 5 t-shirts, 4 long sleeves, 2 camisas, umas calças de ganga, umas jardineiras, 2 camisolas/casacos polares bem quentes, 2 camisolas polares fininhas, para as pistas, 1 Sweat especial, uma camisola de lã, 2 laços para o cabelo, gorros, cachecóis e luvas. Para calçar, para além das botas aprés ski, os all stars e os tenis do mickey, que adora e não quis deixar em casa.

na mala cor de rosa às bolas, da Pau de Giz,  roupas Knot, TicTac babies, Peixinho do mar,   Lemonhairlovers, Antimilk, Mix It,  Zara e Zippy


um matchy-matchy especial que foi um sucesso,  It Girls


Para o dia, o fato completo, foi a solução que achámos melhor e mais confortável, para que quando estivesse a brincar, caísse ou simplesmente estivesse sentada na neve, não se "esbarrigasse" e entrasse algum frio ou mesmo gelo, coisa que por vezes acontece se a opcção forem calças e blusão. Roupas giras não faltam para todos os gostos e todas as carteiras. Muitas são as marcas, que já têm roupa de neve para os mais pequeninos, e lindas de morrer. O fato da C. grande era da Decatlhon, do ano passado, comprado em saldos e a um preço fantástico. O encarnado fica-lhe bem e na neve é uma cor que se vê e não passa despercebida. O capacete, foi presente da avó, e foi comprado no El Corte Inglês. O uso do capacete, é cada vez mais obrigatório, as crianças então, está fora de questão, não usar.

Os skis que usou,  fizeram os olhos dela brilhar, quer pela cor, quer por serem de princesa, mas principalmente, porque achou que eram especiais, ao colarem uma etiqueta com o seu nome.

Nota: Muito importante não esquecer, o protector, o bâton, e o stick da Mustela para hidratar bem a pele, depois de um dia ao frio.

Na mala nunca falta um fato de banho, porque esta família é hiper, mega fã, de água e muitos dos hotéis, na neve, têm piscina.
Apaixonada pelos novos, da TicTac Babies, lindos não acham?






Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Serra Nevada 2014...

Voltar à neve era dos meus maiores desejos, das coisas que mais vontade tinha de voltar a fazer.  Poder fazer este regresso, com o H. e com a C. grande, foi ainda mais espectacular, tão mas tão bom, que nem os dias a nevar, o nevoeiro que não deixava ver muito, ou um sol com tanto vento que conseguiu fechar mais de metade das pistas, me fizeram dizer, que estes não foram uns dias maravilhosos de férias na neve. A juntar ao trio maravilha a tia S. foi uma óptima professora e uma companhia muito querida, nestes cinco dias, em Serra Nevada.
Obrigada H. um presente que não vou esquecer.




Chegámos e fomos recebidos com um enorme nevão, árvores e telhados brancos, carros e estradas cobertas de neve. Só já pensávamos no dia seguinte, nas pistas e nas descidas que íamos fazer, na neve espectacular que íamos apanhar. Adorámos o "ohhhhhh que giro" da C. grande, que estava maravilhada com tanta neve que caía lá fora. Mal calçou as botas e experimentou os skis nos pés, a alegria e a euforia dela foi tão grande, que só terminou quando chegou no dia seguinte, ao cimo da montanha e viu que afinal não era assim tão fácil, que a montanha vista de cima, impõe um grande respeito e mete um certo medo, a meninas que ainda são pequeninas. Porque crianças de 4 anos não aguentam o que nós grandes aguentamos ( e mesmo nós, já não somos o que éramos, foi a grande e má conclusão que cheguei logo no primeiro dia), deixá-las de manhã no Dream Land foi uma óptima solução. Ali têm professores que dão as primeiras dicas na neve (podem ser poucas, mas já vale a pena), e se não fosse o dia cinzento e cheio de nevoeiro, tinham passado muito mais tempo a brincar e a fazer os bonecos de neve, que tanto gostam de fazer. O Dream Land é um recinto  fechado , com imensos brinquedos e pessoas amorosas que tomam conta delas e lhes dão imenso mimo e atenção. Ali brincam e deixam os pais  divertirem-se, a descer pistas que mais tarde, quando os vão buscar, não poderiam fazer. Tem uma parte ao ar livre e outra fechada, que é o ideal nos dias de mau tempo, fica a dica.
Enquanto a C. grande fazia as primeiras cunhas e as primeiras descidas a medo, eu voltava a calçar umas botas pesadíssimas (minha queridas botas de snowboard, tão leves e fáceis de calçar) e voltava a tentar descer as pistas, de ski. Percebi finalmente, o que me diziam amigas, que voltar à neve depois de ser mãe, é muito diferente e nunca mais voltamos a arriscar o que arriscávamos, há anos atrás. Eu nunca fui das mais aventureiras, das que descia as pistas em frente, sempre a abrir, mas se dantes era mariquinhas, agora virei a rainha da mariquice. Travar foi o que mais fiz, nos 4 dias de ski.  Foram imensas as vezes que pensei, nas Cs., e nos "ses" que me podiam acontecer. Quantas foram as vezes que me lembrei do meu querido coleguinha N. que antes de sair disse, que este ano todos os amigos que foram à neve tinham voltado com alguma coisa partida. Obrigada N. essas palavras estiveram sempre presentes na minha cabeça, em cada descida mais inclinada, em cada momento que ganhava alguma velocidade.



Os dias foram passados nas pistas, a tentar ensinar a C. grande que apesar de uma grande aventureira não desceu uma única pista sozinha, como imaginávamos que ia fazer. Tinha medo, e disse-o várias vezes para que não restassem dúvidas, para que não exigíssemos mais, do que podia dar. Valeram os truques do elástico a prender os skis, de forma a que fizesse sempre a cunha e das fitas que o H. levou para a prender, e assim, ir sempre agarrada e segura que não iria cair. Dessa maneira, nas minhas pernas, ou nas da tia, foram feitas as descidas do Rio, desde o primeiro dia. Não chorou nem refilou, nem disse que não descia, só não gostava de voltar a subir, só não gostava que a deixássemos fazer sozinha (grande erro nosso que só no terceiro dia, teve a primeira aula com o professor. Culpa do tempo que esperávamos estar melhor e do sol que teimava em não aparecer).
As noites e finais de tarde, foram de muitos jogos, alguns passeios, mas principalmente de grandes horas de sono, porque às dez da noite todos estávamos para lá de Bagdad. 



Foi uma experiência espectacular, divertida e muito emocionante. Eu adoro neve, adoro as férias na neve, foi aliás, numa das viagens que fiz à neve que conheci o H. e são as férias na neve, que gostava de continuar a fazer com ele e com as três Cs. todos os anos, durante muito tempo.

Dicas e sugestões, para a primeira ida à neve com as crianças:
  • Idade, 4 anos, antes disso pode correr muito mal.
  • Combinar com amigos que tenham filhos com mais ou menos o mesmo nível de iniciação,  (crianças até aos 6 anos não aguentam os cursinhos de 3 horas diárias, que são óptimos e aconselho a partir dessa idade), para juntos, terem aulas particulares, que acho obrigatório. As aulas são caras, mas são fundamentais, logo se forem 3 ou 4 crianças, dá para terem mais aulas e não gastar uma fortuna. Além disso, umas puxam pelas outras e os resultados são muito mais favoráveis.
  • Ter aulas, logo no primeiro dia. 
  • Levar uma ou duas doses extra de paciência. Pais que pensam que voltar à neve com filhos, é igual a ir como noutros tempos, onde a farra e o cansaço eram grandes amigos, é meio caminho andado para grandes ataques de irritação e mau humor. Parar várias vezes nas pistas a descansar, fazer pausas maiores no café, acabar o dia mais cedo,  são as grandes diferenças quando se levam crianças pequenas.
  • Marcar um hotel preparado e cheio de extras para elas, confortável e acolhedor para nós, porque chegar ao fim do dia e ainda ter de cozinhar, nem pensar. Adorei o Ziryab, nunca lá tinha ficado, mas dou nota 10, pela qualidade e preço que tem.
  • Creme e baton protector (levei o da Uriage, que também uso na praia e adoro)
  • Capacete, essencial quer para eles, quer para nós. 
  • Brinquedos, filmes e livros
  • Março é para mim o mês ideal para ir, dias mais amenos, menos risco de temporal, sol e neve fofa (mesmo que esteja gelada de manhã, ir um pouco mais tarde compensa de longe, o resto do dia).
  • Não criar grandes expectativas. Nem sempre eles conseguem aquilo que imaginamos e pensamos que eles vão fazer, mas continuam a ser os maiores e os nossos campeões.
Obrigada Sporski, continuam a ser os melhores na organização, acompanhamento e aconselhamento das férias na neve.

Imagens que valem mais que mil palavras...

















Ficou a vontade de voltar, ainda este ano. Quem sabe, um fim de semana grande e aproveitar que Serra Nevada fica aqui tão perto!



ps - ...não podia deixar de referir que me senti quase uma super mulher. Graças aos treinos que tive no Estudio e às corridas que tenho feitos nas últimas semanas, estive em grande forma física, sem uma única dor muscular. Fantástico, não acham?



Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI
















sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Um grande prazer...

Esta semana está a ser das mais intensas dos últimos tempos. A primeira viagem à neve da C. grande, e a minha em 6 anos. Desde que lhe dissemos foi a excitação e o contar dos dias, horas e minutos, não só ela, mas nós também. O dia chegou e nem o tempo cinzento e o nevoeiro, têm estragado estas férias. Finalmente um dia de sol, que só o vento, conseguiu fazer com que fosse menos bom.
Lembrar os bons velhos tempos, em que os dias eram passados nas pistas, e a noite na "borga" a dançar na Chaminé, já vai longe, muito longe mesmo. A idade é outra, os interesses também, mas principalmente, o facto de, regressar a Serra Nevada, com uma miúda de 4 anos, deixa pouco tempo, ou mesmo nenhum, para outras aventuras, que não fazer ski, snowboard e descansar, porque a verdade, é que a idade não perdoa.

Conseguir 10 minutos sozinha, numa pista com praticamente ninguém, enquanto a nossa campeã tinha uma aula, foi dos maiores prazeres desde que chegámos. Um termo com água quente, um chá Lipton Yellow Label e uma paisagem de cortar a respiração, bastaram para recuperar as energias necessárias para mais umas descidas em família.





o termos é do Atelier da Tufi, o chá é Lipton


No final do dia, enquanto pai, filha e cunhada passeavam e "esplanavam", eu aproveitava a vista fabulosa do nosso quarto e planeava a próxima semana, já em casa com as outras duas Cs., de quem morro de saudades e estou desejosa de encher de beijinhos.












ps - para quem perguntou, as caixas de latão, da Lipton, podem ser adquiridas, nos próximos fins de semana, nos Continentes onde irá haver degustação do novo Lipton Yellow Label. Basta comprar 2 embalagens, e tem a oferta da caixa, que é gira que se farta.


Uma parceria Lipton




Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI